Touro 2016: Wesak. Meditação dos Triângulos. A Mãe. Servidores Mundiais
O FESTIVAL DE WESAK
Nota-chave de Touro (Festival de Wesak)
“Eu vejo e quando o Olho está aberto, tudo é luz.”
(Lua cheia: 22 de abril, 2016; 6:23 GMT)
O Festival de Wesak: O Ponto Alto do Ano Espiritual
Compreendendo o Nosso Papel como Servidores Mundiais
Touro, a Mãe da Iluminação
A Transformação Global por intermédio dos Triângulos
O Festival de Wesak: O Ponto Alto do Ano Espiritual
Touro marca a elevada marca de água do ano espiritual devido ao facto de, Aqueles Seres que atingiram a Libertação e que guiam a Humanidade, se reunirem num conclave anual – reunindo-se para receber a “Palavra de Deus”, o impulso renovado que foi libertado em Carneiro – transmitindo o anualmente atualizado Plano Planetário, através dos vários grupos de trabalhadores subjetivos – à Humanidade.
Wesak é o momento em que as almas conscientes da humanidade – os aspirantes, discípulos e iniciados que compõem o Novo Grupo de Servidores do Mundo – se aproximam para se ligarem com aquelas Luzes Orientadoras Planetárias – os Chohans dos Sete Raios, os diversos Mestres que presidem aos ashrams condicionados pelos raios.
O Novo Grupo de Servidores do Mundo (NGSM) é o grupo que faz a ponte entre a Hierarquia e a Humanidade; o NGSM representa o centro ajna ou o “olho do touro” onde tudo está iluminado, através do qual o Rei do Mundo “vê” a Humanidade.
Shamballa é a casa ou o “trono” de Sanat Kumara, o Rei do Mundo, a personalidade do nosso Deus planetário – Cuja consciência utiliza todo o planeta e todos os seus reinos como o seu corpo de expressão. Este Ser é o nosso, em termos relativos, Deus “local”, e tem muitas relações com outros “deuses”, dentro e fora do nosso sistema solar. O nosso Logos Planetário comunga com os outros planetas ou Logoi, desempenhando o seu papel na grande orquestra cósmica.
Daí o nosso planeta receber o impulso do grande Plano dentro do sistema solar, a partir do nosso Sol, o Logos Solar, que por sua vez recebe a sua impressão a partir de Sirius, o caminho que a maior parte da Humanidade escolherá após a libertação da Terra. Reparem que “logos” significa “palavra” – um Logos transmite a “palavra” que é um mantra complexo, contendo o seu propósito evolucionário e que é feito soar durante toda a sua encarnação.
Centros Planetários |
||
Shamballa | Sanat Kumara. “Os Sete Espíritos diante do Trono”. A Câmara do Conselho de Shamballa. | Centro da Cabeça Dirigindo a “vontade de deus”, o Plano e o Propósito planetários. |
Hierarquia | Os sete Chohans dos Raios mais os Mestres de Sabedoria, os seus ashrams de iniciados e discípulos. | Centro do Coração Cuidando e guiando a Humanidade com amor e paciência infinitos. |
O Novo Grupo de Servidores do Mundo | Todas aquelas almas dedicadas, criativas e despertas, que prestam serviço desinteressado à humanidade. | Centro Ajna O Olho do Touro. O olho de Sanat Kumara. Iluminação. |
Humanidade | Civilização. Pensadores avançados que determinam a evolução humana através do pensamento criativo e da livre vontade. | Centro da Garganta A mente coletiva da humanidade. |
As palavras sagradas dos vários Logoi (ou Ioguis!) juntam-se numa corrente contínua, por intermédio das energias dos sete raios, dos signos do zodíaco e dos planetas, transmitindo finalmente todas aquelas frequências através das várias “agências” de Shamballa, da Hierarquia, do NGSM e da Humanidade; através dos vários planos e subplanos de consciência; em suma, uma ordem hierárquica ou graduada de estados de consciência, daí o termo “Hierarquia” para descrever os Mestres de Sabedoria. Em todos os períodos de lua cheia ao longo do ano, estas forças encontram o seu caminho através dos cinco centros planetários – condicionadas pela influência dos raios e por forças astrológicas: Londres, Nova Iorque, Darjeeling, Tóquio e Genebra.
Compreendendo o Nosso Papel como Servidores Mundiais
“O Novo Grupo de Servidores do Mundo é constituído, neste momento, por todos aqueles sensíveis e consagrados servidores da raça, cujo objetivo é a paz mundial, que aspiram ao estabelecimento da boa vontade na Terra, como base para o futuro e para a expansão mundial. Originalmente, este grupo era composto por um punhado de discípulos aceites e de consagrados aspirantes.
As suas fileiras foram abertas… a todos aqueles, homens e mulheres de boa vontade que trabalham ativamente para uma verdadeira compreensão, que estão dispostos a sacrificar-se para ajudar a humanidade, e que não vêm qualquer tipo de linha de separação, mas que se sentem como iguais, relativamente … a todas as raças, nacionalidades e religiões.”1
Os Mestres de Sabedoria consideram Touro o festival astrológico mais importante do ano – e, o Novo Grupo de Servidores do Mundo é regido por Touro. Isto atribui uma grande responsabilidade ao NGSM, este intermediário centro planetário; é, em muitos aspetos, tal como as Nações Unidas, “a esperança da humanidade”:
“O grupo, pois, que “serve tal como indicado por Aquário” é a Hierarquia; o grupo que “será acelerado no Caminho ascendente” é o Novo Grupo de Servidores do Mundo. Este grupo é regido por Touro e a ele cabe velar para que a divina energia taurina traga a “iluminação e o alcance da visão.”2
O objetivo do Novo Grupo de Servidores do Mundo é criar um centro de luz no planeta,
“… manter a visão ante a Humanidade, receber e transmitir a iluminação do reino das almas, manter a visão do Plano… pois “onde não há visão, o povo perece” … e agir como intermediário entre a Hierarquia e a humanidade, recebendo luz e poder … e fazendo uso destes sob a inspiração do amor, para construir o novo mundo de amanhã.”3
Os primeiros três festivais espirituais do ano são muito potentes e subjetivos nos seus efeitos. O impulso iniciador é derramado através de Carneiro, é consolidado em Touro e distribuído em Gémeos …
Lua Cheia de Carneiro Festival da Páscoa |
Lua Cheia de Touro Festival de Wesak |
Lua Cheia de Gémeos Festival da Boa Vontade |
Hierarquia Amor de Deus |
Shamballa Vontade de Deus |
Humanidade Inteligência Divina |
Touro, a Mãe da Iluminação
A mãe está relacionada com a Lua, exaltada em Touro, que recebe o reflexo dos raios solares no período de Lua cheia de Wesak. Daí Touro ser a Mãe da Forma e a Mãe da Iluminação, o “olho do Touro” a que Cristo aludiu quando disse, “Eu sou a Luz do mundo… se o teu olho for são, todo o teu corpo será iluminado.” Daí também, a luta entre o espírito e a matéria ser amplificada em Touro.
A exaltação da Lua em Touro, encarna no seu simbolismo da lua cheia, o reflexo do Sol e da consciência solar. Se considerarmos o regente taurino, Vénus, “Vénus é “o pequeno sol no qual a órbita solar armazena a sua luz” (H.P. Blavatsky) – é de espantar que Touro seja chamado a “mãe da iluminação”? No entanto, Vulcano, o regente esotérico, acrescenta ainda mais luz. Diz-se que “Vulcano e o Sol são um só”, tal é a proximidade de Vulcano imbuído da consciência solar.
Na mitologia, Vulcano estava casado com Vénus – o deus “horrendo” unido com a deusa mais bela – que tinha muitas outras ligações sexuais com outros deuses. O sistema solar é uma vasta matriz de interações de energia codificadas nos velhos mitos. Vulcano representa a Vontade, um arquétipo “masculino”, no entanto ele é coxo no mito, o que simboliza a imperfeição no correto uso da vontade espiritual.
Daí Touro expressar uma profunda alegoria sobre a unificação da mente e da matéria, alma e personalidade, a bela e o monstro, espírito na forma; sugere também a superficialidade da natureza forma que vela a consciência que habita no seu interior.
O martelo de Vulcano provoca uma chuva de chispas ou ideias sobre a sua bigorna; Vénus e a Lua trazem estas ideias à manifestação. Tanto Touro (elemento terra) como Vénus (quinto raio) estão relacionados com a descida das ideias divinas à manifestação. Vulcano, o ferreiro divino de Touro, molda as ideias e o conhecimento em pensamentos-forma, que serão precipitados nas mentes da humanidade – distribuídos no signo seguinte de Gémeos.
“Este é o teste de Vulcano, regendo Touro na perspetiva da alma, regendo o desejo do Filho de Deus, modelando o Seu instrumento de expressão nas profundezas, captando o propósito divino e desta forma curvando a vontade do pequeno eu à vontade do Eu maior. Tendo sido alcançadas as profundezas e nada mais há a fazer.”4
O oposto polar de Touro é Escorpião, cujo regente é Marte, o planeta não sagrado, o senhor da guerra e do conflito. Do ponto de vista esotérico, a humanidade é regida pela Hierarquia Criadora de Escorpião, o que explica muito sobre a jornada da Humanidade, marcada pela dor e pelo conflito – “caso único” dentro do nosso sistema solar. Nos ensinamentos da sabedoria das idades codificados através da mitologia, Marte e Vénus são amantes, aludindo à sua relação como planetas dentro do sistema solar, mas também quanto às forças dos géneros masculino e feminino, através dos quais a Humanidade trabalha, procurando equilibrá-los e usá-los corretamente.
Vénus é a luz do conhecimento e Touro a Mãe da Iluminação, uma potente combinação. A luz do conhecimento é finalmente transformada na luz da iluminação e da sabedoria – Vénus torna-se Sophia.
A Transformação Global por intermédio dos Triângulos
O tema de Touro e a sua antiga associação com a exaltação da Lua neste signo, é profundo. A Mãe-Lua é a Matriz, a rede da matéria, a rede de luz. A rede etérica planetária de luz está atualmente a passar por uma rápida transformação de quadrados para triângulos – catalisada pelo trabalho ativo dos triângulos humanos.
A criação de redes de triângulos entre indivíduos é aparentemente simples mas, no entanto, bastante efetiva; é como comprar um amplificador novo para o seu sistema de som – vai amplificar o que já faz e aumentar a eficácia do que cada indivíduo e grupo transmitem ao mundo.
Construir uma matriz de triângulos pela comunidade consciente do mundo, tem um grande potencial para produzir grandes transformações no planeta, num período de tempo relativamente curto. O trabalho dos triângulos é uma atividade de serviço que não demora praticamente nada a fazer e que pode ser incorporado nas nossas meditações individuais; utiliza “o poder do pensamento e da prece para elevar e transformar a consciência.”5 (Para uma simples e básica informação sobre triângulos, ver este link: https://www.lucistrust.org/triangles/about_triangles)
Como este tema implica, apenas três pessoas são necessárias para o fazer funcionar – apenas tem de se ligar com duas outras pessoas – ligando-se em pensamento a cada dia, utilizando a Grande Invocação – uma prece mundial-, visualizando as energias de luz e da boa vontade a circular pelos três pontos focais do seu triângulo e a serem derramadas sobre uma rede de triângulos a rodear o planeta. Os participantes imaginam os corações e as mentes da família humana a serem irradiados com luz e boa vontade, fortalecendo tudo o que é bom, verdadeiro e belo no mundo.”6 Cada indivíduo pode energizar outros triângulos, combinando com os outros indivíduos que fazem parte do seu triângulo.
A ciência que está por detrás deste trabalho é profundamente esotérica. A estrutura etérica do planeta é atualmente uma rede de quadrados criada numa evolução anterior muito antiga, e que agora está gradualmente a ser transformada em triângulos através da aceleração da consciência espiritual no planeta.
“No atual sistema, o resultado da evolução, pelo menos no que ao corpo etérico diz respeito, será o contacto estabelecido entre todos os três pontos de cada triângulo, o que faz um contacto nónuplo e um nónuplo fluxo de energia; isto é coerente com o facto de que nove é o número da iniciação … o triângulo inicial foi formado por Sanat Kumara [Rei do Mundo], e podemos chamar às três energias que vão circular através deste meio os três principais Raios de Aspeto.
Os quatro Raios de Atributo formam os seus próprios triângulos e, no entanto, paradoxalmente, são responsáveis pelos “quadrados” através dos quais passam atualmente as suas energias. Por isso, o trabalho de transformar o corpo etérico herdado teve início e tem prosseguido desde então. No corpo etérico do ser humano temos uma repetição do mesmo processo, no triângulo de energias criado pela relação entre a Mónada, a Alma e a Personalidade.”7
No próximo ciclo Aquariano, a Ciência da Invocação e da Evocação vai ser aprendida por toda a Humanidade. Os triângulos de luz e de boa vontade são invocativos, constituindo o “abc” da Ciência da Invocação. O trabalho dos triângulos formará,
“… uma rede de luz que funcionará como um canal de comunicação entre a Hierarquia [Mestres de Sabedoria] e a Humanidade, e formará simultaneamente uma rede de boa vontade, que é a expressão objetiva da influência subjetiva da luz. A sua [triângulos] força depende da intensidade dos sentimentos, por um lado e, por outro, da força de vontade com os quais são criados. Dei aqui àqueles discípulos que estão a lançar este novo projeto, que me é tão querido [Mestre Djwhal Khul], uma nova e útil pista. Este trabalho tem de continuar.
… a formação de triângulos de luz e de boa vontade está relacionada com o reservatório de energia no lado interno e etérico da vida o qual, de forma automática e com o total efeito circulatório, permitirá que o trabalho exotérico [externo] dos homens e mulheres de boa vontade progrida. Não será a boa vontade só por si, mas a criação de triângulos de energia dentro do corpo etérico do planeta, deliberadamente matizados pela energia da boa vontade.
“… este trabalho criativo, com os seus propósitos práticos e inteligentes e a sua capacidade, quando funcionam corretamente para unir os trabalhadores esotéricos e exotéricos num empreendimento espiritual, têm origem na realidade em Shamballa… esta atividade será uma parte importante na nova religião mundial… terá o seu próprio grupo interno que trabalhará totalmente de forma subjetiva, construindo os triângulos de luz e de boa vontade e então trabalhará objetivamente, dirigindo as atividades daqueles que estão a construir o aspeto organizacional dos triângulos da boa vontade prática na Terra, com uma atividade subsidiária efetiva.”8
Visita aos EUA
Estou atualmente nos EUA para apresentar seminários sobre Astrologia Esotérica e História Oculta da Humanidade. Estarei em Los Angeles (22 de abril-22 de maio) Jacksonville, Florida (2 a 9 de Maio), Charlotte, NC (9 a 16 de maio) e Ojai, CA (Meditation Mount – 23 a 30 de maio).
A História Oculta da Humanidade no Facebook. Os escritos e viagens de Phillip Lindsay relativos ao tema da História Esotérica, propondo uma cronologia mais alargada para a evolução da consciência humana. Se pretender ver as minhas recentes fotos de viagem através da Europa, pode “seguir” esta página.
Phillip Lindsay © 2016.
POR FAVOR APOIE ESTE TRABALHO …
- Esoteric Psychology II, Alice A. Bailey. 690. [↩]
- The Rays and the Initiations, Alice A. Bailey. p.227. [↩]
- The Rays and the Initiations, Alice A. Bailey. p.233. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.393. [↩]
- https://www.lucistrust.org/triangles [↩]
- https://www.lucistrust.org/triangles [↩]
- Telepathy and the Etheric Vehicle, Alice A. Bailey. p.163. [↩]
- The Rays and the Initiations”, Alice A. Bailey. p.275. [↩]