Escorpião 2019: Mercúrio. Os Iniciados – Humanidade. Zaha Hadid. Zuckerberg. Clinton. Johnson. Eleições dia 12/12 na Grã–Bretanha.
Nota-Chave de Escorpião
“Guerreiro Eu sou e da batalha Eu emerjo triunfante.”
(Lua Cheia: 12 de novembro de 2019, 13:28 UT.)
Trânsito Raro de Mercúrio Sobre o Sol
Escorpião Governa a Humanidade: Os Iniciados
Lua Nova de Escorpião: Urano e Mercúrio
Mark Zuckerberg: Permitindo que Maya Floresça?
Hillary Clinton, Facebook e as Eleições nos EUA
Lua de Escorpião de Boris Johnson: “Tantas mentiras…”
Eleições Britânicas de 12/12: Lua Cheia de Sagitário
Arquiteta de Escorpião: Zaha Hadid
Trânsito Raro de Mercúrio Sobre o Sol em 2019
Mercúrio tem bastante destaque no boletim deste mês por causa do seu trânsito por Escorpião. Mercúrio recebe sete vezes mais luz do que qualquer outro planeta e é verdadeiramente um Mensageiro da Luz – considerado esotericamente como sendo “uno com o Sol”.
“Um dos maiores eventos de astronomia do ano”, diz o spaceweather.com sobre o trânsito de Mercúrio pela face do sol, segunda-feira, 11 de novembro. Trânsitos de Mercúrio [sobre o Sol] ocorrem apenas 13 vezes em cada século, acontecendo o próximo em 13 de novembro de 2032. Mercúrio na mitologia está relacionado com Hermes, que inventou a lira feita de uma concha de tartaruga e a entregou a Apolo (o Sol) . Apolo, por sua vez, presenteou Orfeu com a sua primeira lira, que encantou toda a natureza e o submundo com as suas canções mágicas e transformadoras.
O simbolismo de Mercúrio/Hermes a ficar iluminado pelo Sol/Apolo, pode ser visto como a revelação da sabedoria Hermética e da música celestial na Terra. E temos uma Lua Cheia no dia seguinte, com Mercúrio ainda em conjunção com o Sol e a Lua e a ativar o Urano elétrico que está oposto no signo de Touro, trazendo à terra esse encanto galáctico.
Além disso, Júpiter fará uma conjunção com o Centro Galáctico este mês, o que aponta para eventos galáticos com potencial para expansões de consciência. Esta conjunção ocorre a cada 12 anos. Aproveite a benevolência de Júpiter e concentre-se nas metas e desejos para beneficiar o bem maior.”1
11/11 é também o Dia do Armistício, que marca o fim das hostilidades no final da Primeira Guerra Mundial.
Foto temporizada do trânsito de Mercúrio pelo Sol em 2016.
Escorpião Governa a Humanidade: Os Iniciados
Escorpião tem uma afinidade particular com a Humanidade como um todo; é a chamada “4ª Hierarquia Criadora (HC), ou grupo de vidas angélicas, que são o poder e o significado subjacentes ao signo de Escorpião. (As outras 11 HC’s são a substância dos outros signos do zodíaco.) Este 4º grupo representa o aspecto mais elevado da humanidade, conhecido esotericamente como Os Iniciados, Senhores do Sacrifício ou Senhores do Amor; eles são os mediadores ou os sintetizadores.
Retirado das tabelas sobre as Hierarquias Criativas; Esoteric Astrology, pp.34-5.
A humanidade tem duas opções em Escorpião: na “roda comum”, pode deixar “que maya floresça e reine o engano”, ou, como Hércules na “roda revertida”, “da batalha emergir triunfante”. Basta dar uma olhadela pelas manchetes dos jornais diários para ver como a primeira nota-chave ainda está tão fortemente enraizada na humanidade como um todo – comportamento hediondo e assustador, atos egoístas e total desconsideração pelos seus semelhantes.
Parafraseando Mark Twain, que tinha ascendente Escorpião: “Mentiras, Mentiras Execráveis e Engano”, e considerando a frase acima “que reine o engano” – mentir é tão endémico e está tão arraigado na nossa cultura que é aceite como sendo “normal”. Muitos políticos importantes das nações ocidentais mentem deliberada, repetida e descaradamente; eles são continuamente desmascarados, mas isso não parece ser um impedimento para esse tipo de comportamento – tornou-se uma segunda natureza. O mesmo se passa em muitas empresas e corporações – em todas as áreas da atividade humana. É óbvio que isto acontece há milhares de anos – mas será que piorou nos últimos anos?
É um bom lembrete o do velho ditado, “Que teia emaranhada nós tecemos, quando nos dedicamos a enganar”. Essa teia emaranhada acaba por se transformar no proverbial Nó Górdio que a dada altura deve ser cortado pela Espada da Verdade. Os horríveis “fatbergs” que se encontram nos esgotos das grandes cidades, aqueles “repugnantes” Nós Górdios, são uma boa metáfora para o reino infernal de Escorpião e o plano emocional inferior!
“Que maya floresça” permite o ataque da propaganda em curso – em todas as áreas da atividade humana. Um bom exemplo é o grupo respeitado de cientistas que argumentam que a mudança climática não é um problema, versus o grupo igualmente respeitado que argumenta o contrário. Hitler disse uma vez: “Se disserem uma mentira considerável e a disserem frequentemente, ela acabará por ser considerada uma verdade.” Parece que legiões de políticos modernos assimilaram aquele provérbio, tão difundido e insidioso é o seu uso.
Sempre que existem dois grupos antagónicos, eles agem como porta-vozes de grupos de interesses especiais que promovem tipos diferentes de perspectiva; eles empregam meios de comunicação especializados para criar documentários convincentes e contundentes em defesa dos seus argumentos. Portanto, o florescimento e a propagação de maya impulsionam a dança da confusão e do engano. A humanidade está presa, exasperada e confusa para encontrar a verdade entre estes extremos.
Escorpião, no seu nível mais baixo, é conhecido como um signo de escuridão e engano, da ofuscação e do oculto. Como signo de água, Escorpião está associado aos subplanos inferiores do plano emocional, os chamados “reinos do inferno”, presididos por Plutão, corregente de Escorpião – Senhor do Submundo. Aqui jazem os horrores da degradação humana e de entidades malévolas – é o domínio onde operam as Forças Materialistas, na tentativa de controlar e manter a Humanidade em regime de escravidão, hipnotizada pela serpente da ilusão.
No seu nível mais elevado, Escorpião é a serpente da sabedoria, a iluminação dos Mistérios – um dos quais é o sexo. Escorpião governa os órgãos de reprodução e de eliminação, daí a sua associação com o sexo. Escorpião está associado ao chakra sacral ou sexual. O chakra sagrado ou sacro está relacionado com a palavra sacri-fício – os Senhores do Sacrifício, um dos nomes mencionados acima relativamente a Escorpião. Por outras palavras, como parte do serviço da alma ao planeta e à sua redenção, a Humanidade deve, em última análise, sacrificar-se, render-se, renunciar e elevar todo o reino material, do qual a força sexual universal é uma expressão.
Essa força encontra o seu caminho para o centro da garganta, governado por Saturno, o Senhor do Karma – sede do corpo mental e da criatividade superior. É aqui que reside o “tantram superior”, a unificação dos opostos no plano mental. É a alma que reside nos subplanos mais altos do plano mental – a força magnética e o agente atraente que extrai energia do centro sagrado – a alma, “faz descer o seu balde pelo interior do poço”.
Mercúrio, o mensageiro e deus da palavra, também tem uma associação com o centro da garganta – ao enunciar a Palavra. Mercúrio é o regente mais elevado ou hierárquico de Escorpião e, como o Deus da Fala, “A Palavra se fez carne”. (Conforme o diagrama hierárquico criador acima.) Mercúrio rege a Ciência de Mantrikashakti – como em mantram – o poder do som através de sílabas, palavras e frases:
“As palavras têm poder. Em sânscrito, este poder é ‘Mantrika shakti’, a energia criativa por detrás das letras que compõem as palavras. Diz-se que cada letra sânscrita tem uma vibração sonora que ressoa no nosso corpo energético subtil e no cosmos. Isto corresponde ao que nos diz a ciência, que tudo vibra, incluindo as células do nosso corpo. Estas vibrações podem levar a pensamentos, que podem levar a sentimentos que por sua vez se podem manifestar através de palavras e ações.
As palavras podem ser aquelas que recebemos dos outros, bem como aquelas que recebemos de nós mesmos, através de verbalização ou dos pensamentos. As palavras são como sementes que plantamos, que influenciarão a qualidade do nosso bem-estar mental. Os nossos pensamentos internos formam uma grande parte de Mantrika Shakti. Geralmente somos o nosso pior juiz. Ao longo do dia, provavelmente criticamo-nos mesmo que não tenhamos consciência disso!
E dizemos coisas a nós mesmos que nunca diríamos sequer aos nossos inimigos! Essa energia (shakti) reside no nosso corpo e quando pode manifesta-se sob a forma de pensamentos, sentimentos ou ações. Portanto, por outras palavras, os nossos pensamentos podem criar um resultado que pode não corresponder ao desejado.”2”
Quando cada membro da família humana tiver alcançado a etapa de repolarização dos centros inferiores para os superiores, então ele liberta-se e “qualifica-se” como um dos verdadeiros membros do grupo de Escorpião, “Os Iniciados”. Mas há etapas a percorrer antes que esse ponto exaltado seja alcançado:
“O poder da mente, tendo sido desenvolvido, testado e validado no signo de Escorpião …3 Em Escorpião, a mente é lançada para a sua atividade plena de governo. Este lançamento ocorre em duas etapas: 1ª etapa – Em que o intelecto se torna dominante e poderoso e controla finalmente a natureza emocional. 2ª etapa – Em que o intelecto é iluminado pela luz da alma.
A ênfase é colocada na luta da personalidade para se libertar das garras do desejo inferior, no primeiro caso, e no segundo, para se libertar do fascínio do mundo circundante, que é revelado quando a luz da alma incide sobre ele, através da mente iluminada e refletora.
Na 1ª fase, o poder do raciocínio treinado e da mente racional são chamados à atividade pela alma; no outro, a iluminação da alma deve ser derramada na mente e depois ser refletida, como um holofote, no plano emocional. Isto ocorre no Caminho Probatório e é chamado a experiência do discípulo nas profundezas dos vales.4
Escorpião, a 4ª Hierarquia Criadora, corresponde ao 4º raio de harmonia através do conflito, o raio da arte, música e beleza – o único raio que passa por Escorpião; é o raio principal que condiciona a Humanidade – que finalmente alcançará muitas harmonizações através da resolução de conflitos incontáveis – ao longo de milhares de vidas, em curvas cada vez mais elevadas da espiral evolutiva.
O governo de Urano sobre o centro sacrado relaciona aquele planeta com Escorpião – através da sua exaltação neste signo; a semente da mente científica está “plantada” – aguardando a ativação e ascenção finais – a mente domina finalmente a natureza do desejo ou corpo emocional. Por causa da polaridade dos centros sagrado e da garganta, Escorpião, nas suas etapas iniciais, é um signo de kama-manas ou “desejo-mente”, que tem a sua sede no plexo solar, o centro principal a partir do qual é emanado o desejo nas suas expressões múltiplas – e que é regido por Marte.
Em Touro, o oposto polar de Escorpião, o Buda alcançou a vitória sobre o desejo e alcançou a iluminação – a expressão mais elevada de Escorpião, em que a alma triunfa depois da experiência de Touro ter sido consumada: o fascínio astral foi dissipado, a luz da alma é derramada – O Caminho do Discipulado.”5
Como o Buda enunciou nas suas Quatro Nobres Verdades, a causa raiz de todo o sofrimento é o desejo – desejo por aquilo que é material. Marte, o regente de Escorpião (exoterica e esotericamente), é o deus da guerra que governa o plexo solar (junto com Neptuno), assegurando a manutenção da guerra interna – até ao equilíbrio final dos opostos no plano emocional.
Lua Nova de Escorpião: Urano e Mercúrio
A Lua Nova de Escorpião de 28 de outubro foi potente para transformações e reformas globais e pessoais – que ocorrerão durante o mês de novembro. Lua-Sol tiveram uma oposição próxima do Urano radical, agente de revolução e reforma. Escorpião é o signo da regeneração, revelando o oculto – no interior da psique de cada um e no mundo em geral.
Apenas alguns dias após a Lua Nova, Mercúrio em Escorpião passou a retrógrado, onde permanecerá durante várias semanas (abrangendo o período de Lua Cheia), ajudando a revelar segredos, a investigar e a penetrar mistérios; pode ser um mês muito difícil, mas capaz de produzir revelações pessoais, políticas e espirituais – bem como de crises de cura emocional e sexual.
Especialmente no que diz respeito a este último – no mapa da Lua Nova, Marte, o regente de Escorpião, está colocado em Libra, o signo dos relacionamentos – a fazer uma quadratura próxima a Saturno em Capricórnio; este aspeto poderia representar o término de relacionamentos ou amizades que não servem mais a seu propósito, atraindo o corregente de Escorpião, Plutão, o destruidor. Outra alternativa é trabalhar afincadamente para preservar o relacionamento existente, mas elevá-lo para um acordo renovado entre as partes respetivas.
A nota-chave de Escorpião na “roda comum” é “Que Maya floresça e reine o engano” – indicando o atoleiro aquoso do plano emocional – no qual a maioria da humanidade ainda se afunda. Portanto, o mês de Escorpião que abraça estes ciclos de Lua Cheia e de Lua Nova durante as semanas seguintes, juntamente com Mercúrio retrógrado em Escorpião, oferece a oportunidade de trespassar ilusões e crenças pessoais, para apontar o lança-chamas aos fascínios pessoais e para derrotar o Morador no Umbral. (Ver aqui uma análise recente sobre o significado de Mercúrio em Escorpião)
Mark Zuckerberg: Permitindo que Maya Floresça?
(Ver aqui o perfil anteriormente traçado para Zuckerberg.)
Mark Zuckerberg tem várias colocações em Escorpião: Plutão, Saturno, Lua, Marte e Terra – na casa 3 dos média e das comunicações – um stellium bastante pesado, em oposição aos seus Sol e Vénus em Touro! Touro é um dos signos de dinheiro e riqueza, enquanto Escorpião é um sinal de poder – Zuckerberg tem os dois e é um dos multimilionários mais ricos do mundo. Touro também é o ditador e, quando o seu mapa é analisado a partir do eixo Touro-Escorpião, é muito poderoso – uma pessoa que pode ser seduzida por poder e controlo absolutos, com tendência a trabalhar de forma secretiva e sub-reptícia nos bastidores.
O CEO do Facebook, que tem Lua em Escorpião, enfrentou recentemente várias audiências no Congresso, respondendo a algumas perguntas difíceis sobre o compartilhamento de dados com a Cambridge Analytica e a relutância do Facebook em propaganda política policial. Zuckerberg afirmou recentemente que sua empresa não terá sujeitado a verificação qualquer anúncio de campanha eleitoral ou ter decidido sobre o que seriam notícias erradas ou falsas. Existe aqui algum grau de imoralidade, demitindo de qualquer responsabilidade a sua gigantesca organização de média? Quando desafiado por pessoas como a senadora Elizabeth Warren, Zuckerberg disse que iria “lutar até às últimas consequências” para combater “ameaças existenciais”. Robert Reich declara as suas preocupações sobre a disseminação de informação enganosa, ou mentiras e verdades distorcidas:
“A razão pela qual 45% dos americanos confiam no Facebook para obter notícias e também por que é que os tweets de Trump chegam a 66 milhões de pessoas, é porque essas plataformas são quase monopólios, dominando o mercado da informação. Nenhuma rede de TV, gigante de cabo ou jornal chega sequer perto. A audiência da Fox News raramente excede os 3 milhões. O New York Times tem 4,7 milhões de assinantes. O problema é que temos um presidente que fará qualquer coisa para preservar o seu poder e duas entidades gigantes [Facebook e Twitter] que espalham as suas mentiras indiscriminadamente, como se fossem megafones à escala global.”6
Outros caracterizaram Zuckerberg como um “senhor da favela”, afirmando que os problemas do Facebook “surgem de um instinto imoral para extrair o máximo de valor possível do maior número possível de pessoas, e as consequências serão terríveis.”7
Portanto, dentro do contexto do tema Escorpião, vamos examinar o horóscopo de Zuckerberg novamente; a sua hora de nascimento é desconhecida e existem vários mapas, mas a preferência do autor é a atribuição de Virgem como ascendente.
A Lua é a sombra e está intimamente ligada a Marte em Escorpião, o regente exotérico e esotérico deste signo. Zuckerberg pode ainda ter algum caminho a percorrer antes de transcender as limitações da sua Lua. (O mesmo para a maioria de nós – é uma batalha ao longo da vida!) Baseado nas negociações duvidosas do passado, pode-se perguntar se a Lua expressa a nota mais baixa de Escorpião – Que Maya floresça e reine o engano?
No recente interrogatório a Zuckerberg por Alexandra Ocasio-Cortez, em 23 de outubro, Mercúrio e Vénus em trânsito passaram por cima da sua conjunção Lua-Marte. Naquele dia, Vénus em trânsito esteve conjunto à Lua-Marte de Zuckerberg, enquanto Mercúrio em trânsito esteve conjunta à sua Terra em Escorpião – ou em oposição ao seu Sol em Touro. Zuckerberg estava literalmente no banco dos réus naquele dia!
Durante as poucas semanas de novembro e dezembro de 2019, Mercúrio retrógrado avança e recua sobre a Lua-Marte de Zuckerberg, oferecendo-lhe a oportunidade de refletir profundamente sobre as preocupações públicas sobre o Facebook, incluindo o objetivo declarado da senadora Elizabeth Warren de quebrar grandes monopólios como Facebook e Google. Se Zuckerberg for confrontado novamente com questões colocadas por parte do Congresso, ele mentirá? Ele já mentiu – ou, para tornar as coisas mais leves, não esteve tão próximo da verdade? Damos o benefício da dúvida? A resposta pode muito bem ser “é normal nos negócios”! Escorpião é um signo de mentira estereotipada, que precede Sagitário, um signo de verdade estereotipada!
5 a 12 de novembro Possivelmente um trânsito revelador de Mercúrio, avançando e recuando sobre a sua Lua-Marte-Terra, culminando com uma conjunção do Sol e Mercúrio também à sua Lua-Marte-Terra – no festival de Lua Cheia de Escorpião, dia 12 de novembro!
17 a 24 de novembro Nas duas semanas após a Lua Cheia, o trânsito de Mercúrio passa de retrógrado a direto, exatamente no grau do Saturno de Zuckerberg, permanecendo estacionário durante uma semana – 17 a 24 de novembro! Esse período pode muito bem trazer-lhe toda a força da lei (Saturno), e talvez alguma retribuição kármica!
Durante esse período, também será estimulada a ativação por parte de Mercúrio à oposição natal de Saturno em Escorpião à sua Vénus em Touro; pelo menos, talvez o rompimento de vínculos, tensões graves nos relacionamentos pessoais, bem como possíveis problemas financeiros, como uma queda no valor das ações do Facebook ou da fortuna pessoal de Zuckerberg.
29 de novembro a 5 de dezembro Mercúrio em trânsito faz mais uma passagem pela Lua-Marte-Terra de Zuckerberg, entre 29 de novembro e 5 de dezembro. Isto completará um período de quase dois meses de retrogradação de Mercúrio, permitindo a oportunidade de voltar a terrenos familiares, para melhorar as coisas, encontrar soluções – para Zuckerberg e aqueles com quem ele lida – governo ou empresas.
Parece que estes períodos serão bastante angustiantes para Zuckerberg, especialmente se ele tiver ascendente Virgem (o propósito da sua alma), porque Mercúrio é o regente desse signo. Mercúrio como psicopompo do submundo pode levar e trazer Zuckerberg ao inferno durante esse período. Se ele sairá ileso disto tudo não se sabe, mas certamente será um passeio acidentado! Ele pode sentir-se incomodado por senadores inquisidores, que querem fazer dele um exemplo e/ou marcar pontos políticos nas suas campanhas para a iminente eleição de 2020.
O Mercúrio natal de Zuckerberg é muito poderoso – em Carneiro, que rege esotericamente, com um pensamento muito rápido, sempre com vários movimentos antecipados, etc. E Mercúrio está em oposição estreita a Plutão em Escorpião – um pensador que pode investigar profundamente o mundo misterioso do código computacional, mas não necessariamente de forma filosófica! Esta oposição também se pode expressar como um poder persuasivo de comunicação e discurso – que até agora ele parece não ter ainda desenvolvido completamente; durante as longas inquirições feitas pelos senadores, ele parece ser mais o Touro imóvel e teimoso – com um estrangulamento das suas emoções! Há muita coisa que Zuckerberg tenta esconder do público; não há nada pior para um tipo secretivo de Escorpião do que estar sob o brilho de um tribunal cheio de luzes e câmaras de TV!
Ritesh Agarwal: Multimilionário com apenas 25 anos
Certamente há algo a ser dito sobre o eixo Touro-Escorpião como uma força poderosa para adquirir milhares de milhões! Ritesh Agarwal é um empresário indiano de 25 anos, multimilionário que fez fortuna com a OYO Rooms. Agarwal tem nada menos do que cinco colocações em Escorpião: Sol, Plutão, Vénus, Mercúrio e Júpiter.
“Com 13 anos, ele começou a vender cartões SIM. Agarwal formou-se na St. Johns Senior Secondary School e mudou-se para Nova Deli em 2011 para entrar na faculdade. Ele abandonou a faculdade, o que o tornou elegível para a Peter Thiel Fellowship.”8
Interessante notar ainda um outro abandono da faculdade que tem tido sucesso, cortesia da ajuda de Peter Thiel, co-fundador do Paypal – o mais antigo membro do conselho de administração do Facebook e proeminente defensor de Donald Trump.
Hillary Clinton 2019, Facebook e as Eleições Norte-Americanas
Hillary Clinton, outra personalidade infame com vários planetas em Escorpião, com ascendente Gémeos – criticou Zuckerberg por não verificar os factos da publicidade política. Pode-se supor que este é um caso bastante ilustrativo de “quem não tiver pecados atire a primeira pedra”; ela reforça um argumento que muitos outros fizeram, mas o seu motivo pode ser uma tentativa velada para apoiar uma corrida de última hora às eleições nos EUA em 2020:
“Ao discursar em Nova Iorque durante a exibição de The Great Hack, um documentário da Netflix sobre o escândalo da Cambridge Analytica… Mark Zuckerberg “deveria pagar” pelo que está a fazer com a democracia, disse Hillary Clinton, enquanto expressava dúvidas sobre se seria possível haver eleições livres e justas, após a decisão do Facebook de não verificar a publicidade política. “Quando o Facebook é a fonte principal de notícias para mais da metade do povo americano, e a única fonte de notícias à qual a maioria presta atenção, e se afirma como não tendo responsabilidade pela veiculação de publicidade enganosa … como é que podemos obter informações precisas sobre o que quer que seja, já para não falar sobre os candidatos que concorrem ao cargo?”
Hillary Clinton (Ela tem alguns bons aspetos para a eleição de 2020.)
(Hora de nascimento em dúvida – https://www.astro.com/astro-databank/Clinton,_Hillary)
“Clinton disse acreditar que estávamos a assistir a “uma guerra pela verdade “, na qual a” manipulação de informações”serviu para promover os interesses de um conjunto de “pessoas incrivelmente ricas que acreditam que podem fazer o que quiserem.””9
Clinton não se inclui nas “pessoas incrivelmente ricas”, embora ela tenha um património líquido de cerca de 45 milhões de dólares. Ela pode não ser rica comparada com outros multimilionários, mas é muito rica comparativamente à maioria do eleitorado. Numa análise de 2016 sobre o horóscopo de Clinton, houve uma discussão sobre o seu ascendente Gémeos:
“É a influência de Gémeos que produziu … diplomacia secreta e desonesta … as pessoas de Gémeos são frequentemente pouco credíveis.”10 (Sem ofensa para os Gémeos!) Quando essa “diplomacia desonesta” é vista à luz do stellium secretivo em Escorpião de Clinton, ela pode criar um propensão para encobrimentos e mentiras esfarrapadas – como por exemplo, Benghazi, e-mails, etc.”11
O regente do ascendente Gémeos de Clinton é Mercúrio em Escorpião; ela fez algumas observações recentes sobre Tulsi Gabbard e Jill Stein como sendo “ativos russos”, precisamente durante o seu retorno de Mercúrio, em 18 de outubro de 2019. Talvez estas declarações tenham sido deliberadamente destinadas a minar qualquer competição para as eleições nos EUA, às quais Clinton poderá concorrer. O seu retorno de Mercúrio ativou uma quadratura próxima de Mercúrio a Saturno em Leão, um padrão difícil:
“… tacanho, pessimista e, em alguns casos, ardiloso e deliberadamente desonesto… defensivo, suspeito, inseguro ou deprimido. Você pode ser mentalmente inibido ou muito ligado ao pensamento tradicional e pode ser desnecessariamente rígido na adesão à disciplina e à observação da lei e da ordem … tendência para ter ciúmes, medo de mudanças e antecipação do perigo ou fracasso … Em posições de autoridade, você pode menosprezar as ideias dos outros”12
Bem, ninguém é perfeito! Semelhante a Zuckerberg, Clinton pode estar em guerra durante todo o mês de novembro, mas um tipo diferente de batalha, declarada contra Donald Trump – anunciando a sua candidatura para as eleições nos EUA em 2020. Escorpião adora vingar-se! Se Hillary Clinton decidir concorrer, pode-se esperar um anúncio formal enquanto Mercúrio, regente de Gémeos, transita de um lado para o outro sobre o seu stellium de Escorpião durante o mês de novembro. Um dos antigos adversários de Hillary Clinton, o conhecido Steve Bannon (Sagitário) – vinculado à Cambridge Analytica e à extrema-direita, acredita que Hillary Clinton está posicionar-se para outra corrida à Casa Branca em 2020:
“Os democratas estão desiludidos com a sua safra atual de candidatos e estão dispostos a abandonar os pioneiros e a trazer Hillary ou um “centrista” para derrubar o presidente. “Eles acham que têm um campo fraco e estão – é como no xadrez – estão preparados para sacrificar uma torre para derrubar um rei,” explicou. “Eles vão atirar fora o Biden para chegar a Trump e torcer para que a Elizabeth [Warren] ou mesmo eu pensem que Hillary Clinton ou [Michael] Bloomberg ou algum centrista entre na corrida.”13
Clinton provavelmente já pesou as suas probabilidades com um astrólogo! Muitos políticos em todo o mundo fazem isso, mas eles mantêm discreção, ao contrário de Nancy Reagan na Casa Branca há algumas décadas atrás. Bannon tem Saturno em Escorpião em cima do Sol de Hillary Clinton; o seu Mercúrio está sobre a sua Vénus, e a sua Vénus sobre o seu Mercúrio – parece haver uma ligação kármica antiga! Portanto, Bannon também experimentará os rigores do trânsito de Mercúrio ao longo de novembro!
Boris Johnson: “Tantas mentiras…”
Semelhante a Zuckerberg e Clinton, e relacionado politicamente com os EUA e o Reino Unido, por meio do escândalo, influenciado por Bannon, da Cambridge Analytica: Boris Johnson com Lua em Escorpião-Sol em Gémeos, também compartilha a tendência (ou talvez seja uma forte convicção!), para “Que Maya floresça e reine o engano”. Para piorar a situação, a Lua de Escorpião faz um aspecto a Marte em Gémeos, reforçando a tendência para mentir. A natureza ardilosa inferior de Gémeos (o “arqui-enganador Busiris”) é reforçada pela energia emocional de Marte, regente do centro do plexo solar.
Marte em Gémeos é mitas vezes o arquétipo do jornalista e Johnson trabalhou para os jornais do Reino Unido – The Times e Daily Telegraph de 1987-1994; ele posicionou-se como Eurocético, provocando críticas de outros jornalistas, dizendo que os artigos de Johnson frequentemente continham mentiras destinadas a desacreditar a Comissão. Chris Patten (o último governador de Hong Kong) afirmou que Johnson era “um dos maiores expoentes do jornalismo falso”.14
Houve um comentário anterior e bastante alargado sobre o desprezo de Johnson pela verdade – como resultado da combinação mortal dos seus planetas em Gémeos e de uma Lua em Escorpião. O sagitariano amante da verdade – Jean-Claude Juncker (Presidente da Comissão Europeia), confirmou o mesmo num artigo recente:
“Tantas mentiras foram ditas [sobre o Brexit], inclusive pelo atual primeiro-ministro Boris Johnson, que era necessário haver uma voz para as combater … Juncker também apontou a culpa perante o resultado de 2016 a políticos pró-UE, especificamente “o meu amigo Tony Blair [um geminiano e mentiroso infame sobre armas de destruição em massa em 2001]. Ele disse que os britânicos, incluindo o ex-líder trabalhista, sempre viram a UE como um projeto económico e rejeitaram a união política. “Se estão apegados a esse discurso há mais de 40 anos, não deve ser uma surpresa que as pessoas se lembrem dele durante o referendo.”15
A livraria Esoteric Astrologer oferece um desconto permanente de 15% em todos os títulos + livros gratuitos.
(Apenas para residentes nos EUA, devido aos altos custos de entrega em países fora dos EUA.)
Esta é uma ótima solução em que todos saem a ganhar, o autor e os compradores, ultrapassando os mega
distribuidores que recebem 55% do preço de comercialização do livro. Apoie este autor independente.
(Para outros países, há a opção de taxas de entrega mais baratas e outros descontos nos títulos de Phillip Lindsay – aqui na Amazon.)
Eleições Britânicas de 12/12: Lua Cheia de Sagitário
E falando de Boris Johnson ou Nancy Reagan – foi um astrólogo ou uma mão invisível que orientou a escolha da data para as eleições britânicas – que cai diretamente no festival solar de Lua Cheia de Sagitário, em 12 de dezembro de 2019? E, mais pertinente, o grau do Sol naquela data está conjunto com o Mercúrio da Grã-Bretanha em Sagitário – um dos principais planetas ativados nos últimos dois anos – sob o tema da reorientação para novos princípios filosóficos. A seguir, alguns pontos sobre os principais trânsitos do dia da eleição:
1. O Eixo Gémeos-Sagitário Nos três dias que antecedem a Lua Cheia, o Sol e a Lua atravessam ou opõem-se ao grau do Mercúrio da Grã-Bretanha em Sagitário, que também está proximamente alinhado com os dois líderes dos principais partidos – Boris Johnson e Jeremy Corbyn. No horóscopo britânico de 1801 abaixo, Mercúrio está em Sagitário, na casa 3, a “casa dos Gémeos”. O arco solar de Marte, faz uma conjunção exata com Mercúrio, trazendo-o para um foco extraordinário. Na roda externa estão o Sol e a Lua em oposição, de Gémeos para Sagitário.
2. Ascendente progredido em Gémeos. Observe a posição do ascendente progredido da Grã-Bretanha na segunda roda (casa 9) – no mesmo grau da Lua em Gémeos. Aqui está um bom exemplo da interface entre o mapa exotérico e o mapa esotérico de uma nação. Gémeos é o signo da alma da Grã-Bretanha. O ascendente representa o propósito da alma, enquanto o ascendente progredido reflete o propósito da alma até agora desenvolvido.
Portanto, esta formação é particularmente significativa – a reorientação dos princípios filosóficos sagitarianos, alinhada com o propósito da alma de Gémeos. O símbolo sabiano para o grau 20 de Gémeos é: “Uma cafeteria moderna exibe uma abundância de alimentos, produtos de várias regiões.” NOTA-CHAVE: A assimilação de conhecimentos variados através do poder sintetizador da mente.
… o homem, agora no final de um ciclo cultural, é capaz de reunir alimentos – tanto mentais quanto físicos – de muitas regiões do globo. A sua dieta tem uma base mundial; … a busca por … mercadorias raras nas regiões locais deu impulso ao comércio global e, consequentemente, à consciência planetária. A nota principal aqui é realmente ASSIMILAÇÃO; a potencialidade negativa do símbolo é DESPERDÍCIO.”16
Aqui está a natureza eclética de Gémeos, de reunir a partir de muitas fontes díspares, como uma abelha zumbindo de flor em flor; também sugere o comércio contínuo da Grã-Bretanha com outras nações, dependendo do resultado da eleição e da concretização ou não do Brexit. O problema principal na formação da grande cruz no horóscopo da Grã-Bretanha é a quadratura do trânsito de Neptuno em Peixes a Mercúrio em Sagitário; isto tem ocorrido nos últimos dois anos e é responsável pelo engano em massa, confusão e propaganda em torno do Brexit.
Neptuno faz a sua última quadratura exata a Mercúrio em fevereiro de 2020. Portanto, de agora em diante e durante a campanha eleitoral, provavelmente haverá um “último suspiro” da expressão mais baixa de Neptuno – todo o tipo de truques para influenciar o público britânico. Talvez propaganda nunca antes vista; aqui o paradoxo da propaganda, muitas vezes passa despercebida – esse é o seu propósito!
Desinformação por atos furtivos, por repetição contínua. A campanha eleitoral durará cinco semanas e provavelmente testemunhará os excessos da nota-chave de Escorpião – “Que maya floresça e reine o engano”! Nesta formação da grande cruz, o arco solar de Vénus em Virgem, casa 12 – trará alguma discriminação equilibrada, o que nunca é um ponto forte para Gémeos-Sagitário!
3. Os trânsitos de Capricórnio à Lua em Caranguejo. Um dos principais fatores para os trânsitos no dia das eleições é o aglomerado de planetas em Capricórnio – Vénus, Saturno e Plutão, todos opostos à Lua em Caranguejo da Grã-Bretanha. Isto tem vindo a acontecer nos últimos anos, devido à oposição de longo prazo de Plutão à Lua em Caranguejo. Plutão tem quebrado as tendências recalcitrantes do passado, pois uma parte da Grã-Bretanha tentou apegar-se ao passado.
Portanto, o Caranguejo corre o risco de isolamento, a nota inferior deste signo: “Que o isolamento seja a regra e, no entanto, a multidão exista.” Terá a Grã-Bretanha de suportar os “horrores de um isolamento e solidão ainda maiores” – tal como referido no comentário seguinte sobre Caranguejo?
“A casa que estão a construir já está iluminada? É uma casa iluminada ou uma prisão escura? Se é uma casa iluminada, atrairá para a sua luz e calor todos os que vos rodeiam e a atração magnética da vossa alma, cuja natureza é luz e amor, salvará muitos. Mas se ainda são uma alma isolada, terão de passar pelos horrores de uma solidão e isolamento ainda mais profundos, trilhando sozinhos o caminho escuro da alma. No entanto, toda esta solidão e separação durante a noite escura fazem parte da Grande Ilusão.”17
Plutão em trânsito passou agora este ponto da Lua em Caranguejo, cavando o terreno para ajudar o Saturno em trânsito a formular, estruturar e reconstruir. No mapa da Lua Cheia de Sagitário, o Saturno em trânsito está exatamente oposto à Lua da Grã-Bretanha, uma posição bastante oportuna e apropriada para o Senhor do Karma! No entanto, para focar isto de maneira ainda mais intensa, Vénus no seu ciclo anual, está conjunta a Saturno, tendo deixado de estar em oposição à Lua em Caranguejo no dia anterior ao dia das eleições.
Vénus-Saturno representam um novo e empenhado relacionamento com base na regeneração do passado. Esotericamente, ambos os planetas representam a mente – em oposição às tendências emocionais, sentimentais e de olhar para o passado da Lua em Caranguejo. Tanto Saturno como a Lua são aspectos do morador do umbral, a sombra coletiva da nação – e no Dia das Eleições assistiremos aos britânicos a confrontarem a sua “besta”, de uma maneira ou de outra. De uma forma geral, as gerações mais velhas apoiarão o passado e as mais novas apoiarão a Permanência.
Horóscopo do Dia das Eleições e de Lua Cheia: Uma Batalha Real
O termo Battle royal [Batalha real] tradicionalmente refere-se a uma luta envolvendo muitos combatentes – que é travada até ao momento em que apenas um lutador permaneça de pé; ou qualquer luta que envolva um grande número de pessoas não organizadas em facções. “Battle royale” foi a frase que veio à mente imediatamente – olhando para o ascendente Escorpião e para Marte em Escorpião em cima do ascendente. Escorpião é um signo de testes e provações severos para um indivíduo ou nação. Marte e o Ascendente caem no decanato do meio de Escorpião, correspondendo às “cabeças emocionais da hidra” – medo, ódio e desejo de poder.
Esta eleição pode muito bem ser a mais amarga que a Grã-Bretanha já experimentou. Marte-Ascendente faz um sextil a Saturno em Capricórnio, formando a base de um yod, ou “dedo do destino” – apontando para a Lua em Gémeos – o arqui-vilão do engano e o planeta mais elevado do horóscopo! Muita coisa aqui está em jogo e os britânicos (o mundo!) estão fartos da falta de resoluções e de estadistas verdadeiros.
As forças do materialismo, ao trabalharem com o atual governo conservador, sem dúvida lutarão e muito, e “farão tudo o que puderem” – para vencer. Portanto, o tema de Escorpião na roda comum – “Que maya floresça e reine o engano” – pode dominar as várias semanas que antecedem as eleições; esse período corresponde ao intervalo de tempo em que o Sol atravessa Escorpião, junto com outros planetas como Mercúrio e Vénus.
Essa formação yod favorece o Partido Conservador – o conservadorismo de Saturno em Capricórnio e as práticas enganosas de Escorpião e Gémeos. (É claro que ambos os lados o podem praticar, mas ultimamente os Conservadores têm sido praticantes aplicados dessas artes negras!)
Em alternativa, a Lua em Gémeos representa as pessoas (oscilando para um lado ou para o outro), enquanto Saturno refere-se a tomar decisões pragmáticas. Escorpião pode surgir no momento das eleições para demonstrar: “O poder da mente, que foi desenvolvido, testado e validado no signo de Escorpião … a mente é lançada para a sua atividade plena de governo”18 Por outras palavras, evitar ser ludibriado ou enganado uma segunda vez – “não se deixe enganar de novo”!
“Tirarei o meu chapéu à nova constituição
Farei reverência à nova revolução
Sorrindo abertamente às mudanças em meu redor
Pegarei na minha guitarra e tocarei
Exatamente como ontem
E vou ajoelhar-me e rezar
Para que não sejamos novamente enganados
Não sermos novamente enganados.”19
Uma força de equilíbrio neste mapa é Mercúrio em Sagitário – a caminho do retorno anual de Mercúrio no horóscopo da Grã-Bretanha – 9 dias após a eleição, em 21 de dezembro. Esperemos que no dia das eleições, 12/12, o trânsito de Mercúrio em Escorpião tenha conseguido penetrar profundamente os véus de maya, fascínio e ilusão, depois de muitas semanas – a desvelar o engano e a revelar a verdade, o tema principal de Sagitário. Mercúrio em Sagitário também está em oposição ao Sol de Corbyn no dia das eleições, ativando uma poderosa quadratura em T no seu horóscopo, que será discutido no boletim de Sagitário no próximo mês.
No entanto, o fator principal que pode desequilibrar todo o mapa é a presença contínua de Neptuno em trânsito em Peixes – criando uma quadratura em T à Lua em Gémeos e Sol em Sagitário. Como tem sido afirmado repetidamente, é a presença de Neptuno (na sua expressão inferior) em quadratura ao Mercúrio em Sagitário da Grã-Bretanha – a razão do problema principal do engano nos últimos anos. O melhor aspeto de Neptuno no horóscopo da Lua Cheia será evocar a sua correspondência mais elevada de um ideal e de uma visão renovados e reorientados – de quais as políticas que melhor se adequam à nação.
Interferência eleitoral da NATO e dos EUA
Os EUA farão todos os possíveis para influenciar o resultado das eleições apoiando o simpatizante dos EUA, o Partido Conservador – e só Deus sabe que outras manobras estarão planeadas! Uma semana antes da eleição, Trump, líderes da NATO e Boris Johnson encontrar-se-ão numa recepção do Palácio de Buckingham:
“No dia seguinte, os chefes da NATO reunir-se-ão num hotel de luxo … onde os líderes discutirão grandes assuntos, incluindo a Síria, Afeganistão, Rússia e repartição de encargos militares – e onde nenhum destes grandes assuntos provavelmente será resolvido … Esta cimeira … pode até ser o evento político mais perturbador das eleições.
Parte disso é devida à autoconfiança geralmente irrefletida de Johnson, para quem a cimeira de Watford pode ser o show final … A maior parte, no entanto, será de Trump, cujos comentários sobre o Brexit e a Grã-Bretanha poderão ser os protagonistas da última semana da campanha e até ter efeitos impactantes no resultado.”20
Esses comentários de Trump apelam a Johnson que se alie ao líder racista-fascista da fação Brexit – Nigel Farage – para “que forme uma “força imparável”, alegando que Jeremy Corbyn seria “muito mau para o seu país”. Trump e o governo dos EU também estão a tentar coagir a Grã-Bretanha com uma chantagem económica assustadora, dizendo que os EU “não podem fazer um acordo comercial com o Reino Unido”, estando condicionados a “certos aspectos do acordo”.21
Grã-Bretanha, Johnson, Corbyn e o Dia das Eleições/Lua Cheia
O mapa composto abaixo apresenta a relação entre cinco horóscopos. Os planetas progredidos da Grã-Bretanha foram adicionados, pois contribuem com uma dimensão subjetiva – em relação ao desenvolvimento da consciência desta nação, tal como o ascendente progredido em Gémeos mencionado anteriormente. Como no mapa de várias rodas anteriormente apresentado para a Grã-Bretanha, as formações são semelhantes, mas com uma sinastria incrível com os horóscopos de Johnson, Corbyn e Lua Cheia do dia das eleições. O fator principal aqui é que Johnson e Corbyn são de Gémeos – com Mercúrio, o seu regente, também em Gémeos; ambas as posições dos Mercúrios respectivos estão em oposição ao Mercúrio da Grã-Bretanha em Sagitário!
Portanto, de quem serão as ideias (Gémeos) que seguirão adiante para a evolução contínua da Grã-Bretanha – baseadas na reorientação para um conjunto diferente de princípios filosóficos? Um governo social-trabalhista que é tradicionalmente mais virado para a classe trabalhadora e, mais obviamente, para as pessoas no que diz respeito à saúde, educação, salários e um acordo mais justo.
Ou o esgotamento do mercado livre dos Conservadores, demonstrativo dos piores aspectos do Neoliberalismo – que teve a sua origem na era conservadorista de Thatcher na década de 1970? O neoliberalismo é um modelo político e ideológico que enfatiza o valor da livre concorrência no mercado, associado à economia do laissez-faire. As principais diferenças entre o Partido Conservador e o Partido Trabalhista dizem respeito a medidas de combate à pobreza e à desigualdade.
Uns dos problemas dos Trabalhistas é terem adotado o Neoliberalismo, causando alienação e conflito dentro do partido. Em todo o mundo, está a tornar-se evidente o dano causado pelo neoliberalismo. Existem muitos argumentos relativamente a este sistema económico, pró e contra, da esquerda e da direita. O Chile, uma das primeiras nações onde o neoliberalismo foi adotado, está agora em convulção devido a protestos públicos sobre medidas de austeridade e ao desequilíbrio social que foi criado.
Corbyn e Johnson: Quem Tem a Maior Probabilidade de Ganhar? Apesar das sondagens que favorecem 37% dos Conservadores face aos 22% dos Trabalhistas, este assunto será abordado no próximo boletim de de Sagitário – que será enviado uma semana antes das eleições britânicas de 12/12.
Arquiteta de Escorpião: Zaha Hadid
A britânica nascida em Bagdá, Zaha Hadid é uma das maiores arquitetas que o mundo já viu; ela faleceu recentemente em 2016, deixando um legado extraordinário de edifícios espalhados pelo planeta:
“Ela recebeu o prémio de arquitetura mais prestigiado do Reino Unido, o Prémio Stirling, em 2010 e 2011. Em 2012, foi nomeada Dama pela rainha Isabel II pelos serviços prestados à arquitetura, e em 2015 tornou-se a primeira e única mulher a receber o Royal Gold Medal do Instituto Real dos Arquitetos Britânicos. Ela foi descrita … como a “rainha da curva”, que “libertou a geometria arquitetónica, conferindo-lhe toda uma nova identidade expressiva”.22
Provavelmente, Hadid teve o 4º raio de Harmonia através do Conflito na sua estrutura de raio, talvez a personalidade e/ou o raio mental. O 4º raio é conhecido como o arquiteto, e a arquitetura foi chamada “música congelada”, pelo místico-ocultista Goethe:
“O trabalho de pedra esculpida articulado por entre os motivos das catedrais góticas da Inglaterra que foram repetidos na arquitetura como música. Ritmo contrapontual, outra frase que compara o design arquitetónico e a música. Há um padrão de ponto e contraponto na música e no design que é esteticamente agradável aos olhos, tal como é escutar música. Da época de Goethe, o estilo arquitetónico possui contornos fluidos e graciosos que parecem solidificar tudo o que é intangível. O estilo Barroco está claramente representado na arquitetura, pintura, escultura, teatro, música, literatura, mobiliário.”23
A Lua em Caranguejo está conjunta a Urano, o regente do 7º Raio, permitindo que ela dê à luz muitos “filhos” precoces e inovadores. Urano representa singularidade e, de facto, um ex-professor de Hadad descreveu o seu estilo uraniano na sua graduação como “um planeta na sua própria órbita.” O 7º Raio da Ordem Cerimonial ou Magia pode fazer parte da sua estrutura de raio, mas, mesmo que não estivesse, poderia facilmente ser evocado pela conjunção Lua-Urano. O 4º e o 7º raios estão associados a Caranguejo. Em Caranguejo, o feminino, a mãe, encontra seu título real, “rainha da curva”. O 7º Raio é também o raio das formas geométricas, dos sólidos platónicos, etc., permitindo a Hadid ser uma “libertadora da geometria”.
Sol, Vénus e Mercúrio em Escorpião a fazer um trígono à Lua-Urano em Caranguejo. O 4º Raio da Arte, Beleza e Música é o único raio que passa por esse signo – bem como pelo seu oposto polar, Touro. Escorpião é um signo incrivelmente criativo para qualquer artista – fornecendo um poço profundo de paixão para se inspirar, semelhante à sua outra colocação relacionada com água, a Lua em Caranguejo.
De muitas maneiras, Hadid era principalmente uma artista, designer de cor e criadora de modelos – inspirada pelo artista russo geométrico-abstrato, Kazimir Malevich. Com a Terra em oposição, em Touro, aqui está uma grande capacidade de misturar e moldar edifícios com beleza – numa infinidade de formas geométricas – usando aço, betão armado, alvenaria, vidro e pedra. Vénus é a deusa da beleza e da arte, perfeitamente à vontade no signo de Escorpião de 4º Raio – com a capacidade de explorar o conhecimento direto da consciência búdica, a intuição.
Vénus também rege o signo oposto, Touro – conhecido pela sua habilidade cerâmica e escultórica. Hadid era uma mistura tão complexa de habilidades que poderia ser cunhada como uma “arto-escul- teta”, por vezes uma “arquiteta-estrela” para os seus detratores que criticaram os seus edifícios super-caros e a sua grande reputação. Mercúrio é o regente hierárquico de Escorpião – cujo “… verdadeiro significado não será compreendido até que a consciência do indivíduo tenha um alcance planetária, o que nunca acontece antes da terceira iniciação.”24
Não se sabe se Hadid alcançou esse estágio exaltado de desenvolvimento, mas o seu trabalho visionário é verdadeiramente “planetário no seu alcance e abarcamento”. A Lua de Hadid em Caranguejo representa o seu foco na habitação – na qual alguém trabalha ou vive – reside:
“O papel de Caranguejo na arquitetura seria uma abordagem para procurar uma maneira de se sentir em casa em qualquer lugar, concentrando-se no interior e no conteúdo e procurando ressonância emocional e identificação com os edifícios; enquanto Escorpião concentra-se nas estruturas compactas, sólidas e resistentes. À semelhança de todos os três signos de água – os reflexos de Escorpião e de Caranguejo são altamente defensivos. No que diz respeito às formas que criam … os dois signos tendem a encobrir um edifício e a evitar fachadas de vidro abertas.”25
Um crítico do trabalho de Hadid diz:
“Uma arquiteta-estrela para os seus clientes de elite mundial, que partilharam a sua visão e podiam pagar os seus honorários. Não é um arquiteto para as pessoas. O setor de arquitetura é dominado por práticas comerciais de grande dimensão, como os arquitetos Zaha Hadid e os arquitetos de casas de luxo, pagos por clientes que têm bolsos recheados. Não existe meio termo.
Uma arquitetura capaz de deslumbrar e seduzir e que coloca isso acima da funcionalidade, desempenho, design ambiental e considerações de sustentabilidade. Sem dúvida, o trabalho dela é interessante e ampliou os limites da forma. Mas tudo é relativo ao tempo e lugar. Vivemos numa época de fascínio, e a arquitetura não é diferente. A arquitetura precisa atender aos requisitos humanos, ser inspiradora e relacionar-se com o contexto e o ambiente.
Há uma reformulação na arquitetura, impulsionada por uma combinação de requisitos funcionais e design sustentável ambiental. Não necessariamente através de declarações icónicas, embora as formas sejam muito singulares, mas o design feito a partir de requisitos humanos, natureza e economia.”26
A resposta do autor: muitos destes edifícios eram precisamente para pessoas – galerias de arte, museus, estações de comboio, lugares onde “as pessoas” se encontram e se reúnem – onde ficam deslumbrados e inspirados por esses designs incríveis; não podemos deixar que determinados fatores se sobreponham à sublimidade da obra.
A hora de nascimento de Zaha Hadid é desconhecida, portanto, também não é conhecido o seu signo ascendente. No entanto, nas suas entrevistas e na maneira como conduziu a sua vida, ela demonstrou a ousadia, atrevimento, criatividade e liderança de Leão; ela alimentou o facto de ser notícia e de estar no centro das atenções. Mas também Aquário, o oposto polar, é forte e cria um horóscopo mais adequado – em relação às posições planetárias das casas.
Ascendente Aquário significa radical – e seu regente revolucionário, Urano em Caranguejo, como já foi discutido. Hadid era conhecida pelos seus desenhos desconstrutivistas radicais – desenhos geométricos agressivos caracterizados por uma sensação de fragmentação, instabilidade e movimento:
“Zenghelis descreveu-a como a pupila mais destacada que ele alguma vez ensinou. “Nós chamávamos-lhe a inventora dos 89 graus. Nada estava a 90 graus. Ela tinha uma visão espetacular. Todos os edifícios explodiam em pequenos pedaços.” Ele recordou que ela estava pouco interessada nos detalhes, como por exemplo escadas. “a maneira como ela desenhava uma escada, implicaria que bateríamos com a cabeça no teto, com o espaço cada vez mais reduzido até acabarmos no canto superior do teto. Ela não se importava com pequenos detalhes. A sua mente estava nas imagens mais amplas – quando se tratava de marcenaria, ela sabia que poderíamos corrigir isso mais tarde.”27
Documentário da BBC sobre a vida de Zaha Hadid. (1 hr. 10′)
No mapa acima, considerando o ascendente Aquário, a sua ousadia e atrevimento também podem ser explicados por Júpiter no ascendente Aquário – na casa 1, junto com a sua conjunção Lua-Urano na casa 5 leonina da criatividade – também conhecida esotericamente como a “mansão da alma”.
O mapa com ascendente Aquário também vê o seu stellium de Escorpião a ocupar a casa 9 do ensino académico; ela esteve profundamente envolvida como professora de arquitetura durante dez anos, lecionando várias cadeiras de arquitetura em várias universidades.
Hadid tinha Marte em Sagitário a fazer um sextil a Júpiter em Aquário – aqui está a sua “visão espetacular” e capacidade inventiva que “não se importava com pequenos detalhes” – embora ela fosse perfeitamente capaz disso com Saturno em Virgem, o signo da técnica e dos detalhes meticulosos.
Além disso, o seu Saturno em Virgem faz uma quadratura a Marte em Sagitário, fornecendo um ponto de tensão para manifestar a visão numa forma; ela também tinha a capacidade de delegar a criação da edificação das formas à sua equipa muito capaz de co-trabalhadores; isto também pode ter sido conseguido pelo regente de Escorpião, Plutão, na casa 7 dos relacionamentos; ela não era uma pessoa fácil de lidar, bastante dominadora e exigente – e tinha um “ego enorme”, segundo um de seus colegas mais próximos; outros colaboradores que tiveram de “entregar” os seus projetos sentiam-se frequentemente aprensivos, refletindo um pouco a tendência escorpiónica para manter os outros “emocionalmente reféns”.
Em parte, talvez fosse por isso que Hadid nunca se casou ou teve filhos, mas o principal motivo certamente terá sido as ideias sem fronteiras que ela desejava manifestar – a sua descendência criativa. Quando ela faleceu, relativamente cedo aos 65 anos, havia muitos projetos inacabados e desenhos por construir, lembrando a mesma situação ocorrida com outro grande arquiteto, Frank Lloyd Wright, que faleceu muito mais velho. A idade de 65 anos segue-se logo após duas crises de decisão da alma que ocorrem entre os 56 e os 63 anos de idade:
“De acordo com essa crise dependerá a utilidade futura da pessoa e se o ego continua a usar os veículos até à velhice, ou se há uma retirada gradual da entidade que os anima.”28
O autor observou que “a retirada gradual” após os 63 anos de idade pode ocorrer entre meados e o final dos 60. Hadad teria tido bastante “utilidade futura”, mas foi sem dúvida “chamada de volta ao ashram”, após uma vida de expressão rica e generalizada. Também é possível que ela tenha sido uma das almas raras de 4º raio em encarnação, antes da entrada do seu novo ciclo que terá início em 2025.
Hadid também quebrou muitos preconceitos relativamente às mulheres, embora não gostasse de ser chamada “arquiteta feminina”; ela tinha detratores entre os arquitetos masculinos estabelecidos e, embora fosse uma cidadã naturalizada britânica, ela era iraquiana – quem é que ela pensava que era! Ela disse uma vez: “Como arquiteta mulher, és sempre uma estranha. Tudo bem, eu gosto de estar no limite.”
Phillip Lindsay © 2019.
Subscreva o boletim mensal.
Por favor apoiem este trabalho.
Missing the full set? Books by Phillip Lindsay
Books 15% discount + free books (click here)
(USA residents only)
- https://aniwilliams.com [↩]
- https://www.redhotyoga.co.uk/2015/05/matrika-shakti-the-power-of-words/ [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.192. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.180. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.228-9. [↩]
- The Guardian [↩]
- Gizmodo [↩]
- Wikipedia [↩]
- The Guardian. [↩]
- The Destiny of the Nations, Alice A. Bailey. p.81. [↩]
- Esoteric Astrologer [↩]
- Astromatrix [↩]
- The Political Insider [↩]
- Wikipedia [↩]
- The Guardian. [↩]
- An Astrological Mandala: The Cycle of Transformations and Its 360 Symbolic Phases, Dane Rudhyar. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.343. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.192. [↩]
- The Who [↩]
- The Guardian [↩]
- The Guardian [↩]
- Wikipedia [↩]
- www.quora.com [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.359. [↩]
- astrologicalworldmap.com Spanish astrologer Georg Stockhorst [↩]
- Duncan Firth. [↩]
- Wikipedia [↩]
- Esoteric Psychology II, Alice A. Bailey. p.53. [↩]