Caranguejo 2021: Neptuno. Devas. Mandela. Akiane. De Plutão para Saturno. Reino Unido-Rússia-EUA. Marte em Leão. Naftali Bennett – Israel.
“Eu construo uma casa iluminada e nela habito”:
“Falling Water” [Queda de Água] – projetado pelo “maior arquiteto norte-americano”, Frank Lloyd Wright: Urano em Caranguejo – casas radicais!
Nota-Chave de Caranguejo
“Eu construo uma casa iluminada e nela habito”.
(Lua Cheia: 24 de junho de 2021; 18:40 UT.)
Para a Versão Áudio do Boletim Clique Aqui.
Faça o download da gravação de áudio.
“A Lua e Neptuno – são, portanto, as influências diretas que incidem sobre o indivíduo de Caranguejo conduzindo assim ao desenvolvimento da forma de vida e do corpo emocional-astral. Conseguirá captar a importância da utilidade destes aspetos se compreender, de forma inteligente, que sem a forma e sem a capacidade de ter presente a necessidade de responder sensivelmente às condições e circunstâncias ambientais, a alma nunca despertaria para o conhecimento nos três mundos e, portanto, nunca conheceria Deus em manifestação.”1
Neptuno, Regente da Alma de Caranguejo
___ Neptuno e o Reino Dévico ou Angélico
___ O Reino Neptuniano das Ondinas e Sereias
___ A Triplicidade de Água
Caranguejo, Prisão e Nelson Mandela
___Julian Assange
Akiane, Ascendente Caranguejo: Artista Visionária
Plutão em Trânsito num Aspeto Difícil a Saturno
Eclipse Solar de Lua Nova de Gémeos – Quadratura com Neptuno
O Triângulo da Era Aquariana: Grã-Bretanha, Rússia e EUA
Intransigência de Boris Johnson e G7
Marte Deixa Caranguejo e Entra em Leão
Novo Primeiro-Ministro de Israel: Naftali Bennett
Neptuno, Regente da Alma de Caranguejo
Nos últimos anos de boletins informativos desde 2016, os comentários sobre Neptuno têm sido proeminentes no que diz respeito à sua expressão inferior: engano em massa, medo, paranoia, propaganda, vício. Em 2020-21 assistiu-se a um acentuar desta tendência devido ao estímulo constante e indefinição das linhas entre a verdade e a fantasia, dos factos e da ficção. Claro que aqui também estão em jogo outros fatores como, por exemplo, o terceiro raio da inteligência ativa no seu poderoso ciclo – o raio que rege os média e está intimamente relacionado com a tecnologia.
Parece que a maioria do público, incluindo comunidades espirituais, foi enganada – hipnotizada pela enxurrada incessante de mentiras e histórias distorcidas dos média. Sob este ataque constante, as pessoas abriram mão das suas liberdades porque, “Isto é demasiado”, “Eu quero continuar com minha vida”, “Eu vou tomar a vacina”, “O governo sabe melhor”, “Porque o meu médico disse” … etc. A sério?
Isto é compreensível para as massas, mas para muitas pessoas inteligentes, as suas decisões foram baseadas em:
1. Apatia e preguiça pura para não pesquisarem os factos por si mesmos, não indo além das narrativas dos média de massa.
2. Sucumbirem ao glamour/fascínio do medo (lamentavelmente desprovido de qualquer coragem) – e ser arrastado pelo tsunami de emoção em massa.
3. Obedecerem ao fascínio da autoridade – fazer o que lhes foi dito, sem questionar ou desafiar essas diretivas.
4. Tornarem-se vítimas do fascínio da ciência, da autoridade da ciência que tem interesses investidos – enquanto ignora evidências esmagadoras de um corpo muito maior de cientistas e profissionais de saúde.
Este ponto é particularmente importante porque reflete a maioria que está polarizada na mente inferior, que tende a bloquear a intuição – que é essencialmente conhecimento direto. Neptuno na sua expressão mais elevada representa a consciência búdica ou intuição; é o objetivo final para toda a Humanidade na sua estrada para a Libertação.
A expressão mais elevada de Neptuno no plano búdico encontra o seu ponto de menor resistência no plano astral/emocional – “salta” completamente o plano mental. Como a maior parte da Humanidade ainda está na fase da experiência da cruz mutável, isto é, ainda não despertou para a consciência da alma – os seus corpos astrais subdesenvolvidos não irão “interpretar” ou expressar as energias búdicas de Neptuno com precisão. Parafraseando São Paulo, eles veem “através de um espelho uma imagem distorcida.”
O grau de “substância atómica” refinada dentro do veículo astral ainda é baixo e combinado com um corpo mental menos desenvolvido – sem muita discriminação, o público é facilmente manipulado pela propaganda: a arte astuciosa e subtil de criar impressões. Daí a pandemia de impressionabilidade de que muitos se tornaram vítimas – através dos seus televisores e de muitas notícias ardilosamente elaboradas.
Apropriadamente, portanto, Neptuno o deus das águas rege o reino astral aquoso e o chacra do plexo solar, sede do corpo astral. Neste nível astral/emocional, Neptuno rege a fantasia como uma expressão da imaginação criativa, daí a influência deste planeta nas artes e na música superiores, bem como de todos os média visuais – publicidade, fotografia, cinematografia – e filmes que são feitos na “fábrica dos sonhos”.
Aqui está o “glamour” [fascínio] de Hollywood e das indústrias da moda – criando um visual, uma impressão, projetando uma imagem de si mesmo – tudo esotericamente considerado ilusório – o “ahamkara” – um falso sentido de si mesmo, identidade, autoestima excessiva, maya. Fascínio/Glamour é um nome específico para ilusão no plano astral, enquanto no plano mental é chamado ilusão e no plano físico, maya.
Quando assistimos a filmes, momentaneamente suspendemos a nossa credulidade, esquecendo-nos da iluminação, dos cenários, do realizador atrás das câmaras, dos atores e dos guiões; passivamente, permitimos ser “enganados”, ser atraídos para a narrativa, divertirmo-nos, animarmo-nos, estimularmos todas as nossas emoções – e ser inspirados – uma das características mais positivas de Neptuno: inspirar os outros e ser inspirado.
Também utilizamos a imaginação criativa de Neptuno por meio da visualização na meditação. É por meio do processo de visualização, combinado com a ação dirigente da mente, que construímos qualidades que antes estavam ausentes – como compaixão, coragem, força, etc.
Todos os planetas, signos e raios têm expressões inferiores e superiores, dependendo do estágio de desenvolvimento da consciência de cada alma individual. Existe a expressão inferior que está bem documentada acima e que combinada com o regente de Caranguejo, a Lua, produz suscetibilidade às mudanças das marés emocionais. E existe a superior:
“Neptuno não velado não relaciona Caranguejo com qualquer outra constelação ou signo, e este facto é de grande importância, porque indica o facto de que quando um homem é um iniciado, ele não reage às sensações comuns, sentimentos, ou às relações de personalidade quando se expressam sob a forma de prazer ou dor.
Tudo isto é superado e finalmente a vida aquosa da reação emocional é substituída pela vida do amor verdadeiro e inclusivo. Esotericamente, o controlo da alma “oblitera” a Lua e todos os vestígios da vida neptuniana. O iniciado não é mais regido pela Mãe das Formas ou pelo Deus das Águas.
Quando as “águas se rompem e são expelidas”, a Mãe dá à luz o Filho e aquela entidade espiritual individual fica livre. Peço-lhe que reflita sobre este ponto.”2
Nesta passagem há muitos pedaços saborosos para mastigar! A frase “substituída pela vida do amor verdadeiro e inclusivo”, diz respeito à associação profunda de Neptuno com o centro do coração. O coração é a correspondência superior do plexo solar, o destino onde as energias transferidas do plexo solar são transmutadas no cálice de fogo do amor.
“A vida de amor verdadeiro e inclusivo” é a expressão máxima do Cristo, cujo nome esotérico no Ocidente é Neptuno. A bela analogia de Caranguejo com a mãe prestes a dar à luz – “as águas se rompem e são expelidas”. Podemos comparar este estágio com o de grandes iniciados cancerianos como o Dalai Lama ou Nelson Mandela?
Neptuno e o Reino Dévico ou Angélico
A seguinte passagem, profundamente esotérica, transmite um pouco mais sobre a poderosa influência de Neptuno, as águas e o reino dévico – as “vidas” que compõem a própria substância dos nossos corpos astrais. A consulta do diagrama anterior sobre os planos pode ser útil para a compreensão desta passagem:
“Um dos planetas mais ocultos, Neptuno, preside os “devas das águas”; o seu Senhor dévico é Varuna, o Raja [regente] do plano astral/emocional, sendo uma emanação daquele planeta.
… homens de um tipo relativamente inferior de corpo físico e tendo um corpo astral contendo alguma matéria do sexto subplano, são sensíveis a coisas superiores e têm uma aspiração espiritual. A influência que emana do sexto subplano do plano búdico apela a uma resposta recíproca da matéria do sexto subplano de outros corpos …
… as influências e energias [de Neptuno] afetam principalmente a essência dévica desta matéria do sexto subplano, alcançando-os através do Senhor Raja Varuna. Este conhecimento é de valor prático astrologicamente, pois permitirá aos homens compreender a natureza dos seus próprios corpos físicos e, sobretudo, dos seus corpos astrais.”3
O estudo do reino dévico, dos devas menores e dos devas superiores, é essencial para a compreensão da evolução humana que está inextricavelmente entrelaçada com a evolução dévica, o que acabará por ser um “casamento cósmico” entre uma humanidade “masculina” e um reino dévico “feminino” – “a mãe de todas as formas”.
“Este planeta [Neptuno] também tem uma relação vital com … Buddhi … Nenhum homem começa a coordenar os veículos búdicos até ficar sob a influência de Neptuno numa determinada vida. Quando isso acontece, o horóscopo da personalidade mostrará em algum lugar o domínio da influência neptuniana.”4
O “horóscopo da personalidade” refere-se ao signo solar, pois representa o eu inferior triplo – os corpos mental, astral/emocional e físico trabalhando como uma unidade integrada. Portanto, o “horóscopo da personalidade mostrando a influência neptuniana” pode ser algo como Neptuno em conjunção com o Sol, ou ter um Sol regido por Neptuno, em Peixes, Caranguejo, etc.
Neptuno é o regente esotérico de Caranguejo, o regente exotérico de Peixes e está indiretamente relacionado com terceiro signo do trígono de água, Escorpião; isto deve-se à sua regência do centro do plexo solar, partilhada com Marte, o regente exotérico e esotérico de Escorpião, um signo de discipulado e de testes para a segunda iniciação:
“Da mesma forma, é a influência neptuniana que preside e torna possível a segunda Iniciação, onde o iniciado produz resultados no corpo astral e onde os seus centros astrais são o objeto da atenção do Hierofante. Este tipo específico de energia flui através de três centros: 1. Aquele chakra da cabeça que está ligado ao chakra do coração. 2. O centro do coração. 3. O plexo solar.
O planeta Neptuno, em conjunto com o Logos planetário do sexto raio [Marte], controla os centros astrais do homem. Esta afirmação tem muito significado esotérico macrocósmico. Quando se considera que todos os centros – humanos e divinos – são compostos de essência dévica, tornar-se-á imediatamente evidente a ligação entre esta influência e os devas, e o seu efeito reflexo sobre o homem.”5
Finalmente, o grande grupo mundial que está atualmente a encaminhar-se para a segunda iniciação entenderá a frase bíblica: “Não haverá mais mar”. O Senhor dos Oceanos – a expressão de Neptuno no plano astral deixará de exercer controlo, haverá uma “drenagem” no sentido ocultista do termo ou absorção que levará à “cessação do desejo” – como emanava até agora do plexo solar. Sendo um signo regido esotericamente por Neptuno, Caranguejo é a Grande Mãe que,
“… realiza o seu trabalho de construção corporal sob o impulso do desejo … o fator do desejo, ou do movimento astral e a sua ação reflexa sobre o corpo físico … tornar-se-á evidente e a Grande Mãe será vista ativamente envolvida, sob a influência do desejo na obra de edificar, nutrir e produzir o calor e a humidade que tornam a manifestação possível.
A Mãe é o maior dos devas e está intimamente ligada aos devas das águas, pois a humidade independentemente do tipo é essencial para toda a vida.”6
O Reino Neptuniano das Ondinas e Sereias
“Os diversos grupos de devas da água da classe manipuladora foram agrupados grosseiramente por escritores mitológicos, sob os termos ondinas, sereias e outras expressões, mas a sua diversidade é grande, e isso será necessariamente evidente quando se considerar que o total de água no planeta (oceanos, mares, rios, lagos e riachos), excede em muito a porção seca, ou terra, e que cada gota de humidade é em si uma vida minúscula, cumprindo a sua função e executando seu ciclo.
As formas míticas acima mencionadas são apenas aquelas miríades de vidas que incorporam uma forma através da qual um deva em evolução procura expressar-se.”7
Na verdade, estes grupos multifacetados de devas existentes em todos os subplanos – são tão inumeráveis quanto os milhares de milhões de deuses do Panteão Hindu, que está de facto – a fazer referência ao vasto reino dévico. Daí o título de um dos melhores livros teosóficos sobre devas, The Kingdom of the Gods, de Geoffrey Hodson.
A Triplicidade de Água
Como afirmado anteriormente, Neptuno está associado aos três signos de água do zodíaco – Caranguejo, Escorpião e Peixes:
“… O simbolismo subjacente aos três signos de água é o mais interessante… o Caranguejo, o Escorpião e as Deusas-Peixe do signo de Peixes.
Na antiga Lemúria, o símbolo de Peixes era uma mulher com cauda de peixe, de cujo símbolo permanece a memória da lendária sereia. Foi apenas nos últimos tempos da Atlântida (quando a consciência de dualidade começou a tornar-se presente nas mentes da humanidade avançada desse período) – que a parte feminina do símbolo foi totalmente abandonada e os dois peixes ligados tomaram o lugar das Deusas-Peixe.
Têm, portanto, o Caranguejo, o Escorpião com o ferrão na cauda e o Peixe. O lento Caranguejo, identificado com o lugar onde reside e carregando a sua casa às costas, vive na terra (vida no plano físico) e também no mar (a vida das emoções); o Escorpião movimenta-se rapidamente, mortal nos seus efeitos sobre os homens ao seu redor e é uma criatura da terra; é também o símbolo do Caranguejo transformado e o resultado do processo evolutivo, e indica a natureza perigosa do homem que não é transformado e, portanto, é prejudicial e danoso para os outros;
… os Peixes indicam o homem de quem o símbolo da materialidade foi tirado pela remoção de metade do símbolo original, indicando assim a libertação da matéria. Os três signos de água dão-nos, portanto, uma história breve e simbólica do crescimento do homem e do verdadeiro desenvolvimento da personalidade. É uma imagem da lei de causa e efeito. Estes pensamentos podem ser elaborados por vós mesmos e assim chegar a implicações evidentes.”8
Conforme descrito no livro do autor, Unveiling Genesis: Mysteries of the Rootraces and Cycles (2017), havia apenas oito signos do zodíaco “ativos” na Lemúria, dez na Atlântida, doze nesta raça-raiz atual – e novamente dez signos na futura sexta raça-raiz. Vários signos “acolheram” o desenvolvimento gradual da consciência humana ao longo dos últimos 21,5 milhões de anos, desde a individualização na terceira raça-raiz que conhecemos como Lemur ou Lemuriana. Na sua obra magna, A Doutrina Secreta – H.P. Blavatsky faz uma declaração carregada de mistério:
“… é a Terceira Raça que habitou o grande continente Lemuriano, que precedeu as verdadeiras e completas raças humanas – a quarta e a quinta [raças-raízes] … Esta raça vivia com igual facilidade na água, ar ou fogo, pois tinha um controlo ilimitado sobre os elementos.
Estes eram os “Filhos de Deus” … os verdadeiros Eloim … Foram eles que comunicaram aos homens os segredos mais estranhos da Natureza e lhes revelaram a inefável, e agora palavra perdida”… é a [4ª] sub-raça, que precedeu aquela que se separou sexualmente [5ª], que devem ser considerados como os antepassados espirituais das nossas gerações atuais – e especialmente das raças arianas orientais [Índia].9
Ainda nesta linha antiga Lemuriana, Caranguejo foi um dos oito signos do zodíaco ativos por altura do nascimento da Humanidade. O Sol estava a precessar através de Caranguejo num período de 5.000 anos que começou em Leão, seguido por Caranguejo (nascimento), concluído em Gémeos – na “crise final da individualização”. Tenha em mente que os ciclos de precessão astronómica de 2.160 anos de hoje podem ter diferido durante o período Lemuriano.
Caranguejo, Prisão e Nelson Mandela
(Para um perfil astrológico anterior de Mandela, consulte este ensaio de 2013.)
Este “discípulo mundial” que tinha o Sol, Júpiter e Plutão em Caranguejo, esteve preso durante 27 anos (3 x 9, número de iniciação) – condenado em 12 de junho de 1964:
“Ele foi detido várias vezes por atividades subversivas e foi acusado sem sucesso no Julgamento por Traição de 1956 … foi cofundador do movimento Umkhonto we Sizwe em 1961 e liderou uma campanha de sabotagem contra o governo. Foi detido e encarcerado em 1962, e posteriormente condenado a prisão perpétua por conspirar para derrubar o estado após o Julgamento de Rivonia.”10
Caranguejo é um signo de consciência de massa devido aos seus regentes exotérico e esotérico, a Lua e Neptuno. O biógrafo de Mandela descreveu-o como “… um líder de massa nato que não conseguia deixar de magnetizar as pessoas”. Júpiter exaltado em Caranguejo e regendo o seu ascendente Sagitário certamente deve ter contribuído para essa descrição generosa.
“Ele era altamente consciente da sua imagem e ao longo da sua vida procurou sempre roupas de alta qualidade, fazendo muitos comentadores acreditarem que ele se portava de forma majestosa. A sua herança aristocrática foi repetidamente enfatizada por apoiantes contribuindo assim para o seu poder carismático … Mandela tornou-se “um dos primeiros políticos dos média … incorporando um glamour e um estilo que projetava visualmente um admirável novo mundo africano de modernidade e liberdade … um mestre da imaginação e desempenho”.11
Esta descrição parece-se muito com Leão, onde Mercúrio e Saturno estão colocados – proporcionando uma concentração mental incrível – colocados na casa 9, associada a estudos académicos, direito, etc. Mas o signo ascendente de Mandela, Sagitário, cai no decanato de Leão, dando-lhe as qualidades de liderança carismática. (1º decanato de Sagitário, 2º decanato de Carneiro, 3º decanato de Leão.) Sobre o assunto de Caranguejo e prisão, o Tibetano diz:
“Este signo [Caranguejo] pode ser portador de um significado profundo para todos. Vocês estão em processo de encarnação e percorrendo o caminho que vós próprios escolhestes. A casa que estão a construir já está iluminada? É uma casa iluminada ou uma prisão escura? Se é uma casa iluminada, atrairá para a sua luz e calor todos os que vos rodeiam e a atração magnética da vossa alma, cuja natureza é luz e amor, salvará muitos.
Mas se ainda são uma alma isolada, terão de passar pelos horrores de uma solidão e isolamento ainda mais profundos, trilhando sozinhos o caminho escuro da alma. No entanto, toda esta solidão e separação durante a noite escura fazem parte da Grande Ilusão.”12
A “casa” de Mandela estava certamente “iluminada” e atraiu milhões de mariposas para a chama de sua alma. DK também afirma o mesmo sobre Saturno em Caranguejo e, embora Mandela não tivesse essa posição no seu mapa tropical (ocidental), certamente estava lá no horóscopo sideral (oriental):
“Saturno está na casa de seu detrimento e, portanto, produz aquelas condições e situações difíceis que levarão à luta necessária. Isso faz de Caranguejo um lugar de prisão simbólica e enfatiza as dores e punições da orientação errada.
É o conflito da alma com o seu ambiente – levado a cabo consciente ou inconscientemente – que leva às punições da encarnação e que proporciona aquelas condições de sofrimento que a alma voluntariamente assumiu quando – com olhos abertos e visão clara – a alma escolhe o caminho da vida terrena com todos os seus consequentes sacrifícios e dores, a fim de salvar as vidas com as quais tinha afinidade.”13
Esta bela e comovente linha descreve perfeitamente a missão redentora de Mandela: A alma escolhe o caminho da vida terrena com todos os seus consequentes sacrifícios e dores, a fim de salvar as vidas com as quais tinha afinidade.” No fatídico dia da sua condenação em 1964, Mandela teve alguns trânsitos muito significativos:
1. Lua em trânsito em Caranguejo em conjunção com o seu Sol.
2. Vénus em trânsito e nó norte em Caranguejo em conjunção com Júpiter-Plutão.
3. Saturno em trânsito em Peixes na cúspide da casa 4 (Caranguejo). Peixes é um signo relacionado com a “prisão na matéria” dos dois peixes – e a sua libertação final desse estado.
4. Saturno em Peixes em oposição a Urano no meio do céu (público, carreira). Aqui está o símbolo da infâmia, o rebelde e revolucionário Urano, oposto a Saturno, o estado, o status quo; ambos os planetas formam uma quadratura em T ao trânsito de Mercúrio em Gémeos.
5. Marte em trânsito em Touro oposto ao arco solar de Marte em Escorpião. O regente da casa 12 das prisões é Marte, já que Escorpião está na cúspide. A Lua de Escorpião de Mandela também estava na casa 12.
Ambas as posições de Marte fazem uma estreita quadratura em T ao seu Urano natal em Aquário. Urano aqui na sua regência própria é o reformador e revolucionário por excelência:
“Mandela foi amplamente rotulado de terrorista por proeminentes figuras políticas do mundo ocidental por abraçar a violência política … Margaret Thatcher disse que o ANC era “uma típica organização terrorista”.14
Daí a proeminência do trânsito de Urano no meio do céu na hora da sentença. Na verdade, o trânsito de Urano tinha estado em conjunção intermitentemente com o Sol progredido de Mandela em Virgem, no ano anterior. Na avaliação do autor do gráfico de Mandela em 2013, foi afirmado:
“Nelson Mandela retirou grande força de sua Lua de Escorpião, mas isso também foi o seu calcanhar de Aquiles – como a Lua é em qualquer horóscopo, o morador – a “prisão da alma”. A Lua está na casa doze, que rege as prisões, instituições e mosteiros. Uma Lua na casa doze pode estar aqui razoavelmente “confortável”.
A Lua de Escorpião também assume uma qualidade muito pisciana, colocada na casa doze. O perdão é um dos temas principais de Peixes e Mandela foi um exemplo da Senda do Perdão. Os signos de água e a casa doze são bem conhecidos pela sua sensibilidade psíquica. Mandela foi chamado presciente, a capacidade de saber antecipadamente.
A Lua de Escorpião também era o seu espírito guerreiro, a sua intensidade de sentimento, grande persistência e capacidade de resistência. O facto de Mandela escolher não nutrir qualquer amargura para com os seus inimigos é um exemplo extraordinário de uma Lua escorpiana transformada.”15
Julian Assange, que continua a definhar numa prisão britânica por expor crimes de guerra, também tem uma Lua de Escorpião na casa doze, tem ascendente Sagitário e o Sol em Caranguejo – todas as três posições iguais a Mandela! O Sol de Assange está em quadratura com Urano, dando-lhe a tendência de resistir ao sistema, enquanto o Sol de Mandela faz um quincôncio a Urano. (Veja o último relatório de 2021 sobre Assange aqui.)
6. Sol em trânsito em Gémeos em conjunção com Vénus. Vénus em Gémeos era a grande habilidade de Mandela para se relacionar com todos os tipos de pessoas: “Ele era conhecido pela sua capacidade de encontrar plataformas comuns entre comunidades muito diferentes.”16
Esta não é de forma alguma uma lista completa de trânsitos, mas ilustra as energias planetárias presentes em eventos importantes da vida – neste caso, Caranguejo e o seu tema da prisão. Voltando de forma resumida à posição Mercúrio-Saturno, também nos é dito,
“Na quarta iniciação, Mercúrio e Saturno trazem novamente grandes mudanças e revelação únicas, mas o seu efeito é muito diferente da experiência anterior.”17
Mandela certamente era um discípulo avançado, os alunos especularam pelo menos um iniciado de terceiro grau, talvez até para além disso – o quarto grau, também chamado de Crucificação, o de Jesus após a experiência na cruz.
Durante a sua prisão de 27 anos, Mandela, o incendiário sagitariano, tornou-se um filósofo sagitariano mais calmo, com muitos anos de ruminação profunda no “mosteiro” da prisão, construindo a sua “casa iluminada” – o corpo causal da alma.
Prodígio com Ascendente Caranguejo – Akiane
“Eu estava novamente com Deus e Ele disse-me para orar continuamente. Ele mostrou-me onde Ele morava. Eu estava a subir escadas transparentes; em baixo vi cascatas de água efusivas, e enquanto me aproximava Dele, o Seu corpo era de luz pura e intensa. O que mais me impressionou foram as Suas mãos – eram gigantescas!
Não vi ossos ou veias, nem pele ou sangue, mas mapas e acontecimentos. Então Ele disse-me para memorizar milhares e milhares de palavras de sabedoria num pergaminho que não se parecia com papel, mas sim com luz intensa. E em alguns segundos eu fiquei de alguma forma preenchida. A partir de agora vou levantar-me cedo para pintar. Espero um dia ser capaz de pintar o que me foi mostrado.” (Akiane aos quatro anos.)
Akiane Kramarik é uma criança prodígio, mística, poetisa e artista sobre quem o autor traçou um perfil em 2005, após receber a hora de nascimento da sua mãe. Akiane tem Sol, Lua e signo ascendente, todos em Caranguejo, regido esotericamente por Neptuno, o visionário, imaginador e místico. A Lua está em oposição próxima a Neptuno e Urano em Capricórnio, dando uma mistura de intuição e mente, a capacidade de manifestar concretamente a visão.
Akiane também tem um grande trígono de água entre Saturno em Peixes, Sol em Caranguejo e Júpiter em Escorpião. Os grandes trígonos de água podem dar uma clarividência poderosa, como a que o médico francês Michel Nostradamus acedeu, ao “receber” as suas famosas quadras.
Mercúrio em Gémeos na casa doze representa a versatilidade de Akiane em várias disciplinas artísticas, todas obviamente desenvolvidas em encarnações anteriores, dada a maturidade da sua expressão desde os quatro anos de idade! Um pesquisador de reencarnação afirma que Akiane foi Rubens numa vida anterior, o pintor flamengo do barroco. Num futuro muito próximo, novas formas de expressão artística e musical precipitar-se-ão na consciência humana:
“Quando a música produz calor ou estimulação e quando as imagens, por exemplo, brilham ou revelam o subjetivo dentro do objetivo, então este quarto Raio de Harmonia estará a concretizar-se.”18
É-nos dito que o ciclo de quarto raio voltará à “manifestação gradual” de 2025 em diante, portanto, as experiências de Akiane com pinturas brilhantes anunciam o que está para emergir. Akiane pode muito bem ser um dos principais expoentes dessas novas formas de arte da sua encarnação, que facilmente atravessarão este ciclo de quarto raio. Na verdade, Akiane pode até ser uma alma de quarto raio – uma das “poucas gotas que anunciam a monção” de almas de quarto raio que retornam à encarnação.
O Senhor da Civilização, conhecido como Conde St. Germain, era um polímata, o que incluía ser um pintor de habilidade rara:
“… Famoso pelo seu poder de reproduzir o brilho original das pedras preciosas na tela. Embora ele se recusasse a revelar o seu segredo, supunha-se que ele produzia o efeito misturando madrepérola em pó com os seus pigmentos. Ele era muito apreciado como crítico de arte e era frequentemente consultado sobre a autenticidade das pinturas.”19
Atualmente com 27 anos, Akiane continua sua jornada artística, como mostra o vídeo de cinco minutos abaixo. A pintura tem o título “Liberdade” – e brilha!
A História do Dharma
“Dharma é a consciência do nosso dever e responsabilidades morais, e a harmonia entre o propósito espiritual e a liberdade de viver os nossos sonhos. O Dharma não fica completo sem a jornada que fazemos através dele. E essa jornada não pode ser apressada, abreviada ou simplificada. Tem de ser experienciada”.
Observe que o tema desta pintura é um menino cujo nome é Arjuna, um dos personagens principais do épico hindu, O Mahabharata. Akiane foi criada como cristã, mas abraçou sempre uma espiritualidade universal.
Plutão em Trânsito num Aspeto Difícil a Saturno (Uma perspetiva esotérica)
Um trânsito de longo prazo entre Plutão e Saturno, especialmente com um aspeto em quadratura ou oposição, pode representar um dos ciclos de vida mais desafiadores. Portanto, os que têm Saturno nos signos cardeais de Carneiro-Balança, Caranguejo-Capricórnio – de qualquer geração do ciclo de 30 anos de Saturno terá acabado de ter, ou estará a ter – ou prestes a ter esse trânsito.
Como Plutão é o trânsito mais longo e lento (248 anos) e sendo o Senhor do Mundo Inferior, ele atinge profundamente a nossa psique; os seus trânsitos duram cerca de três anos, dependendo por qual parte da elíptica Plutão está a passar.
Saturno representa a mente e rege o centro da garganta. Saturno é a capacidade da mente de criar formas-de-pensamento para organizar ideias, idealmente em padrões geométricos – projetos para manifestar e viver vários ciclos de vida. Todos estes padrões têm um “prazo de utilização”, atingindo invariavelmente um ponto de cristalização que precisa ser quebrado, destruído e transformado. Saturno é o regente de Capricórnio, em que,
“A cristalização atingiu um certo grau de densidade e a chamada “rigidez” é facilmente estilhaçada e destruída e o homem, nascido em Capricórnio, provoca então a sua própria destruição”.20
Portanto, este princípio pode ser aplicado a qualquer posição de Saturno em qualquer signo do zodíaco. Construções de pensamento que serviram durante alguns anos, uma década ou mais, precisarão por fim de revisão, reforma, desconstrução, desmontagem, renovação ou demolição total! Entra Plutão, o Demónio da Demolição!
“Plutão… rege… a morte ou dissolução de velhas ideias e emoções, e a sua influência é, portanto, em grande parte cerebral, e aqui têm a pista para a sua descoberta tardia. A humanidade está apenas prestes a tornar-se mental. Os seus efeitos são sentidos primeiro no corpo mental.”21
Aqui estão dois “planetas mentais”, Saturno e Plutão – o primeiro um construtor que trabalha no reino das ideias, da inteligência ativa, o raio que rege Saturno. O último, Plutão – partindo o verniz da concha básica do edifício – ou lançando uma esfera demolidora à estrutura antiga, derrubando-a completamente!
Tudo depende de quão solidamente as formas-de-pensamento foram construídas. Se forem fracas, ou comprometidas por ideias vagas ou distorções emocionais – como acontece com a maioria da humanidade, então a sua duração será curta, exigindo renovações regulares.
Se forem formas-de-pensamento profundamente arraigadas, constituindo o “morador no umbral” – que ressurgiram de vidas passadas, então a batalha para eliminar os velhos padrões será cada vez mais difícil, multicamadas associadas a questões mentais e emocionais que foram usadas como medidas compensatórias para “ir sobrevivendo”.
A única maneira de tirar benefício dum trânsito de Plutão é entender o mantra, “A resistência é fútil” – é preciso render-se totalmente a um trânsito de Plutão e permitir que ele se regenere. Como planeta da morte (como Saturno, o ceifeiro), um trânsito de Plutão relaciona-se com morrer para o passado, renunciar a tudo com o que se identificou, passando ao estado intermediário da crisálida, entre a lagarta e a borboleta.
Esta metáfora tem sido usada para signos de transformação do zodíaco, como Escorpião e Peixes, ambos signos de água, que Plutão rege exotérica e esotericamente. Conforme mencionado anteriormente, Plutão rege “a dissolução de velhas ideias e emoções”.
A água é um símbolo de emoção, um dos principais ingredientes que podem adicionar muitas complexidades ao “pão que está a ser amassado” – a estrutura das formas-de-pensamento ao longo de uma vida ou existências; isto pode transformar formas-de-pensamento existentes numa massa ainda mais espessa e impenetrável – muito difícil de desmontar e desembaraçar, exigindo o bisturi cirúrgico ou a espada para cortar o nó górdio!
A espada é um símbolo do primeiro raio de vontade ou poder, que Plutão co-rege com Vulcano. Plutão é o componente de poder da equação de força de vontade e empunha a espada que Vulcano, o Ferreiro, forja na bigorna! Ambos os arquétipos mitológicos funcionam invisivelmente, no subsolo, dentro da Terra.
Plutão é o planeta mais distante do Sol no sistema Solar, enquanto Vulcano é o mais próximo. Ambos os planetas são muito pequenos e compactos, mas mantêm uma intensa concentração de poder entre eles – como verdadeiros “marcos” do sistema Solar!
Portanto, quando Plutão transita por Saturno durante um período de alguns anos, nota-se a quebra da mente em muitos fragmentos. Como Saturno está relacionado com a memória, pode haver fragmentos experimentados de memórias perdidas a flutuarem aleatoriamente na consciência de alguém.
Isto pode ser bastante desconcertante para alguns, que podem sentir estar a “perder o fio à meada”, enlouquecendo, mantendo uma ligação ténue com a realidade. Se se resiste a um trânsito de Plutão como este, isso pode resultar num “colapso nervoso” de algum tipo, devido ao medo que leva ao imperativo de se agarrar às velhas estruturas de Saturno; é aqui que Plutão arrasta o indivíduo “a pontapear e a gritar” para a autorrealização
Se os astrólogos fizessem um estudo daqueles que passaram por colapsos nervosos “clínicos”, isso poderia ser valioso – para ver se os trânsitos de Plutão estavam a dominar nessa altura. Estas memórias podem surgir desde o útero, aos quatro anos de idade, ou até à adolescência e início dos trinta – ao longo de todo o curso de vida. As memórias podem surgir aleatoriamente, em qualquer momento ou lugar, sem terem necessariamente qualquer “gatilho”, como uma visão, som ou cheiro – todos eles a passarem como um filme desconexo no olho da mente.
A memória é um aspeto do Morador do Umbral ou da sombra e a passagem seguinte é relativa a um comentário sobre Escorpião, corregido por Plutão:
Este Morador é a soma total de todas as características da personalidade que permaneceram invictas e insubmissas e que devem ser finalmente superadas antes que a iniciação possa ser tomada. Cada vida vê algum progresso feito; alguns defeitos de personalidade corrigidos e algum avanço real efetuado…
…Quando a mente atingiu uma etapa relativamente elevada de desenvolvimento, o aspeto da memória é evocado de uma maneira nova e consciente e então toda a pré-disposição latente, todo o instinto racial e nacional, toda a situação não conquistada e toda a falha de controlo sobe à superfície da consciência e então – a luta prossegue.”22
A “luta prossegue” – com qualquer aspeto difícil do trânsito de Plutão a Saturno, mas existem também as várias permutações deste trânsito que qualificam a experiência:
1. A etapa de desenvolvimento da alma do indivíduo. Ainda estão na cruz mutável ou “ascenderam” à cruz fixa? São aspirantes, discípulos ou iniciados?
2. Karma – Saturno é o Senhor do Karma.
3. O signo em que Saturno está colocado: Carneiro-Balança, Caranguejo-Capricórnio – temas muito específicos para cada signo, por exemplo Balança: A lei, sexo e dinheiro, casamento, relacionamentos, julgamento.
4. Aspetos de Saturno, como Marte em quadratura a Saturno. Portanto, o indivíduo não está apenas a trabalhar com os efeitos do trânsito de Plutão sobre Saturno, mas com todo o padrão com o qual Saturno está associado, como uma quadratura em T complexa. Assim, um indivíduo que experimenta um trânsito de Plutão a Saturno deve realmente esforçar-se para ser o observador desapegado – à medida que a sua vida pode parecer estar a desmoronar, aquilo que lhe era querido deixar de o ser, amigos desaparecerem, etc.
Este período pode ser extremamente stressante, pois a pessoa aprende a enfrentar medos e inseguranças que podem ter sido carregados durante muitas vidas. A resistência a estas mudanças profundas cria apenas mais dor e, em última análise, está fadada ao fracasso. Um trânsito como este prepara o indivíduo para o próximo ciclo da sua vida, mas para embarcar nele é necessário que haja primeiro uma renovação dos alicerces do seu ser. Salve Plutão e Saturno!
Eclipse Solar da Lua Nova de Gémeos – Quadratura com Neptuno
A recente Lua Nova de Gémeos, precedida por duas semanas desta Lua Cheia de Caranguejo, daí a sua relevância, particularmente com a sua relação com Neptuno – de novo! No recente boletim da Lua Cheia de Gémeos (um mês atrás), na última seção foi abordado “Mercúrio Estacionário na Lua Cheia” – e a sua quadratura com Neptuno:
A quadratura de Mercúrio com Neptuno em Peixes pode ser o potencial para uma “dose dupla” de ilusão, especialmente perpetrada por entidades de Gémeos, sejam elas indivíduos ou nações.
As comunicações podem ficar particularmente baralhadas e confusas… este padrão tem um enorme potencial para truques e enganos, que se tornaram a “nova norma” no cerne da propaganda… A Solução para esta situação desafiadora é invocar o pólo oposto de Peixes, o signo de Virgem, o princípio de discernimento e discriminação.
O potencial positivo do padrão de Neptuno da quadratura Mercúrio-Vénus é imaginar e visualizar que mundo melhor podemos trazer para a consciência humana. Imaginação e intuição – ou buddhi, são os elementos-chave de Neptuno… A manifestação mais potente deste padrão na Lua Cheia é um despertar em massa, algo que já vem a acontecer há um tempo, mas talvez uma aceleração desse processo.”23
Gémeos também forma um ponto de entrada para a energia cósmica transmitida de Sirius – o princípio da Libertação. Este padrão do festival da Lua Cheia em Gémeos foi repetido na fase da Lua Nova em Gémeos – bastante ampliado pelo eclipse Solar.
Sol, Lua e Mercúrio retrógrados estavam todos numa quadratura estreita com Neptuno em Peixes. Como afirmado anteriormente, a expressão inferior de Neptuno é o ponto de menor resistência para as massas, mas durante este período de grande crise e oportunidade planetária, a sua expressão mais elevada tem grande potencial para inspirar, despertar e evocar a intuição.
O segundo raio de Amor-Sabedoria é o único raio a fluir através de Gémeos, um signo de relações corretas e um dos mais importantes do zodíaco porque a sua influência está por trás de todos os 12 signos. Daí Gémeos estar também associado à energia do Cristo Cósmico. Como afirmado anteriormente e regularmente (!), Neptuno é um dos nomes para O Cristo no Ocidente, cujo Reaparecimento entre a Humanidade está iminente.
Portanto, naquele eclipse Solar da Lua Nova de Gémeos – o ponto de tensão entre os planetas de Gémeos e Neptuno ofereceu uma semente para aceder a esta consciência superior, para contornar as tendências indutoras de fascínio do Neptuno inferior – e como isso tem sido usado para insuflar o engano e a propaganda numa escala global. Neste sentido, a cimeira do G7 na Grã-Bretanha teve um grande potencial, nesta nação cuja alma é de Gémeos:
“Os líderes do G7 + (EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Canadá, Japão e Itália – com a UE e, a convite, a Austrália, a Índia, a Coreia do Sul e a África do Sul) – estão a reunir-se em Carbis Bay, na Cornualha, Inglaterra – o mesmo lugar onde Wellesley Tudor Pole teve uma visão há 67 anos. Ele viu o Arcanjo Miguel atrás de uma grande cruz sobre o Oceano Atlântico e um cálice dourado de fogo a assumir gradualmente o lugar da cruz, para se tornar o símbolo da nova era.”24
Bem, esperemos que alguma inspiração se tenha infiltrado na consciência destes líderes mundiais, muitos dos quais têm estado sob o feitiço do Grande Engano. O PM do Reino Unido – Boris Johnson, é um dos piores criminosos da mentira e do engano do Gémeos inferior.
O ex-conselheiro de Johnson, Dominic Cummings (que tem um stelium de planetas em Sagitário) (Veja a recente astro-análise), está agora a revelar segredos em relação ao governo para quem trabalhou, fazendo muitas acusações de como o PM e vários ministros “mentiram descaradamente”.
Assim, talvez Neptuno, no seu papel de “Solvente universal”, esteja a fazer o seu trabalho, erodindo os castelos de cartas que foram construídos de maneira frágil nos últimos anos. Os EUA têm uma personalidade Geminiana, daí a sua relação “especial” próxima com o Reino Unido. A propaganda no site do G7 do Reino Unido apresentava Johnson em forma de proselitismo,
“Como o grupo mais proeminente de países democráticos, o G7 é há muito tempo o catalisador de uma ação internacional decisiva para enfrentar os maiores desafios que enfrentamos. Do cancelamento da dívida mundial dos países em desenvolvimento à condenação universal da anexação da Crimeia pela Rússia, o mundo tem esperado que o G7 aplique os nossos valores partilhados e poder diplomático para criar um planeta mais aberto e próspero.”
Observe aqui a referência negativa à Rússia, enquanto os EUA e o Reino Unido continuam a impedir a Rússia de participar do triângulo esotérico que está previsto para conduzir a Humanidade à Era de Aquário. Mais adiante, no site do G7, está escrito:
“O primeiro-ministro Boris Johnson usará a presidência do G7 pelo Reino Unido para unir as principais democracias para ajudar o mundo a lutar e, em seguida, reconstruir melhor a partir do coronavírus e criar um futuro mais verde e próspero.”
Observe o mantra “reconstruir melhor” que todos estes líderes usam continuamente na sua campanha unida, mas errónea, contra o coronavírus. Que o vírus da verdade imirja com clareza maior e generalizada!
O Triângulo da Era Aquariana: Grã-Bretanha, Rússia e EUA
(Putin e Biden encontraram-se em Genebra na quarta-feira, 16-6-21) mapas dos países
“… existem três grandes energias de fusão ou centros vitais presentes no nosso planeta:
1. Rússia, fundindo e misturando a Europa Oriental com o Oeste e o Norte da Ásia.
2. Os Estados Unidos (e mais tarde a América do Sul), fundindo e misturando a Europa Central e Ocidental e todo o hemisfério ocidental.
3. O Império Britânico, fundindo e misturando raças e homens em todo o mundo
O destino do planeta está nas mãos destas nações.”25
Este assunto tem sido comentado várias vezes, principalmente num artigo de 2015, O Destino Combinado da Rússia, Grã-Bretanha e EUA. Uma das razões principais para “o destino do planeta” – é porque duas destas nações, a Rússia e os Estados Unidos, têm Aquário como a energia condicionadora das suas almas nacionais respetivas. Apenas uma outra nação foi dada como incorporando uma alma Aquariana – a Holanda.26
Como a Grã-Bretanha é uma das nações líderes da Quinta Raça-raíz, com a sua capital, Londres, a incorporar o chakra laríngeo planetário (mente), a alma Geminiana da Grã-Bretanha está em aspeto de trígono harmonioso com a força da alma Aquariana destas duas nações mais jovens – EUA e Rússia. (Os EUA também têm uma personalidade de Gémeos).
Como Londres tem uma personalidade de Balança, isso origina um grande trígono de ar com Aquário e Gémeos, que permite um fluxo harmonioso de relacionamentos entre as três nações. O problema que está a impedir este triângulo globalmente unificador de nações de realizar o seu destino no serviço mundial – tem sido o renascimento da guerra fria contra a Rússia, com propaganda e demonização das suas ações e líderes.
A Grã-Bretanha tem sido fortemente influenciada pelos EUA, bem como pela postura agressiva das nações da OTAN contra a Rússia – com exercícios militares e ameaças constantes. A Rússia está virtualmente cercada por nações da OTAN ou forças militares estrategicamente posicionadas. Portanto, o encontro de Biden com Putin foi uma oportunidade para grupos de meditação criarem uma atmosfera de harmonia que pode ajudar a trazer melhores relações – e também no futuro para todas essas reuniões.
Não importa quais sejam os nossos pontos de vista e opiniões sobre os líderes destas nações, imperfeitos e incorretos que sejam, as sementes da harmonia entre estas nações têm uma oportunidade de ser plantadas. É importante lembrar que este tipo de trabalho subjetivo no plano mental (que já foi realizado por vários grupos espirituais), não enfoca as personalidades envolvidas; tal abordagem tende a aumentar as falhas dessas personalidades. A melhor abordagem é criar uma atmosfera harmoniosa, direcionando a energia corretamente e em cooperação grupal – invocando as almas das nações, ignorando as personalidades dos seus líderes.
Uma visualização que alguns grupos estão a usar agora, é ver este triângulo de nações sobreposto ao ponto de encontro, Genebra, o centro cardíaco planetário – com uma alma de primeiro raio (política) e uma personalidade de segundo raio (Amor-Sabedoria), esta última que coincide ser o raio da alma da Grã-Bretanha e dos EUA.
Muitos dos problemas mundiais insolúveis só podem ser resolvidos no nível subjetivo, pelos grupos de meditação do Novo Grupo de Servidores do Mundo; eles podem literalmente transformar as formas-de-pensamento cristalizadas dentro do corpo mental planetário – algumas das quais são muito antigas, com milhares de anos. Essas formas-de-pensamento podem ser vistas de forma clarividente como manchas de nuvens escuras ao redor do planeta, como aquela muito grande que está a pairar sobre,
“… toda a área do Oriente Próximo e da Europa – Grécia, Jugoslávia, Turquia, Palestina, os Estados Árabes, Egito e Rússia – está sob uma nuvem pesada.”27
À medida que 2025 se aproxima, com o conclave centenário da Hierarquia e Shamballa, há muito a fazer para compensar o ataque das Forças Materialistas sobre a Humanidade. Estes métodos de meditação por grupos dedicados e organizados são uma das principais Soluções para travar nesta batalha. Tenha em mente a surpreendente declaração do Tibetano de que a Segunda Guerra Mundial poderia ter sido evitada se grupos de meditantes tivessem feito o trabalho necessário para dispersar o crescimento do fascismo na década de 1930.
Intransigência de Boris Johnson e G7
O recente eclipse da Lua Cheia caiu precisamente no Mercúrio de Johnson em Gémeos, o regente do seu Sol de Gémeos e indiscutivelmente o seu planeta mais problemático – a sua tendência para mentir e ofuscar.
No mapa natal, Mercúrio forma uma quadratura com Quíron em Peixes, refletindo a ferida da comunicação, especialmente o desafio de trazer o Mercúrio intelectual para expressar a empatia e a compaixão de Peixes; esta quadratura representa uma incapacidade de comunicar de uma forma que se harmonize com os outros.
Isto é irónico, já que o propósito da alma de Johnson é o ascendente Balança – o signo de harmonização e diplomacia – na qual ele ficou lamentavelmente aquém no G7 – sobre a relação da Irlanda do Norte e da Grã-Bretanha com a UE.
A combinação de Balança e Gémeos pode criar uma atitude afável e acessível, um brincalhão e um trapaceiro – mas geralmente muito superficial. No G7, o regente de Balança, Vénus, estava em trânsito por Caranguejo no Meio do Céu de Johnson (público, carreira), fazendo uma quadratura desafiadora com o seu ascendente. Durante aquele fim de semana na Cornualha ocorreu o retorno lunar do horóscopo britânico de 1801, com a Lua também em Caranguejo, desencadeando um comportamento recalcitrante – um apego ao passado. Num boletim de 2018, logo após a Lua britânica em Caranguejo ter tido uma quadratura pelo trânsito de Plutão, foi declarado:
“Talvez a perda da Grã-Bretanha da sua antiga glória imperialista a tenha levado a retirar-se da União Europeia, numa tentativa vã de recuperar algo do passado; ou a sua insegurança financeira, desconfiança da UE, ganância pura e antiga – ou vários destes fatores. A Lua em Caranguejo é o corpo mais elevado no mapa, o que lhe confere grande poder – refletindo um público emocionalmente suscetível – facilmente oscilante, apesar do pragmatismo inerente ao povo britânico.”28
Este não-evento do G7 2021, além de mostrar como todas estas nações estão em sincronia umas com as outras por causa da Covid-19 e das vacinações – também destaca a teimosa personalidade de Touro da Grã-Bretanha, expressa como Marte em Touro no horóscopo de 1801. Atualmente, aquele grande agente de mudança e revolução – Urano, está a passar de um lado para outro sobre Marte, até março de 2022.
O tempo dirá quanto efeito este trânsito de Urano terá para a Grã-Bretanha. As forças reformadoras de Urano estão a trabalhar continuamente para despertar a todos globalmente – ao discernir a verdade da mentira, nesta era sem precedentes de propaganda e mentiras.
Marte Deixa Caranguejo e Entra em Leão
Quando o planeta da paixão encontra um signo de fogo apaixonado como Leão, há certamente uma receita para fogos de artifício – não necessariamente como luzes lindas no céu! Na Astrologia Esotérica, Marte rege o centro do plexo Solar, sede do corpo astral.
O trânsito do Rei da Guerra através do signo emocionalmente sensível anterior de Caranguejo foi desafiador, despertando sentimentos e apegos muito profundos. Caranguejo é o lugar da “queda” de Marte e pode ser caracterizado por frustração raivosa, mau humor intenso, disputas domésticas, devoção aos entes queridos, etc. Marte é considerado um planeta “não sagrado” e, portanto, o seu trânsito em qualquer signo destaca dualidades não resolvidas que todos abrigam.
Em Leão, Marte tende a ser enérgico e agressivo, altamente egoísta, competitivo, enérgico e criativo; dá liderança, coragem e confiança, bem como fortes impulsos sexuais, ciúme, possessividade, capacidade argumentativa e um ego inferior forte e dominador. Marte em Leão pode ser a rainha do drama por excelência, colocada firmemente no centro do seu “universo”.
Muitas destas descrições são indicativas do domínio de Marte sobre o centro do plexo Solar, a casa do “cérebro animal” e kama-manas ou “mente do desejo”. Apegos emocionais aos modos de pensar podem ser revelados durante o trânsito de Marte por Leão (11 de junho a 29 de julho). Para aqueles que cultivam a perceção e a consciência nas suas vidas, cuidado com a tendência de cair nas garras da “besta da personalidade” durante este período, ou seja, a sombra.
A chave é a vigilância e o cultivo da polaridade Aquariana, onde reside um senso de necessidades maiores além do pequeno eu – a tendência para “primeiro eu”, o sentido de legitimidade é acentuado com Marte nesta posição. Portanto, tome cuidado com as atividades regidas por Marte, como conduzir – e o que se desdobra em lugares mundanos como o supermercado local – e o seu estacionamento!
A jornada evolutiva exige que mudemos da polarização nos centros inferiores para o funcionamento nos centros superiores; da personalidade cega para a alma iluminada – permitindo que o propósito individual da alma funcione através de uma personalidade integrada. Marte cria uma consciência aguda do que não está resolvido dentro da personalidade tripla, particularmente no maior campo de batalha para a maioria – o corpo astral. Marte em trânsito por Leão oferece uma oportunidade porque envolve a transferência de energia do plexo Solar (Marte) para o coração (Leão). Do medo ao amor, do condicional ao incondicional, do egocentrismo ao altruísmo – de Leão a Aquário.
O ponto de menor resistência para a maior parte da humanidade está orientado no plexo Solar – o status quo, o conhecido, a morada da mente inferior, impaciência, reatividade, egoísmo – não a clareza de pensamento superior ou a paciência de um coração amoroso. Uma ferramenta de visualização é ver a angústia, a raiva e o conflito dentro do plexo Solar – a serem elevados para encontrar o fogo purificador do cálice do coração – isto ativará a coragem e a compaixão de Leão, o Coração de Leão.
Resista à tentação de reagir ou forçar situações e defender o pequeno ego; faça uma pausa para reflexão e use as forças devocionais do guerreiro Marte em nome do Eu Superior. Durante este período, o trânsito de Marte passará pelas duas estrelas-ponteiro – Dubhe (mais próxima da estrela polar, Polaris) e Merak:
“As estrelas-ponteiro mais próximas da Estrela Polar são expressivas de um aspeto inferior da vontade, que – falando de humanidade – chamamos de vontade própria… estas estrelas-ponteiro e a energia que emana delas guiam a humanidade no caminho involutivo, e estão constantemente ativas na sua influência sobre o homem que ainda está na Cruz Mutável.”29
Portanto, quando Marte passar por Dubhe (15 Leão 29), de 4 a 7 de julho (aniversário dos EUA), isso será particularmente estimulante para a “vontade própria”, criando uma maior consciência daquilo que permanece não redimido dentro de qualquer entidade – um indivíduo, grupo ou nação. Mais tarde, Marte passará por Merak (19 Leão 10) – o mais distante da estrela polar:
“As estrelas-ponteiro mais distantes da Estrela Polar na constelação da Ursa Maior. Este é, esotericamente falando, um grande reservatório ou ponto focal para a energia divina, realizando o desígnio de Deus… Então, a energia das estrelas-ponteiro mais distantes da Estrela Polar começam a fazer sentir a sua presença e é registado pelo discípulo no Caminho um sentido de direção ou orientação correta, e tal orientação (quando seguida) leva o homem para mais perto da Hierarquia.”30
Novo PM de Israel: Naftali Bennett
O novo PM, Naftali Bennett, promete unir a nação (BBC)
Foi feita uma análise no boletim de Gémeos do mês passado, “Benjamin Netanyahu: Será Plutão a Sua Némesis?” Parece que Plutão desferiu o seu golpe mortal ao “Rei Bibi” – e depois de doze anos no comando, não foi fácil:
“Depois do voto de confiança ter sido anunciado, Benjamin Netanyahu sentou-se na cadeira do primeiro-ministro na câmara do Knesset. E teve que ser conduzido para os bancos da oposição.”31
O nacionalista de extrema direita Naftali Bennett será melhor? Israel foi de mal a pior? Ler o perfil de Bennett na Wikipedia pode ser um tanto perturbador – mas não necessariamente, alguns dos amigos israelitas do autor atestam:
“Nos últimos meses, aconteceu nele uma mudança. Superou a sua aversão aos árabes e está agora a cooperar com os membros árabes da coligação frente a frente, declarando publicamente que encontrou no líder do partido árabe um homem sábio, valente e forte. Mostrou-se aos manifestantes quando ainda não estava claro se aconteceria um novo governo. No seu discurso de inauguração, falou na forma de “nós”, bastante em justaposição a Bibi que usava o seu real “eu” o tempo todo. Parece-me que o tipo descobriu o trabalho grupal.
Os meus colegas têm exatamente a mesma impressão. Este novo governo é construído sobre os novos princípios de cooperação e igualdade grupal, com base em relações humanas simples, apesar das diferenças até mesmo de opiniões políticas. É uma tarefa difícil e parece quase impossível. Esta fraqueza é também a sua força – todos sabem que TÊM de respeitar as relações humanas corretas entre si para que isto dure. No outro dia, elogiaram as mulheres entre eles pelo seu trabalho de encontrar Soluções pacientemente – quando os homens querem desistir. Estamos todos muito curiosos sobre esta experiência.”
Bennett é um Carneiro com Escorpião no ascendente – ambos os signos regidos por Marte, daí a sua colocação no último grau de Touro, em conjunção com a estrela fixa Alcione. (“A estrela do indivíduo… da inteligência”, é muito importante.)
A Lua de Bennett está em Leão, a mesma posição da Lua de Israel, que muitas vezes tem sido comentada como a sombra de Israel, o mito do Leão de Judá do seu passado glorioso, etc; o seu Sol progredido em Touro está, estranhamente, exatamente em conjunção com o Sol de Israel! O Marte de Bennett no último grau de Touro está quase exatamente em quadratura com o Marte de Israel no final de Leão – há uma receita para um confronto, especialmente quando o trânsito de Marte desencadeia este aspeto, de 24 a 30 de julho! Antes disso, o trânsito de Marte passará por todos os outros planetas problemáticos em Leão de Israel – Saturno, Lua, Plutão.
Vejamos como se desenrola este acontecimento extremamente significativo da história recente de Israel. No boletim de Gémeos do mês passado, Israel, Netanyahu e o Massacre Palestiniano – são dados os trânsitos mais recentes para Israel, o mais promissor dos quais afirma:
“Saturno [em Aquário] está apenas agora a tocar o ascendente [Israel] e está em regressão durante algum tempo, antes de cruzar o ascendente propriamente dito no final de janeiro de 2022. Durante este período de oito meses, há uma esperança vaga de que Israel possa fazer uma pausa para reflexão – sobre a comunidade maior que poderia construir com os palestinianos e muitos outros grupos. Esse resultado, no entanto, pode muito bem ser apenas uma quimera em muitos aspetos, mas não impossível.”
”Esta descrição (em itálico) ecoa a declaração dos amigos israelenses: “Este novo governo é construído sobre os novos princípios de cooperação grupal.”
O Solstício do Caranguejo: Tempo e Sem Tempo
O Sol entra no signo da Grande Mãe em 21 de junho – o solstício. “Sol-stice” significa literalmente, “o sol está parado ‘porque o Sol *parece* nascer no mesmo lugar durante três dias – tendo atingido a sua declinação máxima entre o equador e a eclíptica. As quatro cruzes cardeais – Carneiro, Caranguejo, Balança e Capricórnio – são pontos de “reconfiguração” do ano onde as experiências de cada trimestre são assimiladas e consolidadas. Aqui está uma oportunidade para nós “ficarmos parados”, fazermos um balanço, fazermos uma revisão interior – nesta transição de um trimestre para o seguinte.
O solstício em Caranguejo é uma porta de entrada para o nascimento do que começou em Carneiro, o início do novo ano, espiritualmente falando. A sua *resolução de ano novo* que foi iniciada em Carneiro continua bem encaminhada para o restante do ciclo do zodíaco de 12 meses? Como o Sol é um medidor de tempo – e como o tempo é uma ilusão, especialmente quando o Sol *parece* estar parado, o período do solstício é uma oportunidade para transcender a ilusão do tempo linear, no qual todo o mundo está imerso; mover-se para o “sem tempo” ou “agora” – ou o *eterno presente* – para os recessos mais profundos do coração.
Estudando o diagrama astronómico da esfera celestial – a *eclíptica representa o tempo*, pois o seu círculo invisível descreve o período de um ano que a Terra leva para se mover em torno do Sol. O *equador representa o espaço* – a divisão feita entre os hemisférios norte e sul. São os equinócios e solstícios – onde espaço e tempo se encontram, trazendo a possibilidade de transcender a ilusão de espaço-tempo; eles são portais iniciáticos para nos alinharmos com os reinos internos e intemporais – o mundo *real* – desprovido de maya.
Esse alinhamento é proporcionado por impulsos potentes do Sol, o nosso Logos Solar cujo ciclo anual marca estes quatro pontos cardeais, lembrando-nos da relação da Terra com o todo maior, do seu lugar no seio da família de planetas do sistema solar.
O solstício de Caranguejo é o oposto do solstício de Capricórnio, onde o terceiro dia do solstício climático é celebrado no Natal. O solstício de Caranguejo é um festival de três dias não menos importante, celebrado desde os tempos antigos, que pode ser utilizado para reflexão e assimilação tranquila; para cultivar a sensibilidade psíquica e recetividade de Caranguejo; para apreciar a sua família biológica, bem como a família humanidade; para a comunhão e ritual com a “família espiritual” de cada um.
É bastante marcada a presença do sétimo raio da Magia Cerimonial, Ordem ou Organização que passa por estes quatro signos cardeais. Daí a oportunidade de rituais de grupo nos solstícios e equinócios, invocando e ancorando essas forças solares – promovendo o “Plano Planetário”. Para auxiliar na invocação e assimilação dessas forças, o trabalho dos grandes devas, anjos ou arcanjos estão presentes nestes quatro pontos cardeais do ano – muitas vezes deixando a sua marca em curiosas formações de nuvens e transmissões de energia.
O eixo Caranguejo-Capricórnio é também uma “porta dupla” para a entrada de forças daquela grande estrela Sirius, considerada o “eu superior” do nosso sistema solar. Portanto, o nosso Plano Planetário não está apenas ligado à integração harmoniosa da Terra com os outros planetas, mas também com o alinhamento com as forças cósmicas de Sirius – o “Plano Maior”. A Terra tem uma relação especial com esta estrela, o que significa que quando cada alma humana atingir a Libertação e se deparar com a escolha dos “Sete Caminhos Cósmicos”, a maioria escolherá o Caminho para Sirius. Feliz solstício!
Phillip Lindsay © 2021.
Subscreva o Boletim Informativo
Nota O autor não tem tempo para responder aos muitos emails por parte dos leitores, por isso, por favor façam os vossos comentários abaixo.
Donativos
Por favor, apoiem este trabalho.
Stripe is supported in many countries. Books by Phillip Lindsay
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.323. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.323. [↩]
- A Treatise on Cosmic Fire, Alice A. Bailey. pp.899-900. [↩]
- A Treatise on Cosmic Fire, Alice A. Bailey. p.899. [↩]
- A Treatise on Cosmic Fire, Alice A. Bailey. p.899. [↩]
- A Treatise on Cosmic Fire, Alice A. Bailey. p.900-1. [↩]
- A Treatise on Cosmic Fire, Alice A. Bailey. p.896-7. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. pp.317-8. [↩]
- The Secret Doctrine II, H.P. Blavatsky. p.165 fn. [↩]
- Wikipedia [↩]
- Wikipedia [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.343. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.342. [↩]
- Wikipedia [↩]
- Esoteric Astrologer.org [↩]
- Wikipedia [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.71. [↩]
- A Treatise on Cosmic Fire, Alice A. Bailey. p.427. [↩]
- blavatsky.net [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.158. [↩]
- A Treatise on White Magic, Alice A. Bailey. p.439. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.207. [↩]
- EsotericAstrologer.org [↩]
- Joleen Du Bois, wisdom teacher. [↩]
- The Destiny of the Nations, Alice A. Bailey. p.104. [↩]
- The Destiny of the Nations, Alice A. Bailey. p.67. [↩]
- The Rays and the Initiations, Alice A. Bailey. p.430. [↩]
- EsotericAstrologer.org [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.196. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.196-7. [↩]
- Israel’s new PM Naftali Bennett promises to unite nation (BBC) [↩]