Caranguejo 2018: Depressão. Suicídio. Spade e Bourdain. Robin Williams. Solstício de Verão. Suécia Canceriana.
Nota-Chave de Caranguejo
“Eu construo uma casa iluminada e nela habito.”
(Lua Cheia: 28 de junho de 2018; 5:52 GMT.)
Depressão: Um Problema Global
Causas Esotéricas da Depressão
Remédios para a Depressão
Aspirantes e Discípulos não estão Imunes à Depressão
Os Discípulos do DNA [Discipulado na Nova Era] e Depressão
Estatísticas Mundiais sobre Suicídio
Kate Spade e Anthony Bourdain
Robin Williams
O Cão Preto de Churchill
O Solstício de Caranguejo: Tempo e Sem Tempo
Suécia: Uma Acolhedora Personalidade Canceriana
EUA: Separação de Famílias de Imigrantes
Depressão: Um Problema Global
Se tem estado a passar recentemente por uma noite escura da alma, isso pode estar relacionado com o trânsito em curso de Júpiter através de Escorpião, trazendo à luz o que está escondido nas profundezas. Isto foi acentuado pelo trígono de Júpiter a Neptuno em Peixes.
A depressão afeta milhões de pessoas, com muitos suicídios a acontecerem diariamente (EUA: 120 por dia!), mas ocasionalmente assume algum protagonismo quando personalidades mediáticas como Kate Spade ou Anthony Bourdain põem fim à sua própria vida – mais à frente análise astrológica sobre ambos. Como afirmado no recente comentário de Peixes 2018, as causas da depressão cobrem a maioria dos aspetos da vida!
- A morte de um ente querido. Um divórcio, separação ou o rompimento de uma relação.
- Perder a custódia dos filhos ou achar que a decisão sobre a custódia dos filhos é injusta.
- Uma perda séria, como perda de emprego, casa ou dinheiro.
- Uma doença grave. Uma doença terminal. Um acidente grave.
- Dor física crónica. Dor emocional intensa.
- Perda de esperança. Ser vítima (violência doméstica, violação, agressão, etc.).
- Um ente querido que é vítima (assassinato de crianças, abuso sexual de menores, sequestro, assassinato, violação, agressão, etc.).
- Abuso físico. Abuso verbal. Abuso sexual. Abuso não resolvido (de qualquer tipo) do passado.
- Sentir-se “encurralado” numa situação percebida como negativa. Sentir que as coisas nunca “vão melhorar”.
- Sentir-se desamparado. Problemas legais graves, como procedimento criminal ou detenção. Sentir que houve um “aproveitamento” da sua situação.
- Incapacidade para lidar com uma situação percebida como “humilhante”. Incapacidade de lidar com algo entendido como um “fracasso”.
- Abuso de álcool. Abuso de drogas. Um sentimento de não ser aceite pela família, amigos ou sociedade.
- Uma deceção horrível. Sentir-se como alguém que não correspondeu às suas expetativas elevadas, às expetativas do outro, ou de ambos.
- (Os adultos, da mesma forma que as crianças, podem ser vítimas de bullying). Baixo grau de autoestima.
A depressão é o resultado da interiorização das experiências acima, enquanto a ira é o outro lado da moeda, exteriorizando a frustração. Pode-se afirmar que o homicídio é motivado pela ira, enquanto o suicídio é impulsionado pela depressão? A chave para a sobrevivência passa por encontrar o caminho do meio entre esses dois extremos. Existem também vários tipos de depressão.
Depressão: Do ponto de vista Astrológico e dos Raios
A depressão é experienciada por todos os signos do zodíaco, embora alguns sejam particularmente propensos – como é o caso dos signos de água, Caranguejo, Escorpião e Peixes – e também Capricórnio. A água é o símbolo da natureza do sentimento astral, enquanto o terreno capricorniano pode sentir alguma aridez nesta esfera!
Um bom exemplo deste último é o piloto Andreas Lubitz, com uma conjunção Sol-Neptuno em Capricórnio, cuja depressão o levou ao acidente-suicida com uma aeronave da Germanwings em 2015. Naquele dia fatídico, o Sol em Carneiro estava a fazer uma quadratura ao Sol capricorniano de Lubitz.1
Mesmo em Aquário, supostamente um signo emocionalmente desapegado:
“Os resultados do vale da experiência (para usar a conhecida linguagem dos místicos de todos os tempos) e do topo da montanha com a sua visão e luz são vividamente retratados pelo signo. O aquariano pode experienciar as profundezas da depressão e da autodepreciação, ou pode conhecer e passar pela exaltação da alma e pelo sentimento de poder espiritual que o controlo da alma proporciona.”2
Uma Tempestade nas Montanhas Rochosas, Albert Bierstadt.
A interpretação acima é baseada em vários fatores. Primeiro, as linhas onduladas de Aquário simbolizam a experiência do vale da montanha. Em segundo lugar, o “arejado” Aquário tem uma conexão única com a água (o portador do cântaro), expressando uma forte empatia emocional. Terceiro, a Lua é o regente hierárquico de Aquário e também o corregente do Quarto Raio da Harmonia através do Conflito. Em Touro está outro exemplo de como todos os signos podem ser afetados pela depressão:
“Ele [o taurino] estará quase sempre dolorosamente consciente da dualidade, mas, ao invés de produzir uma luta pela unidade, produz frequentemente uma depressão fixa e estática. Ele será destrutivo porque é “obstinado” e porque o aspeto martelo de Vulcano será dominante. Porque ele tem um certo grau de luz – o seu poder para ser desta forma destrutivo vai perturbá-lo.”3
É preciso ter sempre em consideração todo o horóscopo, com todos os fatores predisponentes que podem apontar para que se possa ter uma perspetiva geral mais ensolarada (ou seja, Leão e Sagitário) ou uma que possa ter tendência a ser um pouco mais sombria. Também os raios – os tipos de personalidade de quarto raio – são particularmente propensos à depressão, devido à sua corregência por parte da Lua, como será explicado mais adiante. Para além disso, o sexto raio, a qualidade condicionadora mais comum do corpo astral da humanidade, é regido por Marte e Neptuno os planetas que também regem o plexo solar.
Às vezes é um aspeto particular num horóscopo que é o significador da propensão para a depressão – como a Lua em quadratura a Saturno, mesmo que o indivíduo tenha uma “perspetiva mais ensolarada”. Para além disso, por via das progressões e trânsitos, uma pessoa normalmente não propensa a depressão pode experimentar um ou dois ciclos dessa condição debilitante. A maioria das pessoas já passou por diversos graus de depressão ou tristeza em algum momento das suas vidas.
Os três signos de água são exclusivamente “emocionais” – ainda mais esotericamente, através de seus regentes planetários:
Caranguejo | Escorpião | Peixes | |
Regentes/Chakras | |||
Regente exotérico | Lua | Marte-Plutão | Neptuno-Júpiter |
Chakra | Sacro | Plexo solar-Base | Plexo solar-Coração |
Regente esotérico | Neptuno | Marte | Plutão |
Chakra | Plexo solar | Plexo solar | Plexo solar-Base |
Algumas notas sobre a tabela acima,
- A predominância do plexo solar regido por Marte, Neptuno – e, em menor escala, por Plutão.
- A presença da Lua é geralmente considerada na astrologia convencional como representando a natureza do sentimento e os impulsos instintivos.
- Embora Plutão governe o chakra da base, ele tem uma associação próxima com o plexo solar e Marte.
Se consideramos os sete raios, então o quarto raio da Harmonia através do Conflito e o Sexto Raio do Idealismo e Devoção são proeminentes através de seus regentes planetários:
Raio |
Planetas Regentes | Chakras |
4º raio de Harmonia através do Conflito | Lua. Mercúrio. | Sacro. Ajna. |
6º raio de Idealismo e Devoção | Marte. Neptuno. | Plexo solar |
Portanto, em todas as avaliações astrológicas e de raios, o chakra do plexo solar é o mais acentuado. Marte e Neptuno são, portanto, os planetas mais proeminentes. O plexo solar é o campo de batalha do aspirante e do discípulo e, por meio da associação a Plutão, é conhecido como o “solo ardente menor”. Na perspetiva seguinte, Marte é atribuído ao chakra do sacro-sexo e Plutão ao plexo solar:
“Dois dos outros planetas não sagrados – Marte e Plutão – funcionam em conexão com o centro sacro (Marte) e o plexo solar (Plutão). Este último planeta torna-se ativo na vida do homem que está a “tornar-se vivo no sentido mais elevado, a sua natureza inferior passa para o fumo e a escuridão de Plutão, que governa o solo ardente menor, de forma a que o homem possa viver em verdade na terra mais elevada de luz.””4
Neptuno é a sede do desejo e do vício, revelando a razão pela qual “Neptuno governa as drogas” – Neptuno, na sua expressão inferior, é o ponto de menor resistência para a maioria da humanidade. Neptuno no seu registo mais elevado é o anseio pela união com Deus, o místico e o visionário, aspiração espiritual e devoção, a imaginação criativa e intuição verdadeira – buddhi ou “razão pura” – “Neptuno é o Deus do raciocínio”5 Será que não poderemos considerar a ideia de que o vício em todas as suas formas – drogas, sexo, comida, etc. – é um “desejo de união com o divino”?
A depressão entra quando um indivíduo não consegue conciliar a realidade com o ideal ou visão imaginada, ou sente que tal é inatingível, ou somente acessível através do ciclo interminável de dependência de algo. Isto acontece porque o indivíduo está polarizado emocionalmente e não está em posição de controlo, através da mente:
“Esta condição persiste apenas enquanto a ênfase é colocada no sentimento – sentimento que percorrerá a gama entre uma alegria poderosa à medida que o homem procura identificar-se com o objeto da sua devoção ou aspiração, ou falha em atingir o seu objetivo, sucumbindo assim ao desespero mais sombrio e à sensação de fracasso.”6
Causas Esotéricas de Depressão
A maioria da Humanidade está polarizada astral ou emocionalmente, enquanto o verdadeiro pensar é utilizado apenas por uma pequena percentagem.
“…Toda a família humana… [está] ocupada com os sentimentos, com a perceção sensorial e com os muitos e diferentes aspetos da emotividade, como irritabilidade, preocupação, ansiedade aguda, aspiração a algum objetivo ou objetivo desejado, depressão, acrescido da vida dramática dos sentidos e da consciência do “eu no centro”.
Poucos vivem no mundo do pensamento e menos ainda no mundo da realidade. Quando o fazem, o resultado é inevitavelmente uma melhor média dos níveis de saúde, porque há melhor integração e, como resultado, uma ação mais desimpedida das forças vitais através dos veículos de expressão.”7
Dois dos principais “fascínios” sob os quais a humanidade trabalha são o medo e a depressão – medo do futuro ou do fracasso; eles constituem parte da sombra ou Habitante da Humanidade que deve ser enfrentada e erradicada, usando a alma e a mente em conjunto:
“…Quando o medo e a depressão forem ultrapassados, a raça acederá à sua herança de felicidade, de satisfação verdadeira e de libertação.”8
These astral glamours of fear and depression keep Humanity wandering through a thick fog, making it impossible to perceive reality. The cause is astral or sometimes physical but mainly astral, that is why it is technically incorrect to call depression a “mental disease”, although the mind has difficulty of course in coping. This is simply due to lack of the development of mind in the majority of Humanity.
Esotericamente, as causas da depressão são enumeradas nesta longa passagem de Um Tratado sobre Magia Branca:
“1. O fascínio mundial. Isto varre uma unidade isolada, que de outro modo estaria livre das condições individuais que produzem depressão, para as profundezas de uma reação mundial. Este fascínio mundial, com os seus efeitos depressivos e desvitalizadores, tem as suas raízes em vários fatores…
a. Fatores astrológicos, que afetam o mapa planetário [horóscopo] e, portanto, os indivíduos, ou principalmente as raças. [As raças e nações são regidas por forças astrológicas, alguns tipos étnicos são mais propensos à depressão.]
b. O caminho descrito pelo Sol nos céus. O caminho na direção do sul tende a uma influência vibratória reduzida e os aspirantes devem ter isso em mente no outono e nos primeiros meses de inverno. [Hemisfério Norte: Escorpião, Sagitário, Capricórnio. Hemisfério Sul: Touro, Gémeos, Caranguejo.
c. A metade escura da Lua, o período no final da Lua Cheia e o início da Lua Nova. [Um período de 2 semanas, a fase “balsâmica”.] Isto, como bem sabem, afeta o trabalho de meditação.
d. Fatores psicológicos e inibições de massa devidos indubitavelmente a forças externas ao planeta e a planos, obscuros no seu objetivo para a humanidade comum. Essas forças, atuando sobre a raça humana, afetam os mais sensíveis; estes, por sua vez, afetam o seu ambiente e gradualmente é estabelecido um ímpeto, o qual percorre uma raça ou uma nação, através de um período ou ciclo de anos, e produz condições de depressão profunda e de desconfiança mútua … (citação completa [em inglês] disponível nas notas de rodapé.)
2. Polarização astral. Enquanto um homem se identificar com o seu corpo emocional, enquanto ele interpretar a vida em termos dos seus humores e sentimentos, enquanto ele reagir ao desejo, continuará a ter os seus momentos de desespero, de escuridão, de dúvida, de angústia terrível e de depressão.
Isto deve-se à ilusão, ao fascínio do plano astral, que distorce, inverte e engana. Não há necessidade de me debruçar sobre isto. Se há um fator que os aspirantes reconhecem, é a necessidade de se libertar da Grande Ilusão.”
[Sugestões para Superar a Depressão]
“Arjuna sabia isso, mas sucumbiu ao desespero. No entanto, na sua hora de maior necessidade, Krishna não o desapontou, mas estabeleceu no Gita as regras simples pelas quais a depressão e a dúvida podem ser superadas. Elas podem ser resumidas brevemente da seguinte forma:
- Reconhece-te como sendo O imortal. [A alma.]
- Controla a tua mente, pois através dessa mente O imortal pode ser conhecido.
- Aprende que a forma é apenas o véu que esconde o esplendor da Divindade.
- Percebe que a Vida Única permeia todas as formas por isso não há morte, aflição ou separação.
- Desapega-te, portanto, do lado forma e vem a Mim, habitando assim o lugar onde se encontram a Luz e a Vida. Assim cessa a ilusão.
É a sua polarização astral que coloca um homem aberto às suas muitas reações emocionais e a ondas de massa de todo o tipo. Essa é a causa pela qual ele é arrastado para aquele vórtice de energia descontrolada e força emocional mal dirigida que culmina numa guerra mundial, num pânico financeiro, num revivalismo religioso ou num linchamento.
É também isso que o eleva a picos hilariantes e de felicidade artificial em que a “luz enganadora” do plano astral lhe revela falsas fontes de divertimento, ou a hilaridade de massa – devido à sua sensibilidade – o arrasta para essa condição histérica que encontra a sua expressão no divertimento descontrolado e que é o pólo oposto do choro descontrolado. Não me refiro aqui à verdadeira alegria nem ao sentido de humor adequado, mas aos surtos histéricos de hilaridade que são tão comuns entre os membros da humanidade e levam a reações de fadiga.”
3. Uma condição desvitalizada do corpo físico. Isto é devido a várias causas, como:
1. Um corpo vital ou etérico esgotado.
2. Doença física, seja inerente ou trazida de outra vida, acidental ou devida a reações emocionais erradas, ou produzida como resultado de um karma grupal, como por exemplo uma epidemia.
3. Atmosférica. Isto às vezes é negligenciado, mas a condição da atmosfera, a natureza do clima, a densidade, a humidade ou a secura do ar, o calor ou frio têm um efeito definido no panorama psicológico. [TAS – transtorno afetivo sazonal – falta de luz solar, particularmente durante o período de Capricórnio no hemisfério norte.]
Se estudarem, descobrirão que todas as causas secundárias e temporárias da depressão e do seu oposto podem ser agrupadas sob uma dessas três cabeças e quando se conseguir determinar a causa, as curas serão evidentes.”9
Praticamente nenhum ser humano está imune à depressão. Cerca de 3-8% das nações sofrem de depressão diagnosticada clinicamente. Deve haver muitos outros casos não reportados, no entanto, o mapa a seguir dá uma ideia.
“O Médio Oriente e o Norte de África sofrem as maiores taxas de depressão do mundo, segundo um novo estudo de pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e está a custar anos de vida às pessoas dessas regiões … Globalmente, eles descobriram que a depressão é a segunda principal causa de incapacidade, com ligeiramente acima de 4% da população mundial diagnosticada. O mapa no topo desta página mostra a quantidade de população, em cada país, à qual foi diagnosticada depressão clínica.
… Mais de 5% da população sofre de depressão no Médio Oriente, Norte da África, África Subsaariana, Europa de Leste e Caraíbas. Por sua vez, a depressão é declaradamente mais baixa no leste da Ásia, seguida pela Austrália/Nova Zelândia e sudeste da Ásia. Este gráfico mostra como cada região do mundo é afetada pela depressão; a linha laranja indica o número de anos vividos com depressão clínica por cada 100.000 pessoas.”10
Remédios para a Depressão
“Cultivem a felicidade, sabendo que a depressão, uma investigação excessiva do motivo e uma sensibilidade indevida à crítica dos outros leva a uma condição em que um discípulo se torna praticamente inútil. A felicidade é baseada na confiança no Deus [alma] interior, uma justa valorização do tempo e um esquecimento do eu… 11
“Também será bom cultivar a alegria que traz força. Este não é o momento para tristeza, desespero ou depressão. Se cederem a estes, tornar-se-ão pontos focais negativos e destrutivos no vosso ambiente.”12
Para alguns, estes podem ser considerados lugares-comuns, o ABC do pensamento positivo e do desenvolvimento mental. Algumas pessoas dizem que não têm tempo para ficar deprimidas! “Cultivar a alegria” é de certa forma uma disciplina, requer algum trabalho para ser alcançado, para estarmos atentos à alegria e beleza que existem ao nosso redor. Existem outros métodos para ajudar a compensar a depressão, como medicamentos, discutidos no comentário de Peixes 2018.
Muitas dessas drogas, porém, simplesmente mascaram as causas profundas, proporcionando alívio temporário, permitindo que uma pessoa viva uma “vida normal”, mas também que tenha de lidar com os efeitos colaterais a longo prazo. Existem, claro, alternativas no reino vegetal com suplementos alimentares que podem melhorar a sensação de bem-estar de um indivíduo:
“O óleo de rosas age sobre o sistema nervoso e promove a vitalização, a remoção da depressão e dos sintomas de debilitação; aumenta a vontade de viver.” 13
A rosa é um símbolo do coração, a sua fragrância sublime atrai-nos profundamente para a recordação e realidade do coração, e a razão pela qual as rosas são dadas como uma expressão de amor. O coração não conhece depressão, é apenas alegria e amor.
Outras flores na natureza têm efeitos similares, como o Jasmim e o Gerânio, enquanto vários óleos essenciais são recomendados especificamente para a depressão: Bergamota, Lavanda, Ylang Ylang, Patchouli, Hortelã-pimenta, Vetiver e Camomila Romana. A erva de São João (hypericum) é conhecida como “Prozac da natureza”. Tomar probióticos também pode ajudar:
“Os probióticos são bons para os seus intestinos e também podem ajudar a sua mente. Isto é provavelmente devido à ligação entre o sistema nervoso central e o intestino. Uma análise de dados australiana descobriu que os suplementos probióticos podem ajudar a reduzir os sintomas de depressão. De acordo com Natalie Colson, geneticista nutricional da Universidade Griffith, na Austrália, “um probiótico tomado diariamente pode ajudar pessoas saudáveis a gerir as situações stressantes da vida quotidiana.”14
É claro que todas essas substâncias ajudam a aliviar a depressão, mas não são a bala de prata que fará a depressão evaporar-se de forma mágica! É preciso fazer o trabalho emocional e mental para efetuar a autocura. A meditação é, naturalmente, a disciplina principal que trará benefícios a longo prazo na saúde emocional; a prática de expressar gratidão como um aspecto da atenção plena. Sono de qualidade e exercício também contribuem grandemente para a sensação de bem-estar e vitalidade espiritual.
Aspirantes e Discípulos não estão Imunes à Depressão
Embora a humanidade “não desenvolvida” ou “não desperta” seja propensa a todas as causas enumeradas para a depressão, aqueles que estão conscientemente no Caminho não estão imunes. De fato, a depressão pode ser ampliada muitas vezes devido à expansão acelerada da consciência, estímulo da alma, processamento rápido de karma do passado, tendo determinada sensibilidade à influência astrológica e dos raios – e ao confrontar o Morador do Umbral.
“Antes de mais, lembremo-nos que nenhum aspirante, por mais sincero e dedicado que seja, está livre de falhas. Se ele estivesse livre, seria um adepto. Todos os aspirantes ainda são egoístas, ainda são propensos a variações de humor e à irritabilidade, ainda estão sujeitos a depressão e até por vezes ao ódio.
Muitas vezes, variações de humor e ódio podem ser despertados pelo que chamamos causas justas. A injustiça por parte dos outros, a crueldade para com os seres humanos e os animais, e os ódios e maldade dos seus semelhantes, despertam neles as reações correspondentes, causando-lhes muito sofrimento e atraso.”15
De facto, já observámos em nós mesmos uma resposta odiosa perante um político repugnante – o ódio gera ódio, assim como o amor promove o amor. Os discípulos muitas vezes ficam chocados com o grau de ódio que pode ser despertado das suas profundezas, tornando-os não melhores do que os perpetradores de atos ou discursos de ódio. Reparem que o ódio é uma das “cabeças astrais” da Hidra de Escorpião.
Da mesma forma, para aquele que está no Caminho, podem acontecer episódios frequentes de depressão e dúvida, autocrítica e crítica por parte de outros – todos suprimindo o potencial de estar ao serviço do ashram, do grupo externo ou da humanidade:
“No Caminho Probatório vem a oscilação, registada conscientemente, entre os pares de opostos até que o caminho do meio seja avistado e emerja. Esta atividade produz o fascínio dos pares de opostos, que é de uma natureza densa e nebulosa, por vezes colorida de alegria e bem-aventurança e outras de tristeza e depressão à medida que o discípulo oscila entre as dualidades.16
“Assim, a primeira coisa de que o aspirante se torna consciente é aquilo que ele sabe ser indesejável e a revelação de sua própria indignidade e limitações, e os constituintes indesejáveis da sua própria aura explodem na sua visão. A escuridão que está nele é intensificada pela luz que brilha vagamente do centro do seu ser e frequentemente ele entra em desespero e desce às profundezas da depressão. Todos os místicos dão testemunha disso e é um período que deve ser vivido até que a pura luz do dia leve todas as sombras e a escuridão para longe – e pouco a pouco a vida é clareada e iluminada até que o Sol na cabeça esteja a brilhar em toda a sua glória.”17
Muitos que leem estas palavras são estes “místicos” que atingiram um certo grau de desenvolvimento do coração e onde a intuição passou a ter uma expressão mais forte. No entanto, tal como o resto da Humanidade, não estamos totalmente desenvolvidos mentalmente, temos falhas e fraquezas mentais que nos impedem de controlar completamente o corpo emocional, simbolizado pela iniciação de Escorpião.
Todos nós nos esforçamos para uma compreensão mental/intuitiva das leis cósmicas e terrenas, movendo-nos do caminho do místico para o caminho do ocultismo, onde a Ciência da Alma é apreendida – o objetivo da síntese entre coração e cabeça, a fusão do místico e do ocultista.
“A vida do aspirante começa a repetir ciclos anteriores. Ele é assaltado por um súbito estímulo da natureza física e violentamente varrido por antigos desejos e luxúrias. A isto pode suceder um ciclo em que o corpo físico é consciente do esvair da energia vital e fica desvitalizado porque não lhe é dada a devida atenção. Isto é responsável por grande parte da doença e falta de vitalidade de muitos dos nossos servidores mais queridos.
O mesmo processo pode afetar o corpo emocional, e os períodos de exaltação e de maior aspiração são alternados com períodos da mais profunda depressão e falta de interesse. O fluxo pode passar para o corpo mental e produzir um ciclo de intensa atividade mental. Um estudo constante, muito pensado, investigação apurada e um firme impulso intelectual caracterizarão a mente do aspirante.
A isto pode suceder um ciclo em que todo estudo é desagradável, e a mente parece estar inteiramente em pousio e inerte. É um esforço pensar e a futilidade das fases do pensamento assalta a mente. O aspirante decide que estar é melhor do que fazer. Ele pergunta, “porventura viverão estes ossos?” [Ezequiel 37:3], e não tem vontade de os ver revitalizados.”18
Livrando-se conscientemente do fascínio, cria um campo mais amplo de serviço. No entanto, ao confrontar essa sombra, toda a força do fascínio do mundo se torna evidente, criando uma situação assustadora que pode facilmente mergulhar o aspirante em depressão profunda, complexo de inferioridade e futilidade. Daí a sensação de estar preso, com os pensamentos correspondentes do suicídio como um remédio de escape.
Muitas vezes, fascínios pessoais são o resultado do condicionamento cultural dos fascínios e ilusões da entidade maior da qual emergimos – a nossa própria nação. À medida que um discípulo avança no Caminho, o refinamento de todos os veículos torna-o extremamente sensível ao nível do sistema nervoso, do corpo astral e da forma física. As dualidades prazer/dor, ou tristeza/alegria tornam-se muito mais pronunciadas, especialmente na nossa raça atual Ocidental:
“Isto torna-se terrivelmente real no caso de um aspirante e de um discípulo. O seu sentido de valores torna-se tão agudo e seu veículo físico tão sensível que ele sofre mais que o homem comum. Isto serve para o impulsionar para a frente com o aumento de atividade na sua busca. A sua resposta aos contatos externos é cada vez mais rápida e a sua capacidade para suportar a dor, física e emocional, aumenta consideravelmente.
Isto é evidente na quinta raça e particularmente na quinta sub-raça [5.5] com o aumento da frequência do número de suicídios. A capacidade da raça para sofrer é devida ao desenvolvimento e refinamento do veículo físico e à evolução do corpo do sentimento, o astral/emocional.”19
A “capacidade da raça para sofrer” é imitar o Caminho do Cristo, desenvolver empatia, compaixão e compreensão.
Os Discípulos do DNA [Discipulado na Nova Era] e Depressão
“À medida que tenho [O Tibetano] estudado os discípulos do mundo durante a atual crise mundial [Segunda Guerra Mundial], vejo-os tomados pela inércia – não a inércia que vem do egoísmo e egocentrismo, ou a inércia devido à falta de compreensão da natureza da crise, ou a inércia devido à pura preguiça, mas a uma inércia baseada numa profunda depressão interior, a um sentimento de fracasso humano e uma introspecção que é natural, mas inútil neste momento.”20
DNA é um acrónimo para os livros “Discipulado na Nova Era”, volumes 1 e 2 – parte da série de 24 livros escritos por Alice A. Bailey no seu papel de amanuense do Tibetano, o Mestre Djwhal Khul.
Nestes livros O Tibetano dá instruções pessoais a vários homens e mulheres que faziam parte de vários grupos que ele presidiu durante cerca de trinta anos. As instruções são iluminadoras, contendo a estrutura de raio de cada discípulo. Desde então, a maioria dos seus horóscopos tornou-se disponível através de fontes inéditas e são considerados como “ouro” por todos os estudantes sérios de Astrologia Esotérica.
Ao longo dos anos, foram feitos diversos estudos por vários alunos com base nos mapas desses discípulos e podem ser encontrados no site referido na nota de rodapé abaixo.21
Os livros sobre o DNA são muito inspiradores – e verdadeiras lições de humildade – lendo sobre as lutas pessoais e vulnerabilidades desses indivíduos, o seu progresso sob o olhar atento do Mestre. Algumas passagens desses livros são tão específicas que é como se estivéssemos a ser contactados diretamente.
Vários desses discípulos sofreram de depressão e as passagens referentes a isso são reproduzidas abaixo, com alguns comentários astrológicos. Os discípulos eram conhecidos por siglas que representavam qualidades que eles foram aconselhados a desenvolver.
A própria Alice Bailey fazia parte desses grupos e discutia as suas tentativas de suicídio quando era muito jovem, embora isso se pudesse dever mais à imatura procura de atenção, por oposição a um adulto maduro que toma essa decisão.
“Eu fiz a minha primeira tentativa de suicídio! Eu simplesmente não achei a vida digna de ser vivida. A experiência dos meus cinco anos fez-me sentir que as coisas eram fúteis, então decidi que, se eu me atirasse abaixo dos degraus da cozinha (e eles eram muito íngremes), provavelmente estaria morta quando chegasse ao final. Não consegui. Bridget, a cozinheira, levantou-me carregou-me (ferida e abatida) para o andar de cima, onde eu me senti mais reconfortada – mas não compreendida.
Enquanto prosseguia na vida, fiz outros dois esforços para pôr fim às coisas, apenas para descobrir que é muito difícil cometer suicídio. Todas essas tentativas foram feitas antes dos meus quinze anos. Tentei sufocar-me com areia quando tinha onze anos de idade, mas como ficar com areia na boca, no nariz e nos olhos não é muito confortável, decidi adiar o dia feliz. Na última vez, tentei afogar-me num rio na Escócia. Mas novamente o instinto de autosobrevivência era muito forte. Desde então, não me tenho interessado muito pelo suicídio, embora sempre tenha entendido o impulso.”22
Bailey tinha Mercúrio em Caranguejo, uma assinatura do seu papel como amanuense, recebendo os ensinamentos esotéricos.23 Mas a posição de Mercúrio aqui é muito subjetiva emocionalmente e acrescida da sua quadratura a Júpiter em Carneiro, pode ser de alguma forma a superimaginativa “rainha do drama”.
BSD (*Being* [Ser] Stillness [Quietude] Detachment [Desapego])
“Uma tendência de vida para a depressão que conseguiu surpreendentemente compensar pela negação e por uma persistente atitude de serviço. Embora isso tenha complicado o seu padrão de vida, tem sido, no entanto, um dos seus principais educadores.”24
BSD tinha a Lua em Leão em quadratura a Saturno em Touro, um dos aspectos mais comuns que podem indicar depressão, independentemente das posições dos planetas nos signos. No seu caso, a chama natural de uma Lua em Leão pode ter sido inibida por Saturno. BSD tinha uma mente potente do 5º raio que lhe terá dado a disciplina mental para persistir apesar das contrariedades.
LUT (*Love* [Amor] Understanding [Compreensão] Transmutation [Transmutação])
“Qual é, portanto, a causa de sua condição? O que está na raiz do seu malaise [mal-estar] (como lhe chamam os latinos)? O que é que o leva ao seu sentimento de doença física e à tristeza e depressão com as quais você cumprimenta o mundo? Apenas o fascínio da preocupação – uma intensa preocupação consigo mesmo.
Se eu chamasse a essa atitude “autocomiseração”, você a aceitaria e usaria a sua mente inteligente para sair desse impasse? (…) Tendo dito isto, permita-me também lembrar-lhe, que qualquer reação de depressão como resultado das minhas palavras apenas provará o grau de veracidade da minha explanação.”25
LUT também tinha Lua em Leão, em quadratura a Marte em Touro no seu caso. Marte está em detrimento em Touro, criando “guerra” no corpo emocional. As pessoas com Lua em Leão podem sofrer com a falta de reconhecimento e quererem estar no centro das atenções. LUT também tinha uma mente do 4º raio e um corpo emocional do 6º raio que não facilitaria as coisas. (Veja a tabela de raios acima.)
GSS (Gentleness [Gentileza] *Silence* [Silêncio] Stability [Estabilidade])
“Muito do que é considerado por si como defeituoso e errado, muito do que lhe parece um obstáculo para o seu grupo, grande parte da depressão e do fascínio da sua vida tem uma razão puramente física ou fisiológica e está, portanto, no plano da superficialidade. Deixe o homem interior real intocado e deixe a sua influência, consequentemente, livre para trabalhar e se mover no meio dos seus irmãos.”26
GSS tinha Mercúrio, Sol e Marte em Virgem, criando a mais elevada sensibilidade no corpo físico e/ou imaginando males decorrentes de uma natureza exigente de Virgem/imaginativa de Peixes. Com ascendente Caranguejo, com a Lua como regente colocada em Peixes, havia uma extra sensibilidade – um ponto de menor resistência a ser polarizado na natureza emocional. O corpo emocional de 6º raio de LUT também terá contribuído.
PDW (Paticence [Paciência] *Dynamic Thought* [Pensamento Dinâmico] Wisdom [Sabedoria])
“Com paciência tem lidado com a vida. Os seus momentos de profunda depressão (que no passado se têm acumulado em quase crises de desespero) estão bem próximo do fim. Está cada vez mais imerso no serviço aos seus semelhantes e está a aproximar-se do objetivo que lhe foi estabelecido.
Um dos problemas que todos os discípulos sinceros têm que resolver é aprender a viver como se o corpo físico não existisse. Com isso quero dizer que as suas limitações e os obstáculos que ele impõe à expressão da consciência espiritual livre são negados por uma atitude interior da mente.
É o cultivo de uma atitude desapegada em relação à vida e às circunstâncias, que constituíram a sua principal lição nesta encarnação em particular. É o que está a aprender. Com um sentimento de liberdade interior, deve aprender a funcionar como um Mensageiro, apesar de todas as deficiências e exigências de um veículo físico demasiado frágil para lidar com a força que através dele deve fluir.”27
PDW tinha Marte em Caranguejo em quadratura à Lua em Balança. Marte está em queda em Caranguejo, proporcionando uma vida emocional desafiante. Reparem que este discípulo também tinha um aspeto importante na sua Lua, o Morador. Muitos desses discípulos estavam a viver a Segunda Guerra Mundial e PDW acabou por ser morto pelos nazis.
DHB (Detachment [Desapego] Humility [Humildade] *Being* [Ser])
“Suas respostas indicam um fascínio do qual você deve emergir imediatamente – o fascínio da depressão, baseado num sentimento de inferioridade espiritual que não existe … Afaste o fascínio da depressão e entre no novo ciclo com alegria …
Você, meu irmão, fez tudo o que lhe competia para a preservação da integridade do grupo; Gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer a minha gratidão pela sua cooperação infalível, realizada face à incapacidade física, dificuldades domésticas, fascínio pessoal e depressão profunda. Independentemente do que aconteceu na sua vida e circunstâncias pessoais, você permaneceu firme e assim conquistou muito para o seu grupo.”28
DHB era um dos discípulos mais avançados de DK e estava a ser preparado para a terceira iniciação. Sol, Saturno e Mercúrio estavam todos no sensível Caranguejo. DHB era uma alma de segundo raio e tinha o fascínio da autocomiseração do segundo raio – um dos fascínios mais comuns da Humanidade. DHB tinha também uma conjunção Lua-Marte em Touro, que terá sido emocionalmente bastante difícil. A “inferioridade espiritual” da DHB provavelmente surgiu por ter o Sol e Vénus em Virgem, conhecido pela sua natureza modesta, autoapagada ou autodepreciativa.
LTSK (*Lucidity* [Lucidez] Truth [Verdade] Self Knowledge [Autoconhecimento])
“Não há absolutamente nenhuma necessidade para a profunda depressão e para o processo de autoacusação em que vive constantemente. Há uns anos, o seu sonho era servir o Mestre, ser conhecido por Ele e fazer parte do Seu grupo ou Ashram. Você ansiava pelo estatuto, tecnicamente entendido, de um discípulo aceite …
A sua passividade, demonstrada no plano físico, sobretudo como depressão e fadiga, produziu uma negatividade que dificultou a demonstração de qualquer fascínio positivo; isto ajudou muito, enfraquecendo por atrito o domínio que isso tinha sobre o seu corpo astral. Garanta que não ganha força novamente. Mas não fique deprimido; simplesmente seja negativo a todas as sugestões de fascínio e ganhe coragem.”29
LTSK não era aspirante, nem tinha recebido a primeira iniciação, embora estivesse ligado a DK por intermédio de karma. Ele achava que estava a ser preparado para receber a 4ª iniciação naquela vida … tal é maya! Mercúrio, Lua e Sol, tudo em Capricórnio – com a Lua em quadratura a Saturno em Carneiro! Como foi dito anteriormente, o capricorniano pode ser um dos signos com mais dificuldade em exprimir a natureza sentimento. Mais uma vez, outro aspeto difícil da Lua (o morador). Mas a potência da natureza mental de Capricórnio trouxe alguma medida de sucesso para a LTSK.
O Cão Negro de Churchill
Winston Churchill é incluído aqui na medida em que ficou famosa a forma como se referia à sua depressão, o seu “Cão negro”. Ele era, apesar de suas deficiências de personalidade, um indiscutível discípulo/iniciado que nasceu em Sagitário, naqueles “meses de outono/início de inverno.”
Poderá ter sido este o principal fator que contribuiu para a sua depressão? Curiosamente, ele partilha uma Lua em Leão com alguns dos discípulos discutidos anteriormente. O regente de Leão, ao nível da alma é Neptuno, regente do sexto raio, plexo solar etc. – e a Lua de Churchill fazia um trígono muito próximo com Neptuno.
“Durante meses a fio, Churchill ficou tão paralisado pelo desespero que não conseguiu sair da cama para assistir à sessão mais simples do parlamento. Ele não tinha energia, nenhum interesse, perdeu o apetite, não se conseguia concentrar. Estava totalmente disfuncional – e isso não aconteceu apenas uma ou duas vezes na década de 30, mas também nas décadas de 20, 10 e anteriores. Esses períodos mais sombrios durariam alguns meses, e então ele saía desse estado e era o seu eu normal.
… Mas o normal para Churchill também era de certa forma bastante anormal: quando ele não estava severamente deprimido e com pouca energia e deitado na cama, Churchill tinha níveis de energia muito altos. Ele não ia dormir antes das duas ou três da manhã, em vez disso, ficava acordado e ditava as suas dezenas de livros.
Ele falava incessantemente numa galopante série de pensamentos giratórios. Tanto assim que o então presidente dos EUA, Franklin D. Roosevelt, disse certa vez sobre ele: “Ele tem mil ideias por dia, quatro das quais são boas.” Estes são sintomas maníacos, parte da doença de depressão maníaca (que inclui, mas que não é exatamente a mesma coisa que a chamada atualmente doença “bipolar”).”30
This latter paragraph also describes the Sagittarius-Gemini polarity in Churchill’s chart. But the most probable astrological significator of Churchill’s depression may have been Mercury in Scorpio opposite Pluto in Taurus; some pretty deep and dark thoughts with this combination, a profound aspect for penetrating, incisive thinking. A basic interpretation of Mercury-Pluto, uncannily accurate:
“Basically, the tone of your insight will be pessimistic and essentially depressive, and you will see the world as a place where disorder, pain and problems are rapidly multiplying. Social problems feel personal and real to you, even if your own circumstances do not bring you into personal contact with them.
Your sensitivity (or inner receptivity) leads you to see a world in crisis, makes you feel responsible for its problems, and offers little way out for you unless you become involved in efforts to improve matters.”31
_________________________________________________________________________________________
Suicídio: Vincent van Gogh
“Prolífico pelo seu ser mental batalhador e tumulto interior, a arte de van Gogh foi um dos primeiros marcos da representação da doença mental. Institucionalizado e maníaco-depressivo durante a maior parte do período final da sua vida, van Gogh usou a arte para encapsular os seus sentimentos de isolamento, tristeza e ressentimento do mundo.
A sua obra sobre tela de 1890, Idoso em Sofrimento (“Às Portas da Eternidade”), encapsula a tristeza e o pesar de um homem que está para além do ponto de felicidade. Terminado apenas dois anos antes do seu suicídio, a pintura é uma ode à sua recaída em desespero mental e delírio depressivo.
A pintura exemplifica o isolamento pelo qual se passa quando se fica num estado de espírito sórdido. Usando um azul forte para destacar a figura principal da pintura, van Gogh está a mostrar fisicamente a sua depressão e ansiedade.”32
O propósito da alma de Van Gogh era o ascendente Caranguejo e tinha o Sol no pioneiro Carneiro. Neptuno é o regente da alma de Caranguejo e, portanto, está intimamente associado ao propósito da alma de Van Gogh. Neptuno está posicionado no signo onde é regente, Peixes – regendo os sonhos, fantasias, imaginação, paranóia, medo, etc.
O ascendente Caranguejo explica grande parte de sua supersensibilidade – e com a Lua em Sagitário a fazer uma quadratura a Marte, o regente do plexo solar, em Peixes, este foi o rochedo contra o qual ele foi arremessado. Quadraturas de Lua-Marte são bastante voláteis, especialmente do ardente, volúvel e impulsivo Sagitário ao aquoso signo de Peixes.
Marte também rege Carneiro, por isso este aspeto de quadratura Lua-Marte foi a ponte ou fator integrador (depressão, desafios emocionais) – entre alma e personalidade. Van Gogh provavelmente tinha um corpo astral de 6º raio e talvez também a personalidade – regido por Marte-Neptuno.
Vénus também está em Peixes em conjunção com Marte, contribuindo significativamente para a sua proeza artística. Este génio artístico é digno de uma biografia astrológica mais longa, tal foi a profundidade de sua vida, sofrimento e grande contributo.
Estatísticas Mundiais sobre Suicídio
Como resultado da depressão e outros fatores, mundialmente, o número de mortes anuais por suicídio é superior a um milhão de pessoas. A taxa global de suicídio é de 16 por 100.000 habitantes e, em média, uma pessoa morre por suicídio a cada 40 segundos em algum lugar do mundo. 1,8% das mortes no mundo são suicídios. As taxas globais de suicídio aumentaram 60% nos últimos 45 anos.”33
Entender a Lei de Renascimento ou reencarnação, ajudará a diminuir a crescente tendência de suicídio. Karma e reencarnação são o ABC do esoterismo, e essas leis precisam ser disseminadas de uma forma mais profunda e através de instituições formais:
“À medida que a humanidade se torna consciente da alma, a morte será vista como um processo “ordenado”, realizado com plena consciência e com o entendimento do propósito cíclico. Isto naturalmente acabará com o medo atual, e também deterá a tendência para o suicídio, cada vez mais evidenciada nestes tempos difíceis.”34
Há também “suicídios lentos” – como o alcoolismo ou a toxicodependência, bem como doenças associadas – fígado, coração, pulmões etc. Para os mais conscientemente orientados, um “suicídio lento” pode ser a transgressão oculta e continuada das leis espirituais – as quais o indivíduo “deveria conhecer melhor”:
“O homem que peca deliberadamente, e que está psicologicamente errado nas suas atitudes e ações consequentes, comete suicídio de forma tão real quanto o homem que deliberadamente faz explodir o seu cérebro. Isto raramente é entendido, mas a verdade tornar-se-á cada vez mais evidente.”35
Kate Spade e Anthony Bourdain
Ambos os indivíduos foram altamente bem-sucedidos nas respetivas esferas de atividade. Spade uma designer de moda e Bourdain um chef célebre – suicídios com um intervalo de três dias um do outro.
Spade estava a receber tratamento e aconselhamento para a depressão há já alguns meses. Ela tinha Sol em Capricórnio, com vários planetas em Escorpião – ambos signos proeminentes para a depressão, como afirmado no comentário de Peixes para 2018:
“Dado que Peixes é um dos signos emocionalmente mais sensíveis (ou excessivamente sensíveis), certamente pode ser propenso à depressão, embora isto exista em todos os signos, especialmente, por exemplo em Capricórnio e Escorpião.36
O suicídio de Spade veio com dois trânsitos importantes para os posicionamentos de Capricórnio e Escorpião:
1. Saturno em trânsito estava a dirigir-se em direção à segunda de três passagens sobre o seu Sol em Capricórnio em 2018. A primeira conjunção ocorreu no início de janeiro de 2018. Este tipo de combinação pode facilmente levar a pessoa a uma depressão ainda maior – desafia o indivíduo (entre outras coisas), para realmente enfrentar o Morador e assumir essa responsabilidade.
2. Júpiter em trânsito sobre a sua Vénus natal e Neptuno em Escorpião. No dia da sua morte (5 de junho de 2018), o trânsito de Júpiter sobre o seu Neptuno em Escorpião foi provavelmente o fator mais revelador de “olhar para o abismo”, sentir-se desesperado, estar encurralado – o que provavelmente já havia sido experienciado durante a primeira passagem de Júpiter sobre o seu Neptuno em dezembro de 2017.
As conjunções subsequentes de Júpiter a Vénus em Escorpião (possivelmente o seu talento artístico e criativo) – em fevereiro e abril, também podem ter deixado a sua marca, por meio da deceção do seu relacionamento com o marido, que viviam separados desde o ano passado. O dia 5 de junho também viu a Lua entrar em Peixes regido por Neptuno, aumentando a sua sensibilidade.
Anthony Bourdain Tal como Spade, estava a passar por um trânsito de Saturno – uma oposição de Saturno ao seu Sol em Caranguejo (janeiro-novembro de 2018), sugerindo um período individualmente desafiador e potencialmente desencorajador, física e emocionalmente.
Baixa vitalidade, depressão, sentir-se sozinho ou isolado (características de Saturno) podem contribuir para a perda da vontade de viver (Sol). Mas este trânsito pode ser facilmente utilizado para consolidação na sua vida. Aparentemente, ele tinha uma agenda demolidora de trabalho/viagens e estava “completamente exausto” nos meses que antecederam a sua morte – o que, se for preciso, refere-se a esta oposição de Saturno ao seu Sol.
À semelhança de Spade, a Lua esteve em Peixes dias antes da sua morte, talvez criando um cenário “de risco”. Aparentemente, Bourdain “tinha caído num estado de espírito sombrio nos últimos dois dias”. A Lua estava conjunta com o seu Marte natal em Peixes, acionando a quadratura natal a Mercúrio em Gémeos, possivelmente levando-o a um mau humor ou confusão desorientadora. Gémeos é o imitador e poderia a notícia do suicídio de Spade ter levado Bourdain ao limite, a um suicídio “imitador”? Tenha em mente que Peixes é um dos sensíveis signos de água e Marte rege o chakra do plexo solar.
Para ambos os indivíduos, todos os significadores de depressão e suicídio estavam presentes por trânsito aos planetas natais, especialmente para Spade. Bourdain não está tão certo, no entanto, ele tinha muito para viver e estava no topo do seu jogo. Há muita especulação de que ele foi assassinado ou “suicidado”, isto é, feito para parecer suicídio. Até mesmo o artigo da Wikipedia sobre ele afirma, “foi encontrado morto como resultado aparente de suicídio”. O motivo para o crime é supostamente baseado nalguns tweets controversos sobre alguns indivíduos da política e do mundo do espetáculo.
Bourdain teve uma vida colorida e a sua principal contribuição foi pela sua grande capacidade de reunir pessoas e de comunicar com diversos povos ao redor do planeta; Vénus em Gémeos é a principal assinatura astrológica dessa capacidade.
O mapa acima é uma retificação especulativa para Bourdain como um ascendente Escorpião, colocando Júpiter em trânsito no seu ascendente no momento de sua morte. Este último também pode sugerir crime, como faz Plutão, o regente de Peixes, no meio do céu, indicando negociações com pessoas em posições de grande poder.
O ascendente Escorpião pode também descrever muitos altos e baixos na sua vida, os seus flirts com “sexo, drogas e rock and roll” – e ser o “mauzão” da sua profissão. A última imagem também pode ser atribuída à sua Lua em Aquário, oposta a Urano em Leão, o inovador rebelde e original.
Há um argumento para uma hora de nascimento anterior que lhe daria uma Lua em Capricórnio, um dos posicionamentos mais difíceis do ponto de vista emocional. Esse cenário geraria um signo ascendente algures entre Peixes e Balança, sete signos. No entanto, a opinião do autor é para uma Lua em Aquário, daí as possibilidades do signo ascendente poder ser de Balança até Peixes.
Robin Williams: Génio da Comédia
Robin Williams tinha também o Sol em Caranguejo, tendo posto termo à sua vida em 2014. Tinha a Lua em Peixes e ascendente Escorpião, uma potente combinação de água. Aqui está um pequeno artigo sobre ele escrito em 2014. [em inglês]
No dia do seu suicídio ele tinha os seguintes trânsitos. Reparem que ambos os regentes do seu ascendente Escorpião – Marte e Plutão – estavam poderosamente em acção, daí a capacidade de o lançar para as profundezas da depressão:
1. Vénus em trânsito em conjunção exata com o seu Sol em Caranguejo.
2. Sol em trânsito conjunto com Plutão – a fazerem uma quadratura a Saturno em Escorpião.
3. Plutão em trânsito em oposição exata ao Marte natal em Caranguejo.
4. Marte em trânsito em Escorpião a fazer um trígono ao Marte natal em Caranguejo.
(O que se segue foi escrito há quatro anos, quando Wiliams faleceu.) A alma generosa de Robin Williams tocou milhões de pessoas, através de comédia e do drama, ele foi o artista Leonino por excelência que se inspirou profundamente na compreensão da condição humana.
Estas qualidades estão fortemente refletidas pelas muitas posições aquosas no seu horóscopo, um Sol em Caranguejo com um grande trígono de água entre Marte-Urano, ascendente Escorpião e a Lua em Peixes. Aqui está a sua empatia e grande sensibilidade, refletida no exemplo de um seu personagem na cena “Its noot your falt” do Good Will Hunting [NT: BR: Gênio Indomável; PT: O Bom Rebelde]. A sua Lua em Peixes também foi a fonte dos seus anos de luta contra o vício.
O quarto raio mercuriano da Harmonia através do Conflito era proeminente na sua constituição, talvez a personalidade ou o raio do corpo mental. Um dos símbolos do quarto raio é a máscara teatral alegria-tristeza, que Williams incorporou completamente.
Os regentes Marte e Plutão do propósito da alma do seu ascendente Escorpião – são muito proeminentes. Marte está em conjunção com Urano em Caranguejo, uma fonte abundante das suas perspectivas originais e desconcertantes, enquanto Plutão está em conjunção com Mercúrio em Leão no meio do céu, outro ingrediente de uma sagacidade devastadoramente perversa.
Mercúrio é o regente hierárquico do seu ascendente Escorpião, dando-lhe a capacidade de chegar a milhões de pessoas. Mercúrio em Leão, no meio do céu, é o tipo no ninho de corvos no topo do mastro elevado de um velho navio, radiante de excitação e berrando “Land ho!” (Pensem no “Live at the Met”, 1986.)
Williams também participou num filme bastante esotérico, What Dreams May Come [NT: BR: Amor Além da Vida; PT: Além do Horizonte] – sobre a jornada de um homem após a morte através dos mundos subtis. Bem, agora uma nova aventura começa quando ele navega de volta ao Grande Oceano.
A Natureza Aquosa de Peixes de Leonard Cohen
Embora a música de Cohen tenha sido superficialmente e imprecisamente criticada como “música para cortar os pulsos”, ela simplesmente reflete a profundidade da natureza da sua alma que lida com todas as facetas da experiência humana, não se concentrando indevidamente na introspeção mórbida:
“Embora a sua música seja assombrada pela mortalidade, ela também é profundamente romântica, reverentemente espiritual, corajosamente política, sombriamente sexy e, muitas vezes, muito, muito engraçada. As suas canções são profundamente humanas, compulsivamente autodepreciativas e ansiando eternamente pelo transcendental.”37
O recém-falecido Cohen tinha a Lua em Peixes com Neptuno, o regente de Peixes, em oposição. Estava aí a fonte da sua grande sensibilidade à condição humana que ele tão admiravelmente expressou através do dom da palavra, ascendente Virgem/Sol/Vénus/Neptuno. A música seguinte é uma das mais assombrosas de Cohen: “Tu que desejas conquistar a dor, deves aprender o que me torna amável”:
Avalanche
Bem, entrei numa avalanche,
Que encobriu minha alma;
Quando não sou esse corcunda que tu vês
Eu durmo debaixo da Golden Hill.
Tu que desejas conquistar a dor,
Deves aprender, aprender a servir-me bem.
Tu bateste-me por acidente
Enquanto descias pelo teu ouro.
O aleijado que tu vestiste e alimentaste
Não está mais faminto ou com frio;
Ele não procura a tua companhia,
Não no centro, o centro do mundo.
Quando estou num pedestal,
Tu não me guiaste até lá.
Tuas leis não me compelem
A ajoelhar, grotesco e desprotegido.
Eu mesmo sou o pedestal
Dessa feia corcunda que tu encaras.
Tu que desejas conquistar a dor,
Deves aprender o que me torna amável;
As migalhas de amor que tu me ofereces,
São as migalhas que eu deixei para trás.
A tua dor não é credencial aqui,
É só uma sombra, a sombra da minha ferida.
Eu comecei a ansiar por ti,
Eu, que não tenho ambição;
Eu comecei a perguntar por ti,
Eu, que não tenho necessidades.
Dizes que te afastaste de mim,
Mas posso sentir-te quando tu respiras.
Não vistas esses trapos para mim,
Eu sei que tu não és pobre;
Tu não me amas tão ferozmente agora
Quando tu sabes que não tens a certeza.
É a tua vez, adorada,
É a tua carne que eu visto.
O Solstício de Caranguejo: Tempo e Sem Tempo
“Sol-stice” significa literalmente “sol parado” porque o Sol *aparece* para se elevar no mesmo lugar durante três dias – tendo atingido sua declinação máxima entre o equador e a eclíptica. O solstício em Caranguejo é uma porta de entrada para o nascimento do que foi iniciado em Carneiro, o começo do novo ano. Estes quatro signos da cruz cardinal Carneiro, Caranguejo, Balança e Capricórnio, representam pontos de “re-início” do ano em que as experiências de cada trimestre são assimiladas e consolidadas. A sua *resolução de ano novo* iniciada em Carneiro, ainda está em marcha para os restantes 12 meses do ciclo zodiacal?
Como o Sol é um medidor de tempo – e como o tempo é uma ilusão, especialmente quando o Sol *parece* ficar parado, o período do solstício é uma oportunidade para transcender a ilusão do tempo linear, em que todo o mundo está imerso; mover-se para o “sem tempo” ou “agora” – ou o *eterno agora* – os recessos mais profundos do coração.
Estudando o diagrama astronómico da Esfera Celestial – a eclíptica representa o tempo, pois o seu círculo invisível descreve o ano que a Terra leva para se movimentar em redor do Sol. O equador representa o espaço, pois é a divisão que é feita entre os hemisférios Norte e Sul.
São os equinócios e os solstícios – onde o espaço e o tempo se encontram, que trazem a possibilidade de transcender a ilusão do espaço-tempo; eles são portas iniciáticas para nos alinharmos com os reinos interiores e intemporais – o mundo real – desprovidos de maya, fascínio e ilusão.
Esse alinhamento é permitido por potentes impulsos do Sol, o nosso Logos Solar cujo ciclo anual marca esses quatro pontos cardeais, lembrando-nos da relação da Terra com o todo maior, do seu lugar dentro da família dos planetas no sistema solar. Sirius por intermédio de Caranguejo-Capricórnio.
O solstício de Caranguejo é o oposto polar do solstício de Capricórnio, onde o terceiro dia do clímax é celebrado no dia de Natal. O solstício de Caranguejo é um festival de três dias, não menos importante, celebrado desde os tempos antigos. Pode ser utilizado para reflexão calma e assimilação; para cultivar a sensibilidade psíquica e a recetividade de Caranguejo; para apreciar a família biológica e a família humana; para comunhão e ritual com a nossa “família espiritual”.
A presença do sétimo raio de Magia Cerimonial, Ordem ou Organização nestes quatro signos cardinais é bastante marcada. Daí a oportunidade de rituais de grupo nos solstícios e equinócios, que podem ajudar a invocar e ancorar essas forças solares, promovendo o “Plano Planetário”. O eixo Caranguejo-Capricórnio é também uma “porta dupla” para a entrada das forças de Sirius, discutida noutros comentários. Como lembrete,
“Caranguejo-Capricórnio-Saturno (que são uma expressão da energia de Sirius) capacita o aspirante a trilhar o Caminho da Purificação, da Provação. Estas energias focalizam e qualificam a energia da Grande Loja do Altíssimo naquele distante Sol [Sirius]. Eles derramam através da Hierarquia sobre a massa dos homens e permitem que a unidade nessa massa “se isole e volte as costas ao passado e encontre o seu caminho para aquele troço do Caminho onde ele aprende a sentir.”38
(“Aprende a sentir” – no sentido canceriano do termo, mas também num sentido mais elevado.)
| Caranguejo
Sirius………………. | Saturno……………… Quinta Hierarquia Criadora
| Capricórnio (a oitava Desconhecida)”39
Da mesma forma que o nosso Logos Solar marca esses quatro pontos cardeais, age como um intermediário para as forças de Sirius – o nosso sistema solar é a “progenitura” de Sirius. Sirius é semelhante ao eu superior ou alma deste sistema solar. Assim, nos ciclos menores da Terra ao longo do ano, reconhecemos essas correspondências mais elevadas do alinhamento da Terra dentro do sistema solar com o logos solar e com à Lei Síria do Karma.40
Saturno, como um dos quatro Senhores do Karma, é o regente de Capricórnio (onde está “dignificado”), e serve como intermediário de Sirius – para a distribuição do karma no nosso sistema solar. Atualmente, Saturno está a transitar através do seu próprio signo de Capricórnio e estará exatamente em conjunção com a Lua no festival de Lua cheia de 2018. Por isso, este “portal” de Caranguejo-Capricórnio é bastante ativado atualmente. No outro pólo de Capricórnio, Saturno está em “detrimento” em Caranguejo, onde ele,
“… Produz aquelas condições e situações difíceis que levarão à luta necessária. Isto faz de Caranguejo um lugar de aprisionamento simbólico e enfatiza as dores e punições da orientação incorreta. É o conflito da alma com o seu ambiente – consciente ou inconscientemente prosseguido – que leva às punições da encarnação e que proporciona as condições de sofrimento a que a alma voluntariamente se submeteu quando – com os olhos abertos e a visão clara – a alma escolheu o caminho da vida terrena com todos os seus consequentes sacrifícios e dores, a fim de salvar as vidas com as quais tinha afinidade.”41
“A fim de salvar as vidas com as quais tinha afinidade” – uma passagem tão comovente e bela que avança para o trabalho de resgate/de salvação/redentor, da e pela Humanidade. Podemos ver quanta dor e conflito estão associados a Caranguejo, através da natureza não redimida do regente de Caranguejo, a Lua, criadora de marés emocionais e no seu papel de sombra ou morador do horóscopo pessoal. E, claro, a Lua é o corregente do quarto raio da Harmonia através do Conflito, o raio que governa a humanidade como um todo. Atingiremos finalmente a harmonia através dos conflitos constantes durante muitas vidas – entre o eu inconsciente e o Eu consciente, ou alma.
Suécia: Uma Acolhedora Personalidade Canceriana
Na Suécia (residência de verão do autor), o solstício de Caranguejo é comemorado com um feriado nacional, bastante apropriado para uma nação com uma personalidade de Caranguejo! Na verdade, são as quatro nações escandinavas – Islândia, Noruega, Dinamarca e Suécia que partilham esta personalidade de Caranguejo e alma de Balança. Mas a expressão sueca das forças cancerianas é bastante marcada e óbvia.
Neste momento, muitas mulheres (e alguns homens!) Usam grinaldas de flores nos seus cabelos, na rua, no trabalho, no supermercado etc. Na verdade, o verão sueco também é celebrado em muitas outras cidades ao redor do mundo, Londres, Nova Iorque, etc. Tal como na Noruega e na Finlândia, acredita-se que, se uma menina apanhar 7 flores diferentes no silêncio da noite de verão e as colocar debaixo da almofada, ela sonhará com o seu futuro marido.
Carros Volvo
As características da Suécia são certamente visíveis através da empresa de automóveis Volvo (agora vendida aos chineses, sacrilégio!). A Volvo tem uma reputação de SEGURANÇA, uma das principais características do signo de Caranguejo. Exercícios e procedimentos de segurança são provavelmente mais tidos em conta nesta nação do que outras. Na verdade, a Escandinávia como um todo é considerada uma das regiões mais seguras do mundo para se viver. Na verdade, o símbolo na grelha da Volvo é Marte, que domina máquinas e metais. Volvo significa “eu rolo” (originalmente era uma empresa de rolamentos) e eles rolam com esses carros, embora os clássicos carros americanos sejam os grandes favoritos! Não é invulgar encontrarmo-nos numa rotunda com cinco modelos Volvo exactamente iguais!
O horóscopo da Volvo para 10 de agosto de 1926 tem o Sol em Leão e Lua em Virgem. Vénus está em Caranguejo, parte de um grande trígono de água – uma posição apropriada para Vénus, onde há uma ênfase nas relações familiares, fortes laços emocionais, devoção e lealdade. Por outras palavras, o Volvo é o carro da família!
Ikea
A Ikea é outro ícone da Suécia, prolífico em todo o mundo, um fornecedor de mobiliário doméstico e objectos de uso doméstico. Não conseguem encontrar nada mais canceriano do que isto!
“A Ikea foi fundada na Suécia em 1943 por Ingvar Kamprad, então com 17 anos de idade, que foi nomeado pela Forbes em 2015 como uma das dez pessoas mais ricas do mundo, valendo mais de 40 mil milhões de dólares. A IKEA possui e opera 415 lojas em 49 países.”42
A Ikea é uma empresa conhecida pelos designs modernistas de vários tipos de eletrodomésticos e móveis – por sua funcionalidade combinada com design estético; essas qualidades estão de acordo com a alma da Suécia – Balança. O trabalho de design da Ikea é frequentemente associado a uma simplicidade ecológica e foi o inovador das conhecidas embalagens planas do Ikea!
Todas as características assinaladas acima apontam para o terceiro raio da Inteligência- Ativa e para o sétimo raio da Ordem ou Organização Cerimonial, os únicos dois raios que passam por Caranguejo. O terceiro raio é o único raio que passa por Balança e está associado à Lei da Economia e ao dinheiro.
O recém-falecido Ingvar Kamprad tinha o Sol em Carneiro em quadratura a Plutão em Caranguejo, indiscutivelmente a assinatura da enorme riqueza que ele gerou na sua empresa; ele tinha os traços classicamente frugais e contabilísticos e a reputação de ser “barato”. O seu signo ascendente é desconhecido por se desconhecer a hora de nascimento, mas pode muito bem ter sido Caranguejo!
Kamprad costumava apanhar o metro para ir trabalhar e, quando conduzia, era num Volvo antigo; ele costumava comprar as suas roupas nos mercados de rua para economizar dinheiro – “Eu acho que não estou a vestir nada que não tenha sido comprado num mercado de rua. Significa que quero dar um bom exemplo,” disse ele.43
Refugiados e Imigrantes na Suécia
A Suécia canceriana tem sido o maior acolhedor de refugiados, de forma bastante notável, em toda a Escandinávia. Faz-nos lembrar da inscrição na Estátua da Liberdade na canceriana cidade de Nova Iorque: ” “Dai-me os vossos fatigados, os vossos pobres, as vossas massas encurraladas”. A tabela abaixo ilustra claramente os números extraordinários.
Ao visitar uma cidade local na Suécia, pode-se visitar um café-bar iraquiano pela manhã e depois ir a um restaurante sírio para comer uma
deliciosa comida do Médio Oriente, enquanto espera que o mecânico curdo arranje o seu Volvo. A maioria fala árabe, sueco e inglês.
“A Tradição das Generosas Políticas de Asilo. Conhecidos por terem um dos padrões de vida mais altos do mundo e respeito pelo estado de direito e igualdade, os países escandinavos sempre se orgulharam de desempenhar papéis responsáveis e construtivos no cenário mundial.
A Suécia, uma defensora da moral elevada global, tem sido historicamente favorável aos refugiados, recebendo refugiados realojados por intermédio das Nações Unidas desde 1950. A Finlândia adotou uma abordagem legalista para questões humanitárias e de imigração, com foco principalmente na manutenção da paz e resolução de conflitos no exterior.
A Noruega há muito tempo que se considera o facilitador da paz global, enquanto a Dinamarca elaborou políticas para melhorar o bem-estar de sua população residente, incluindo recém-chegados. Com esta abordagem aos assuntos humanitários, a Escandinávia tem sido amplamente acolhedora para refugiados e requerentes de asilo de diversas origens. Todos os quatro países têm longas tradições de participação no realojamento de refugiados de países de primeiro asilo e desenvolveram políticas abrangentes de proteção humanitária.”44
A combinação do afável e amistoso regente da alma, Balança, combinado com a natureza abrangente e receptiva da mãe, tem sido a razão disto. Críticos da Suécia disseram que o influxo de refugiados tem sido o resultado de políticas liberais excessivamente idealistas que agora estão a causar muitos problemas – crime, terrorismo de pequena escala, manipulação do sistema de segurança social, etc.
No entanto, esse tem sido o padrão na maioria das outras nações europeias, como a Grã-Bretanha e a Alemanha – depois de várias gerações de integração mais profunda, os problemas atuais agora experimentados deixarão de existir. O ponto principal é que a integração entre a terceira e a quinta sub-raças da Quinta Raça-Raiz está em andamento – pela primeira vez na história do mundo.
Caranguejo é um signo de tradição e de valores conservadores, portanto, isto existe na Suécia e no resto da Escandinávia. As clássicas casas vermelhas e brancas são um bom exemplo da tradição canceriana, assim como as luzes que são exibidas em todas as suas janelas abertas durante o inverno, dando uma sensação de aconchego, calor e boa vontade. A nota-chave de Caranguejo é claro, “Eu construo uma casa iluminada e nela habito.”
A Suécia e a Língua Inglesa
Praticamente todos falam bem o inglês na Suécia, em comum com vários países do norte da Europa, mas a Suécia é uma das melhores. Esta facilidade de linguagem é outro fator relacionado com Balança e Caranguejo combinados, acolhedor e amigável. Usar o inglês como idioma universal é um interface particularmente útil entre o sueco e as várias línguas dos imigrantes.
EUA Separam Crianças das suas Famílias
Muito brevemente sobre o tema de Caranguejo e da família, alguns comentários sobre o recente desastre de crianças imigrantes e refugiadas terem sido separadas dos seus pais na fronteira México-EUA.45
Este tem sido um problema há já algumas décadas, sob vários governos e agora está a chegar ao seu auge, à medida que Saturno transita através de Capricórnio, opondo-se aos planetas em Caranguejo dos EUA – Sol, Vénus e Júpiter. O mapa exotérico dos EUA indica uma personalidade de Caranguejo, e as duas capitais, Nova Iorque e Washington, são regidas por Caranguejo esotericamente.
Na verdade, a Lua cheia de Caranguejo de 2018 tem Saturno a opor-se a Júpiter precisamente em Caranguejo, Júpiter, o regente do segundo raio de amor-sabedoria, a alma dos EUA. Portanto, a compaixão e a resolução estão nos bastidores, particularmente quando milhões de americanos indignados desabafaram o seu repúdio pelas ações draconianas do atual governo – as quais ridicularizam completamente a inscrição na Estátua da Liberdade mencionada anteriormente.
Saturno em trânsito continuará a opor-se a todas estes posicionamentos em Caranguejo até setembro de 2019, criando alguns grandes desafios para os valores nucleares dos EUA – sobre cuidar dos imigrantes, bem como o seu problema mal resolvido da falta de assistência aos sem-abrigo. Caranguejo, o lar – um lugar de estabilidade, nutrição e amor.
Phillip Lindsay © 2018.
Subscribe to the Newsletter
Please support this work.
Stripe is supported in many countries.
Books by Phillip Lindsay
- https://esotericastrologer.org/newsletters/aries-the-ram-2015/. Soul Cycles of the Seven Rays IV, Phillip Lindsay. (2018) [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.141. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.394. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.78. “Esoterically speaking, Mars is the alter ego of Pluto.” Esoteric Astrology, p.507. [↩]
- The Secret Doctrine II, H.P. Blavatsky. p.796. [↩]
- Glamour, A World Problem, Alice A. Bailey. p.79. [↩]
- Esoteric Healing, Alice A. Bailey. p.91. [↩]
- A Treatise on White Magic, Alice A. Bailey. p.306. [↩]
- A Treatise on White Magic, Alice A. Bailey. pp.306-9. [↩]
- https://www.washingtonpost.com [↩]
- Initiation, Human and Solar, Alice A. Bailey. p.76. [↩]
- The Externalisation of the Hierarchy, Alice A. Bailey.p.82. [↩]
- Letters on Occult Meditation, Alice A. Bailey. p.264. [↩]
- https://wendypolisi.com/essential-oils-for-depression/ [↩]
- A Treatise on White Magic, Alice A. Bailey. p.483. [↩]
- Glamour: A World Problem, Alice A.Bailey. p.79. [↩]
- A Treatise on White Magic, Alice A. Bailey. p.184-5. [↩]
- A Treatise on White Magic, Alice A. Bailey. p.245. [↩]
- The Light of the Soul, Alice A. Bailey. p.174. [↩]
- The Externalisation of the Hierarchy, Alice A. Bailey.p.313. [↩]
- http://www.makara.us/04mdr/02comment/dina/dina_toc.htm [↩]
- The Unfinished Autobiography, Alice A. Bailey. p.21. [↩]
- Alice A. Bailey Astro-biography, Soul Cycles of the Seven Rays I, Phillip Lindsay. [↩]
- Discipleship in the New Age I, Alice A. Bailey. p.122. [↩]
- Discipleship in the New Age I, Alice A. Bailey. p.492. [↩]
- Discipleship in the New Age I, Alice A. Bailey. p.429. [↩]
- Discipleship in the New Age I, Alice A. Bailey. p.433. [↩]
- Discipleship in the New Age I, Alice A. Bailey. p.425-9. [↩]
- Discipleship in the New Age II, Alice A. Bailey. p.730. [↩]
- https://io9.gizmodo.com/winston-churchill-and-his-black-dog-of-greatness-1681678377 [↩]
- https://astromatrix.org/Horoscopes/Planet-Aspects/Mercury-Opposition-Pluto [↩]
- https://collageadelaide.wordpress.com/2017/03/27/a-study-in-blue-mental-illness-and-depression-in-art-history/ [↩]
- http://www.suicide.org/international-suicide-statistics.html [↩]
- Esoteric Healing, Alice A. Bailey. p. 435. [↩]
- Esoteric Healing, Alice A. Bailey. p.233. [↩]
- https://esotericastrologer.org/newsletters/pisces-2018-usas-pisces-problems-firearms-nra-drugs-depression-piscean-absorbency-divine-rebel/ [↩]
- http://www.spiked-online.com/newsite/article/leonard-cohen-yearning-for-transcendence/18967#.WyzylCAuA2w. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.466. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.50. [↩]
- A Treatise on Cosmic Fire, Alice A. Bailey. p.570. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.342. [↩]
- https://en.wikipedia.org/wiki/IKEA [↩]
- https://www.thebalancesmb.com/ikea-founder-ingvar-kamprad-entrepreneur-profile-1200461; https://www.theguardian.com/business/2016/mar/10/ikea-billionaire-ingvar-kamprad-buys-his-clothes-at-second-hand-stalls [↩]
- https://www.migrationpolicy.org/article/overwhelmed-refugee-flows-scandinavia-tempers-its-warm-welcome [↩]
- https://www.theguardian.com/us-news/2018/jun/22/going-through-hell-at-the-border-parents-split-from-children-tell-of-anguish https://theconversation.com/how-us-policy-in-honduras-set-the-stage-for-todays-mass-migration-65935 [↩]