Caranguejo 2019: A Mãe. Eclipses. Sirius. Os Sem-Abrigo. Terramotos em Los Angeles. Hedy Lamarr. Marriane Williamson.
Deusa Mãe com Criança (Uttar Pradesh, Índia)
Nota-Chave de Caranguejo
“Eu construo uma casa iluminada e nela habito”.
(Lua Cheia – Eclipse lunar parcial: 16 de julho de 2019; 21:38 UT.)
Caranguejo, A Mãe da Matriz
Eclipses e Ciclos Anuais para os Servidores do Mundo
Caranguejo-Capricórnio e Sirius
O Problema Global dos Sem-Abrigo
A Ascendente Caranguejo Hedy Lamarr: Atriz e Inventora
Marianne Williamson: Candidata às Eleições Presidenciais nos EUA
Los Angeles, 4 de julho, Atualização do Terramoto
Caranguejo, A Mãe da Matriz
Caranguejo é um dos signos mais antigos, tendo sido proeminente na antiga Lemúria, quando a humanidade se tornou consciente e apenas oito signos do zodíaco influenciavam essa evolução primitiva. Signo de água, Caranguejo é a Mãe da família humana, ligando-se ao oceano de consciência do qual emergiu – e parafraseando os antigos versos do Gayatri – para onde retornamos como almas libertadas e autoconscientes.
Os oceanos são regidos por Neptuno, o deus das águas, o regente da alma de Caranguejo. Aqui, Caranguejo partilha com Peixes, outro signo de água, a regência comum de Neptuno – A Mãe Terra tem 70% de sua superfície coberta pelos oceanos – a matriz salina da qual todas as formas de vida emergiram. Os oceanos são um símbolo potente sobre a origem da vida física e também uma metáfora para a consciência universal.
Caranguejo é a “mãe da forma” ou corpo físico, mas diz também respeito à consciência da alma que procura habitar essa forma – como um caranguejo-eremita que se apropria de uma concha. Esta consciência reflete-se nas forças altamente refinadas do regente da alma de Caranguejo, Neptuno, enquanto a natureza forma é representada pela Lua, o regente exotérico deste signo.
Neptuno rege a natureza astral ou emocional, o nosso “mar” pessoal e se esse mar estiver calmo, espelhará a natureza essencial de Neptuno – a consciência búdica ou buddhi, a intuição verdadeira. Neptuno está também ligado à força subjacente de todo este sistema solar, a substância do segundo raio de Amor-Sabedoria.
Caranguejo governa o estômago e os seios – ambos associados ao alimento e à nutrição, daí o mês de Caranguejo ser sempre uma boa oportunidade para rever questões de dieta e saúde, para entender os meandros do corpo e da nutrição. À semelhança de Virgem, que é regida esotericamente pela Lua e tradicionalmente associada à saúde e dieta. A Lua, a mãe da natureza forma e o Sol que simboliza a consciência; portanto, nos festivais de Lua Cheia, é enfatizado o aspeto solar (soul–ar).
Caranguejo diz respeito ao nascimento e, portanto, o útero mole – húmido, molhado que ajuda o crescimento, enquanto o signo oposto Capricórnio é duro, seco e empoeirado – representando realização, conclusão e morte, o túmulo. Caranguejo, a porta de entrada e Capricórnio, a porta de saída da encarnação – do ventre ao túmulo, e nesse processo a alma tece as suas cores brilhantes no tear da vida.
O caranguejo-eremita é um organismo que habita uma concha tomada por empréstimo; os humanos também se apropriam das suas conchas e descartam-nas quando chega a hora de mudar para outra encarnação. Somos todos caranguejos-eremitas a viver as nossas existências entre as linhas de maré, baixas e altas, do oceano cósmico!
Devido à sensibilidade do Caranguejo, o indivíduo pode ser bastante solitário, daí o caranguejo refugiar-se no interior da sua concha ou fugir para debaixo da rocha mais próxima – existe o instinto primordial de sobrevivência! A sombra da sensibilidade psíquica é o medo – aquilo que é sentido mas não visto e desconhecido – os cancerianos podem estar mais sujeitos ao fascínio do medo do que a maioria dos outros signos do zodíaco.
O caranguejo aquoso está ligado ao desenvolvimento e integração do corpo emocional. A maioria da humanidade está ainda “polarizada emocionalmente” – não totalmente desenvolvida mentalmente; portanto, sendo governada por Caranguejo no seu papel de expressar a “consciência de massa” – regido pela Lua e por Neptuno.
De outra perspetiva mais esotérica, os “raios mentais” passam por Caranguejo – o 3º raio de Inteligência Ativa e o 7º raio de Ordem Cerimonial, ou Magia. Saturno e Urano são respetivamente os regentes desses dois raios – eles são os manifestadores e construtores. Eles criam o recipiente de Caranguejo, a tigela ou vaso; esses raios contribuem para a capacidade de organização do Caranguejo e para a gestão de todo o tipo de recursos. O mesmo acontece com o signo oposto, Capricórnio, uma vez que esses dois raios fluem igualmente através deste signo.
O 3º e 7º raios são eminentemente os raios que moldam e refinam as formas no seu caminho para a precipitação no mundo exterior – sejam eles corpos humanos, arte criativa ou formas-de-pensamento. Portanto, Caranguejo, a Mãe, dá origem a todas as formas; Capricórnio está intrinsecamente ligado à geometria do 7º raio das formas-de-pensamento.
No entanto, o 3º raio é o raio de luz e ao refletir sobre a Nota-Chave de Caranguejo: “Eu construo uma casa iluminada e nela habito”, uma interpretação tem a ver com a construção do corpo causal da alma mediante a extração dos sattvas da experiência de vida iluminada – os aromas que surgem do coração do lótus a despertar.
Portanto, a grande matriz/mãe não é apenas o oceano da criação, mas numa volta mais elevada da espiral, a matriz da mente, o oceano cósmico que dá origem à Vontade – representado pelo oposto polar Capricórnio, o pai. Os descendentes de Caranguejo-Capricórnio são, num certo sentido, os cinco reinos da natureza: mineral, vegetal, animal, humano e o reino das almas.
“Este signo [Caranguejo] pode ser portador de um significado profundo para todos. Vocês estão em processo de encarnação e percorrendo o caminho que vós próprios escolhestes. A casa que estão a construir já está iluminada? É uma casa iluminada ou uma prisão escura? Se é uma casa iluminada, atrairá para a sua luz e calor todos os que vos rodeiam e a atração magnética da vossa alma, cuja natureza é luz e amor, salvará muitos. Mas se ainda são uma alma isolada, terão de passar pelos horrores de uma solidão e isolamento ainda mais profundos, trilhando sozinhos o caminho escuro da alma.”
No entanto, toda esta solidão e separação durante a noite escura fazem parte da Grande Ilusão. É, porém, uma ilusão na qual toda a humanidade está agora imersa em preparação para a unidade, liberdade e libertação. Alguns estão perdidos na ilusão e não sabem o que é realidade e a verdade. Outros caminham livres no mundo da ilusão com o propósito de levantar e salvar os seus irmãos, se não conseguirem fazer isto, terão de aprender a fazê-lo.”1
Eclipses e Ciclos Anuais para Servidores do Mundo
“Eu já vos indiquei que forma assumirá a religião da nova era … Ela será construída tendo como referência os períodos de Lua Cheia, em que serão feitas determinadas e importantes Aproximações ao mundo da realidade, também por altura de duas Aproximações em massa que ocorrerão no momento dos eclipses principais da Lua e do Sol durante o ano.”[1]
Na Lua Nova de 2 de julho, houve um eclipse solar total – o mapa astro-cartográfico abaixo traça o caminho do eclipse passando pela parte inferior da América do Sul e em direção ao oceano, passando perto das ilhas de Pitcairn e da Páscoa. Será interessante observar o desenrolar dos efeitos do eclipse nessas áreas, embora, é claro, as energias afetem subjetivamente o planeta inteiro. Dois dias após este eclipse, no dia 4 de julho, Los Angeles teve o seu terramoto. (Ver secção mais à frente.)
Eclipses lunares e solares sucedem-se ciclicamente, com um eclipse lunar nesta Lua Cheia de Caranguejo em 16 de julho. Estes dois eclipses no signo de Caranguejo são muito importantes porque estão ligados a outro eclipse futuro no signo oposto de Capricórnio no dia 26 de dezembro de 2019; data especialmente importante porque coincide com o ciclo de sete anos da Semana do Festival para o Novo Grupo de Servidores do Mundo, de 21 a 28 de dezembro:
“Em dezembro de 1935, as energias de Capricórnio foram aumentadas por terem sido derramadas forças de uma constelação ainda maior do que – para o nosso zodíaco – o que o zodíaco representa para a Terra. Este aumento ocorrerá novamente em 1942. … Por meio deste aumento – durante o ciclo zodiacal de Aquário que se aproxima – os grupos na Terra podem aproveitar a maré de influências capricornianas que fluirão no nosso raio de captação a cada sete anos.
O acontecimento referido deu um tremendo ímpeto ao trabalho do Novo Grupo de Servidores do Mundo [NGSM], e que foi a causa da uma muito boa reação no mundo ao seu impulso particular. Isto funcionou em todas as nações e em todos os grupos como uma tendência marcada para a boa vontade. Em 1942, haverá outro influxo planetário, o qual todos somos convidados a aproveitar e para o qual somos instados a prepararmo-nos devidamente.
Esta “semana de impacto grupal” que acontece de sete em sete anos, decorrerá de 21 a 28 de dezembro e, se isso acontecer no período da Lua Cheia, a oportunidade será mais significativa. Esta possibilidade deve ser tida em atenção. Esta semana deve ser considerada eminentemente a “semana do festival” do Novo Grupo de Servidores do Mundo [NGSM], e depois de 1942 este período deve ser aproveitado fazendo a preparação devida. Esse facto é um convite à atenção de todos nós.”[2]
A tabela abaixo mostra que a última Semana do Festival do NGSM em Capricórnio foi em 2012, também o ano culminante do calendário Maia. Assim, sete anos depois esse festival acontece de 21 a 28 de dezembro de 2019.
Ano | Três ciclos de 3 anos | Ciclo de 7 anos |
2011-12 | Crise/Consolidação | |
2012-13 | Tensão/Expansão | Aparecimento/Impacto na Consciência Pública |
2013-14 | Aparecimento/Impacto na Consciência Pública | |
2014-15 | Crise/Consolidação | Crise/Consolidação |
2015-16 | Tensão/Expansão | |
2016-17 | Aparecimento/Impacto na Consciência Pública | |
2017-18 | Crise/Consolidação | Tensão/Expansão |
2018-19 | Tensão/Expansão | |
2019-20 | Aparecimento/Impacto na Consciência Pública | |
2020-21 | Crise/Consolidação | Aparecimento/Impacto na Consciência Pública |
2021-22 | Tensão/Expansão | |
2022-23 | Aparecimento/Impacto na Consciência Pública | |
2023-24 | Crise/Consolidação | Aparecimento/Impacto na Consciência Pública |
2024-25 | Tensão/Expansão | |
2025-26 | Aparecimento/Impacto na Consciência Pública | |
Ciclos de 3 anos e de 7 anos do Novo Grupo de Servidores do Mundo |
Reparem nos ciclos “Emergência/Impacto na Consciência Pública” que ocorreram nos ciclos menores de três anos e nos ciclos maiores de sete anos. O NGSM tem uma grande responsabilidade em ajudar a efetuar o Aparecimento/Impacto na Consciência Pública.
O próximo ciclo de sete anos para o NGSM ocorrerá em 2026 – apenas um ano depois de 2025, ano em a Grande Fraternidade Branca realizará o seu conclave que tem lugar uma vez em cada século e terá por essa altura tomado a decisão sobre a data do Seu Reaparecimento no seio da Humanidade. O NGSM é a ponte crucial entre a Hierarquia e a Humanidade – transmitindo e servindo o Plano Planetário – da melhor maneira que o conseguir entender.
Para os leitores que não conhecem o tema do NGSM, há muitos comentários aqui, incluindo os seguintes: Raízes do NGWS e seu surgimento histórico. [em inglês]
Uma visão histórico-astrológica dos festivais de sete anos do novo grupo de servidores do mundo. [em português].
Caranguejo-Capricórnio e Sirius
Reparem, na passagem anterior, que “as energias de Capricórnio foram aumentadas” – este signo é regido por Saturno, o Senhor do Karma – cujos ciclos são múltiplos de sete anos. Saturno é um agente do Plano Planetário – tal como é emanado de Sirius e transmitido para este sistema solar. O eixo Caranguejo-Capricórnio tem uma afinidade particular como porta de entrada para as forças de Sirius:
“Caranguejo-Capricórnio-Saturno (que é uma expressão da energia de Sirius) permite ao aspirante trilhar a Senda da Purificação, da Provação. Estas energias focalizam e qualificam a energia da Grande Loja do Altíssimo naquele Sol distante [Sirius]. Elas fluem através da Hierarquia derramando-se sobre a massa dos homens permitindo que a unidade nessa massa “se isole e vire as costas ao passado e encontre o seu caminho naquele troço da Senda onde ele aprende a sentir.”[3]
Reparem na palavra “provação” – o aspirante na Senda da Purificação está “em provação”, o que equivale nas nossas leis terrenas a quando um infrator fica em “pena suspensa” – bastante saturnino! Levando esta analogia um pouco mais longe, toda a humanidade é “infratora” (ou “prisioneira do planeta”), até que aprenda a viver de acordo com a Lei Solar, alcançada através da rejeição gradual da senda involutiva lunar – e por iniciações nos Mistérios Maiores. (Caranguejo é um signo associado às “leis lunares” relacionadas com a forma.)
Também a frase “se isole e vire as costas ao passado e encontre o seu caminho naquele troço da Senda onde ele aprende a sentir.” Caranguejo é um dos signos (de água) principais do sentimento, representando refinamento e integração do corpo emocional – a sua competência como veículo para forças neptunianas mais elevadas.
“Estas duas – a Lua e Neptuno – são, portanto, as influências diretas exercidas sobre o indivíduo de Caranguejo e, assim, levam ao desenvolvimento da forma de vida e do corpo emocional-astral.
A utilidade máxima destes aspetos será compreendida se inteligentemente perceberem que sem a forma e sem a capacidade de manter presente a necessidade de responder sensivelmente às condições e circunstâncias circundantes, a alma nunca despertaria para o conhecimento nos três mundos e, portanto, nunca conheceria Deus em manifestação.”[4]
O Problema Global dos Sem-Abrigo
Este tópico foi abordado várias vezes nos últimos anos: Crise Económica Global: Os Sem-abrigo e Pobreza
Crise Europeia de Refugiados: Alemanha Pisciana e a Alma Libriana da Áustria
Refúgio-Refugiado
O fenómeno dos sem-abrigo piorou nos últimos anos, com os acampamentos de desalojados a crescer na maioria das grandes cidades em todo o mundo. Na Grã-Bretanha – “o número de acampamentos de pessoas sem-abrigo removidos à força pelas autoridades camarárias em todo o Reino Unido mais do que triplicou em cinco anos”. Nos EUA, milhões de pessoas que “dormem ao relento” nas ruas são uma contradição terrível nos países supostamente mais ricos da Terra.
A principal causa do fenómeno dos sem-abrigo é económica, graças ao sistema capitalista que aumentou o abismo entre os muito ricos e os pobres. E ganância – a que acresce a recusa por parte da maioria dos governos em fazer pouco ou nada para resolver o problema. Os preços de aluguer de casas nas grandes cidades foram incrementados pela valorização dos bairros, pelo fluxo de trabalhadores de tecnologias de informação altamente remunerados e de aplicações insidiosas como o Airbnb ou o Uber. A Airbnb aumentou os alugueres, em algumas áreas, cerca de 40% tornando-os inacessíveis, provocando o afastamento dos moradores locais, e o consequente decréscimo de qualidade de vida. O CEO multimilionário da Uber comprou recentemente uma mansão de 72 milhões de dólares em Los Angeles, enquanto milhares de motoristas da Uber protestavam contra o seu acordo injusto:
“As vendas extraordinárias de mega-mansões ocorrem num momento em que Los Angeles enfrenta um agravamento da desigualdade e preocupações crescentes sobre a crise imobiliária e um aumento dramático do fenómeno dos sem-abrigo, levando a um intenso debate sobre quem é que realmente beneficia com o crescimento económico.
… A compra de Garrett Camp [CEO da Uber] atraiu a ira de ativistas e motoristas que há muito vêm protestando contra as práticas salariais da Uber e defendem melhores condições de trabalho. “Este é um exemplo perfeito do roubo do 1% do resto de nós”, disse Nicole Moore, uma motorista de carros de viagens partilhadas em Los Angeles, sobre a compra de Camp de 72,5 milhões de dólares. “Os motoristas estão a viver nos seus carros. Estamos a lutar por salários justos. Pelo menos compartilhe essa riqueza com as pessoas que verdadeiramente construíram a sua empresa.”[5]
Em todo o mundo Ocidental (sem contar com os milhões de sem-abrigo em “países de terceiro mundo”), as pessoas estão a viver em carros ou autocaravanas – muitos deles apenas a um passo de viverem em tendas à beira da estrada – de Santa Monica a Londres, Sydney ou Auckland.
Houve um grande boom no movimento casas pequenas como resultado da escalada dos preços dos imóveis e esta é uma solução viável para muitos indivíduos e governos que precisam urgentemente de abrigar milhares de pessoas. Mas, claro, as causas do fenómeno dos sem-abrigo não são simplesmente económicas:
“O fenómeno dos sem-abrigo é originado, muitas vezes, por acontecimentos trágicos como a perda de entes queridos, despedimento, violência doméstica, divórcio e disputas familiares. Outras complicações como depressão, doença mental não acompanhada, stress pós-traumático e deficiências físicas também são responsáveis por uma grande parte dos sem-abrigo. Muitos fatores levam a que as pessoas passem a viver nas ruas. O seu reconhecimento pode ajudar a facilitar o fim dos sem-abrigo na América.
Para aqueles que vivem na pobreza ou no seu limiar, um problema simples da vida “quotidiana”, que pode ser perfeitamente ultrapassado por indivíduos com rendimentos mais elevados pode ser o factor decisivo para os colocarem nas ruas. Um veículo avariado, incumprimento do pagamento do seguro automóvel, ou mesmo o não pagamento de portagens pode ser suficiente para deixar alguém desalojado”2
A Finlândia é a única nação onde a taxa dos sem-abrigo está em queda, baseada num entendimento prático e compassivo. A Finlândia é uma alma prática de Capricórnio, com uma personalidade inovadora de Carneiro [6]:
“Decidimos tornar o alojamento em algo incondicional”, diz Kaakinen. “Dizermos, olhe, você não precisa resolver os seus problemas antes de conseguir arranjar casa. Em vez disso, uma casa deve ser a base segura que lhe permita resolver mais facilmente os seus problemas.”
Com o apoio estatal, municipal e das ONGs, foram adquiridos apartamentos, construídos blocos novos e foram transformados abrigos antigos em casas permanentes e confortáveis – entre eles, o albergue de rua de Rukkila, nos subúrbios de Helsínquia, em Malminkartano, onde Ainesmaa mora atualmente.
Quando a política estava a ser planeada há pouco mais de uma década, as quatro pessoas que inventaram o que hoje é amplamente conhecido como o princípio da Housing First – um cientista social, um médico, um político e um bispo – chamaram ao seu relatório Nimi Ovessa (O Seu Nome na Porta).
“Ficou claro para todos que o sistema antigo não estava a funcionar; precisávamos de uma mudança radical ”, diz Juha Kaakinen, secretária do grupo de trabalho e primeira líder do programa, que agora dirige a Fundação Y, que desenvolve habitações sustentáveis e acessíveis.”[7]
A chave verdadeira para outras nações, no entanto, é a falta de vontade política para fazer algo a esse respeito – não é realmente uma questão de falta de dinheiro. Quando as pessoas vivem em circunstâncias tão terríveis e em grande escala, elas são facilmente controladas. Muitos governos ocidentais, sobretudo a Grã-Bretanha, a Austrália e os EUA, desenvolveram uma abordagem insensível para lidar com o problema, vitimizando continuamente aqueles que se encontram nessas circunstâncias económicas.
Os campos de detenção infames para refugiados na Austrália estão agora a ser copiados nos EUA. Há uma enorme crise de refugiados da América Central tentando encontrar uma vida melhor nos EUA; eles surgiram desses lugares como resultado da interferência nefasta e desestabilização dos seus governos por nações ocidentais – que se aproveitaram dos seus recursos naturais até à exaustão.
O fedor da hipocrisia nos países ocidentais é muito forte – consideremos o envolvimento multimilionário da Grã-Bretanha no fornecimento de armas aos sauditas, que criou miséria, crueldade e horror no Iémen – fome, desolação, doenças e muitos sem-abrigo. Poderíamos citar muitos mais exemplos dessas injustiças de um mundo que tem passado por um Koyaanisqatsi real.
O que será necessário para reverter esta crise terrível global que está a estrangular a alma da humanidade? Uma guerra? – Isso geraria muito dinheiro – mas apenas para alguns! Desastres naturais por decreto do Manu? Possivelmente. Porque é que a maioria dos ricos no mundo simplesmente cobiça a sua riqueza e não a compartilha com os seus semelhantes? Ou concede apenas pequenos donativos de consciência, que são menos de 1% da sua riqueza?
Jeff Bezos e Mark Zuckerberg são dois dos principais infratores de uma legião vasta de soldados capitalistas egoístas. Há um apelo urgente para despertar a consciência compassiva coletiva relativamente aos seus semelhantes, às mudanças climáticas e ao meio ambiente – e aos problemas criados pelas revoluções tecnológica e industrial.
Caranguejo é a Mãe que foi violada e profanada. Felizmente, esta situação está lentamente a começar a inverter-se; há um vislumbre de luz quando gerações recentes, como a sueca Greta Thunberg de 16 anos, lideram o ataque:
“Greta Thunberg e outros ativistas ambientais disseram que é um distintivo de honra o facto do chefe do cartel de petróleo mais poderoso do mundo acreditar que sua campanha pode ser a “maior ameaça” à indústria de combustíveis fósseis … Mohammed Barkindo, secretário-geral da Opep, disse que houve uma mobilização crescente e massiva da opinião pública mundial contra o petróleo, que estava “a começar a … ditar políticas e decisões corporativas, incluindo investimentos na indústria”. Disse também que a pressão se faz sentir no seio das famílias dos funcionários da Opep porque os seus próprios filhos “questionam-nos sobre o seu futuro porque … veem os seus pares nas ruas a fazerem campanha contra esta indústria”.[8]
Podemos ver aqui os efeitos práticos do ativismo e até mesmo da desobediência civil. O facto de milhões em países ocidentais permitirem, de forma quase impercetível, que as suas liberdades e a sua situação financeira diminuam ou sejam controladas – sem protestarem, gerou um alerta ensurdecedor, mas será tarde demais? – será que vão simplesmente continuar a enviar mensagens de texto e a fazer rolar imagens nos ecrãs, hipnotizados pela luz sensacionalista dos seus dispositivos móveis? Vale a pena repetir a seguinte passagem de um boletim recente:
“Caranguejo é a Mãe Terra, o lar, o cuidador, o provedor e protetor. Atualmente, quase metade da população mundial não recebe cuidados ou proteção. Segue-se uma lista de factos conhecidos (mais ou menos, dependendo das fontes consultadas), que são identificáveis para a maioria:
- Quase um terço da população mundial (2 dos 7 mil milhões) vive em pobreza extrema. Um número quase idêntico não tem acesso a água potável.
- Quase metade da população mundial (3 mil milhões) luta para sobreviver com 2 dólares por dia.
- Satisfazer as necessidades mundiais de saneamento e alimentos custaria 13 mil milhões de dólares, equivalente ao que a Europa e os EUA gastam em perfumes anualmente.
- Os ativos dos três homens mais ricos do mundo são mais do que o PIB combinado de todos os países menos desenvolvidos do planeta.
- Os 400 multimilionários de topo gozam agora de um património líquido equivalente aos 2,5 mil milhões de pessoas mais pobres do planeta.
- Os Estados Unidos, a maior economia do mundo, com menos de 5% da população mundial, consomem quase 1/4 de todos os combustíveis fósseis, mais de 1/3 de todo o papel, enquanto criam 50% dos resíduos sólidos do mundo.
- 20% das pessoas que vivem em países de rendimentos elevados consomem 86% de todos os bens e serviços do mundo. Os 20% mais pobres, por contraste, consomem apenas 1,3%.
- Os 225 indivíduos mais ricos do mundo têm uma riqueza combinada de mais de 1 trilião de dólares, o que equivale ao rendimento anual dos 50% mais pobres de toda a população do planeta.
- Os sete homens mais ricos do mundo podem acabar com a pobreza. A sua riqueza combinada é mais do que suficiente para suprir as necessidades básicas de ¼ da população mais pobre a nível mundial.
Claro que as soluções não passam simplesmente por lançar dinheiro sobre os problemas, mas certamente seria uma ajuda. O que aconteceu para que a humanidade fosse conduzida para esta situação deplorável, desesperada e perigosa? Um mundo onde,
-
- A diferença entre ricos e pobres tornou-se abissal.
- Não há restrição à exploração de recursos não renováveis.
- Há pouca mudança no curto prazo quanto à manipulação corporativa egoísta.
- Há pouca mudança nas práticas dos gestores financeiros na maioria das nações.
- Há manipulação contínua e extorsão nos mercados monetários globais.
- Instituições financeiras ou corporações que são apanhadas em infração, simplesmente pagam milhões ou milhares de milhão em multas – e voltam aos negócios como se nada fosse.
- Há muitas ideias inovadoras para lidar com a situação financeira global, mas falta coragem ou vontade para as implementar.
- Um planeta frágil onde a poluição, a degradação ambiental e as questões da biodiversidade não estão a ser tratadas com a celeridade necessária.
- Onde pouco se pode confiar nos media, detidas e controladas por forças cujos interesses diferem das intenções da maioria.
- Onde os principais governos mundiais conduzem guerras ou guerras por procuração para objetivos posteriores e, por isso, mentem repetidamente ao povo.
A Ascendente Caranguejo Hedy Lamarr: Atriz e Inventora
Hedy Lamarr é mais conhecida pelo seu trabalho como atriz sensual de cinema e teatro entre os anos 20-50 – mas pouco se sabe sobre o facto de ser uma inventora que ajudou a abrir o caminho para o wi-fi.
Com Caranguejo no ascendente como o propósito da sua alma, para além de ser mãe de três filhos, também deu à luz algumas ideias muito interessantes. Os regentes de Caranguejo, Lua e Neptuno, estão conjuntos em Leão, dando-lhe as habilidades naturais comuns a uma performer. Lamarr tinha o Sol em Escorpião com Mercúrio e Marte também em Escorpião, a fonte da sua intensidade emocional e da sensualidade sedutora de uma sereia cinematográfica.
A palavra “sirene” deriva do conto sobre Odisseu (Ulisses) navegando entre sereias belas que atraíam marinheiros infelizes para as rochas através do seu canto doce e música celestial. (Daí a palavra “sirene” usada para descrever um som de aviso). Sirene também está relacionada com Sirius; a conotação deve-se a que a música das sereias corresponde, na verdade, às doces frequências celestiais de Sirius!
Odisseu pediu para ser amarrado ao mastro pela sua tripulação para que pudesse apreciar, ouvir e ver as sereias lendárias! Aqui está o planeta Neptuno, regente esotérico do ascendente Caranguejo de Lamarr – místico, intangível, misterioso – incorporando parte da energia búdica referida anteriormente, principalmente na sua expressão astral.
Talvez não seja de admirar que Lamarr se tenha casado seis vezes, uma vez que os seus planetas em Escorpião ocupavam a casa 5 do romance e da criatividade. Escorpião foi também a influência que contribuiu para um filme europeu infame de 1933, The Ecstasy Lady, que causou escândalo nos EUA. Lamarr era tipificada invariavelmente como a sedutora fascinante arquetípica de origem exótica, apanhada pelo sistema de Hollywood, ele próprio uma entidade de Escorpião; interpretar Dalila no filme Sansão e Dalila foi o epítome desses papéis. (Victor Mature sortudo?)
Foi considerada como “a mulher mais bonita do mundo” – e de acordo com um espectador, quando o seu rosto apareceu pela primeira vez no ecrã, “toda a gente suspirou … a beleza de Lamarr era literalmente de tirar o fôlego.” [9] Aqui está a Lua exuberante em Leão combinada com o seu ascendente em Caranguejo, profundamente feminino, e Sol em Escorpião – uma combinação verdadeiramente exótica! Paradoxalmente, durante aqueles anos de fama, sentia-se sozinha e com saudades de casa a maior parte do tempo, evitando o público para não ter de encarar multidões; o caranguejo supersensível, a retirar-se para dentro da sua concha.
De Lamarr, a atriz, a Lamarr a cientista. A Lua de Lamarr em Leão está oposta a Urano em Aquário, o signo da sua própria regência. Urano, por sua vez, está em conjunção com Júpiter, o regente da alma de Aquário! Ambos os planetas fazem um aspeto tenso em quadratura ao Mercúrio investigador e pensador-profundo, em Escorpião; daí Lamarr, a cientista, apesar de não ter certificação académica. Urano é o planeta da ciência:
Urano, o planeta oculto, representa a ciência exotérica que penetra no lado oculto da vida da forma[10] … Urano é o planeta cujas características são a mente científica, que, nesta etapa do percurso do discípulo, significa que ele(a) pode começar a viver a vida ocultista, e o caminho do conhecimento divino pode substituir o caminho místico do sentimento. Significa também que o conhecimento pode ser transmutado no caminho da sabedoria e da luz.”[11]
O 5º raio da Ciência é regido por Vénus, a deusa da beleza – e de manas ou mente; uma mente bela? É digno de nota que o país natal de Lamarr, a Áustria, tem uma alma de 5º raio e uma personalidade de 4º raio.[12] O 4º raio é o raio da beleza, da arte e está associado ao teatro e ao cinema. Embora Lamarr tenha emigrado da Europa para os EUA, parece ter emergido da alma da sua nação ao expressar ambos os seus raios. O lema espiritual da Áustria é “Eu sirvo o Caminho Iluminado.”
“Embora Lamarr não tivesse nenhuma formação académica e fosse essencialmente autodidata, trabalhava nos seus tempos livres em vários hobbies e invenções, que incluíam um semáforo melhorado para o trânsito e uma pastilha que se dissolvia em água para criar uma bebida gaseificada. A bebida não teve sucesso; a própria Lamarr disse que tinha gosto de Alka-Seltzer.
Entre os poucos que sabiam da capacidade inventiva de Lamarr estava o magnata da aviação, Howard Hughes. Ela sugeriu que ele alterasse o design bastante quadrado dos seus aviões (que ela achava que pareciam muito lentos), para uma forma mais aerodinâmica, baseada em fotos dos pássaros e peixes mais rápidos que conseguiu encontrar.
Lamarr falou sobre o seu relacionamento com Hughes durante uma entrevista, e disse que, enquanto namoraram, ele apoiava ativamente os seus passatempos inventivos destinados a fazer “consertos”. Ele colocou a sua equipa de cientistas e engenheiros à sua disposição, dizendo que fariam ou construiriam qualquer coisa que pedisse.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Lamarr descobriu que os torpedos controlados por rádio, uma tecnologia emergente na guerra naval, poderiam ser bloqueados facilmente e desviados do seu curso. Ela pensou em criar um sinal de frequência variável que não podia ser detetado ou desviado. Contactou o seu amigo, compositor e pianista George Antheil, para ajudá-la a desenvolver um dispositivo com esse fim, e ele conseguiu sincronizar um mecanismo de piano-miniatura com sinais de rádio. Elaboraram projetos para o sistema de frequência variável que patentearam. Antheil recordou:
Começámos a falar sobre a guerra que, no final do verão de 1940, parecia muito negra. A Hedy disse que não se sentia muito confortável, sediada em Hollywood e a ganhar muito dinheiro quando as coisas estavam em tal estado. Disse que sabia muito sobre munições e várias armas secretas … e que estava a pensar seriamente em deixar a MGM e ir para Washington, DC, para oferecer os seus serviços ao recém-criado Conselho Nacional de Inventores.”[13]
Aqui, temos o altruísmo de Aquário que considera o quadro maior e é, claro, o signo da alma dos EUA. Howard Hughes tinha Marte e Saturno em posição de destaque em Aquário, refletindo o seu trabalho na aviação. É irónico que Lamarr tenha nascido na Áustria, a nação natal de Hitler, e o tenha detestado profundamente; provavelmente conheceu Hitler e Mussolini, quando era a jovem noiva do seu primeiro marido, um super-milionário à custa do tráfico de armas, Friedrich Mandl, que recebia dignitários de toda a Europa.
No final, a ideia dos “sinais de frequência variável” de Lamarr abriu caminho para os telefones móveis, para o GPS, o Bluetooth e muitos sistemas de comunicação militar; em 1997, ela e Antheil receberam o Prémio Electronic Frontier Foundation Pioneer Award e foram apresentados nos canais Science e Discovery, sendo depois postumamente integrados no National Inventors Hall of Fame.
Lamarr morreu aos 85 anos de idade, mas passou a maior parte dos últimos anos da sua vida em reclusão, tal como o caranguejo, conversando durante horas ao telefone, mas tendo dificilmente contacto com alguém pessoalmente – em parte devido ao constrangimento decorrente de algumas cirurgias plásticas fracassadas. Há um documentário, Calling Hedy Lamarr, e muitas outras descrições e entrevistas aqui.
Marianne Williamson: Candidata às Eleições Presidenciais nos EUA
Independentemente das hipóteses de vir a ser ou não ser eleita, é muito importante que esta Canceriana esteja na corrida e a contribuir para o debate. Um artigo recente de jornal dá um perfil interessante de Williamson, como alguém com substância, apesar da sua reputação de “conquistadora” pela qual tem sido ridicularizada. Williamson não deve ser subestimada como uma “fofa da nova era” – a sua banda sonora reflete isso.
Williamson é bem conhecida pelo seu livro A Return to Love, baseado noutro livro, Um Curso em Milagres – cuja autora, Helen Schuchman, afirma que o seu conteúdo lhe foi transmitido pelo Mestre Jesus; o livro apresenta um trabalho muito sólido, “contendo um currículo com o objetivo de ajudar os seus leitores a alcançar a transformação espiritual… o maior “milagre” que alguém pode alcançar… que é o ato de simplesmente obter uma “consciência da presença do amor” na nossa própria vida.”[14]
Como um Sol-Urano em Caranguejo não-convencional, com uma Lua pragmática em Capricórnio e um Marte guerreiro em Escorpião (como Thunberg e Lamarr), Williamson tem um poder formidável. O propósito da sua alma está no ascendente Gémeos, o signo das relações e das comunicações corretas; ela está, portanto, perfeitamente preparada para trabalhar com o público e para se ligar a pessoas de diversas origens.
Williamson também tem o regente de Gémeos, Mercúrio, em Leão, dando-lhe o poder de falar com poder e autoridade, especialmente porque Mercúrio está conjunto ao planeta de poder, Plutão, em Leão. No seu livro de 1997, “A Curar a Alma da América”, Williamson disse:
“É tarefa da nossa geração recriar a politeia americana, despertar da nossa cultura de distração e voltarmos a envolvermo-nos no processo de democracia com elevação de alma e esperança. Sim, vemos que existem problemas no mundo. Mas acreditamos numa força universal que, quando ativada pelo coração humano, tem o poder de fazer as coisas certas. Tal é a autoridade divina do amor: renovar o coração, renovar as nações e, por fim, renovar o mundo.”
Los Angeles, Atualização do Terramoto de 4 de Julho
“Vivi em Los Angeles toda a minha vida. Foi o maior terramoto que já experimentei. Não brusco. Suave e contínuo. Mas foi loooongo. Foi tão longo que pensei pela primeira vez “É este o tal?” Caramba. Respeitem a mãe natureza. É ela quem manda.”[15]
Na última newsletter de Gémeos de 2019, foi feita uma análise sobre a iminência do “tal” terramoto atingir LA um dia destes. Nesse artigo está um horóscopo para o eclipse de Leão de 2018 – com uma quadratura em T em signos fixos em aspeto ao Plutão de LA em Aquário; Urano, em trânsito, também está em Touro, parte desta quadratura em T, o que é frequentemente um importante significador na atividade de terramotos.
O eclipse de 2 de julho mencionado anteriormente fazia parte deste padrão de quadratura em T e, de facto, quase um ano depois, funcionou como o gatilho para o eclipse de julho de 2018 – ativando a oposição do Sol, da Lua e de Marte no mapa abaixo:
Eclipse lunar total em Leão, Julho de 2018.
4 de julho, primeiro terramoto, Los Angeles. Apenas dois dias após o eclipse solar de 2 de julho, com os mesmos graus de signos fixos no eclipse de Leão de 2018.
No Dia da Independência, 4 de julho, a Lua, Mercúrio e Marte estavam todos em Leão, opondo-se ao Plutão de Los Angeles. Quíron em trânsito estava conjunto à Lua de LA em Carneiro, um ponto que estava proeminente no terramoto de Northridge de 1994. O mapa da ocorrência de 4 de julho é para as 10h33, dando Virgem como ascendente no mesmo grau do Sol em Virgem do estado da Califórnia. Às 10h33, em Los Angeles, eram 13h30 em Washington DC – onde Donald Trump presidia à sua demonstração militar, descrita por um jornal britânico como “um palco festivo militarista, chauvinista e uma festa não tradicional … uma campanha de estilo politicamente partidária com o seu evento “Saudação à América.”[16]
Assustador! Na recente newsletter de Gémeos de 2019 foi dito,
“É atribuído a Los Angeles o centro do coração dos EUA,[17] ainda não completamente desperto. Dadas as circunstâncias terríveis atuais em que os EUA se encontram, focalizando a sombra global, a possibilidade de um terramoto em Los Angeles pode servir como o catalisador que a nação precisa para despertar a sua alma de 2º raio de Amor-Sabedoria.”[18]
Será que esse processo já começou? Os valores humanos mudarão como resultado destes tremores assustadores? Em 4 de julho, no primeiro terramoto (6,4 na escala de Richter), Mercúrio estava estacionário a virar retrógrado, de encontro a Marte exatamente 4 dias depois (8 de julho) – numa oposição exata ao Plutão de LA – um tipo de gatilho para um terramoto muito maior. De facto, apenas dois dias depois, a 6 de julho, ocorreu um grande terramoto de 7,1 no sábado às 20h20.
6 de julho, segundo terramoto, Los Angeles. Prevalece o mesmo padrão – Mercúrio-Marte em Leão em quadratura a
Urano em Touro, enquanto o Plutão em Aquário de Los Angeles completa uma quadratura em T.
No mapa da ocorrência de 6 de julho, Leão está no ascendente e Urano está exatamente no meio do céu em quadratura, com a conjunção Mercúrio-Marte em Leão. Ainda há tempo até 8 de julho para que um terceiro terramoto aconteça, dentro dos parâmetros da quadratura exata em T formada por Mercúrio-Marte, Urano e o Plutão natal de Los Angeles em Aquário. Se isto ocorrer, este artigo será atualizado!
Apelo anual para donativos
Estes boletins estão disponíveis gratuitamente desde 2004 para indivíduos e grupos mensais de meditação da Lua Cheia – e podem ser encontradas em esotericastrologer.org – ou nos vários livros do autor elencados abaixo. Por favor, valorize este trabalho contribuindo com um donativo e/ou comprando os meus livros!
Phillip Lindsay © 2019.
Donativos
Por favor apoiem este trabalho.
Stripe is supported in many countries.
Books by Phillip Lindsay
[1] The Externalisation of the Hierarchy, Alice Bailey, p.55.
[2] Esoteric Psychology II, Alice A. Bailey. p.196.
[3] Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.466.
[4] Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.323.
[6] The Destiny of the Nations, Alice A. Bailey. p.66.
[10] Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p. 149.
[11] Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p. 224.
[12] Esoteric Psychology I, Alice A. Bailey. p.382.
[17] The Externalisation of the Hierarchy, Alice A. Bailey. p.85.
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.343. [↩]
- https://www.homeaid.org/HomeAid-Stories/69/top-causes-of-homelessness [↩]