Gêmeos, os Gêmeos
Gêmeos é o terceiro dos três festivais mais importantes do ano espiritual (Áries, Touro, Gêmeos). Esses festivais, chamados de maiores, determinam a nota para todo o ciclo de um ano. O que foi iniciado em Áries consolida-se em Touro e é disseminado em Gêmeos. Estes três signos são a influência subjetiva que está por trás de toda manifestação e, por isso, tudo o que pode ser inspirado, pensado, imaginado, visualizado e construído durante este período – em nível grupal e pessoal – tem uma boa oportunidade de manifestar-se. Isso naturalmente é a magia branca
que se aprende e que se manifesta à medida que sintonizamos as freqüências dos
signos zodiacais durante o ritmo anual. Cada vez mais estamos tornando-nos
conscientes do poder do grupo (Aquário) e do que pode ser conseguido através de
uma meditação global, principalmente, se o grupo reúne-se durante ‘a porta
aberta’ no período de lua cheia - alguns dias antes de ela estar cheia, durante
a hora exata e alguns dias depois. Esse poder aumenta cada vez que tomamos consciência
dos Seres que atuam nos planos internos e que dão assistência a esse trabalho,
sejam eles Mestres ou seres angélicos, estes (seres angélicos) os quais trabalham
com Aqueles (Mestres). Deveria ser lembrado que, do ângulo do desenvolvimento final das doze potências zodiacais, os doze opostos devem ser unificados e se tornarem seis; o resultado disso é a fusão, em consciência, dos opostos polares. Faça aqui uma pausa para refletir sobre esta frase. Do ponto de vista da razão humana esses opostos permanecerão eternamente, mas para o Iniciado, no qual a intuição já está funcionando, eles são seis grandes potências, porque atingiram “a liberdade dos dois”, como algumas vezes é chamado”. [1] Preste atenção à frase “do angulo do desenvolvimento final das doze potências zodiacais”. Ela está relacionada às doze ultimas vidas do peregrino que está perto da liberação, e cada uma dessas vidas é passada em um dos 12 signos, como está simbolizado nos trabalhos de Hércules. O que é essa “síntese fluída” que produz a “resolução da dualidade”? É a energia de Mercúrio, a personalidade ou o regente exotérico de Gêmeos e também veículo do segundo raio de amor sabedoria, o único raio que é transmitido através deste signo, tanto através de Mercúrio como de Vênus.
Mercúrio é o princípio que representa as idéias em sua expressão mais elementar e sem forma - até que elas recebam a influência de Saturno e sejam moldadas em formas-pensamentos. Mercúrio é o regente do quarto raio da harmonia através do conflito, o principal raio que condiciona a humanidade como um todo; enquanto Gêmeos também é um dos principais signos que rege a humanidade. Mercúrio está na linha de raios pares, a linha de amor-sabedoria e, por isso, é um bom distribuidor da energia de segundo raio que flui através de Gêmeos. Vênus é o regente da alma de Gêmeos e a deusa da harmonia e da beleza. Vênus produz a síntese nas últimas etapas do equilíbrio entre os pares de opostos no plano mental. Vênus é o regente do 5º raio da ciência e é mental em sua expressão, é mais conhecido astrologicamente como a deusa do amor e do sexo, e isso é o que foi apreendido de sua expressão inferior no plano astral – embora o tema de união e de unidade permaneça. Gêmeos é representado por duas colunas, que simbolizam a porta para as forças de Sírio, aquela Grande vida que é para o nosso sistema solar o que a alma é para a personalidade – e para onde a maioria da humanidade retornará quando tiver se liberado das encarnações terrestres. O segundo raio do amor sabedoria, de cor índigo, é o raio que caracteriza a energia que vem de Sírio e que combinada com Gêmeos, que é um condutor para a energia do segundo raio, cria uma poderosa expressão do “Cristo Cósmico”, cuja “cabeça” reside em Gêmeos. [2] O símbolo de Gêmeos é também Jachin e Boaz, as duas colunas da maçonaria, entre as quais passa o candidato aos mistérios da iniciação. Gêmeos rege o grau do ‘CA’ ou do companheiro aprendiz também chamada segunda iniciação em outras tradições. O segundo grau de iniciação está intimamente relacionado à demonstração do controle do corpo astral ou de desejo, por isso o ‘CA’ está relacionado ao controle de Gêmeos sobre os pares de opostos do plano astral, com o subseqüente influxo de amor-sabedoria que resulta da integração e alinhamento deste nível. Iniciação do ‘CA’ Jachin e Boaz
A
natureza sem forma de Gêmeos também é derivada do fato de que ele rege o corpo
etérico. É a criação de formas no etérico que leva à manifestação física, quer
seja a forma pensamento de um meditador ou as formas sutis criadas nos rituais
das lojas maçônicas. A ausência de formas de Gêmeos é o que garante sua
plasticidade e adaptabilidade, como foi mencionado antes. Por isso, como é um
dos três maiores festivais subjetivos do ano espiritual, o seu trabalho é
distribuir no corpo etérico do planeta os novos impulsos recebidos. Gêmeos também é um dos signos importantes para cura, pois ele rege as mãos, pelas quais passam e daí são dirigidas as energia que vêm do coração. As mãos são também símbolo do serviço que um dos gêmeos presta ao outro ou que os membros da humanidade prestam uns aos outros. É por isso que Gêmeos é fundamentalmente um signo de relacionamentos e para isso também é ajudado por seu regente exotérico, o qual é Vênus. O período da lua cheia de Gêmeos, também é chamado de Festival de Boa Vontade ou Festival da Humanidade:
É dito a nós que neste festival, por quase dois mil anos, o Cristo representa a humanidade e permanece diante da Hierarquia como o Deus-Homem, o líder de seu povo e “o irmão mais velho de uma grande família de irmãos”. Por causa disso, esse festival é de uma profunda invocação e apelo; ele expressará um aspiração básica com relação à fraternidade e à unidade espiritual de todos os seres humanos. Esse festival representará na consciência humana o efeito do trabalho do Buda e do Cristo e será celebrado no período da lua cheia de Gêmeos”. [5]
Repetindo
e parafraseando uma citação anterior, Gêmeos representa o festival do espírito
da humanidade que aspira uma conexão com o divino, buscando alinhar-se com o
propósito da deidade e determinado a expressar boa vontade e corretas relações humanas.
Na verdade, como Vênus é o regente da alma de Gêmeos e o regente do 5o raio da
ciência, ele também rege a ciência das corretas relações humanas. Esse fato é a
chave do desenvolvimento evolucionário do ciclo Aquariano que é iminente. As Nações
Unidas serão para sempre a grande esperança e símbolo de para onde a humanidade
está se dirigindo com relação a essa meta, e seu mapa exotérico tem a lua em Gêmeos.
De
um determinado ponto de vista, um avatar é a corporificação de um raio de
força. Existem
vários tipos de avatar: 1. Avatares Cósmicos, 2. Avatares Solares, 3. Avatares
Interplanetários, 4. Avatares Planetários, 5. Avatares Humanos. Quando falamos da
qualidade sintética de Gêmeos, o Avatar da Síntese vem-nos à mente.
A força espiritual mais pura e mais poderosa que emana de Shambala só muito recentemente na história do planeta foi permitida que impactasse a humanidade diretamente. Essa força é a que corporifica a energia de primeiro raio ou poder. Até muito recentemente, a Grande Fraternidade Branca atuava como um escudo ou um filtro para essas forças. Agora, o Avatar da Síntese, que aplica e maneja energia de primeiro raio, e, que trabalha em cooperação com o Cristo, catalisa este ciclo. A energia de primeiro raio do Avatar é filtrada pela qualidade de Amor-Sabedoria do Cristo para que não seja tão destrutiva. O festival de Áries pertence ao Cristo, mas de uma maneira especial (referida antes), o festival de Gêmeos também pertence a Ele. Além de dirigir forças muito abstratas que vêm de Shambala e de outros seres angélicos (os Nirmanakayas), o Novo Grupo de Servidores do Mundo (os que são espiritualmente conscientes no mundo), também recebem um grande estímulo.
Obviamente, nos últimos 60 anos, apesar de algumas discrepâncias, existe um espírito de cooperação crescente na humanidade e isso é algo sem precedentes. Isso foi provocado por vários fatores:
1. Desastres naturais: vulcões, terremotos, enchentes, furacões. Nunca se viu antes tantas nações se prontificando para ajudar outras em períodos de emergência; não somente dando ajuda financeira, mas enviando equipes de especialistas em várias áreas para doarem seus serviços.
5. O resultado do que foi dito acima é o crescimento da compaixão, tolerância e compreensão, apesar de algumas questões culturais, religiosas ou raciais ainda não estarem resolvidas – pois o drama das minorias tende a tirar a atenção do que a maioria já está expressando.
...
a conseqüente precipitação da potência do Cristo será tão grande que a
distinção entre amor e ódio, entre agressão e liberdade, entre ganância e
partilha será absolutamente clara aos olhos de todos os homens e, por isso, a
distinção entre o bem e o mal também será igualmente clara...” [10] Phillip
Lindsay © 2010.
____________
OBS. Todas as páginas são das edições em inglês.
|