Carneiro 2018: Mercúrio e Urano Esotéricos. Sol Exaltado. Marte em Capricórnio. Shamballa. Júpiter em Carneiro. Facebook.
Nota-Chave de Carneiro
“Eu surjo e governo a partir do plano mental.”
(Lua cheia: 31 de março de 2018. 13:36 GMT)
O Sol está Exaltado em Carneiro
Ingresso Solar e Marte em Capricórnio em 2018
Três Festivais Espirituais
Mercúrio Como Regente Esotérico de Carneiro
Urano, Regente Hierárquico de Carneiro
Divulgação de livros e informações sobre donativos e vídeos
Carneiro, Morte, Shamballa e o Primeiro Raio de Vontade-Poder
Júpiter em Carneiro: Ayn Rand e Alice Bailey
A Astrologia do Facebook
O Festival da Páscoa: Crucificação e Ressurreição
O Sol está Exaltado em Carneiro
Chegou mais uma vez o fim do ano zodiacal com a passagem do Sol de Peixes para Carneiro; isto assinala o equinócio, onde a noite equivale ao dia, onde a escuridão e a luz são mantidas em suspenso ou equilíbrio – símbolo de Balança, o oposto polar de Carneiro; esta relação Carneiro-Balança será acentuada no festival solar de Lua cheia de Carneiro, no dia 31 de março.
O Sol está exaltado em Carneiro, representando os primeiros raios dourados do Sol que despontam no horizonte ao amanhecer, anunciando um novo dia, um novo começo, uma nova ideia ou forma de pensamento que pode impulsionar-se numa determinada direção:
“Aqui o Sol representa a vida do espírito que alcança a plenitude da sua expressão como resultado do grande processo evolutivo iniciado em Carneiro. A vida de Deus que neste signo é “posta em atividade” e finalmente alcança a consumação. A latência torna-se potência e a meia-noite funde-se com o meio-dia. Deus, o Pai, governa.”1
“Deus” pode ser interpretado como o “Deus pessoal” – a alma, ou a Mónada (Deus Pai), aquela essência original que utiliza a alma como seu veículo. “Latência” é aquilo que é mantido sob forma de criatividade potente e ilimitada que pode ser ativado, conduzindo-a à “potência”.
“a meia-noite a fundir-se com o meio-dia” é uma passagem profundamente esotérica que se refere à escuridão da meia-noite (o azul índigo mais profundo a aproximar-se do preto), a latência do infinito que encontra sua potência no finito – o ser humano ao meio-dia alinhado com o Sol sobre a sua cabeça, que alcançou o seu zénite ou potência máxima.
O tema dos novos começos e, portanto, das possibilidades ilimitadas, é evidente quando se consideram as reações nucleares que ocorrem no interior do Sol; onde os núcleos se fundem para criar outros, imitando o tipo de reação que ocorre numa bomba de hidrogénio; à exceção do processo que é de fusão e não o de fissão. A meia-noite também é a “escuridão antes do amanhecer”, a escuridão que precede a iluminação.
Portanto, o simbolismo de Carneiro é atribuído ao signo ascendente no horóscopo pessoal. O signo ascendente é determinado pelo momento exato do primeiro suspiro – quando a alma encarna num novo corpo. Portanto, na Astrologia Esotérica, o signo ascendente é o potencial da alma que pode ser desenvolvido numa encarnação. Para a maioria da humanidade, o signo ascendente permanece apenas como uma máscara de expressão da personalidade, sem aceder ao seu potencial mais profundo.
Ingresso Solar e Marte em Capricórnio
De igual modo, para o mundo como um todo – cada novo ano em Carneiro contém potencialmente o propósito da alma planetária, essa é a razão pela qual é delineado o horóscopo do “ingresso solar” tendo em conta o momento exato da sua ocorrência.
Tenham em atenção que o signo ascendente será diferente para Londres ou Nova Iorque, considerando-as “capitais” das nações ocidentais.
Um padrão-chave neste horóscopo de ingresso é uma quadratura em T entre o Sol, Terra e Marte em Capricórnio, uma formação que é igualmente repetida no horóscopo da lua cheia, 11 dias depois. Marte está exaltado em Capricórnio e no indivíduo menos evoluído, domina, produzindo conflitos – um domínio familiar para o Deus da Guerra. Em Capricórnio, Marte é tem a ver com,
“Materialismo, a luta pela satisfação das ambições pessoais e o conflito com as tendências espirituais mais elevadas prosseguem, e este signo, que de todos é o mais material, é o campo de batalha entre os hábitos e ordem antiga estabelecidos e as novas inclinações e tendências mais elevadas.2
O poder de Marte persiste no indivíduo espiritualmente avançado, em particular durante a Segunda Iniciação e até à Terceira, onde, juntamente com a Lua, Marte produz um “terrível conflito” entre o ego inferior e o eu superior.
Por isso, em ambos os mapas, o do ingresso e o da Lua cheia, Marte está em quadratura ao Sol em Carneiro, signo do qual é regente – a partir do signo do seu maior poder, Capricórnio. O ponto de menor resistência para a “humanidade comum” é a “satisfação da ambição pessoal”, ego pronunciado, agressão, militância, prepotência e o uso egoísta do dinheiro.
Para os mais conscientes, o potencial é o poder impulsionador de Marte para alcançar o topo da montanha do Capricórnio, para alcançar os melhores potenciais que estão de acordo com os princípios espirituais. Carneiro governa a cabeça e o cérebro – o hardware para a transmissão de ideias a partir do software do corpo mental. O primeiro raio de Vontade ou Poder flui através de Carneiro e essa Vontade tem a ver com a manutenção de uma adesão firme aos princípios corretos – tomar uma posição e manter essa postura.
Carneiro é o guerreiro Marcial – completamente destemido, confiante e corajoso, indo buscar a sua força ao Sol exaltado. O Sol governa o chacra do coração, a fonte de compaixão e coragem – esta última palavra que deriva do francês coeur = coração; o amor e a coragem estão intrinsecamente ligados.
A agressividade ou abusividade de Carneiro também pode ser uma resistência firme que “defende a posição”, para usar uma expressão militar. Esta dinâmica de puxa-empurra é simbólica de Marte, das investidas dos carneiros, o tradicional jogo da corda [N.T.: tug-of-war no original], entre luz e escuridão, o superior e inferior, Carneiro-Balança: guerra e paz.
Três Festivais Espirituais
Carneiro marca também o primeiro dos três festivais espirituais do novo ano – Carneiro, Touro e Gémeos. Estes festivais marcam a tónica para o ano inteiro e é-lhes sempre dado um grande estímulo pelos Guias da Raça durante os três períodos de lua cheia. Durante estes festivais é estabelecido um aspeto do Plano Planetário – extraído do Modelo Divino que está constantemente a ser precipitado na consciência humana.
O tema de Carneiro é sobre o surgimento da ideia subtil, modelada e programada nos éteres, que em última análise se manifestará no plano externo:
“Carneiro é o lugar onde a ideia inicial para instituir a atividade toma forma. É o local de nascimento das ideias e uma verdadeira ideia é na realidade um impulso espiritual a tomar forma – subjetiva e objetiva.”3
Portanto, o valor da meditação em grupo durante estes períodos é de extrema importância – ao estabelecer a elaboração correta e meticulosa de formas de pensamento e depois orientando-as corretamente, preservando os princípios que lhes estão subjacentes.
Carneiro, Touro e Gémeos funcionam como um triângulo de energias subjetivas que condicionam o resto do ano; sintonizarmo-nos com as suas qualidades através da reflexão pessoal e da meditação em grupo é um excelente serviço planetário. Os três festivais são:
Carneiro – Festival da Páscoa, o Festival do Cristo Ressuscitado.
Touro – Festival de Wesak, o Festival do Buda ou da Iluminação.
Gémeos – Festival da Unificação – unificando o Oriente e o Ocidente, levado a cabo pelo Cristo.
Mercúrio como Regente Esotérico de Carneiro
Mercúrio é o “mensageiro dos deuses” e a sua grande proximidade do Sol reflete o seu papel como mensageiro ou intermediário com os outros planetas – quer seja entendido de forma literal ou metafórica. “Mercúrio recebe sete vezes mais luz do que qualquer outro planeta.”4
Há que ter em conta que todos os planetas estão intimamente ligados entre si, à medida que desenvolvem a Vontade do Solar Logos dentro do corpo corporativo do nosso sistema solar. E, claro, a fonte do eu superior e a vontade diretora deste sistema solar é a estrela fixa Sirius, o “quarto caminho cósmico” que será trilhado pela maioria da humanidade libertada. Mercúrio é o regente do quarto raio de Harmonia através do Conflito (o raio principal que rege a Humanidade como um todo) daí estar relacionado com o regente exotérico de Carneiro, Marte, um “criador de conflito”.
“Mercúrio indica que a linha de menor resistência para a humanidade é harmonia através do conflito, pois Mercúrio expressa a energia do quarto raio, que é de natureza búdica, intuitiva e expressiva do Cristo.”5
Como planeta sagrado e na “linha dos raios pares” do Amor-Sabedoria (2,4,6), Mercúrio é o fator Harmonia da equação, enquanto o corregente, a Lua, representa o Conflito criado pelo eu inconsciente, nesta vida e no acumulado de muitas vidas. Tanto a Lua como Marte desempenham funções semelhantes para tornar consciente o não redimido e inconsciente dentro da personalidade, e criam conflitos para o indivíduo que está no Caminho ascendente. A Lua vela Urano no seu governo do chacra sacro/sexual, enquanto Marte governa o plexo solar, a sede do corpo astral:
“Tal como a Lua, Marte desempenha um papel muito importante ao criar consciência sobre o que está interiormente em guerra. No entanto, também contribui para o comportamento humano cego e errante que cria miséria e dor neste planeta. Marte, o deus da guerra – interna e externa. “Guerra e conflitos” criam a “purificação necessária”.6
Mercúrio é, no entanto, de um calibre muito mais elevado. Na sua expressão mais baixa, Mercúrio é o “enganador” e a inteligência mental (3º raio), refletida pela sua regência exotérica de Gémeos e Virgem; tem uma associação com o chacra da garganta, sede do corpo mental, mas não governa propriamente este centro. (Isso é feito por Saturno.)
“Mercúrio, sendo o Mensageiro dos Deuses e o Agente do Seu controlo, é portanto, por um lado, o agente do terceiro aspeto (inteligência ativa) e por outro, do segundo aspeto (amor-sabedoria). Ele é considerado como incorporando em si mesmo estes aspetos do princípio mental, a expressão da mente concreta e abstrata de Deus.”7
É claro que é na mente que a ilusão pode ser encontrada (fascínio no plano mental) e a razão pela qual Mercúrio, o Mensageiro divino, é considerado o princípio da ilusão e a expressão da mente ativa superior.8 Numa expressão ainda mais elevada, Mercúrio é buddhi ou intuição, que emana para além do plano mental, mas o qual utiliza. Daí a nota de Carneiro: ” Eu surjo e governo a partir do plano mental.” A consciência búdica é o objetivo final da evolução da consciência para a humanidade.
“Mercúrio é a síntese de manas-buddhi, mente-sabedoria que se expressa através da alma humana; Mercúrio governa a ponte ou o antahkarana.”9
No seu papel búdico, Mercúrio governa o lóbulo direito do Ajna ou chacra frontal, enquanto Vénus controla o lobo esquerdo (mente). Cada novo ciclo anual em Carneiro recorda-nos esta distante conquista mercuriana:
“Quando Mercúrio, o Mensageiro divino, o princípio da ilusão e a expressão da mente superior ativa, tiver desempenhado a sua missão e “conduzido a humanidade para a luz” – e o Cristo-menino para fora do ventre do tempo e da carne, para a luz do dia e da manifestação, então, a tarefa desse grande centro que chamamos humanidade estará realizada.”10
Existem vários “4’s” associados a Mercúrio: Associados ao 4º caminho cósmico para Sirius. O 4º reino, o humano. A Obtenção total da consciência búdica – a 4ª iniciação. O Regente do 4º raio:
“Mercúrio, ao incorporar a energia do quarto raio, em última análise transporta o homem na roda da vida e através do conflito permite-lhe alcançar a harmonia. Mercúrio ilumina a mente e faz a mediação entre a alma e a personalidade, sendo o Mensageiro dos Deuses. Esta mediação, num primeiro momento, produz uma oposição inevitável entre os pares de opostos e um conflito prolongado. Este conflito traduz-se finalmente numa vitória e no dissipar da ilusão através da iluminação da mente inferior.”11
Urano, Regente Hierárquico de Carneiro
O regente hierárquico é o terceiro e o regente mais elevado de cada signo zodiacal. Dito de forma muito simples, Urano neste sistema solar é um planeta que “atrai tudo para cima”, regendo o futuro “primeiro esquema de síntese” (de três), onde finalmente será consumada toda a evolução planetária no final da vida do sistema solar.
Urano governa o centro sacro humano que contém a semente de Vontade/mente que acabará por ser elevada para os centros superiores, a garganta e, finalmente, a cabeça. (Ver “Sexo e Relacionamentos – Partes 1 e 2 de Libra/Escorpião 2017.) No entanto, sendo Urano o regente mais elevado de Carneiro, representa essa “nuvem de coisas cognoscíveis” da qual todas as ideias emanam e se precipitam. Mercúrio, como regente esotérico é o mensageiro-mediador dessas ideias para o plano físico. Urano tem uma associação com a ciência – as ciências exotéricas e esotéricas, tal como Marte:
“Marte governa os sentidos que são cinco em número. Esses sentidos são a base de todo o conhecimento humano, no que diz respeito ao que é tangível e objetivo ou depreendido. Portanto, Marte governa a ciência e essa é a razão, nesta era atual, para a materialidade fundamental da ciência – uma materialidade que está a diminuir rapidamente à medida que Marte se aproxima do fim do seu atual ciclo de influência.”12
Como afirmado anteriormente, Carneiro governa a cabeça e o cérebro, também associado às 1000 pétalas do lótus do chacra da coroa, o centro que sintetiza todos os outros centros; tem um círculo interno de 12 pétalas – o “coração no interior da cabeça”. Urano tem uma associação com o chacra da coroa, mas Vulcano, regente do primeiro raio de vontade-poder que flui através de Carneiro, é o regente específico do centro da cabeça.
Podemos ver, portanto, a razão pela qual as pessoas de Carneiro podem ser tão obstinadas, impulsivas, determinados e arrogantes – como Leões regidos pelo Sol! No entanto, quando há alinhamento e capacidade de resposta, por parte do indivíduo avançado, a todos os três regentes, há uma grande capacidade para tocar a “nuvem” e “roubar fogo aos deuses” – com a ajuda do mediador Mercúrio, também conhecido como o “ladrão de gado” na mitologia antiga!
Mercúrio roubou gado a Apolo, que é, claro, o Sol, que está exaltado em Carneiro. Há um simbolismo muito mais profundo nesta história, mas de uma forma breve, a “carne” que Mercúrio ansiava pode bem representar as ideias que residem na “nuvem” – o “alimento” de Mercúrio. Hoje em dia, temos o reflexo numa escala menor, na “nuvem” [N.T.: cloud no original] da internet onde os dados/conhecimento/ideias são armazenados.
Urano rege o 7º raio de Magia, Ordem e Organização Cerimonial – um ciclo que começou no século passado e durará 2,500 anos, sobrepondo-se ao ciclo de 2.160 anos de Aquário, o signo que é regido exotericamente por Urano:
Urano incorpora a energia do sétimo raio e o seu trabalho é semelhante ao de Mercúrio, pois o sétimo raio é o raio que relaciona espírito e matéria e reúne o fogo elétrico e o fogo por fricção, produzindo assim a manifestação. Urano conduz a alma ao solo incandescente durante as fases finais do Caminho, quando o fogo de Carneiro e os fogos criados por intermédio da potência de Urano produzem o calor flamejante do solo incandescente. É através deste solo incandescente que o iniciado finalmente terá de passar. Urano governa o Caminho oculto e, num sentido esotérico, está relacionado com o Hierofante dos Mistérios da Iniciação.”13
É necessário estar num estágio de evolução bastante avançado para responder plenamente a Urano, enquanto regente hierárquico de Carneiro. No entanto, Urano pode ter um efeito de massa e o seu ciclo atual de 84 anos de passagem através de Carneiro, é importante para semear novas ideias e fazer mudanças revolucionárias no antigo paradigma. (Ver Urano: Carneiro e Revolução); especialmente agora que Urano está prestes a deixar Carneiro e passar para Touro em maio de 2018, completando finalmente a sua transição em março de 2019. Ainda há tempo para entrar em contato com muitas ideias divinas que têm o potencial de criar um efeito retumbante para o próximo ciclo de 84 anos!
Anúncio
Books by Phillip Lindsay
DONATIVOS
Se é um leitor regular destas newsletters, por favor apoie este trabalho …
Preference 1
Preference 2
If preference 1 does not work, please use Paypal.
NOVIDADES SOBRE O VÍDEO THE HIDDEN HISTORY OF HUMANITY VIDEO
(Quase a chegar a 1.8 milhões de visualizações.)
___________________________________
HHH legendado em russo
O vídeo Hidden History of Humanity está agora disponível, legendado em russo – clique aqui. Um muito obrigado à Julia e ao Bohdan pelo seu trabalho generoso e meticuloso nos últimos meses.
O vídeo HHH é o parceiro do livro Unveiling Genesis: Mysteries of the Rootraces and Cycles. Há detalhes muito mais aprofundados que o vídeo não consegue abarcar em 2 horas e 47 minutos.
As versões legendadas em espanhol, português e italiano estarão disponíveis nos próximos meses. A versão francesa e ialiana (1ª parte de duas) estão já disponíveis em Phillip Lindsay’s YouTube channel.
São precisos voluntários para fazer legendagem noutras línguas, por favor entre em contato com o Phillip se deseja contribuir com a sua ajuda.
Carneiro, Morte, Shamballa e o Primeiro Raio de Vontade-Poder
O primeiro raio é o raio principal que flui através deste primeiro signo do zodíaco. Carneiro é um signo de vida nova, mas também de morte – o fogo de Carneiro queima e destrói tudo o que dificulta o caminho. Plutão, corregente do primeiro raio, é o Senhor da Morte e é ativado neste signo. Por isso, o Sol nutre mas também queima e destrói e combinado com Plutão (do primeiro raio) e Urano, “produz a chama e o calor do derradeiro solo incandescente”. O fogo é um agente de purificação e,
“Através do fogo menor da mente, as “selvas de experiência são incendiadas e são consumidas pelas chamas – e então, o Caminho fica claro e a visão desobstruída é alcançada.””14
À Meia-Noite – Luz de Shambhala (Nicholas Roerich, 1940.)
A meia-noite funde-se com o meio-dia.
Através desta purificação ígnea, a mente é libertada e o regente da alma de Carneiro – Mercúrio, torna-se o princípio iluminador intuitivo ao longo da experiência da vida; mais uma vez, Mercúrio é o princípio mediador entre o espírito uraniano e a matéria marcial. É esta combinação de fatores que permite que Carneiro assuma uma posição, dê o exemplo, ser essa ideia em manifestação. Diz-se que a morte pelo fogo ou arder em Carneiro, lança o iniciado no centro planetário do primeiro raio, Shamballa.
Júpiter em Carneiro: Ayn Rand e Alice Bailey
Recentemente ressurgiu a influência de Ayn Rand sobre os políticos americanos, com libertários e conservadores como Paul Ryan (Presidente da Câmara) – promovendo empenhadamente a sua obra.
Rand foi uma romancista, filósofa, dramaturga e argumentista russo-americana. Ela é conhecida pelos seus dois romances mais vendidos, The Fountainhead e Atlas Shrugged, e por ter desenvolvido um sistema filosófico a que ela chamou Objetivismo.15 Um comentador resume talvez a visão de muitos acerca de Rand:
“O mais desmotivador sobre Rand é a sua insensibilidade. Ela tem um desprezo nietzscheano (de facto, a raiar o nazismo) pela fragilidade humana e uma total falta de simpatia pelos desfavorecidos. No seu weltanschauung, [N.T.: visão do mundo] o leitor ou é um herói (raramente) ou – muito mais provável – um mero responsável pela limpeza de casas de banho. Qualquer tipo de caridade, sugere ela, é uma espécie de indulgência liberal grotesca para com as pessoas que realmente não são dignas de serem ajudadas.”16
Nietzsche foi um filósofo existencialista alemão que influenciou Hitler e os nazis, através das suas ideias de “Deus está morto” e “Super-homem”. Isto é um exemplo de como o pensamento errado ao longo de gerações pode combinar princípios deficientes de pensamento existentes – ilusão. Tanto Nietzsche como a personalidade da Alemanha estavam/estão na linha do primeiro raio da vontade-poder. O primeiro raio também governa a política – reter o poder para governar, de acordo com uma visão particular do mundo; daí o apelo das ideias de Rand.
Robert Reich é um prolífero comentador político, professor e autor, que desempenhou cargos em várias administrações dos EUA, incluindo o de Secretário de Trabalho de Clinton; ele escreveu recentemente um artigo “Donald Trump’s Whole Worldview Belongs to Ayn Rand.”:-
“Outros do círculo de Trump foram influenciados por Rand. “Atlas Shrugged” foi considerado o livro favorito de Rex Tillerson, secretário de Estado de Trump. Rand também teve uma grande influência sobre Mike Pompeo, o chefe da CIA de Trump. O primeiro nomeado de Trump para Secretário de Trabalho, Andrew Puzder, disse que passou muito tempo livre a ler Rand.”17
O pensamento distorcido de Rand afetou as gerações que estão a aprender a pensar e formular ideias. A frieza da filosofia de Rand poderia estar associada a muitos políticos, tanto republicanos como democratas. No entanto, parece haver atualmente uma preponderância deste tipo de pensamento na condução do governo, impulsionando os EUA para um pântano escuro; ter tantos políticos e líderes que concordam com a filosofia de Rand é profundamente perturbador. Rand e os seus seguidores são um bom exemplo do pensamento materialista e da mente como Assassina do Real.
“Também houve um criticismo crescente relativamente às suas ideias [de Rand], especialmente da ala esquerda, cujas críticas apontam a crise económica como resultado do seu apoio ao egoísmo e aos mercados livres, particularmente através de sua influência em Alan Greenspan. Por exemplo, a revista Mother Jones observou que “O génio particular de Rand foi sempre a sua capacidade para inverter as hierarquias tradicionais e reformular os ricos, os talentosos e os poderosos como os oprimidos” ao mesmo tempo equiparando o bem-estar individual randiano com o Volk [povo] segundo Goebbels. Corey Robin do The Nation alegou haver semelhanças entre a “sintaxe moral do Randanismo” e o fascismo.”18
Ayn Rand
Rand tinha o Sol e Saturno em Aquário – uma pensadora radical e independente. (Paul Ryan, cujo nome é um anagrama de Ayn Rand, também tem o Sol em Aquário.) Nietzsche também tinha Saturno em Aquário. A filosofia de Rand expressou o lado frio e desligado de Aquário, ainda mais exacerbado pela Lua em Capricórnio, uma das posições mais difíceis para a expressão da natureza emocional.
Lua em Capricórnio (com o pedido de desculpa para todos os leitores com Lua em Capricórnio!), pode ser o “supremo nazi”, conforme descrito no ensaio do autor sobre o principal grupo de poder nazi em torno de Hitler, “Alemanha Nazi: Uma Análise Astro-Histórica.”
O bode-peixe de Capricórnio – o mistério de Makara.
A Lua (a sombra) está conjunta com Mercúrio em Capricórnio, afetando os seus processos de pensamento e comunicações; também governa a casa 9 da filosofia. Mas o argumento de peso é a quadratura de Mercúrio-Lua a Júpiter em Carneiro. Júpiter é o regente do segundo raio do Amor-Sabedoria e considerado como o planeta da filosofia, da religião e da sabedoria sem idade; posicionado em Carneiro (primeiro raio), Júpiter pode assumir um papel pioneiro, mas também pode ser beligerante e demasiado assertivo. Um lema para o primeiro raio é: “Eu imponho o facto”.
Esta quadratura no horóscopo de Rand representa um padrão profundamente cristalizado de encarnações anteriores, um desafio para a sua alma erradicar, dissolver e resolver. Se Rand tivesse conseguido realizar a tarefa da sua alma, teria conseguido aceder à sua Vénus em Peixes, uma expressão de compreensão amorosa, compaixão e sabedoria. Isto não quer dizer que essas qualidades não foram expressas na sua vida, simplesmente não foram evidentes na sua filosofia em geral. O leitor observará que Vénus, na casa 9, está no ápice de uma quadratura em T, a Neptuno e Urano, que poderiam ter distorcido ou fascinado [N.T.: glamourised no original] o pensamento.
Alice A. Bailey (AAB) nasceu 25 anos antes de Rand e têm em comum algumas semelhanças astrológicas – ambas tinham Leão e Júpiter em Carneiro. Enquanto Rand tinha a Lua em quadratura a Júpiter (uma tendência para o exagero), AAB tinha Mercúrio em Caranguejo em quadratura a Júpiter – uma tendência semelhante, mas muito mais emocional, como evidenciado pela fase inicial da sua vida. AAB foi uma personalidade de primeiro raio e Rand também pode ter sido, ou talvez uma alma de primeiro raio.
Na biografia astrológica de AAB, feita pelo autor, Júpiter in Carneiro é descrito como o seu trabalho pioneiro na Sabedoria sem Idade, educação, religião e publicação. Júpiter está em conjunção com o meio-do-céu (carreira) e o planeta mais elevado, a reger a sua alma de segundo raio de amor-sabedoria. A posição de Júpiter representa AAB como uma amanuense para os ensinamentos pioneiros de DK sobre a sabedoria sem idade. A capacidade como amanuense vem da posição de Mercúrio no recetivo Caranguejo, em quadratura a Júpiter; foi um desafio que ela deve ter encontrado, ao tornar-se uma escrivã rigorosa e confiável do Mestre.
Alice A. Bailey
A quadratura é um desafio iniciático dado pela alma e a posição de Júpiter ao dominar o meio-do-céu do mapa, garantiu o seu sucesso na área da publicação (Júpiter/casa 9 – A Lucis Trust) e as transmissões recebidas (Mercúrio na casa 12).
Resumindo, podemos ver como estas duas correntes de filosofia foram emitidos na mesma era, uma, não ligada ao coração, por um mero mortal apanhado pela escuridão da mente; a outra de um calibre muito mais elevado (não-humano) – do Mestre, transmitido a um indivíduo mais evoluído; sem querer fazer julgamentos ou colocar AAB num pedestal, isto é simplesmente uma análise, de como a mesma posição planetária de Júpiter em Carneiro pode ser expressa de forma tão diferente por duas almas em diferentes estágios de evolução e, provavelmente linhas de raio diferentes.
O principal fator a ser aqui referido, é o facto de que o pensamento limitado de Rand influenciou várias gerações, contribuindo significativamente para uma perspetiva mundial materialista e para a situação alarmante da política dos EUA. Por outro lado, o trabalho de Bailey é uma síntese da filosofia Oriental-Ocidental escrita para a mente ocidental, na vanguarda do paradigma aquariano emergente – à medida que diminui a sombra da era passada pisciana.
Há aqui muitas influências aquarianas – Saturno no signo fixo Aquário pode criar ideas fixas ou idée fixe. O que vemos hoje em dia é o fascínio das ideias e como eles podem deixar uma nação inteira à deriva. A Alemanha de Hitler sofreu este destino – como uma personalidade pisciana impressionável a mercê de um tirano que utilizou as forças de Aquário:
“… Hitler … não há dúvida de que ele unificou, produziu fusão e misturou os vários elementos na raça alemã. Esta atividade é de natureza aquariana, mas no seu aspeto mais baixo e indesejável.”19
Os EUA são uma alma aquariana e podem estar sujeitos às mesmas influências inferiores de Aquário, particularmente no que se refere às entidades corporativas manipuladoras – enfatizadas pela presença de uma Lua aquariana no horóscopo exotérico de 1776. Nos últimos anos, têm sido feitos muitos paralelismos entre o momento presente e o aparecimento do fascismo na década de 30. As nações ocidentais estão gravemente infetadas pelo vírus do pensamento materialista e o atual partido político que governa a Austrália é um excelente exemplo.
Pergunto-me se o Novo Grupo de Servidores do Mundo (NGSM) está realmente a par, ou mesmo a não prestar qualquer atenção. Existe uma tendência de negação – um otimismo ingénuo e crença irrealista no retorno inevitável e salvador do Cristo que supera o que realmente está a acontecer e se está deteriorar. Será que foi esta mesma atitude que prevaleceu na década 30 permitindo o desencadear da Segunda Guerra Mundial – quando tal poderia ter sido evitado se o NGSM estivesse mais atento e sido mais pró-ativo?
A Astrologia do Facebook
Nascido em 4 de fevereiro de 2004 na faculdade de Harvard, o Facebook como plataforma de comunicação social encaixa-se perfeitamente com o Sol em Aquário. Ligou muitas pessoas e criou uma maior consciência do que está a acontecer no mundo. Mas é outra entidade corporativa aquariana que corre o risco de expressar o “aspeto indesejável” de Aquário, “produzir fusão e misturar os vários elementos” – mas com que propósito se transformou agora o seu motivo original em algo diferente? Tal como o dinheiro ou qualquer outra coisa, a sua utilização pode ser correta ou haver abuso, sendo este o ponto de menor resistência para qualquer entidade jovem, um ser humano ou uma corporação.
Neptuno em conjunção com o sol aquariano reflete as massas que o Facebook tem colocado em rede até agora – 2,2 mil milhões – isto é uma grande quantidade de dados e mais de um quarto da população mundial!
O problema com o Facebook é, naturalmente, o açambarcamento de dados – refletido pela sua Lua em Caranguejo. A lua é o morador ou a sombra no mapa de qualquer entidade, sendo frequentemente o ponto de menor resistência durante o estágio de crescimento inicial. Caranguejo e Touro (o signo solar de Zuckerberg) são conhecidos pelo açambarcamento e aquisição.
O uso indevido desses dados ao serem partilhados com corporações, serviços secretos de informação, nações estrangeiras, etc. – surgiu de forma surpreendente, com revelações recentes sobre os métodos de recolha de dados do Facebook da Cambridge Analytica. O seguinte vídeo é uma perspetiva chocante obtida pelo Channel 4 da Grã-Bretanha; É uma investigação secreta sobre a “respeitável” Cambridge Analytica e as suas artes obscuras de recolha de dados, manipulação e corrupção.
Fiquem descansados (ou não), que todos nós temos um perfil no Facebook que foi construído ao longo dos anos pelos nossos cliques e gostos particulares – classe social, política, sexualidade, hábitos de compra, viagens etc etc. O Facebook rastreia todas as nossas atividades na Internet antes e depois de iniciar sessão. Edward Snowden, disse recentemente,
“As empresas que ganham dinheiro a recolher e vender registos detalhados de vidas privadas foram descritas claramente como “empresas de vigilância”, escreveu o ex-colaborador da Agência de Segurança Nacional. “A sua alteração de estatuto para ‘meio de comunicação social’ é a mentira mais bem sucedida desde que o Departamento de Guerra se tornou o Departamento de Defesa … O Facebook ganha o seu dinheiro explorando e vendendo detalhes íntimos sobre a vida privada de milhões, muito para além dos escassos detalhes que publicamos voluntariamente. Eles não são vítimas. Eles são cúmplices”, escreveu ele no Twitter.”20
A Lua em Caranguejo (a sombra, o morador) está em oposição a Mercúrio em Capricórnio, o planeta das comunicações – e com talento para os negócios quando posicionado neste signo. É interessante notar que essa oposição se sobrepõe à oposição de Mercúrio-Plutão no horóscopo dos EUA com o Mercúrio do Facebook quase no mesmo grau que o Plutão dos EUA – um significador da enorme riqueza desta nação. O mapa para o meio-dia (tempo exato do nascimento desconhecido) dá ascendente Gémeos, o signo das comunicações que é regido por Mercúrio.
Assim, neste horóscopo especulativo – Plutão em Sagitário, na casa 7 dos relacionamentos, a fazer uma quadratura em T a Vénus-Júpiter – pode ser muito impiedoso nas relações e propenso a atividades secretas – o Big Brother supremo. Os EUA estão no seu primeiro retorno de Plutão e o seu trânsito através do Capricórnio continua a revelar agendas secretas acerca da política e dos negócios em particular.
Os Trânsitos do Facebook As crises atuais são refletidas por vários trânsitos.
1. O trânsito de Júpiter em Escorpião pode ter revelado publicações do mural (Facebook) quando inicialmente fez uma quadratura ao Sol-Neptuno em Aquário do Facebook, em dezembro de 2017, continuando o seu trabalho revelador que já tinha começado com temas como o caso Weinstein. A segunda quadratura exata ocorre em maio e a terceira, e última, será em agosto de 2018.
2. O trânsito de saturno em Capricórnio em oposição a Saturno em Caranguejo, que, tal como a Lua em Caranguejo, representa a enorme retenção de dados e as redes labirínticas das empresas e programadores associados.
3. O trânsito de Plutão estará em conjunção com o Quíron em Capricórnio durante os próximos dois anos, seguido do trânsito de Saturno – para esta empresa parece ser a hora de fazer um balanço. Algumas interpretações sobre Quíron em Capricórnio: Sentir tanto a necessidade de respeito e de status que perdem de vista e não desfrutam o que conseguem realizar. Tentar ter tudo controlado e organizado. Sentir que estão a trabalhar mais do que todos os outros mas sem obter resultados. Sentir-se ignorado ou não reconhecido – o que dificilmente acontecerá neste momento, mas não pelas razões que eles mais gostariam!
The Festival of Easter: O Festival da Páscoa: Crucificação e Ressurreição
Carneiro é o primeiro de três festivais para o novo ano espiritual, celebrado no Ocidente durante a Páscoa, que tem lugar no primeiro domingo [N.T.: Sun-day = dia do Sol, que está exaltado em Carneiro] depois da Lua cheia de Carneiro:
“O Festival da Páscoa. Este é o festival do Cristo vivo e ressuscitado, o Mestre de todos os homens e o Chefe da Hierarquia Espiritual. Ele é a expressão do Amor de Deus. Neste dia, a Hierarquia Espiritual que Ele guia e dirige será reconhecida, e a natureza do amor de Deus será enfatizada. Este festival é determinado sempre pela data da primeira Lua cheia da primavera e é o grande festival ocidental e cristão.”21
A Ressurreição é um termo esotérico para a Quinta Iniciação – quando um iniciado se torna um Mestre de Sabedoria. Jesus estava bem a caminho desse objetivo, mas a Crucificação (ou Quarta Iniciação/Grande Renúncia) foi o ponto culminante dessa vida. (Ele recebeu a 5ª iniciação como Apolónio de Tiana na vida seguinte.) Tenham em mente a referência anterior a Mercúrio, Buddhi e o 4º grau – o verdadeiro Sannyasin deve renunciar a tudo para reclamar esse prémio.
Jesus foi um Mensageiro do Amor pela Humanidade, impregnado pelo Cristo que também estava em vias de receber uma iniciação superior; trabalhando juntos como uma unidade, eles foram o Avatar para a Era dos Peixes. O Cristo reaparecerá como Avatar para a Era de Aquário, e neste tempo do precursor, aquele momento está rapidamente a aproximar-se.
“A ressurreição é a nota-chave da natureza; não a morte. A morte é apenas a antecâmara da ressurreição. A ressurreição é a pista para o mundo do significado e é o tema fundamental de todas as religiões do mundo – passadas, presentes e futuras. A ressurreição do espírito no homem, em todas as formas, em todos os reinos, é o objetivo de todo o processo evolutivo e isso envolve a libertação do materialismo e do egoísmo. Nessa ressurreição, evolução e morte são apenas estágios preparatórios e familiares.
A nota e a mensagem emitida pelo Cristo quando esteve pela última vez na Terra foi a ressurreição, mas a humanidade foi tão mórbida e estava tão envolvida em fascínio e ilusão, que a Sua morte foi permitida para evitar o entendimento; consequentemente, durante séculos, a ênfase foi colocada sobre a morte e somente no Dia de Páscoa ou nos cemitérios a ressurreição é aclamada.
Isto tem de mudar. Para que haja uma compreensão progressiva das verdades eternas, não é útil que essa condição se perpetue. A Hierarquia está hoje dedicada a promover essa mudança e, dessa forma, modificar a abordagem da humanidade ao mundo do invisível e às realidades espirituais.22
Na verdade, parece que esta atitude “mórbida” ainda prevalece em nações cristãs por todo o mundo, em que medida é que as coisas mudaram, desde que estas palavras foram escritas há 80 anos? A Páscoa é um antigo festival pagão que representa um tempo de renascimento e regeneração, simbolizado pela entrega de ovos de Páscoa – um ovo com todo o seu potencial latente. O coelhinho da Páscoa é um símbolo de fertilidade, primavera e vida nova – distribuindo ovos.
A Páscoa [N.T.: Easter (Páscoa) é semelhante a East (Oriente)] é o “Oriente”, onde o Sol nasce; o signo ascendente, ascende astronomicamente no horizonte oriental, significando o propósito da alma. Portanto, Carneiro traz anualmente um novo impulso espiritual, com o qual todos nós podemos alinhar-nos com silêncio e alegre expectativa.
Phillip Lindsay © 2018.
(Por favor contribuam com o vosso donativo – para manter a continuidade desta newsletter.)
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.104. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.170. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.94. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.663. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.127. [↩]
- https://esotericastrologer.org/newsletters/aries-2016/ [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.281. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.272. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.281. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.272. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.100. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.215. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.100. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.95. [↩]
- Wikipedia. [↩]
- https://www.spectator.co.uk/2010/03/ayn-rands-books-are-deliciously-antistatist-but-her-philosophy-is-borderline-nazi/ [↩]
- https://www.alternet.org/news-amp-politics/robert-reich-donald-trumps-whole-worldview-belongs-ayn-rand [↩]
- Wikipedia. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.285. [↩]
- https://www.rt.com/usa/421678-snowden-facebook-private-intelligence/ [↩]
- The Externalisation of the Hierarchy, Alice A. Bailey. p.420. [↩]
- The Externalisation of the Hierarchy, Alice A. Bailey. p.470. [↩]