Lua Nova de Aquário, 11 de Fevereiro de 2021: Antecedentes Históricos

Nota-Chave de Aquário
“Água da Vida Eu sou, derramada para aqueles que têm sede.”
(Lua Nova, 11 de fevereiro de 2021. 19.05 UT.)


Fases de Lua Nova “O glamour/fascínio do mundo … arrasta uma unidade isolada, de outra forma livre de condições individuais capazes de produzirem depressão, para as profundezas de uma reação mundial. Este fascínio mundial com as suas consequências deprimentes e desvitalizantes tem as suas raízes em vários fatores … a. Fatores astrológicos, afetando o mapa planetário e, consequentemente, os indivíduos, ou principalmente raciais … b. O caminho traçado pelo Sol nos céus. O caminho do Sul tende a uma influência vibratória inferior e os aspirantes devem ter isso em mente no outono e nos primeiros meses de inverno … c. A face oculta da Lua, o período próximo do final do quarto decrescente e o início da Lua Nova. Isto, como sabem, afeta o trabalho de meditação … d. Fatores psicológicos e inibições de massa devidos, sem dúvida, a forças exteriores ao planeta e a planos de intenções obscuras para a humanidade comum.”1


Introdução
Marcos Aquarianos dos Últimos 500 anos
Eclipse solar da Lua Nova, 5 de fevereiro de 1962
Júpiter-Saturno em Aquário, 21 de dezembro de 2020
Lua Nova de Aquário, 11 de fevereiro de 2021
Saturno em quadratura a Urano, 2021-22
Palas-Atena em Aquário


A estrela de 5 pontas de Vénus formada a partir dos seus ciclos ao longo de um período de tempo. Vénus é o regente do 5º raio, o único raio a passar por Aquário.

Introdução
Revendo a história à luz dos ciclos planetários e zodiacais, vislumbram-se forças poderosas que moldam o futuro. Certos ciclos estabelecem pontos-semente na consciência, servindo como indicadores entre os ciclos de precessão de 2.160 anos; nesta era atual – entre Peixes e Aquário. Os períodos de cúspide entre as eras são aproximadamente de 500 anos.

A precessão astronómica do Sol em Aquário para o próximo ciclo de 2.160 anos ocorrerá astronomicamente em 2.117 – a menos de um século de distância.2 Portanto, o início do período de cúspide começou há cerca de 500 anos – por volta de 1617.

Do ponto de vista da consciência e para aqueles que apesar de serem uma minoria, estão sintonizados, pode considerar-se que já estão em Aquário, enquanto a maioria da Humanidade ainda permanece em Peixes, apegada aos valores do passado. Na verdade, existem três grupos:

“Para aqueles de nós que trabalham no lado interno, os trabalhadores no mundo dividem-se em três grupos:

  1. Aqueles, poucos e distantes entre si, que são verdadeiros aquarianos. Estes trabalham sob dificuldades reais, pois a sua visão está para além do alcance da maioria, e deparam-se frequentemente com falta de compreensão, deceção relativamente aos seus companheiros de trabalho e muita solidão.
  2. Aqueles que são marcadamente piscianos. Eles trabalham com muito mais facilidade e conseguem uma resposta mais rápida daqueles que se encontram ao seu redor. O seu trabalho é mais doutrinário, menos inclusivo e tingido pelo espírito de separação. Neles se inclui a massa de trabalhadores mundiais em todos os vários departamentos do pensamento e do bem-estar humano.
  3. Aqueles piscianos que são suficientemente desenvolvidos para responder à mensagem de Aquário, mas que – por enquanto – não confiam suficientemente em si mesmos para empregar os verdadeiros métodos aquarianos de trabalho e de transmissão da mensagem.”3

O ano de 1617 caiu a meio do “longo” período do Renascimento europeu, entre os séculos XIV e XVII e no final do período Isabelino na Grã-Bretanha. Também marcou a saída do ciclo do 6º raio do idealismo-devoção em 16254, tão característico da Era de Peixes e ainda hoje bastante acentuado.

Continuando a partir deste período, veio o Iluminismo, também conhecido como o Século das Luzes, nos séculos XVII e XVIII – uma era de materialismo científico, razão e racionalismo. Isto foi iniciado e catalisado pelo início do ciclo do 7º raio, regido por Urano, em 1675.5

Outro grande marco aquariano ocorreu com a Revolução Industrial, entre cerca de 1760 a 1840, que assistiu à descoberta de Urano, o regente de Aquário, em 1781 – um planeta que rege a ciência exotérica. O único raio que passa por Aquário é o 5º raio da ciência ou conhecimento regido por Vénus – uma força mais complementar alinhada com Urano e o raio que ele rege – o 7º raio da ordem cerimonial, magia ou organização.

Por volta deste período, em 1775, o 5º raio entrou num ciclo especial e intenso que foi “retirado” no final do século XX devido aos efeitos colaterais graves que podem ocorrer quando há muito foco na ciência e tecnologia – por exemplo, poluição ambiental ou a erosão dos valores compassivos.

Este período também testemunhou muita agitação nas Revoluções Americana e Francesa – com a criação dos Estados Unidos da América em 1776 – que é esotericamente, uma alma aquariana cujo destino é conduzir o mundo à Era de Aquário.

Depois, no século XIX, Neptuno é descoberto em 1846 – enquanto Neptuno estava em Aquário e a fazer uma conjunção exata com Saturno. Abraham Lincoln com 37 anos e prestes a ser eleito presidente, e a presidir a Guerra Civil Americana na década de 1860.

Lincoln é visto esotericamente como um “avatar racial” que desferiu um dos primeiros golpes contra a escravatura. Com um Sol aquariano e Aquário no ascendente, Lincoln brotou do coração de uma nação aquariana; ele também conseguiu preservar a União e modernizar a economia dos EUA.


Eclipse solar da Lua Nova, 5 de fevereiro de 1962
Avançamos rapidamente para o eclipse solar da Lua Nova de 5 de fevereiro de 1962, que tem uma forte repercussão na próxima Lua Nova de 11 de fevereiro de 2021. Este eclipse de 1962 assistiu a um stelium incrível de sete planetas em Aquário: Marte, Saturno, Sol, Lua, Mercúrio, Vénus, Júpiter e o nódulo sul. Esta é certamente outra “data marcante” no período de cúspide entre as eras – mas não foi tecnicamente o início da Era de Aquário, como afirmam alguns.

Eclipse Solar de Lua Nova de 1962

O mundo estava a emergir apenas há duas décadas depois dos horrores da Segunda Guerra Mundial – à qual foi posto fim por bombas nucleares lançadas sobre o Japão. O urânio é regido por Urano e o desenvolvimento mais grosseiro de uma força de fissão nuclear é um precursor da fusão nuclear que criará muitos efeitos libertadores na Era de Aquário – talvez nos próximos 50 anos. (França e o Projeto de Fusão Nuclear – a França tem uma alma de 5º raio.)

Assim, o início dos anos 60 assistiu à abertura de uma nova era no desenvolvimento da tecnologia – a energia nuclear e mais notoriamente a corrida ao armamento nuclear, com os testes de armas e a guerra fria entre os EUA e a Rússia – que culminou com a Crise dos mísseis de Cuba em outubro de 1962. Marte em Aquário relembra as inovações e invenções científicas daquele grande iniciado, Leonardo da Vinci – que tinha a mesma posição de Marte no seu horóscopo.

O apropriadamente chamado Projeto Mercúrio viu John Glenn tornar-se o primeiro americano a orbitar a Terra em 20 de fevereiro de 1962. Mas também houve supressão de informação, o que agora, em 2020, foi amplamente admitido:

“Em 7 de fevereiro de 1962 [apenas dois dias após o eclipse], a Força Aérea dos Estados Unidos anunciou que, em 15 anos de estudos de avistamento de OVNIS através do Projeto Blue Book, não houve evidência de que qualquer um dos 7.369 avistamentos envolvesse tecnologia além das capacidades científicas atuais na Terra e que nenhum dos avistamentos envolveu inteligência extraterrestre.”6

O presidente Kennedy, que presidiu durante a crise cubana, tinha Urano colocado no seu próprio signo regente, Aquário – em quadratura a Júpiter, o regente esotérico de Aquário – Júpiter em Touro. Poucos dias antes do eclipse, JFK proferiu uma das suas primeiras mensagens presidenciais, no dia 1º de fevereiro, um tema fortemente aquariano focado no bem-estar público, ajuda federal para combater a pobreza e programas de formação profissional.

JFK foi posteriormente assassinado no ano seguinte em 22 de novembro de 1963, quando a Lua e Saturno transitavam por Aquário, em conjunção com os planetas do eclipse de fevereiro de 1962. A maioria de nós tem memórias vívidas do impacto profundo que a morte de JFK teve em todo o planeta. (O autor tinha dez anos quando ouviu a notícia na rádio australiana numa manhã de sábado, e foi a correr para contar aos pais horrorizados que tentavam dormir até mais tarde!)

O eclipse de fevereiro de 1962 abriu as portas para grandes mudanças sociais e culturais da década turbulenta de 1960 – com sua “contra-cultura”, música nova, exploração de filosofias orientais e meditação, a guerra do Vietname – e tecnologia que levou um homem à Lua em 1969. Por isso, aquele eclipse de 1962 teve um impacto marcante em várias gerações.


Júpiter-Saturno em Aquário, 21 de Dezembro de 2020
O ponto marcante aquariano da cúspide das eras que se seguiu, foi no dia 21 de dezembro de 2020 – com a conjunção rara de Júpiter e Saturno em Aquário. Essas conjunções ocorrem em signos do mesmo elemento durante períodos ligeiramente inferiores a 200 anos e 2020 marcará o início de uma nova série de ciclos de 20/60 anos entre Saturno e Júpiter no signo de Aquário durante os próximos 100 anos.

Esta conjunção em Aquário entre Júpiter e Saturno não ocorria há 800 anos (1226 DC) – e é conhecida como o ciclo da Grande Mutação. Aquele “trígono” aquariano de 1226 durou até 1405, abrangendo o período inicial do Renascimento (Trecento) antes do grande Renascimento europeu em 1500.

O Renascimento é um tema aquariano: Renascer, reencarnar, reconstruir, REFORMAR – todas essas palavras R que têm o valor de 9, o número da iniciação. R também sugere o Mestre R, Senhor da Civilização – que atualmente preside os grandes planos para a Exteriorização da Hierarquia, após 2025. (Veja a apresentação do autor no YouTube – O Renascimento Aquariano)


Lua Nova de Aquário, 11 de fevereiro de 2021
O que nos traz finalmente à histórica Lua Nova de Aquário de 11 de fevereiro de 2021 – com sete colocações em Aquário: Saturno, Júpiter, Vénus, Mercúrio, Lua, Sol e o poderoso asteroide Palas Atena.

Esta Lua Nova de 11 de fevereiro é, na verdade, o segundo “retorno de Saturno” do eclipse da Lua Nova de 5 de fevereiro de 1962 – 59 anos e 6 dias depois. Saturno em 2021 acabou de ultrapassar a sua posição em 1962 e ainda está muito perto dela. À exceção de Marte, as mesmas seis colocações estão envolvidas – Saturno, Júpiter, Vénus, Mercúrio, Lua e Sol.

Lua Nova, 11 de Fevereiro de 2021.

Portanto, para usar uma metáfora da foice de Saturno, este é um ciclo de colheita de maturidade para o que se desenvolveu e evoluiu desde 1962. Tal como implicam as palavras colheita e Saturno, é também um ciclo de colheita de karma em relação aos avanços científico-tecnológicos que ocorreram desde 1962.

O uso indevido e o abuso da ciência, possivelmente testemunhado durante 2020 – com a proposta global de “The Great Reset” [o Grande Reinício] em tecnologia de IA, transumanismo, robôs, separação humana, uso de máscara, confinamentos perpétuos devido a supostas variantes da Covid – todos os atributos frios e clínicos de ciência descontrolada nas mãos de alguns tecnocratas poderosos. Esta é a sombra da Era de Aquário.


Saturno em quadratura a Urano, 2021-22
A maior graça salvadora do horóscopo da Lua Nova de 11 de fevereiro é a quadratura de Urano (regente de Aquário) em Touro a Saturno em Aquário. Aqui está o potencial para que as pessoas se levantem e resistam, para exercer o seu direito democrático à liberdade de expressão – para marchar, demonstrar e exercer a desobediência pública – contra as restrições impostas ilegalmente às populações em todo o mundo.

Saturno representa o status quo, os poderes prevalecentes que existem, Urano supera esse paradigma por meio de mudanças radicais e até mesmo uma revolução total – remetendo aos dias da descoberta de Urano em 1781 entre as revoluções americana e francesa.

Se a humanidade continuar a aceitar humildemente a quase diária e multiplicadora supressão de liberdade e da liberdade de expressão, da ditadura da saúde – encolhendo-se e acobardando-se da autoridade mentirosa e falsamente imposta do estado e dos seus lacaios – então está condenada a um longo período de escravidão imposta pelos seus tecnocratas e mestres dos média – que são naturalmente, mestres das artes obscuras da propaganda, manipulação, exploração e lucro.

Urano em quadratura a Saturno em Aquário é o momento decisivo, estes planetas estando em orbe de aspeto um com o outro durante a maior parte de 2021-22. As quadraturas exatas que marcarão os pontos marcantes de crise são:

17 de fevereiro – acompanhado pelo “gatilho” da lua em Touro. 16 de junho, 23 de dezembro até meados de outubro de 2022 para a última ativação exata!

O jogo da corda entre o antigo e o novo será acentuado durante este período. Haverá (ou deveria!) resistência e rebelião das massas à autoridade imposta. Isto já está a ocorrer em manifestações esporádicas em todo o mundo, mas pode atingir novos patamares de resistência nos próximos dois anos.

Urano é o grande Despertador-Agitador, tirando-nos de nosso sono profundo, o sonambulismo culturalmente condicionado que impede a expansão para um espectro mais amplo de consciência.


Palas-Atena em Aquário
O poder dos asteroides, especialmente das “quatro deusas asteroides”, nunca deve ser subestimado – eles são arquétipos psico-mitológicos poderosos cujo “significado deve ser interpretado em última análise em termos de energia e em níveis etéricos”.7

Como patrona e protetora da Atenas antiga, ela está associada à guerra – mas também ao intelecto, inteligência e sabedoria, daí seu o totem ser a coruja. Alguns astrólogos notaram que Palas-Atena tem algumas semelhanças com Urano em termos de,

“… Chamadas de despertar, mudanças repentinas e choques… violentos e perturbadores, até destrutivos, tornando as coisas tão difíceis de suportar ao ponto de terem de ser conseguidas, a fim de catalisar as ações e alterações necessárias”8.

Este tema é ainda mais acentuado no horóscopo da Lua Nova pela posição de Palas Atena em Aquário – aquele que luta por causas humanitárias ou políticas. A mitologia grega foi um meio usado para expressar alguns dos mistérios mais antigos – da iniciação e as grandes causas inefáveis por detrás da criação.

Acreditava-se que Atenas teria nascido da testa do seu pai Zeus, que é Jove ou Júpiter. Júpiter é o regente esotérico de Aquário, o portador benevolente de água que se derrama servindo a humanidade sedenta. Portanto, a conjunção de Palas Atena com Sol-Lua é altamente influente, premida sob a influência de Mercúrio, o mensageiro, para distribuir as águas de Aquário.

Phillip Lindsay © 2021.
Subscreva o Boletim Informativo
Find Esoteric Astrologer on Telegram
Nota: O autor não tem tempo para responder aos muitos emails por parte dos leitores, por isso, por favor façam os vossos comentários abaixo.

Donativos
Por favor, apoiem este trabalho.

Stripe is supported in many countries.


  1. A Treatise on White Magic, Alice A. Bailey. p.307. []
  2. Beginning of the Age of Aquarius: 2,117 A.D. []
  3. A Treatise on White Magic, Alice A. Bailey. p.632. []
  4. Esoteric Psychology I, Alice A. Bailey. p.26. []
  5. Esoteric Psychology I, Alice A. Bailey. p.26. []
  6. Thanks to willowsweb.blogspot.com“Parallels Between the Aquarius Stellium of February 1962 and the Aquarius Stellium of February 2021”. []
  7. A Treatise on Cosmic Fire, Alice A. Bailey. p.794. []
  8. Solar Fire astrology program. []

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *