Sagitário 2016: Marte, Fascínio, Propaganda e Donald Trump
Nota-chave de Sagitário
“Eu vejo a meta. Eu alcanço essa meta e vejo outra.”
(Lua Cheia: 14 de dezembro de 2016. 00:05. GMT.)
Sagitário, Marte e Fascínio
Propaganda: A Crise do Fascínio Mundial
Cumprida a Profecia do Equinócio de Carneiro de 2016
Donald Trump e a Lua Cheia de Sagitário de 2016
A Reunião do Colégio Eleitoral em 19 de dezembro de 2016
As Propostas do Gabinete Sagitariano de Trump
A Falência do Poder Global Norte-Americano
Sagitário, Marte e Fascínio
Sagitário o Arqueiro define metas e, na sequência do aparecimento de Donald Trump e do Brexit, o reconhecido físico Stephen Hawking afirmou o objetivo mais imediato da humanidade:
“Agora, mais do que em qualquer outro momento da nossa história, a nossa espécie precisa de trabalhar em conjunto … a mudança política mostra que a maioria das pessoas está farta do status quo e sentem que foram “abandonados pelos seus líderes.” … Foi o momento em que os esquecidos falaram, encontrando as suas vozes para rejeitar o conselho e a orientação dos especialistas e da elite em toda a parte.
O mundo enfrenta desafios incapacitantes, que incluem as alterações climáticas, produção alimentar, excesso de população, a dizimação de outras espécies, doenças epidémicas e a acidificação dos oceanos. Todos juntos constituem um lembrete de que estamos no momento mais perigoso da evolução da humanidade. Vai requerer que as elites, de Londres a Harvard, de Cambridge a Hollywood, aprendam as lições do ano passado. To learn above all a measure of humanity.”
Claro que há razões, influências planetárias e de raios apontadas na newsletter de Escorpião do mês passado, que descrevem o medo, histeria, divisionismo e apreensão desde a eleição norte-americana. Como sempre, há uma progressão sequencial, de signo para signo, na roda do ano.
A ligação planetária que supervisiona a transição de Escorpião para Sagitário é Marte, o regente exotérico e esotérico de Escorpião e regente hierárquico de Sagitário. Vale a pena explorar, particularmente acerca do tema do fascínio – ilusão, na forma como se expressa no plano astral. Marte rege o centro do plexo solar, o assento do corpo astral. Toda a humanidade está imersa no fascínio e ninguém no caminho espiritual está completamente livre dele, talvez nestes muito em especial!
“O fascínio é de caráter astral e é atualmente muito mais potente do que a ilusão, devido à grande maioria das pessoas que funcionam astralmente a maior parte do tempo.”1
O aquoso Escorpião é o proeminente signo das provas e desafios de cada um, relativamente à natureza desejo e ao tema do fascínio, abrangendo uma ampla gama de testes de controlo emocional ou astral. Daí a nota-chave de Escorpião para a roda comum e maioria da humanidade que não está desperta, “Que maya floresça e a ilusão reine.”
Marte, ao nível exotérico, rege o desejo instintivo cego e a sua saciedade, enquanto ao nível esotérico, Marte, condiciona o guerreiro desperto que conscientemente entra na batalha para superar esses impedimentos.
São necessárias muitas vidas para triunfar porque houve muitas incarnações em que “o Marte menos elevado” regeu. Existem atualmente dezenas de milhares (talvez milhões) de aspirantes no mundo que “inverteram a roda” – despertaram para a alma e estão a trabalhar para redimir a natureza inferior (pelo menos da perspetiva da alma) – os veículos físico-etérico, astral/emocional e mental.
O corpo emocional é considerado o mais difícil, em parte porque está ligado aos antigos dias da Atlântida, em que a raça como um todo estava polarizada emocionalmente. Mesmo nesta Quinta Raça-raiz, em que a mente está a atingir um ponto elevado de desenvolvimento, o mundo continua a estar predominantemente polarizado no plano emocional.2 A Humanidade tem muitas tendências, habituais na Atlântida, para destruir e transformar, como por exemplo, os apetites insaciáveis por bens materiais e o roubo de propriedade, para nomear algumas.
Marte ser o regente “hierárquico” de Sagitário significa,
“… os senhores lunares da natureza forma … terão finalmente de ser sacrificados ao aspeto espiritual mais elevado e colocados sob o controlo do Anjo solar.”
Esotericamente, a substância de tudo o que compõe os invólucros ou corpos da natureza inferior são considerados como vidas ou substância dévica. Em anteriores evoluções aquelas vidas mantiveram o completo domínio sobre o indivíduo, até que ocorre o despertar da alma e se inicia o longo processo de disciplinar as vidas lunares.
Reparem que este processo de autodisciplina conduz o aspirante ao Caminho do Discipulado, propriamente dito, enquanto outras competências começadas por “dis” foram aprendidas – discernimento, desapego [NT: dispassion no original] e discriminação. Saturno é considerado o disciplinador devido à utilização da energia mental para o controlo da natureza astral. É por esta razão que Saturno rege o centro da garganta, o assento do corpo mental. (A garganta é também corregida pela Terra que é o regente esotérico de Sagitário.)
Na passagem acima, a frase “senhores lunares” implica lua e isto tem uma conotação física específica, mas também um significado astral/emocional uma vez que os humanos ainda estão muito sujeitos às “marés” emocionais da Lua. Marte rege o plexo solar, mas o corregente é Neptuno, aquele que governa as marés do oceano – os oceanos da emoção. Em Astrologia Esotérica considera-se que a Lua “vela” Neptuno.
Marte e Neptuno são também corregentes do sexto raio da Devoção e Idealismo, que nos é dito ter a sua expressão mais poderosa através de Sagitário neste ciclo da história. O sexto raio é o “raio que está de saída” – para o entrante sétimo raio da Ordem Cerimonial. É a energia mais comum que condiciona os corpos emocionais da humanidade e rege a personalidade de nações como os EUA e a Rússia.
Enquanto Marte como regente de Carneiro governa os impulsos criativos e a agressão, influencia de forma similar Sagitário. Sagitário é um signo de fogo, cujas chamas crepitantes alcançando as alturas são um símbolo da mente que aspira alcançar o Divino. No entanto essas chamas são atiçadas pelo fogoso Marte – um entusiasmo emocional que cria grande devoção e idealismo, ou fanatismo e fundamentalismo. No entanto,
“O efeito de Marte é … em grande parte efeitos de massa e de resultados de grupo, produzindo grandes lutas que conduzem finalmente a grande revelação … em Sagitário, é a revelação do propósito do controlo da alma sobre os reinos inferiores da natureza, através do centro de energia humano … Marte estabelece relações entre os opostos e é um fator benéfico, não maléfico …”3
A passagem acima aborda a regência hierárquica de Marte sobre Sagitário como um todo, dando também ênfase à mudança da antiga interpretação da astrologia medieval de Marte como “maléfico”. A influência de Marte efetivamente posicionado em Sagitário no mapa natal, é um outro tema relacionado sobre o qual escrevi aqui, onde foi descrito como tendo a tendência para ser um “canhão destravado” ou impulsivo. Marte pode ter todas as baixas e elevadas qualidades acima mencionadas, para o não desperto ou para o desperto.
Marte em Sagitário é o caçador (Vladimir Putin) – de animais, em busca de professores ou perseguindo a sabedoria; é também proeminente nos horóscopos de alguns serial killers (Ivan Milat); e franco-atiradores – aqueles que usam uma espingarda em vez de um arco, mas que utilizam a mesma concentração requerida para a prossecução dos seus objetivos.
O termo “sniping” também se aplica aqueles que “disparam dos bastidores”, que interpõem ideias reativas (opiniões contaminadas) sem terem refletido profundamente sobre essas matérias. (Collins Dictionary: Sniping – o ato de criticar de forma adversa uma pessoa ou pessoas a partir de uma posição segura.)
Muitos de nós somos ou fomos “culpados” por este tipo de comportamentos e, nesta era de ideias que rapidamente se expandem, a principal arena tem sido os fóruns da internet e sítios como o Facebook. Há alguma segurança a partir de um lugar relativamente encoberto, sem estar fisicamente face a face. Tudo isso faz parte da humanidade começar a equilibrar os pares de opostos no plano mental, a aprender o que é verdadeiramente pensar.
Estes disparos no plano da mente inferior permitem ao ego (Marte) afirmar-se de uma forma dogmática sem, para usar uma frase sagitariana, seguirem até ao alvo com um diálogo apropriado. Com frequência falando muito, mas sem ouvir ou ter em consideração outros pontos de vista. Daí o “disparo de setas” sem pensar de Sagitário, geralmente com algum apego emocional ou ideia fixa relativamente ao tópico em questão; um bom exemplo é a lua em Sagitário de Donald Trump – um borrão de ideias mal pensadas – ejaculações mentais prematuras!
Enquanto aludimos ao sexo, é interessante notar a ligação entre os centros da garganta e do sacro – e as atitudes sexuais e misóginas de Trump (lua em Sagitário):
“É-nos dito que Sagitário governa as coxas, que são o centro principal do poder físico e da força de proteção e também o centro sacro, que fornece a energia para o uso dos poderes criativos da vida física. Isto é também simbolicamente verdade. Em Sagitário, o discípulo tem duas coisas para descobrir dentro de si mesmo; elas são o poder para progredir na senda e trilhar o Caminho e também a capacidade para criar no sentido espiritual mais elevado.
Isto diz respeito à relação entre os centros do sacro e da garganta. Estes poderes (os mais elevados), são por enquanto embrionários na fase inicial da experiência sagitariana do discípulo, mas tornam-se mais desenvolvidos e potentes à medida que, ciclicamente, ele volta à experiência da vida neste signo.”4
Esta passagem refere-se ao estágio de “discípulo” no desenvolvimento da alma, ao que parece um horizonte distante no caso de Trump. De facto, ele pode ainda não ter “invertido a roda” nem ter ascendido à cruz fixa. A inquietude mental e falta de foco discutida acima tem a ver com a polaridade Gémeos (Sol de Trump) de Sagitário e está relacionada com uma passagem do Os Yoga Sutras de Patanjali,
“A conquista gradual sobre a tendência da mente para saltar de um objeto para outro e o poder da concentração, permitem o desenvolvimento da contemplação.”5
É irónico que a imagem do iogue contemplativo seja um dos mais elevados símbolos de Sagitário, no entanto, os sagitarianos, antes de atingirem esse exaltado estado, são os piores ouvintes do zodíaco (os piscianos são os melhores!) – porque eles acham que sabem tudo, daí serem frequentemente considerados pelos outros como “sabichões”.
Parte da causa emana da regência do expansivo Júpiter neste signo, o planeta que estimula a vontade- para-conhecer, que é um direito inato da humanidade. Mas também do regente esotérico de Sagitário, a Terra, que é o corregente do centro da garganta com Saturno, daí o conhecimento e inteligência. Sagitário frequentemente fica agarrado, fanaticamente, aos seus pontos de vista e opiniões, invocando a imagem da criança que tapa os ouvidos, enquanto canta “na na na, não te consigo ouvir!”
Estes pontos trazem o tema do correto diálogo e da comunicação, representados por Gémeos, o oposto polar de Sagitário. Os gémeos de Gémeos representam o processo de falar e de ouvir que ocorre entre as duas partes – e que se for conduzido apropriadamente, conduz a um desfecho de profundo entendimento, igualmente vantajoso para ambas as partes. Os gémeos encontram-se e fundem-se.
Isto é verdadeiro diálogo, distinto do debate no qual, frequentemente, o ego faz um investimento em vencer o que é totalmente característico da abordagem Ocidental. (Debate in Tibetan Buddhist tradition is of a different order.) Enquanto o primeiro “understands” [NT: under = por baixo; stands = fica] o segundo falha em “stand under” [stand = ficar; under = por baixo], ou seja, em exercer alguma humildade. Daí, mais uma vez ser revelada a natureza egoísta de Marte regendo sobre Sagitário na sua mais baixa expressão, ativando fortemente a mente concreta. (Quando confrontado com o El Diablo de uma argumentativa mente inferior que não ouve, uma pessoa deve simplesmente seguir o seu caminho, não faz sentido envolver-se!)
Marte rege os cinco sentidos, daí ter uma relação próxima com a mente inferior e também, claro, com Kama-manas ou mente-desejo. Todos estes fatores criam uma grande ironia porque Sagitário [NT: no original Sage-ittarius] é o signo da verdade e da sabedoria – mas também podem ser os maiores idiotas! Esses são os pares de opostos – sabedoria e estupidez. Nestes últimos parágrafos é mais uma vez enfatizada a ligação importante entre estes dois signos regidos por Marte, Escorpião e Sagitário.
Um outro fator para além de Marte, que proporciona uma ligação entre Escorpião e Sagitário, é a estrela fixa Antares – “o coração do escorpião”:
“… outras correntes de energia … definitivamente entram em jogo e afetam a nossa vida planetária, tais como as que vêm de … Antares e outros estupendos sóis … que estão relacionados com as constelações do zodíaco e cuja força chega até nós através dessas constelações e não de forma direta.”6
Antares está posicionada sideralmente em Escorpião, mas tropicalmente em Sagitário:
“Uma das estrelas reais da Pérsia chamada “O Observador do Ocidente”. Sendo uma Estrela Real pode trazer grande sucesso mas a causa possível para que isso não aconteça é a pessoa cair em excessos ou tornar-se obsessiva. A obsessão conduz a uma queda. No entanto, ao manter o equilíbrio entre o sucesso com os objetivos e a qualidade de vida, a potencial queda pode ser evitada.” 7
Reparem no termo “obsessivo”, um termo que tanto pode ser aplicado a Escorpião como a Sagitário. Daí o trabalho de Escorpião-Sagitário, estar intimamente relacionado com a transformação de forças no interior do corpo emocional/plexo solar e a sua subida final ao coração. É esta qualidade do coração pela qual Sagitário ou os “Jupiterianos” são bem conhecidos – calorosos. O centro do coração é regido por Júpiter que é também o regente de Sagitário.
O Sagitariano com Marte-transformado elevou as energias do plexo solar para o coração, não influenciado pelo preconceito kama-manásico e é agora capaz de transmitir generosamente a sua recompensa de sabedoria. O Caminhante na Senda emergiu das trevas da experiência de Escorpião para a flamejante luz de Sagitário. Ele/ela passou, de ser um crente para ser um conhecedor. A carta do tarot, o Eremita, é um dos melhores símbolos de Sagitário; ele emergiu da sua caverna e transporta esta luz flamejante na sua lanterna, iluminando as trevas onde quer que vá.
Propaganda: A Crise do Fascínio Mundial
“Propaganda: Informação, especialmente de natureza tendenciosa ou enganadora, usada para promover uma causa política ou ponto de vista.” 8
Voltemos agora ao tema do fascínio nesta fase particular da evolução do mundo, em que os indivíduos estão a emergir como pensadores mais independentes da consciência de massas; mentes cheias de ideias, algumas claras, outras ainda incipientes. Portanto, eles estão sujeitos às lentes distorsoras do fascínio e isto aplica-se a aspirantes e discípulos – TODOS NÓS.
Um dos melhores símbolos para Sagitário como o discípulo sincero é Arjuna, o arqueiro-guerreiro do épico Hindu, O Mahabharata – do qual o Bhagavad-Gita é o seu núcleo dourado:
“Deve ser relembrado que, tal como o campo de batalha (o kurukshetra) para o aspirante ou probacionário é o plano emocional/astral, para o discípulo o campo de batalha é o plano mental. Esse é o seu kurukshetra. O aspirante tem de aprender a controlar a sua natureza emocional psíquica através do correto controlo da mente e isto Krishna procura enfatizar na medida em que treina Arjuna para dar o passo seguinte para ter a visão correta. O discípulo tem de prosseguir com esta atenção mental e, através do uso correto da mente, alcançar uma compreensão superior e fazer uso de um fator ainda mais elevado, – o da intuição.”9
Sagitário traz este “correto controlo da mente” através do foco e do pensamento uni-direcionado, não influenciado ou esmagado pela natureza sentimental. No entanto, Sagitário é conhecido pelo seu entusiasmo emocional (Marte) e efusividade que podem criar muitos jorros (um géiser), quando o indivíduo é arrebatado pela grande visão com que se depara, mas sem ter desenvolvido o discernimento necessário para perfurar de forma precisa, com as suas flechas, o coração da verdade. De facto, os sagitarianos são conhecidos por falarem alto e, ao mesmo tempo que o fazem, ficarem apenas a alguns centímetros da nossa cara! A sua expansividade por vezes não reconhece as fronteiras pessoais, física ou verbalmente!
Um bom exemplo de um sagitariano é o pregador religioso de qualquer denominação, muitas vezes um fanático. Billy Graham é um caso clássico – Lua em conjunção com Marte em Sagitário, em conjunção com o meio do céu (carreira). E o Sol, Vénus e Mercúrio em Escorpião! Um pregador é alguém que veste a ideia original com substância astral mais “atrativa” para as massas (que não desenvolveram suficientemente a mente para captar a ideia) – criando um ideal, de forma a que eles sejam inspirados pela ideia dramatizada e tenham um vislumbre da verdade.
O fanatismo bíblico foi também a área de atuação de Alice A. Bailey antes de ter “despertado” para a extensão mais alargada do esoterismo. Ela tinha o asteroide Vesta em Sagitário, em conjunção precisa com Antares (!) – e Sol e Vénus no signo oposto, Gémeos:
“Durante todo o tempo eu estava firme e vigorosamente a pregar a religião do antigamente. Eu permaneci terrivelmente ortodoxa ou – para usar a palavra mais moderna – uma fundamentalista não pensante, pois nenhum fundamentalista usa a sua mente. Tive muitas discussões com soldados e oficiais com mentes liberais, mas aderi com firmeza dogmática à apresentação doutrinária de que ninguém poderia ser salvo e ir para o Céu, a menos que acreditasse que Jesus tinha morrido pelos seus pecados para aplacar um qualquer Deus irado, ou pelo menos que se convertesse, o que significava que tinha confessado os seus pecados e abdicasse de tudo o que gostava de fazer.”10
Voltando à situação de Arjuna, era a perspetiva de ir para a guerra com toda a sua família que o deixaram temporariamente indeciso. Ele tinha de compreender a visão maior que Krisnha (a sua alma) lhe revelara. Arjuna tinha de ultrapassar o fascínio e, então, lidar com a ilusão no plano mental:
“Na nossa raça [5ª raça-raiz], a Ariana, a ilusão mundial está a ganhar peso e lentamente a emergir para o reconhecimento na consciência humana e este é um ponto real conquistado, porque aquilo que é reconhecido pode então ser inteligentemente manipulado, se existir vontade para o fazer. Hoje em dia a ilusão é tão potente que as poucas pessoas cujas mentes estão de alguma forma desenvolvidas, são controladas por estes ilusórios e vastos pensamentos-forma que têm as suas raízes e extraem o seu alimento da vida da personalidade inferior e da natureza desejo das massas dos homens.
… estes pensamentos-forma extraem a sua vitalidade também do domínio das ideias, mas de ideias erradamente intuídas, captadas e forçadas a servir os propósitos egoístas dos homens. As suas formas foram trazidas à atividade pelo crescimento constante do poder criativo da humanidade e têm sido subordinadas aos desejos dos homens, através do uso da linguagem com o seu poder para limitar e distorcer.
A ilusão é também precipitada de forma mais potente, devido ao esforço de muitos homens devotados idealisticamente a impor esses pensamentos-forma distorcidos [propaganda] sobre os corpos mentais das massas. Isto constitui um dos principais problemas com o qual a Hierarquia hoje em dia tem de se ocupar; é também um dos primeiros fatores que um Mestre tem de ter em consideração relativamente a qualquer aspirante ou discípulo.”11
É aqui que o mundo se encontra atualmente, é o kurukshetra planetário, lidando com os efeitos dos distorcidos pensamentos-forma, “impostos sobre os corpos mentais das massas” através de todos os tipos de media – internet, imprensa escrita, arte, filmes, etc. Propaganda ou “notícias falsas” – o animal é o mesmo.
O mundo tem sido doutrinado com propaganda de massas durante o último século, gerações cresceram com ela, muitas vezes sem o discernimento de que foram influenciadas por esse tipo de campanhas, como: anticomunismo, a normalização da dívida, a invasão do Iraque em 2003, o embuste do 11 de Setembro e a recente propaganda anti-Russa/Chinesa/Muçulmana; estas doutrinações foram cuidadosamente preparadas e executadas com perícia por vários partidos durante muitas décadas. O grande linguista e académico, Noam Chomsky diz, quando fala da sua própria nação, os EUA:
“Não encontram nenhuma outra sociedade onde as classes instruídas sejam tão facilmente doutrinadas e controladas por um subtil sistema de propaganda – um sistema privado que inclui os media, revistas formadoras de opinião e a participação dos setores mais instruídos da população. Essas pessoas deviam ser referidas como “Comissários” – porque essa é a sua função essencial – montar e criar um sistema de doutrinas e de crenças, que vai minar o pensamento independente e prevenir a análise e o correto entendimento das instituições nacionais e globais, questões, políticas …
… Escolham o tema que preferirem: o Médio Oriente, terrorismo internacional, América Central, qualquer que seja – a imagem do mundo que é apresentada ao público, tem apenas uma remota relação com a realidade. A verdade sobre o assunto está enterrada em edifícios atrás de edifícios de mentiras sobre mentiras. Tem sido um sucesso maravilhoso, do ponto de vista de dissuadir a ameaça da democracia alcançada em condições de liberdade, o que é extremamente interessante. Não é como um estado totalitário, em que isto é conseguido pela força. Estes feitos são conseguidos em condições de liberdade.” 12
Existem agora meios de comunicação que ao longo dos anos têm sido vendedores de propaganda, que se propõem ser os árbitros do que se apresenta como sendo “notícias falsas”! Quem deve decidir isso? Ninguém tem a verdade completa à sua disposição.
O fenómeno de Donald Trump e das eleições norte-americanas fez jorrar todas as propagandas e contra-propagandas de terrenos escondidos para campo aberto – como cães de caça perseguindo uma raposa. O Aspirante Mundial tem de “assumir as suas responsabilidades” e oferecer alguma consistente estabilidade, nesta era incerta onde a Verdade se tem afastado muito do seu ancoradouro neste Kali Yuga:
“… Estas atitudes mentais produzirão uma inabalável fidelidade aos valores espirituais e uma inalterável adesão ao bem da humanidade … [onde] o intelecto que foi desenvolvido, utilizado e finalmente iluminado se torna sensível a um tipo de experiência mental mais elevado e, a isto nós damos o nome de perceção intuitiva.13
Somente a verdadeira intuição pode perceber a verdade, apenas ela pode transcender a mente inferior e o plano emocional onde a propaganda é gerada. Na sobreposição cíclica dos Kali e Satya Yugas, as verdades estão a ser re-enunciadas e re-estabelecidas.
Sagitário aguarda pelo retorno da seta da intuição. O plano astral é o terreno de eleição das Forças Materialistas que trabalham ativamente para atrasar a evolução, utilizando as forças da propaganda mentirosa para ludibriar a humanidade. A sua tarefa tem sido de alguma forma facilitada devido à, infelizmente, verdade seguinte:
“As massas nunca tiveram sede de verdade. Eles afastam-se da evidência que não é do seu agrado, preferindo deificar o horror, se o horror os seduzir. Quem conseguir alimentá-los com ilusões, torna-se no seu mestre; quem tentar destruir as suas ilusões, será sempre a sua vítima. Um indivíduo numa multidão é um grão de areia no meio de outros grãos de areia, que anda ao favor do vento.” (Gustave Le Bon.)
No entanto, as massas estão também a acordar e a começarem a ter sede! Em 2016 o planeta encontra-se no clamor desta grande batalha – entre as forças da luz e do materialismo. Todos nós temos um papel unificador a desempenhar neste grande drama cósmico.
Cumprida a Profecia do Equinócio de Carneiro de 2016
Alguns de vocês podem ser desculpados por se sentirem “Trump-lag”, o cansaço de tentarem aceitar o que se está a passar atualmente nos EUA. No entanto, o maior entendimento que podemos extrair da implicação social, nacional e global desta presidência, forçará toda a gente a re-examinar os seus valores e a participar mais no processo democrático – qualquer que seja o lugar onde vivam.
Donald Trump tem sido extensamente analisado em missivas prévias e, dada a sua imprevisibilidade, a sua presidência iminente representa um passo no desconhecido para os EUA e para o mundo em geral. (Equinócio de 2016; Perfil de Trump e Escorpião 2016; Eleições Norte-Americanas.) No primeiro link, o mapa de ingresso de Carneiro 2016 foi discutido:
“… o mapa para o ingresso solar do equinócio de Carneiro é determinado para a cidade de Nova Iorque, o que determina o seu ascendente Sagitário… o “propósito da alma para o ano”, indicando religião, filosofia, ética, leis e princípios – elevado idealismo. O regente solar de Carneiro é Marte que está em Sagitário, no mesmo grau do ascendente, enfatizando algumas matérias muito desafiantes em torno das crenças e da religião.
Qualquer planeta angular tem uma influência considerável e Marte em Sagitário … pode ser o devoto-idealista fanático … em qualquer campo da experiência humana, mas sobretudo na religião e na política; o que é uma grande ironia, pois embora Sagitário tenha a ver com expansão de consciência e visão alargada, o separatismo e a exclusividade de kama-manas (desejo-mente) pode facilmente tomar conta e dominar; isto é devido à influência do oposto polar de Sagitário, Gémeos, na sua expressão mais baixa – mente concreta, reatividade, opinativo, défice de atenção, agitação, etc.
Vivemos numa era muito geminiana com uma sobrecarga de comunicações e uma preocupação constante com o trivial e superficial, comprometendo a visão maior. A descrição deste eixo Gémeos-Sagitário também diz muito sobre o horóscopo de Donald Trump, que tem Sol em Gémeos oposto à Lua em Sagitário.
… Para o mundo como um todo, a expressão mais baixa de Marte é a linha de menor resistência, especialmente com Marte angular. Este ano, o fundamentalismo (uma adesão emocional às ideias) será certamente muito forte em todas as áreas da atividade humana. No horóscopo do Equinócio, Marte faz uma quadratura a Vénus-Neptuno em Peixes, desafiando o mundo a manifestar os mais elevados ideais e a visão do amor incondicional, compaixão e boa vontade.”14
Nove meses passados desde Carneiro, no nono signo, Sagitário, o período de gestação deu agora nascimento a uma crise de crença, idealismo, fundamentalismo e de confusão absoluta. O período da lua cheia de Sagitário vai atravessar diretamente o Sol em Gémeos e a Lua em Sagitário de Trump! (ver a próxima secção.) Vimos também o “efeito de massa” de Marte em ação mencionado anteriormente:
“O efeito de Marte é, portanto, em grande parte efeito de massa e de resultados de grupo, produzindo grandes lutas que conduzem finalmente a grande revelação …15
As duas razões mais importantes para a subida e popularidade de Trump em 2016 foram,
- O Sol de Trump cai, com mais ou menos um grau, em cima do Marte dos EUA em Gémeos. Gémeos, esotericamente é a expressão da personalidade dos EUA. Trump é na essência a personalidade dos EUA, pelo menos o aspeto não integrado e imaturo da sua psique. As capacidades de comunicação de Gémeos, de Trump permitiram-lhe manter um estilo “conversador” com o seu eleitorado, que sentiu como se estivesse em contacto pessoal com ele.Tem sido argumentado que um hipotético Transtorno de Personalidade Narcisista espelha os EUA como uma entidade com os mesmos sintomas, tais como descritos abaixo, excetuando a “falta de empatia”.
_
“O transtorno de personalidade narcisista, também conhecido como TPN, é um transtorno de personalidade no qual o indivíduo tem uma autoimagem distorcida, emoções instáveis e intensas, excessivamente preocupado com vaidade, prestígio, poder e adequação pessoal, falta de empatia e tem um sentimento exagerado de superioridade. O TPN está muito associado ao egocentrismo – uma característica da personalidade em que as pessoas se vêm a elas próprias e aos seus interesses e opiniões como os únicos que realmente interessam.”
_ - O Marte de Trump em Leão faz uma oposição muito próxima à Lua dos EUA em Aquário – tocando na consciência de massa das pessoas. Tal como Hitler, ele uniu uma larga proporção do povo americano no aspeto mais baixo, menos desejável, de Aquário.16 Também a Lua progredida de Trump alcançou o mesmo ponto em Aquário que a Lua natal dos EUA, um mês antes das eleições, uma extraordinária “coincidência”.
Numa outra surpreendente coincidência,
“Em junho de 2015, o Terceiro Reich [horóscopo] de Adolf Hitler experienciou o seu primeiro retorno de Urano”17
Essa data foi precisamente 17 de junho de 2015. Em 16 de junho de 2016, Trump anunciou a sua candidatura à presidência dos EU. A posição de Marte em Gémeos no mapa dos EUA e a sua sinastria com acontecimentos é também estranha:
“A candidatura de Trump foi anunciada às 11:21 do dia 16 de junho em Nova Iorque, coincidindo com uma lua nova e Marte – ambos em conjunção com o Marte dos EUA. Trump aceitou a nomeação Republicana às 22:19 do dia 21 de julho de 2016, no momento em que a Lua aquariana (em conjunção com a Lua dos EUA) estava a fazer uma precisa quadratura a Marte.
A vitória de Trump foi assegurada às 2:29 do dia 9 de novembro de 2016 (ao confirmar Wiscosin) quando 24 graus de Gémeos se elevavam sobre Washington – em conjunção com o Sol de Trump e o Marte dos EUA. As repetitivas ligações com Marte são inegáveis e obviamente perigosas – até para Trump. É o mesmo Marte dos EU, que foi ativado pelos líderes e principais intervenientes na Guerra Civil de 1861.”18
A passagem que se segue, escrita na newsletter de Carneiro 2016, elabora um pouco mais,
Marte em Sagitário é frequentemente conduzido pelas emoções em detrimento do pensamento límpido e desapegado. Daí que esta posição de Marte possa certamente trazer à tona assuntos de preconceito continuado e de separatividade na religião e na política. Para o mundo como um todo, a expressão mais baixa de Marte é a linha de menor resistência, especialmente com o Marte angular.
… Júpiter está num exato e difícil aspeto a Saturno em Sagitário, criando um ponto de tensão agudo, no que respeita a crenças e princípios, o que reforça o tema do ascendente Sagitário-Marte. Sagitário pode ser pouco discriminador, com frequência um seguidor crédulo, mas Júpiter em Virgem proporciona um amor abrangente com discernimento e discriminação.
O pior cenário para um aspeto difícil como este, é os fundamentalistas da política, religião, economia, ciências, etc. ganharem o dia a atrair seguidores que concordam com a sua visão superficial do mundo.
No horóscopo do Equinócio de Carneiro de 2016, a lua em Leão na casa nove, simboliza o morador do umbral, a sombra ou o inconsciente; pode representar orgulho da realização académica ou religiosa; o fascínio da autoridade ou líderes que se tornaram vítimas do culto da personalidade, alimentados pelos seus seguidores com um fanatismo religioso. Uma figura como Donald Trump pode ser um exemplo disto, cujo Marte em Leão se situa próximo do ingresso solar da Lua.”19
Este padrão indicado no horóscopo do equinócio de Carneiro, acabou por acontecer. No entanto, o resultado das eleições ainda não está claro, com uma recontagem atualmente em curso e com o Colégio Eleitoral ainda com a sua decisão por tomar no dia 19 de dezembro, cinco dias depois da lua cheia.
A Reunião do Colégio Eleitoral em 19 de dezembro de 2016
The Electoral College system – um “mecanismo estabelecido … no sistema indireto de eleição presidencial norte-americano, para selecionar o Presidente os Estados Unidos … Cidadãos dos Estados Unidos votam em cada estado numa eleição geral para escolher uma lista de “eleitores” que se comprometem a votar num candidato do partido.”20
Trump tem 306 votos eleitorais contra 232 de Clinton, mas Clinton também aumentou o voto popular em 2,6 milhões. Se surgisse algum tipo de circunstância em que alguns eleitores do Colégio Eleitoral sentissem que tinham de agir independentemente e exercer a sua autoridade constitucional (de acordo com o artigo nº 2 da Constituição), então aconteceria uma situação sem paralelo, conduzindo a uma crise constitucional. Seria preciso haver uma grande viragem nos votos eleitorais para alterar a situação e os observadores dizem que a probabilidade disso acontecer é muito diminuta.
Porém, o mapa para o dia 19 de dezembro de 2016 tem Plutão num ponto de quadratura em T, em oposição ao Sol dos EU em Caranguejo – em quadratura a Urano-Júpiter; isto tem potencial para criar uma grande perturbação. Também Mercúrio está retrógrado e estacionário, precisamente no dia 19 de dezembro (!) em conjunção com Plutão, o que acrescenta peso às reflexões e decisões que devem ser tomadas. Mercúrio assim posicionado tem o potencial para fazer estagnar todo o processo de transição para a nova presidência. Mercúrio retrógrado tem historicamente dado provas de “lançar uma pedra na engrenagem” – muitas vezes!
Esta perspetiva de atraso é também confirmada pela conjunção de Mercúrio-Plutão em Capricórnio, a fazer uma quadratura próxima ao Quíron e à Astreia de Trump em Balança. Quíron o “curador ferido” e Astreia a deusa da lei e da justiça- isto é um aspeto muito significativo.
Qualquer que seja a decisão tomada, o Colégio Eleitoral poderá estar num grande turbilhão durante o momento da decisão. Uma decisão para derrubar Trump poderia causar tal tumulto no eleitorado que poderia trazer os EUA a um ponto de insurreição e tumultos.
Donald Trump e a Lua Cheia de Sagitário de 2016
A lua cheia de Sagitário cai em cima da Lua sagitariana de Trump e do Sol-Marte em Gémeos dos EUA e vai ser uma potente estimulação. No entanto, o verdadeiro poder desta combinação será a presença de Saturno em Sagitário em conjunção com a Lua de Trump, o que terá um efeito de restrição considerável na sua natureza lunar inconstante. Saturno pode bem “reinar” sobre o arqueiro que dispara setas em todas as direções, até aqui sem necessariamente qualquer direção.
Isto pode ser uma vantagem no iminente ciclo em que é assumido o importante cargo de Presidente dos EUA e pode também refletir o conselho e a influência dos que o rodeiam; pode também ver a sua vida em perigo, tal como discutido na última newsletter mensal de Escorpião.
O período da lua cheia de Sagitário – com Saturno próximo da Lua de Trump –vai ser interessante de observar. A Lua representa o morador ou sombra, criando um potencial de horror se os assuntos lunares inconscientes não estão resolvidos. Uma Lua em Sagitário, para além das caraterísticas já abordadas, tem um certo cowboy insolente e rebeldia que muitos americanos acham cativante e que provavelmente ainda tem a ver com a separação da mãe Inglaterra. Isto faz parte do charme de Trump reconhecido pelos seus seguidores.
No entanto e como já foi referido, pode haver um disparo errático de setas em todas as direções, disparos verbais e conversações “pouco diplomáticas” com líderes estrangeiros. Porém, isto pode ter por detrás estratagemas planeados com astúcia.
“Irascibilidade, impetuosidade e desatenção definem-no, apesar de minimizados podem vir a revelar-se pela sua comitiva e pelas responsabilidades do poder. Por agora ele tem as coisas controladas.”21
Isto é ainda mais confirmado pela Lua de Trump em oposição a Urano, em conjunção com o seu Sol em Gémeos – trazendo um toque de não convencional e de bizarro. É por isto que os discursos de Trump estão cheios de non-sequiturs (Uma frase que não segue a lógica da que a precede.) O estilo conversador de Sol em Gémeos já foi abordado anteriormente.
“Os discursos de Trump são feitos para serem lidos. A sua aparente incoerência nasce da grande diferença entre a linguagem falada e escrita. A forma de falar de Trump tem as suas raízes na cultura oral. Ele faz comícios dirigindo-se às pessoas de forma direta e apaixonada.” (“Donald Trump’s strange speaking style, as explained by linguists.“)
A Lua em Sagitário é provavelmente a menos discreta do zodíaco – na sua busca pela “verdade” ou “honestidade”, ou simplesmente querendo chocar ou “abanar as pessoas”. Com frequência não têm em consideração as sensibilidades dos outros, particularmente a privacidade pessoal – querendo expor a verdade submetendo os outros a situações de embaraço! Isto pode ser bastante inocente ou perversamente deliberado!
Daí o trânsito de Saturno sobre a Lua em Sagitário de Trump poder ter um severo efeito frustrante e restritivo – pode mesmo “pô-lo na linha”; pode até ter consequências mais severas, como não assumir a presidência, perder as eleições por causa da decisão do Colégio Eleitoral; pode também significar um assunto de saúde importante (coração, Leão) ou até um atentado à sua vida.
As Propostas do Gabinete Sagitariano de Trump
(Consultar a Wikipedia para ver lista atualizada.)
Consideradas por alguns detratores como o seu “gabinete de horror”, algumas das escolhas de Trump, revelam uma extraordinária sinastria entre a sua Lua em Sagitário e a posição de planetas em Sagitário para o pessoal do seu gabinete. A Lua em Sagitário tem uma associação particular com o fundamentalismo em geral, particularmente a religião.
Tenham em mente também que Washington, o centro da cabeça governativo dos EUA, tem uma personalidade sagitariana e que o horóscopo de 1776 dos EUA tem ascendente Sagitário.
A sua filha Ivanka e o seu marido Jared Kushner, ambos têm o seu Neptuno em Sagitário em conjunção com a Lua de Trump. Há aqui um potencial para Trump sucumbir ao “doce canto das sereias” e ser manipulado pelo muito esperto e ambicioso Kushner, através da sua mulher Ivanka que é muito chegada ao “papá”. Ivanka pode até assumir o papel de “primeira-dama” no cumprimento de certos deveres.
Estratega-Chefe – Steve Bannon Sol em Sagitário, o filósofo – a filosofia das políticas e dos media da extrema-direita. Denunciado pelos seus pontos de vista racistas.
Chefe de Pessoal da Casa Branca – Reince Priebus Neptuno em Sagitário, a cair em cima da Lua Negra de Trump, a parte da sua natureza sagitariana que é totalmente imprudente. Se esta sinastria pressagia algo de bom ou de mau, vamos ver!
Secretaria de Estado Ainda por decidir e em fase de procura para esta função de topo no momento desta publicação.
Procurador-Geral – Geoff Sessions Mercúrio em Sagitário (em conjunção com a Lua de Trump), refletindo uma mente uni-direcionada cuja filosofia passou por descartar a Lei de Direito ao Voto, opondo-se à imigração e sentenciando reformas e “ … a quem um senador Republicano achou incompetente para ser juiz federal por ter tido ações e ter proferido discursos racistas.” (Robert Reich)
Conselheiro de Segurança Nacional – Michael Flynn conhecido pela sua inflamada retórica, parece um Sagitariano (!) mas a sua data de nascimento online diz apenas “Dezembro de 1958.” É uma boa aposta a data ser antes de 21 de dezembro, quando o Sol ainda está em Sagitário – Embora Flynn tenha definitivamente Mercúrio e Saturno em Sagitário, o seu Saturno cairá perto da Lua de Trump. Foi Flynn que usou o tweeter para lançar a seguinte notícia falsa sobre Clinton, levando um homem armado a visitar um restaurante para “auto-investigar”:
“[Flynn]: Tu decides – NYPD faz soar o apito sobre os novos emails da Hillary: Lavagem de dinheiro, crimes sexuais envolvendo menores, etc. TENS DE LER!2223
Secretário do Tesouro – Steven Mnuchin Antigo parceiro da Goldman Sachs – Sol em Sagitário. Trump: “vamos secar o pântano” – certo! Parafraseando Jon Stewart, este tipo é o pântano! Quatro dos nomeados propostos têm uma rede combinada avaliada em 8 biliões de dólares, não que isto seja necessariamente um mau presságio, tem tudo a ver com motivação e capacidade de uma distribuição mais justa de riqueza.
Secretário do Comércio – Wilbur Ross Fortuna Pessoal de 2,9 biliões de dólares. Trabalhou para o grupo Rothschild durante 24 anos – sinistro! Ele disse que os EUA têm de se libertar da “escravidão” de “maus acordos de comércio”, e defendeu ameaças para impor tarifas exorbitantes à China. Outro Sol Sagitariano!
Desenvolvimento Habitacional e Urbano – Ben Carson Brilhante cirurgião Virginiano e um indivíduo altamente bem sucedido, mas ministro da habitação? Ele fez uma afirmação famosa num dos seus fervorosos discursos de influência Adventista em 2015: “As Pirâmides de Gizé não eram túmulos, mas silos de cereais construídos por José, o filho Bíblico de Jacob.” (Suspiro!) Quíron em Sagitário em quadratura com o Sol em Virgem – algumas filosofias distorcidas.
Secretária da Educação – Betsy DeVos Bilionária, mulher de negócios, filantropa e ativista da educação originária do Michigan. Sindicatos de professores e outras escolas advogam a nomeação de DeVos como “catastrófica para o ensino público.” Sol em Capricórnio com Mercúrio, Saturno e Marte em Sagitário!
Embaixadora dos EUA nas Nações Unidas – Nikki Haley (Governadora da Carolina do Sul) Uma das melhores escolhas de Trump, uma das poucas mulheres a conseguir ser nomeada e a mais nova com 44 anos. “O massacre de Junho de 2015 numa histórica igreja negra em Charleston … Haley, a filha de imigrantes indianos, manifestou-se vigorosamente contra o tiroteio … e conduziu esforços para que a divisiva bandeira da Confederação fosse retirada da capital do estado da Carolina do Sul.”24 Sol em Capricórnio, Lua em Peixes, Júpiter em Sagitário – mais uma vez um sinastria próxima com a Lua de Trump. Ela daria uma grande Secretária de Estado.
(Outra jovem mulher, Tulsi Gabbard está também na lista de concorrentes à Secretaria de Estado e seria uma excelente escolha, com uma mistura da dureza de Carneiro e da contenção de Balança.)
Secretário da Defesa – James “Mad Dog” Mattis Um homem de acordo com o coração de Trump, dada a sua sagacidade – “é divertido alvejar algumas pessoas”, mas aparentemente nenhum desmazelo intelectual: “A sua biblioteca tem cerca de 10000 livros e ele leu cada um deles. O tipo entende o panorama geral. É um internacionalista e compreende o envolvimento. Ele também compreende o uso judicioso do poder militar. Ele não anda à procura de uma luta mas ele irá sempre acabá-la.”25 Tal como Carson, outro Virgem com Sol em quadratura a Quíron em Sagitário. Hora desconhecida mas provavelmente com Lua em Leão.
Bem, até agora – no mínimo, um grupo heterogéneo de personagens coloridos! Não parece bem quando se considera o atual domínio Republicano. Especialmente com nomeações de indivíduos como o cético, relativamente às alterações climáticas, Scott Pruitt, para a Agência de Proteção Ambiental, que lutou contra as regulamentações ambientais – particularmente as regras de alteração climática.”
Existem coisas muito contraditórias a acontecer ao mesmo tempo que Trump faz os seus jogos com toda a gente, interessantes discussões com Leonardo di Caprio e Al Gore – e depois nomeando pessoas como Pruitt! Ou irritar a China num dia e depois elogiá-los pela nomeação do novo embaixador chinês Terry Branstad no outro!
Da mesma forma, pessoas como Paul Ryan, preparado para controlar o Medicare e criar um sistema muito mais injusto daquele que estava longe de ser perfeito. Podemos chegar facilmente à conclusão de que este é de facto um gabinete/governo de horror, que pode mandar os EUA para o inferno.
Então a questão tem de ser colocada, devia a especulação sobre os resultados ser restringida neste momento porque (a) não é certo se Trump vai sequer assumir a presidência e (b) existe uma certa quantidade de latitude necessária para que Trump & Companhia façam uma tentativa de governação? Ou isto é apenas otimismo ingénuo, o qual os EUA têm para dar e vender? Muitas pessoas, por imensas boas razões, não vão ser capazes de suster a respiração por um bom resultado.
Claro, com todos estes indivíduos não podemos necessariamente prever as ações futuras ou passadas. Existe um argumento visceral (apenas visceral!), que uma atitude indulgente (benefício da dúvida) lhes seja dada de que eles tenham aprendido algumas lições (se tenham tornado mais velhos e sábios) – e que tenham uma intenção de coração benigna e genuína para a nação. E, tal como o presidente, quem sabe se essas pessoas vão estar à altura da ocasião quando assumirem os cargos? Ou deixar que o poder lhes suba à cabeça e que transformem isto num caos?
Quem sabe se Trump, na sua maneira idiossincrática de Gémeos, possa de facto ser bem-sucedido em misturar e dirigir as capacidades daqueles que escolheu para o seu gabinete? Apenas o tempo o dirá, o seu principal desafio é criar uma coerente e consistente equipa de trabalho. O principal problema com as escolhas do seu gabinete é que eles são da velha guarda (tal como o próprio Trump), parte da cultura cristalizada que tem de ser radicalmente renovada.
Para muitos desta equipa será apenas o negócio do costume a menos que sejam mantidos sob monitorização pelo resto da nação. Estes mesmos cenários muito provavelmente seriam aplicados se Clinton tivesse sido eleita. Muitos democratas têm uma perspetiva escura e pessimista sobre o potencial destes absolutos conservadores para agirem de forma diferente – e em boa razão dado os seus registos no mundo e as suas ações. Todos estes fatores são como nuvens negras aglomerando-se em torno de um horizonte sombrio para os EUA relembrando uma afirmação do Tibetano em 1947:
“O egoísmo dos EUA é também devido à juventude, mas vai finalmente conduzir à experiência e ao sofrimento; existe – felizmente para a alma deste grande povo – muito sofrimento armazenado para os Estados Unidos.” 26
Têm os EUA experienciado “muito sofrimento” desde 1947 – não parece, algum sofrimento por certo, mas não “muito sofrimento”. Reparem na frase, “felizmente para a alma deste grande povo” – é aparente que este período de “muito sofrimento” começou agora e provavelmente durará pelo menos até 2025 e para além disso. Vem à mente a velha expressão, “Roma e Pavia não se fizeram num dia” e tempo será certamente necessário para que os EUA deem a volta à situação.
Saturno, sendo o Senhor do Karma, entra no seu próprio signo de Capricórnio no fim de 2017, trazendo algumas duras lições e permanece neste signo até ao fim de 2020. Trump & Companhia vão ser esticados até ao limite com os seus negócios combinados e conhecimento financeiro ao lidar com o herdado, e que rapidamente vai piorar, sistema financeiro – que muitos deles ajudaram a criar durante as últimas décadas particularmente com um dos seus, “Reaganomics”.
Durante esse período Saturno vai fazer equipa com o Plutão em trânsito em Capricórnio, uma ação dupla de embate duro para os EUA – especialmente relacionada com a lei e a economia. (A conjunção em Capricórnio vai opor-se a Mercúrio em Caranguejo no horóscopo de 1776.) Isto pode bem assinalar o início duma real transformação económica que pode incluir um período semelhante ao da Grande Depressão dos anos 1930. (Reparem que Capricórnio segue a Sagitário onde as tendências económicas foram traçadas. Vejam Saturno em Sagitário: Ciclos de Depressão Económica.)
Capricórnio é também um signo de iniciação e a experiência de ficar focado como nação enquanto Saturno está em Sagitário, traz as suas recompensas em Capricórnio – se esse foco for motivado corretamente. Para qualquer entidade que receba a iniciação, há sempre provas e testes para criar a quantidade certa de tensão necessária. Os próximos quatro anos podem proporcionar aqueles critérios.
No que diz respeito aos tempos difíceis em que os EUA estão a entrar, a eleição de um ou de outro candidato poderá não ter feito grande diferença por causa da inevitabilidade dos ciclos de Saturno e do karma; e também devido à grande insatisfação do eleitorado. E o facto da profunda cristalização criada nesta nação nos últimos dois séculos estar pronta para quebrar – um “estalar” nacional se preferirem. Isto é necessário para transformar a personalidade não integrada dos EUA numa maior integridade, de forma a que o propósito da alma possa brilhar. Esta é a oportunidade para o verdadeiro amadurecimento dos EUA e esta ligação aqui pode valer a pena ser relida à luz deste pensamento. Mais uma vez, pode ser vista a influência de Plutão nos últimos anos em oposição ao Sol e Caranguejo dos EUA.
A Falência do Poder Global Norte-Americano
O Prémio Nobel da Paz, o sociólogo Johan Galtung, avisou que o poder global dos EU colapsaria sob a administração de Trump.
“O professor norueguês na Universidade do Havai e na Transcend Peace University é reconhecido como o “pai fundador” dos estudos da paz e dos conflitos como uma disciplina científica. Ele fez numerosas previsões precisas sobre os principais acontecimentos mundiais, em especial o colapso do Império Soviético. Galtung também previu de forma precisa a revolução iraniana de 1978; a rebelião na Praça Tiananmean na China em 1989; as crises económicas de 1987, 2008 e 2011; e até os ataques de 11 de setembro – entre outros acontecimentos.”
No seu livro de 2009, The Fall of the American Empire—and then What?, Galtung,
“… aponta 2015… “sincronizando e mutuamente reforçando contradições” afetando os EU, o que ele diz conduzirá o poder global norte-americano ao seu fim em 2020 – dentro de apenas quatro anos. Galtung avisou que durante esta fase de declínio, os EU provavelmente iriam passar por uma fase de “fascismo” reacionário.
Ele argumentou que o fascismo Americano viria de uma capacidade para uma tremenda violência global; uma visão do excecionalismo americano como a nação “mais em forma”; a crença numa derradeira guerra entre o bem e o mal; o culto de um estado forte conduzindo a luta do bem contra o mal; e o culto de um “líder forte” … Esse fascismo … é um sintoma do declínio – resultando em descrença à custa da perda de poder.”27
(Este artigo acima é muito esclarecedor e uma leitura cuidadosamente é recomendada)
O pensamento tipo-fascista de Trump é descaradamente óbvio e fácil de criticar, mas tem havido um “fascismo paralisante” permeando esta nação e o Ocidente há décadas – em ambos os lados dos políticos, diminuindo as liberdades humanas e corroendo a confiança pública. Mesmo recuando até 1954, o senador William Jenner disse num discurso:
“Hoje o caminho para uma total ditadura nos EUA pode ser lançado por meios estritamente legais, invisível e inaudível pelo Congresso, o Presidente ou outras pessoas. Externamente temos um governo Constitucional. Temos a operar dentro do nosso governo e sistema político … um grupo bem organizado de ação política neste país, determinado em destruir a nossa Constituição e em estabelecer um estado de um só partido … O ponto importante a lembrar sobre este grupo não é a sua ideologia mas a sua organização … Opera secretamente, silenciosamente, continuamente para transformar o nosso Governo … este grupo … não responde nem ao Presidente, nem ao Congresso ou aos tribunais. É praticamente inamovível.”
Uma década antes, num discurso de 1944 que soa ainda hoje, uma das figuras mais admiráveis da política dos EU,o Vice-Presidente Henry Wallace disse,
“Os fascistas Americanos … alegam ser superpatriotas, mas irão destruir cada liberdade garantida pela Constituição. Eles exigem livre empreendimento, mas são os porta-vozes do monopólio e dos interesses camuflados. O seu objetivo final e para o qual todo o seu engano é dirigido é para ganhar poder político, de forma que ao usar o poder do estado e o poder dos mercados em simultâneo, possam manter o homem comum em eterna sujeição.”28
Uma afirmação muito irónica, dado que Trump alegou que apoiaria o “homem comum” – mas que no seu novo papel incorporará “o poder do estado e o poder dos mercados em simultâneo.” Parece que este “engano para ganhar o poder político” atingiu agora a sua apoteose, dadas as atitudes de Trump e as nomeações para os cargos do gabinete.
Claro que continua a ser uma questão de esperar para ver – nenhum de nós sabe o que está para acontecer. Incerteza e imprevisibilidade são a natureza da besta neste período de transição. Os Servidores da Humanidade podem resistir à tempestade que se aproxima permanecendo firmes e inabaláveis para com os princípios superiores, manter a visão maior de um planeta transformado e cultivar um coração corajoso para compensar o medo generalizado.
Phillip Lindsay © 2016.
Esoteric Astrologer
Hidden History of Humanity
- Glamour: A World Problem, Alice A. Bailey. p.26. [↩]
- Esoteric Healing, Alice A. Bailey. p.25. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.210. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p. 191. [↩]
- From Intellect to Intuiton, Alice A. Bailey. p110. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.15. [↩]
- Solar Fire Astrology Software. [↩]
- Oxford Online Dictionaries. [↩]
- A Treatise on White Magic, Alice A. Bailey. p.376. [↩]
- The Unfinished Autobiography, Alice A. Bailey. p.80. [↩]
- Glamour: A World Problem, Alice A. Bailey. pp.32-3. [↩]
- Noam Chomsky [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.485. p.180. [↩]
- https://esotericastrologer.org/newsletters/carneiro-2016-marte-mercurio-ciencia-politica-norte-americana-donald-trump-equinocio-de-carneiro/#don [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.210. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.285. [↩]
- Australian astrologer Ed Tamplin. [↩]
- Australian astrologer Ed Tamplin. [↩]
- https://esotericastrologer.org/newsletters/carneiro-2016-marte-mercurio-ciencia-politica-norte-americana-donald-trump-equinocio-de-carneiro/#don [↩]
- https://en.wikipedia.org/wiki/Electoral_College_(United_States [↩]
- New York Times. [↩]
- http://truepundit.com/breaking-bombshell-nypd-blows-whistle-on-new-hillary-emails-money-laundering-sex-crimes-with-children-child-exploitation-pay-to-play-perjury/ … [↩]
- https://rewire.news/article/2016/12/04/gunman-acts-conspiracy-perpetuated-trump-adviser-michael-flynn/ [↩]
- https://www.yahoo.com/news/trumps-un-pick-haley-governor-vaulted-prominence-amid-164152986.html [↩]
- https://www.theguardian.com/us-news/2016/dec/01/james-mattis-secretary-of-defense-donald-trump [↩]
- The Rays and the Initiations, Alice A. Bailey. p.429. [↩]
- http://motherboard.vice.com/read/us-power-will-decline-under-trump-says-futurist-who-predicted-soviet-collapse [↩]
- http://billmoyers.com/story/trump-the-american-fascist/ [↩]