Aquário 2017: Revolução. Dia da Tomada de Posse Presidencial: O Destino dos EUA. Água da Vida
Nota-chave
“Água da vida eu sou, derramada para aqueles que têm sede.”
(Lua Cheia, 11 de fevereiro de 2017, 00:32 GMT)
Introdução
A Revolução Aquariana Começou
Horóscopo do Dia da Tomada de Posse Presidencial: O Destino Aquariano dos EUA
A Polaridade Aquário-Leão: Trump, EUA e o Quarto Raio
O Trânsito Confuso de Neptuno dos EUA
Água da vida eu sou, derramada para aqueles que têm sede
Introdução
Os EUA serão certamente o tema de destaque desta newsletter aquariana não apenas devido à sua alma aquariana, mas sobretudo por causa dos acontecimentos extraordinários que ocorreram recentemente e que, sem dúvida, ocorrerão durante os próximos quatro anos. Portanto, não há como evitar discutir os EUA – o que pode ser cansativo e doloroso por vezes, mas muito instrutivo para todos nós nesta nova era de maior consciência global.
Este é um período de caos planetário e de incerteza quanto ao futuro, com muitas nuvens negras a surgir no horizonte. É um tempo para permanecermos centrados e emocionalmente calmos, para evitar a polarização nos extremos e elevarmo-nos acima da ilusão (maya) da dualidade. É imperativo impedir que o medo insidioso ganhe pontos de apoio, construir clareza mental e ser o observador imparcial. É também uma oportunidade para cultivar relações amorosas e para afirmar a interligação de todos os nossos companheiros servidores e co-trabalhadores; para construir nos planos internos e agir no mundo externo.
Esta janela de oportunidade entre o momento presente e 2025 será considerada pela história como o ponto de viragem entre a era pisciana e a emergente dispensação aquariana. Plutão, sendo o regente da alma de Peixes, faz oscilar a sua bola de demolição de forma implacável contra tudo aquilo que não serve o futuro, destruindo o passado e criando um espaço para regeneração – conduzido pelos novos rebentos de grupos que trabalham no terreno.
Urano, como regente de Aquário, está a criar a revolução e a reforma a partir da sua atual emissora posição em Carneiro, o desbravador de caminhos. Há muitos motivos de alegria e entusiasmo sobre este novo mundo que está a emergir, e deve ser mantido no olho da mente como um destino sem desvios para o qual a humanidade navegue de forma precisa e irrepreensível.
A Revolução Aquariana Começou
Nos primeiros graus da passagem do Sol por Aquário e, ao mesmo tempo que a lua apropriadamente atravessava Escorpião, foi encorajador ver a afluência massiva de (principalmente) mulheres nas principais cidades por todo o mundo – em protesto contra o sexismo, misoginia, racismo, xenofobia e o populismo político.
As manifestações envolveram milhões de pessoas por todo o mundo e foram deliberadamente marcadas para coincidir com a tomada de posse do presidente dos EU; foi um importante contrapeso e uma estimulante nota feita soar para o novo ano e para o novo gabinete presidencial: as pessoas colocaram o novo presidente em pré-aviso. A revolução está no ar e Urano como regente de Aquário está a emitir umas crepitantes frequências elétricas a partir do pioneiro signo de Carneiro.
Nos escritos sobre o Agni Yoga de Helena Roerich, ela faz as seguintes afirmações sobre o papel da mulher no entrante ciclo aquariano:
“A grande época que se aproxima está intimamente ligada com a ascendência da mulher. Tal como nos melhores dias da humanidade, a época futura oferecerá de novo à mulher o seu legítimo lugar ao lado do seu eterno companheiro de viagem e co-trabalhador, o homem. É preciso não esquecer que a grandiosidade do Cosmos está construída com base na Origem dual. Será possível desta forma diminuir um dos elementos dessa dualidade?
… Ergamos sem demora a grande Bandeira da Nova Era – a era da Mãe do Mundo. Deixemos que cada mulher alargue as fronteiras do seu coração para abarcar os corações do mundo inteiro. Estes incontáveis fogos fortalecerão e embelezarão o seu próprio lar.
Coloquemos no fundamento da Unidade da Mulher a luta pelo conhecimento verdadeiro, que não conhece quaisquer demarcações e limitações humanas. Mas podemos perguntar como é que o verdadeiro conhecimento poder ser alcançado. Devemos responder, “Este conhecimento existe no teu espírito, no teu coração. Sê capaz de o despertar!
… o provérbio “great mother, great son” [NT: “grande mãe, grande filho”] tem um fundamento cósmico, científico. Dado que os filhos tradicionalmente tomam conta das mães e as filhas dos pais, grande é a justiça cósmica! Ao humilhar a mulher o homem humilha-se a si próprio! Isto explica hoje em dia a escassez do génio dos homens.”1
O que ocorreu no fim de semana de 20-22 de janeiro de 2017 foi um extraordinário despertar e celebração de amor-sabedoria liderado por mulheres – a planetária Palas-Atena. Foi um grande esforço de organização aquariano e de co-operação que procurou compensar os efeitos negativos do novo team político chegado ao poder. As manifestações também procuraram desafiar o sexismo e a misoginia explícitos de Trump (“Ao humilhar a mulher o homem humilha-se a si próprio!”) – muito a propósito uma vez que a lua estava em Escorpião nesse fim de semana.
Escorpião e Balança estão ambos associados ao sexo, especialmente Balança no contexto das relações humanas corretas. Júpiter também estava em Balança em exata oposição a Urano. (Ver o horóscopo da tomada de posse na secção seguinte.) Urano e Júpiter são os regentes exotérico e esotérico de Aquário, daí que a sua oposição relativa tenha trazido algumas forças incrivelmente poderosas. Digno de nota e relativamente ao tema do uso correto do sexo, Urano rege o chacra sacro-sexual e é também o regente da alma de Balança. Júpiter rege o centro do coração e enquanto estiver a transitar por Balança encoraja as relações centradas no coração.
Foi referido noutras newsletters que o ascendente Leão de Trump expressa alguns dos aspetos mais baixos de unificação de Aquário, à semelhança do que fez Hitler no século passado com o povo alemão:
“Esta atividade [unificação, fusão, mistura] é aquariana por natureza, mas no seu aspeto mais baixo e indesejável. É também da natureza de Leão, pois as pessoas que conseguem produzir estes resultados têm necessariamente de estar autoconscientes. Esta é a característica principal do indivíduo de Leão.”2
Trump ainda não chegou de perto ao nível a que Hitler chegou, mas há correlações perturbadoras ligadas às quadraturas Plutão Urano, presentes hoje em dia e semelhantes às que se verificavam nos anos 30. Ele criou uma unidade populista com metade da população dos EU apelando ao mais baixo denominador comum dos medos e dos preconceitos. E agora está no poder e governa sobre a outra metade que não votou nele! Revendo as linhas ondulantes do símbolo de Aquário, uma perspetiva são os seguintes fluxos superior e inferior de Aquário:
As manifestações em massa das mulheres estão na linha mais elevada de Júpiter. O coração é a linha de menor resistência para as mulheres e Júpiter, o regente da alma de Aquário, rege o centro do coração. | |
O novo gabinete da presidência dos EU está na linha mais baixa de Urano. Urano é uma expressão da vontade, a linha de menor resistência de uma forma genérica para os homens. Urano rege o chacra do sacro. |
Ambos os grupos e ideologias trabalham para aquilo que eles acham que está certo para o seu país – que nunca esteve tão dividido e em desacordo consigo mesmo. Os “irmãos-gémeos beligerantes” da personalidade dos EUA estão fervorosamente em desacordo. O Sol de Trump em Gémeos cai em cima do Marte em Gémeos dos EUA (horóscopo de 1776), ativando esta parte problemática do horóscopo dos EUA.
Marte é o regente da personalidade do sexto raio dos EUA (devoção, idealismo) daí que as suas ações divisivas possam inspirar a revolta das massas (dentro e fora do Partido Republicano) o que pode eventualmente levar a uma mais profunda integração e unificação da personalidade dos EUA. No entanto, os EUA na sua noite escura da alma, terão primeiro de enfrentar muito caos e conflito.
A “imatura” Personalidade dos EUA foi discutida em profundidade numa recente newsletter e a imaturidade de Trump por certo tem algum paralelismo com a sua nação, daí o seu papel como o “amiguinho sombra”. Há que admitir, no meio de tantas políticas terríveis, que Trump pode fazer algo de bom, mas o mundo terá de esperar para ver como é que ele e o seu gabinete se vão comportar nos próximos anos. Trump tem um papel plutónico destruidor (embora de forma desajeitada) o qual não é acompanhado por compaixão e paciência, qualidades de um verdadeiro homem de Estado.
As manifestações de massa do fim de semana da tomada de posse, realçaram a necessidade de “continuar a construir movimentos de base mais alargados contra o militarismo, racismo, bodes expiatórios anti-imigração e contra os assaltos do capitalismo neoliberal aos níveis de vida do trabalhadores e contra o ambiente … A verdadeira mudança social vem de baixo, dos movimentos de base mobilizados e não dos centros de poder institucionalizado, dos políticos profissionais ou das elites capitalistas.” 3
Sendo a sombra dos EUA, Trump é o remédio amargo que os EUA têm sido forçados a engolir. Um envolvimento tão proactivo na política dos EU nunca teria ocorrido sob uma administração Clinton, ou talvez até de Sanders; provavelmente quase não teria havido manifestações; umas abordagens de confiança soporífica, de esperar para ver, teriam prevalecido, mantras politicamente corretos teriam sido proferidos, ao mesmo tempo que não seriam aplicadas medidas de interesse público. O gabinete de Trump pode tentar algo semelhante mas há muito mais gente preparada e motivada à espera para chamar o governo à responsabilidade.
Trump colocou em foco todos os assuntos nacionais e internacionais, devido à sua personalidade errática geminiana que tem evitado o decoro político, dizendo o que pensa, disparando de imediato “sem tirar a arma do coldre”, característico da sua Lua em Sagitário. O seu lado insolente e egoísta, ambos aspetos mais baixos de Leão, jogou contra a polaridade da alma aquariana da nação, gerando muitos grupos que vão resistir às suas políticas governamentais.
As enormes manifestações das mulheres no longo fim de semana da tomada de posse e a elevada qualidade da sua expressão, parece ser o maior desenvolvimento desde o movimento Occupy – que começou com um estrondo, mas que se tornou sufocado num gemido.
O que foi testemunhado no fim de semana de janeiro foi a alma aquariana dos EUA em ação, com o seu regente da alma Júpiter, em Balança, como Amor-Sabedoria derramado do vaso do Portador da Água – alegre e pacificamente.
Sobre esse tema libriano (com Urano como seu regente da alma), este período pode marcar o início de uma nova revolução sexual que capacite as mulheres e eduque as massas quanto ao tema das relações corretas. As mulheres têm também uma relação mais próxima com Gaia e a Mãe Terra – muitas questões ambientais são já temas em destaque face à total e ignorante negação das mudanças climáticas por parte do governo, exploração de recursos, oleodutos, fraturamento hidráulico para extração de combustíveis, etc.
Horóscopo do Dia da Tomada de Posse Presidencial: O destino Aquariano dos EUA
O Dia da Tomada de Posse tem sempre lugar no dia 20 de janeiro, no momento em que o Sol no seu ciclo anual se move para o primeiro grau de Aquário. É uma data muito apropriada porque os EUA são uma alma aquariana. O seu destino é serem um líder mundial, trabalhando de perto com uma outra alma aquariana, a Rússia – no emergente ciclo aquariano dos próximos 2.160 anos.
Capricórnio, o signo anterior, representa o estado e o status quo. Urano como regente de Aquário é o reformador e o revolucionário que destrói e “remodela” aquilo que se tornou cristalizado em Capricórnio. Daí que cada termo presidencial de quatro anos que tem início em Aquário, carregue o potencial de trazer reformas aos anteriores quatro anos, bem como invoca as potencialidades da alma aquariana da nação: fraternidade universal, comunidade, cooperação, unificação, paz e boa vontade.
Dia da Tomada de posse presidencial em 2017.
A cada quatro anos, o horóscopo do dia da tomada de posse apresenta uma diferente combinação de planetas reunidos com o Sol em Aquário. O Sol aquariano domina sempre o meio do céu, uma vez que a cerimónia tem início ao meio dia; daí ser sempre ascendente Touro – a Mãe da Iluminação e um signo assente na praticabilidade e no desembaraço. Existem várias posições notáveis no horóscopo de 2017 que vão determinar os acontecimentos nos próximos quatro anos:
1. Lua em Escorpião – destaque para o sexismo, misoginia e apropriação de poder. A lua está a aproximar-se da casa 7 dos relacionamentos e é o morador-sombra do horóscopo. Escorpião é um signo de grandes testes, provas e iniciação.
2. Júpiter em Balança em oposição a Urano em Carneiro, tal como discutido acima, os dois regentes da alma aquariana dos EUA.
3. Um grande stelium de planetas e de asteróides em Peixes – signo de amor-sabedoria, sensibilidade, empatia e perdão. Todos estes planetas estão posicionados na aquariana casa 11, que tem a ver com a comunidade, cooperação e trabalho grupal. A Lua em Escorpião faz um aspeto harmonioso a Neptuno e Palas-Atena em Peixes, realçando a visão e os grandes ideais, particularmente da Palas–Atenas mundial – a deusa guerreira que presidiu as manifestações de massas do fim de semana da tomada de posse.
Vénus está aqui também colocada, exaltada em Peixes, cujo trabalho é “reunir as vidas separadas mas sem fio de ligação”. Por outras palavras, Plutão, o regente da alma de Peixes (e corregente de Escorpião), “corta o fio que mantém juntas as duas vidas em oposição”, destruindo a dualidade, enquanto Vénus cria unidade e integridade.
Esta é a verdadeira tarefa da deusa da beleza criar a beleza da união, ensinando-nos a “amar e verdadeiramente pensar”.4 É realmente extraordinário neste horóscopo do dia da tomada de posse, que plutão faça um exato (harmonioso) sextil a Vénus, assegurando o seu papel de destruidor dinâmico. Da mesma forma, Quíron o curador ferido está em Peixes, posicionado entre o masculino Marte e o feminino Vénus:
“Quando Quíron está em Peixes … as formas desintegram-se, o passado é dissolvido e o nosso sentimento de separatividade abandonado de forma a que um ciclo de vida mais inclusivo possa ter início, esperançosamente acompanhado pela sabedoria do ciclo anterior” (Melanie Reinhart)
No horóscopo do dia da tomada de posse, a conjunção Vénus- -Quíron em Peixes faz uma quadratura em T, próxima do Sol de Trump em Gémeos e da Lua em Sagitário, bem como com o problemático Marte em Gémeos dos EUA, o que reflete o ponto de tensão que os EUA terão de trabalhar nos próximos quatro anos. Amor-Sabedoria para ultrapassar a beligerância e a fanfarronice. Tenham também em mente que Vénus é o regente da alma de Gémeos, relembrando a exaltação de Vénus em Peixes:
“Os irmãos-gémeos em Gémeos são símbolos da mesma dualidade básica, mas as experiências das muitas diferentes encarnações fez o seu trabalho e a Banda (que une os dois peixes) está em processo de dissolução.” 5
A Polaridade Aquário-Leão: Trump, EUA e o Quarto Raio
Anteriormente, as energias “aquarianas mais baixas” foram discutidas relativamente ao “fundir e misturar” de Trump e de como é que os líderes populistas tiram partido disto. As polaridades são muito importantes para compreender a Astrologia Esotérica porque é através delas que cada indivíduo equilibra os opostos dentro de si. O zodíaco pode ser visto como seis pares de signos, com um ou outro destes pares apresentando-se de forma mais pronunciada num horóscopo individual.
A natureza leonina de Trump, especialmente o seu Marte em Leão, invoca a polaridade aquariana que é a força da alma dos EUA. Com todos os signos tal como com todos os planetas há uma expressão mais baixa e uma mais elevada, dependendo do desenvolvimento de cada entidade e da qualidade do seu “aparelho de receção” – o grau de refinamento dos veículos inferiores da personalidade – mental, emocional e físico.
Embora Aquário seja um “signo fixo”, um aquariano pode estar genericamente na “cruz mutável” da evolução – isto é, ainda não despertou para a consciência da alma. Daí,
“O Aquariano com baixo grau de desenvolvimento na Cruz Mutável manifestar-se através de uma auto-consciência superficial. Isto amadurece em Leão e torna-se numa profunda autoconsciência e um profundo interesse em si mesmo e nas suas necessidades e desejos.
À medida que prossegue a interação entre Leão e Aquário (pois eles são opostos polares), há um aprofundamento de todas as qualidades e as superficialidades desaparecem até que – na roda inversa [a da alma] – a intensa autoconsciência de Leão se expanda para a consciência de grupo de Aquário.
O individual torna-se no universal. O homem, só e separativo, torna-se na humanidade com as suas reações e consciência e, no entanto, ao mesmo tempo preserva a sua individualidade; ele já não é apenas um ser humano, individualmente autocentrado e separativo, torna-se na própria humanidade, perdendo a sua identidade pessoal pelo bem do todo, retendo no entanto a sua Identidade espiritual. Do autosserviço ele prossegue para o serviço mundial.”6
Trump evoluiu (e isto é questionável) para um ponto muito potente de integração da personalidade, mas tem apresentado muitos sinais de que ainda “não reverteu a roda” e ascendeu à cruz fixa da alma. Ele continua a habitar a fase da experiência da cruz mutável, mas será talvez capaz de criar uma “reversão” nesta vida. Infelizmente, a fase da cruz mutável aplica-se a alguns daqueles que Trump atraiu à sua volta, gente a quem falta a visão da alma – o que é óbvio pelas terríveis ideias que defendem.
Por agora Trump vive a vida de uma poderosa personalidade centrada no seu plexo solar que é regido por Marte e que é muito proeminente no seu horóscopo, em Leão e em conjunção com o seu ascendente Leão. Há uma ligação entre este quinto chacra, contando os chacras de cima para baixo – e este quinto signo, Leão.
Quando o leão está focado no plexo solar ele será apenas o “rei dos animais” irrompendo destrutivamente na sua “selva”. O plexo solar é o principal chacra onde as energias são elevadas e transmutadas no cadinho do centro do coração. Se e quando Trump o conseguir fazer, tornar-se-á num nobre “coração de leão” que juntou amor e vontade. Até lá continuará a expressar belicismo porque vive centrado na barriga [NT: no original o autor faz um trocadilho com bellicosity e belly, numa alusão ao plexo solar]
“O plexo solar é o mais separativo de todos os centros … porque fica a meio caminho, entre os centros da garganta e do coração – acima do diafragma – e dos centros sacro e da base – abaixo do diafragma. Isto é uma consideração da maior importância.”7
O Marte de Trump faz também uma oposição próxima à Lua dos EUA em Aquário, acentuando ainda mais o seu apelo às massas e evocando o lado obscuro do morador da nação. Surpreendentemente, a sua Lua progredida acabou de passar pela posição da Lua aquariana dos EUA nas eleições de 2016, indicando o papel que ele estava preste a desempenhar.
Lua e Marte podem criar um “conflito assustador”, daí podermos constatar o papel polarizador de Trump, enfatizando as dualidades, invocando as forças contrárias das pessoas – para que finalmente a Harmonia possa ser forjada a partir dos fogos do Conflito.
O quarto raio da Harmonia pelo Conflito virá brevemente à encarnação em 2025 e é proeminente na estrutura de raios dos EUA. Reparem na palavra “forjada” usada acima, um termo relacionado com Vulcano o Ferreiro trabalhando na sua forja, mencionado no seguinte comentário sobre a influência do quarto raio sobre os EUA:
“O 4º raio da Harmonia pelo Conflito, através da Lua, velando neste caso o planeta Vulcano. Aqui, Vulcano, “forja na sua bigorna, através dos golpes e do fogo, aquela rede de ligação que cobre toda a nação e a faz manter-se unida.”
… O 4º raio expressa-se aqui através de Mercúrio, o Mensageiro, e enfatiza o aspeto harmonia em contraste com o ângulo de conflito que a Lua e Vulcano juntos precipitaram. É a relação Lua-Vulcano que produz o conflito político que sempre grassa nos Estados.”8
Reparem mais uma vez na presença de Mercúrio, o regente da personalidade Gémeos dos EUA. Mais sobre Mercúrio na próxima secção.
O Trânsito Confuso de Neptuno dos EUA
Na newsletter de Escorpião de 2016, há uma exploração sobre maya, propaganda e o horóscopo dos EUA:
“A complicar os trânsitos anteriores tem sido a passagem de Neptuno através do seu próprio signo de Peixes. Como Deus das Águas, Neptuno rege a natureza do sentir – no signo aquoso de Peixes. Daí a sensibilidade psíquica do mundo ter sido aumentada e, como Saturno em Sagitário está a fazer uma quadratura a Neptuno em trânsito, tem sido encorajada uma visão e um propósito mais elevados para a humanidade.
Mas o reverso da medalha da influência de Neptuno nos pouco desenvolvidos ou não redimidos corpos astrais da humanidade, criou muito fascínio, ilusão e confusão; atingiu o clímax durante o ciclo eleitoral, com tantas propagandas em competição e tantas “notícias falsas” que o público em geral dificilmente conseguiu saber o que era ou não verdade.
Esta tendência é particularmente marcante no horóscopo dos EUA (provavelmente a “capital mundial da propaganda”) em que Neptuno em trânsito tem estado em conjunção com o Sol progredido dos EUA em Peixes – e vai continuar até 2020 – durante esta presidência Republicana. Daí que a nação vá ser bastante pressionada a desenvolver a discriminação, personificada por Virgem, o oposto polar de Peixes. As escolhas feitas por intermédio da uma correta discriminação nunca foram tão difíceis ou críticas como nas eleições de 2016.
A posição do Sol progredido representa uma fase do desenvolvimento da personalidade que usa outros signos do zodíaco para completar o seu desenvolvimento. Peixes é um signo de grande sensibilidade e compaixão, mas a sua expressão mais baixa pode resultar em ficar perdido no reino astral, sujeito a vícios de todos os tipos e ser facilmente enganado. Da mesma forma com Neptuno, por isso, quando Neptuno e Peixes ficam juntos a cada 164 anos, a estimulação pode ter um impacte duplo, mais elevado e mais baixo. Neptuno é também o regente do sexto raio da personalidade dos EUA, o que estimula os fascínios inerentes ao fanatismo e à ilusão das massas. 9
No seu recente artigo, “American Psychosis”, o vencedor do Prémio Pulitzer, Chris Hedges destaca na perfeição a descrição de Neptuno em trânsito em conjunção com o Sol progredido dos EUA em Peixes:
“A realidade está a ser atacada. Reina a confusão verbal. Verdade e ilusão misturaram-se. O caos mental torna difícil entender o que está a acontecer. Sentimo-nos encurralados numa sala de espelhos. As mentiras expostas são justificadas com outras mentiras. O racional é combatido com o irracional. Prevalece a dissonância cognitiva. Suportamos uma vergonha inquietante e até culpa.
Dezenas de milhões de Americanos, especialmente mulheres, trabalhadores ilegais, Muçulmanos e Afro-Americanos, sofrem a ansiedade aguda de serem perseguidos por um predador. Tudo isto é arquitetado. Os demagogos acabam sempre por contaminar os governados com as suas próprias psicoses.”10
É bem verdade, “acabam sempre por contaminar os governados com as suas próprias psicoses.” – uma situação referida na introdução desta newsletter: “É imperativo impedir que o medo insidioso ganhe pontos de apoio, construir clareza mental”. Isto faz parte da natureza de uma infeção astral neptuniana, à qual muitos são suscetíveis devido à sua polarização astral.
Mercúrio Retrógrado
A acrescentar à confusão do aspeto mais baixo de Neptuno tem sido a presença de Mercúrio retrógrado durante o mês de dezembro, finalizando a sua fase de “pós-sombra” em 27 de janeiro de 2017. Isto provavelmente contribuiu bastante para a catastrófica primeira semana da nova administração, especialmente a proibição da entrada de Muçulmanos no país sem qualquer consulta interdepartamental, deixando a Arábia Saudita e o Egito claramente omitidos.
Se, tal como contam os média, foram terroristas sauditas que alegadamente derrubaram as Twin Towers, porque é que foi feita esta exceção? Uma flagrante contradição, uma vez que a proibição tinha a ver com a proteção dos EUA do terrorismo! Claro que há muitas razões para que tal aconteça, incluindo petróleo e o facto de Trump alegadamente ter registado recentemente várias empresas na Arábia Saudita.
Mercúrio é o regente da personalidade dos EUA, por isso esta nação vai ser sempre muito afetada por períodos de retrogradação. O próximo iniciará a sua fase de pré-sombra em 26 de março e concluirá a sua fase pós-sombra em 21 de maio – cerca de oito semanas. A fase retrógrada propriamente, será nas últimas três semanas de abril.
Gémeos é particularmente adepto da manipulação desonesta, daí ser particularmente importante nesta conjuntura da história, mantermo-nos libertos da sujidade astral associada às notícias, “grandes dados” e propaganda. O mundo está a entrar numa nova era e várias partes manipulam a expressão mais baixa de Neptuno em Peixes (a fazer uma quadratura a Gémeos), de ilusão e subterfúgio. Mais do que nunca há uma necessidade soberba de refletir sobre aquilo que se lê em vez de reagir imediatamente, tentar ler entre as linhas e sobretudo cultivar a intuição.
Água da vida eu sou, derramada para aqueles que têm sede
Esta bela nota-chave de Aquário é muito instrutiva e tem várias correlações com passagens da Bíblia Cristã:
“Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna.” (João 4:14)
Aquário é um signo de ar relacionado com a função mental e também a intuição ou Buddhi. No entanto tem associações à água com o seu símbolo de linhas ondulantes (também interpretadas eletricamente) e o Portador da Água que derrama o vaso para aqueles que têm sede. Aquário tem também uma invulgar empatia emocional que é um reflexo mais baixo de Júpiter, o seu regente da alma.
“Sendo a água o símbolo da substância e da expressão material acrescida da motivação emocional, Aquário é consequentemente dual na sua atividade.”11
Esta “sede” é a do Caminho do Coração, o segundo raio do Amor-Sabedoria que é distribuído por Júpiter como regente do segundo raio e regente da alma de Aquário. As “águas” são o reservatório do amor e sabedoria acumulados que um servidor do mundo construiu ao longo de muitas vidas, prontas para serem derramadas quando pedidas.
Uma vez que um indivíduo tenha tido contacto com essas águas e delas tenha “bebido”, nunca mais terá “sede” porque estas águas são da alma e a alma é uma fonte eterna. A dificuldade para todos aqueles que trilham o caminho é, depois de contactarem as “águas”, mantê-las a fluir de forma a que finalmente se “tornem numa fonte de água a jorrar para a vida eterna”.
Daí Aquário ser muito instrutivo quanto à vida do Cristo, das muitas vidas requeridas para contactar as “águas” e para ser o seu distribuidor. Esta é a razão pela qual Aquário é considerado o signo do Servidor Mundial.
“O facto do Cristo ser o Instrutor do novo período no qual o Sol estava a entrar, o período de Peixes, foi esquecido, mas está claramente evidenciado na simbologia dos peixes que percorre de forma consistente os quatro evangelhos; o símbolo do Peixe é o símbolo astrológico do signo Peixes e tem sido há incontáveis eras.
Mas o Cristo também olhou mais além para o trabalho que Ele teria de fazer na Era aquariana, no signo seguinte no qual o sol entraria. Antes do Seu “desaparecimento,” Ele referiu-se ao símbolo da era aquariana e à tarefa que Ele teria de fazer. Com os Seus doze discípulos, Ele encenou um dramático episódio que sintetiza o trabalho com o qual Ele se comprometeu, quando os dois mil anos da era de Peixes tivessem passado.
Ele disse aos Seus discípulos para irem à cidade e que aí deveriam encontrar um homem, carregando um cântaro de água, o qual deviam seguir até ao andar de cima e aí deviam preparar uma festa de comunhão a qual Ele e os discípulos partilhariam. (Lucas XXII:10.) Eles assim fizeram e teve lugar a Última Ceia. Antigo símbolo para o signo de Aquário (no qual o nosso Sol está a entrar) é o do portador da Água, o homem com um cântaro de água.
A passagem do Sol pelo signo de Aquário é um facto astronómico … não um prognóstico astrológico. O grande feito espiritual e acontecimento evolutivo dessa era será a comunhão e relações humanas estabelecidas entre todos os povos, permitindo aos homens de todas as partes sentarem-se em conjunto na Presença do Cristo e partilharem o pão e o vinho (símbolos de alimento).
Preparações para o banquete partilhado (falando simbolicamente) estão a caminho e essas preparações estão a ser feitas pela própria massa dos homens, à medida que lutam e legislam pelo sustento das suas nações e o tema da comida prende a atenção dos legisladores por todo o lado. Esta partilha, a começar no plano físico, provará ser igualmente verdadeira em todas as relações humanas e isto será a grande dádiva da Era Aquariana à humanidade.”12
Phillip Lindsay © 2017.
POR FAVOR APOIEM ESTE TRABALHO!
- Woman, Helena Roerich, 1955 [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.285. [↩]
- http://www.answercoalition.org/protest_on_inauguration_day [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.130. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.130. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.136. [↩]
- Esoteric Healing, Alice A. Bailey. p.171. [↩]
- The Destiny of the Nations, Alice A. Bailey. p.90. [↩]
- https://esotericastrologer.org/newsletters/escorpiao-2016-eleicoes-norte-americanas-propaganda-imperialismo-clinton/ [↩]
- http://www.truthdig.com/report/…/american_psychosis_20170129 [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.138. [↩]
- The Reappearance of the Christ, Alice A. Bailey. p.80. [↩]