Leão 2018: Resgate nas Grutas Tailandesas. Sirius. Eclipse Lunar. Terramotos. Cataclismas. Elon Musk
Nota-Chave de Leão
“Eu sou aquele e aquele Eu sou.”
(Festival de Lua Cheia de Leão: 27 de julho de 2018. 20:20 GMT.)
Eclipse Lunar: Parcial 18:24 – Total: 20:27 GMT.
________________________________________________________________________________________________
Leão e a Operação de Resgate dos Jovens da Gruta Tailandesa
Touro e o Labirinto do Minotauro
O Papel de Urano em Touro
Horóscopo da Tailândia
Elon Musk: Sol Progredido em Leão
Elon Musk: Reencarnação de Thomas Edison?
Leão é um Signo de Invocação de Sirius
Eclipse Lunar Total da “Lua de Sangue” de Leão em 2018
A Natureza dos Eclipses e o Horóscopo do Eclipse Lunar
Terramotos: Mundo, Califórnia – São Francisco
O Papel dos Cataclismos na História Mundial
Leão e a Operação de Resgate dos Jovens da Gruta Tailandesa: Rituais de Passagem no Submundo
A história dos jovens da gruta tailandesa é de caráter universal, de esperança, coragem e triunfo. Embora tenha ocorrido durante a passagem do Sol através de Caranguejo e contenha a simbologia de Caranguejo, é também uma história de coragem Leonina e de cooperação Aquariana.
É, igualmente, uma história profundamente Escorpiónica do submundo escuro e dos testes de iniciação para a Humanidade como um todo. A situação difícil dos jovens presos durante 17 dias foi muito comovente. Através das comunicações modernas, o mundo inteiro ficou a conhecer a sua situação desesperada e seguiu o resgate difícil no norte da Tailândia.
Os jovens desapareceram a 23 de junho, quando entraram com o seu treinador de futebol na gruta de Tham Luong, perto de Chiang Rai. Todas as 13 pessoas acabaram por ser resgatadas a 10 de julho, 17 dias depois. Depois de nove dias de isolamento, os primeiros mergulhadores da equipa de resgate encontraram os jovens, fornecendo-lhes alimentos e assistência médica. E assim os sete dias seguintes viram um esforço internacional extraordinário no planeamento do seu resgate.
O acontecimento ocorreu logo depois do Sol se ter deslocado para Caranguejo, um signo que rege as grutas/úteros da Mãe Terra. O regente de Caranguejo, a Lua, estava em Escorpião em conjunção com Júpiter em Escorpião. A hora exata da entrada da equipa de futebol dos Wild Boars na gruta é desconhecida, mas foi à tarde.
Escorpião estava a ascender desde as 14h00 de sábado, dia 23, portanto o mapa do acontecimento foi considerado para um pouco mais tarde, com a Lua e Júpiter aglomerados em torno do ascendente Escorpião. Escorpião, com o seu regente Plutão, rege o submundo e é um símbolo de iniciação em particular, já que o(s) candidatos(s) deve(m) percorrer o corredor das provas.
Os jovens e os seus salvadores teriam de encontrar o caminho de saída através de vários quilómetros de grutas, muitas das quais submersas – com as chuvas da monção a ameaçarem constantemente inundarem o local. Os riscos foram muito elevados quer para os mergulhadores quer para os jovens, com visibilidade zero e água muito fria; eles estavam fracos devido à falta de alimentos e desorientados por estarem numa gruta escura durante tanto tempo.
Desaparecimento dos jovens na gruta
Havia uma hipótese destes jovens entrarem em pânico (foram depois sedados) – tiveram de aprender algumas noções básicas de natação e mergulho para o seu trajeto árduo; tiveram que aprender a controlar o medo e receberam algum apoio nessa área através de muito encorajamento dado pela família, amigos e mergulhadores; o seu treinador de futebol, um ex-monge Budista de 25 anos, sugeriu usarem a meditação para se acalmarem e conservarem energia, algo que ele já os havia ensinado a usarem antes de um jogo de futebol.
Qual é o simbolismo de 12 jovens e um homem presos dentro do útero da Mãe Terra? Há com certeza várias interpretações – 12 signos do zodíaco, 12 pétalas do lótus do coração, etc. Jesus e os seus 12 discípulos. Mal se aperceberam que estavam em gestação dentro de um útero do qual renasceriam. O seu aparecimento e a renovação subsequente seriam uma regeneração para o país como um todo.
Plutão é o Senhor do Submundo – por isso esta experiência foi profunda e dilacerante para o país, uma transformação que foi uma inspiração para o mundo. Plutão rege o “solo ardente menor” e estava aspetado de forma proeminente no horóscopo da Tailândia, como será explorado mais à frente.
Estes 13 jovens/homens percorreram o caminho de saída através do labirinto escuro. Os mergulhadores foram os seus “padrinhos de iniciação”, homens mais velhos que os conduziram através das águas perigosas e sombrias em direção à luz – muitas vezes com grande risco pessoal. Aqui está um Ritual de Passagem e iniciação para o país como um todo. A coragem e a cooperação convocadas por todos os envolvidos foram imensas.
Marte é o regente esotérico do ascendente Escorpião; a sua presença em Aquário, o signo de cooperação grupal, indica a coordenação grupal internacional e a tecnologia usada. Havia pessoal altamente qualificado de muitos países, até mesmo um mergulhador australiano que por acaso era um perito em grutas E médico anestesista!
Milhares de pessoas da comunidade tailandesa local ofereceram os seus serviços na preparação de alimentos ou na limpeza das montanhas à volta da gruta, à procura de outras entradas:
“Osatanakorn, que se tornou um herói nacional após o resgate bem-sucedido, apelidou os jovens “um símbolo de unidade entre a humanidade”. E acrescentou: “Todos trabalharam em conjunto, independentemente de raça e religião, já que o objetivo era resgatar a equipa de futebol juvenil e devolvê-la a casa em segurança.”[1]
Sob diversos aspetos, foi um ritual de passagem para o mundo inteiro, que testemunhou os seres humanos no seu melhor – a praticar bondade e cooperação, atenção, compaixão e paciência – grande devoção e coragem em relação à causa. Este acontecimento foi certamente um prenúncio para a Era de Aquário que se aproxima, tal como cantada na famosa e inspirada canção:
“Harmonia e compreensão
Simpatia e confiança abundantes
Não há mais falsidades ou escárnio
Sonhos dourados vivos de visões
Revelação cristalina mística
E a verdadeira libertação da mente
Aquário!”[2]
Harmonia vocal fantástica e algum ritmo de dança dos anos 60!
No horóscopo do desaparecimento, Marte em Aquário está oposto a Vénus em Leão, perto do meio do céu, ambos numa quadratura em T aos planetas posicionados em Escorpião. Vénus em Leão, em conjunção ao meio do céu, indica o grande destaque associado a esta história – os jovens estavam no centro da atenção geral – estrelas involuntárias do espetáculo dos média.
No entanto, esotericamente, Vénus é o regente do 5º raio da Ciência, portanto, a sua posição em Leão (um canal para os 5º e 1º raios) diz respeito a vontade-poder e à potência da mente para controlar o medo – controlar as “águas” da natureza emocional.
Escorpião rege este tipo de provas, simbólicas da segunda iniciação, conferindo um maior significado global para a humanidade como um todo. No entanto, o regente de Escorpião, Plutão, exigiu uma vida, a de Saman Kunan, com 38 anos, um ex-elemento da marinha tailandesa que foi,
“… saudado como um herói não só pelos tailandeses, mas pelo mundo inteiro … Com esta missão cumprida, possa descansar em paz, irmão Saman, o herói de Tham Luang”, disse Thanadej Kongbangpoh, um oficial militar daquela região.”[3]
A morte de Kunan ocorreu a 6 de julho, quando Mercúrio em trânsito em Leão estava em oposição a Marte em Aquário, fazendo uma quadratura em T à Lua em Escorpião – no horóscopo do Desaparecimento. Deve ter sido um grande golpe na moral dos jovens e das equipas de resgate, que terão tido dúvidas quanto ao sucesso da operação.
Touro e o Labirinto do Minotauro
Touro é o signo oposto a Escorpião, bastante proeminente no horóscopo do Desaparecimento, relembrando o mito grego do Labirinto do Minotauro criado pelo Rei Minos. Esta é uma história profunda com várias interpretações, uma das quais é encontrar a saída da matriz mental labiríntica; a mente do macaco que nos mantém distraídos e trancados na escuridão.
No mito, Teseu voluntaria-se para matar o monstro, que é na verdade o Morador no Umbral ou a Sombra. Ariadne apaixona-se loucamente por Teseu, dando-lhe um novelo de linha para marcar o seu regresso. É muito pertinente em relação ao resgate o facto de haver uma corda fixada pelos mergulhadores para encontrarem o caminho de volta!
O “monstro” que tinha de ser morto pelos jovens tailandeses era o medo e a superstição. A gruta de Tham Luang era considerada desde há muito um lugar de mistério onde os jovens se reuniam para se desafiarem a si próprios. A “deusa reclinada” Jao Mae Nang Non é supostamente a guardiã da gruta de Tham Luang e da montanha circundante, Doi Nang Non:
“Em tempos idos, uma linda princesa apaixonou-se por um rapaz do estábulo e ficou grávida. Sabendo que o seu amor era proibido, eles fugiram, até que finalmente se instalaram na gruta para descansar. Quando o rapaz do estábulo saiu em busca de comida, foi apanhado pelo exército do pai da princesa e morto. Destroçada, a princesa esfaqueou-se e esvaiu-se em sangue até morrer na gruta.
A lenda conta que o seu sangue transformou-se na água que flui pela gruta, enquanto o seu corpo é representado pelas montanhas vizinhas, que diz parecer-se com uma mulher adormecida.
“Todos nós acreditamos que todos os lugares têm espíritos guardiões, lugares como montanhas, grutas e casas”, disse ela. “Podemos não os ver, mas eles podem ver-nos e por isso nós precisamos respeitá-los quando entramos nos seus domínios.”
… As grutas por toda a Tailândia têm altares, muitos deles Budistas, e muitas vezes com histórias sobre as viagens de Buda na região e sobre a forma como ele apaziguou gigantes ou espíritos temíveis… Nos mitos da região norte há uma ligação entre perigo e grutas e a ideia de que estes espíritos femininos perigosos, ou Jao Mae, também podem ajudar os humanos que a eles recorram, disse ele.
“A Jao Mae das grutas parece sugerir alguma coisa sobre grutas que é constante na imaginação humana”, disse ele. “É aqui que se encontram os espíritos, na ponte entre a vida e a morte – na verdade, se pensarmos nas mulheres como os seres que são capazes de trazer vida ao mundo, não é surpreendente que estes espíritos sejam na sua maioria mulheres – a viver nestas regiões limítrofes. São lugares de perigo, mas também de possibilidade.”
Edoardo Siani, um antropólogo cultural da Universidade de Kyoto, especialista em Budismo e poder na sociedade contemporânea tailandesa, disse que as grutas na Tailândia são consideradas como tendo um tipo especial de poder que pode ser absorvido por aqueles que nelas entrem.
Ele disse que é por isso que praticantes religiosos ascéticos, como os monges e os eremitas, às vezes vão meditar nas grutas. É também esta a origem dos altares e das ofertas.
“A razão pela qual se encontram ofertas e até altares construídos dentro de grutas em toda a Tailândia, reside no facto das pessoas tentarem apaziguar os espíritos ou os deuses que podem habitar as grutas, e que já controlam esse poder”, disse ele.
Quanto ao conto da deusa reclinada, “devido ao facto de se ter suicidado na gruta, ela tornou-se realmente parte daquele outro mundo, e, tal como a própria gruta, tornou-se simultaneamente atraente e assustadora”, disse ele”[4]
O Papel de Urano em Touro
Quando esta polaridade de Touro e do Minotauro é considerada, não se pode ignorar a presença de Urano, que entrou recentemente em Touro, pela primeira vez em 84 anos. No Horóscopo do Desaparecimento, Urano faz um sextil exato ao Sol em Caranguejo, fazendo sentir a sua influência e amplitude em tudo o que aconteceu, e complementando a posição mencionada anteriormente de Marte em Aquário, regido por Urano:
“Urano, o planeta do mistério escondido e um dos planetas mais ocultos “está em queda” neste signo [Touro], dando destaque e produzindo a divisão nítida entre corpo e alma que é uma característica tão marcante do sujeito Taurino … A tarefa de Urano, escondido nas profundezas, é despertar e evocar a resposta intuitiva de Touro a uma luz cada vez maior até ao momento em que a plena iluminação é alcançada e também o desenvolvimento da consciência espiritual – substituindo as reações inferiores da forma por estes aspetos superiores da alma.”[5]
Conforme descrito na newsletter de Wesak 2018, “A tarefa de Urano, escondida nas profundezas…” – essas “profundezas” são o Tártaro, o lugar mais escuro no Hades ou inferno, o domínio de Plutão no signo oposto de Escorpião. No mito grego, Urano aprisionou os filhos mais novos de Gaia no Tártaro, nas profundezas da Terra, causando dor a Gaia:
“Tártaro, um lugar de completa escuridão, era também a região de sono profundo e sem sonhos em Amenti. A julgar pela descrição alegórica das punições infligidas ali, o local era puramente kármico.”[6]
Urano rege portanto os Ensinamentos Misteriosos escondidos que conduzem da escuridão da ignorância à libertação do inferno criado pela humanidade. O duro teste de resistência na gruta de Tham Luang durou 17 dias. Touro é a “mãe da iluminação”, em que a natureza aquisitiva de Touro – através do seu regente Vénus (regente do quinto raio da ciência ou mente), derrama luz nas sombras mais profundas; isto é conseguido pelo conhecimento adquirido transformado em sabedoria/intuição, através da sua aplicação na experiência quotidiana. Vénus surge de novo como a potência da mente, especialmente no seu posicionamento em Leão, o signo ardente de manas – a juba do Leão.
O mito grego de Urano tem uma interpretação bastante cósmica, em relação à formação da Terra e das raças-raizes – daí a existência de vários níveis de interpretação. Urano odiava os seus filhos Titãs que Gaia tinha dado à luz, aprisionando o mais jovem no Tártaro, no fundo da Terra. Isto causou muita angústia a Gaia, que pediu aos seus filhos para castrarem Urano com uma foice de lâmina de sílex – pedido ao qual apenas Cronos, ou Saturno, respondeu. Ele era o mais jovem e mais ambicioso dos Titãs, cumprindo a tarefa e lançando os testículos cortados ao mar. (É interessante o facto de Urano reger o chakra sacro/sexual e Saturno o centro da garganta!)
Do sangue desses testículos nasceu Vénus, regente de Touro. Os Mistérios da Sabedoria sem Idade encontram-se codificados em toda esta Mitologia Universal. Coincidentemente(?), o rapaz mais novo do grupo tailandês é Titan, de 11 anos de idade! A sua mãe pede-lhe que seja forte:
“Titan, tenho estado à tua espera à entrada da gruta. Eu amo-te e sinto muito a tua falta. Sê paciente. Ânimo! Sê forte”, dizia a carta. “Eu espero por ti à saída da gruta. Tens de conseguir! Eu acredito em ti. Tu consegues. Estou a dar-te sempre apoio moral. Amo-te muito. O teu pai também sente a tua falta e ama-te muito.””[7]
As grutas foram sempre lugares de iniciação em todas as tradições mundiais:
“Na gruta da Iniciação, a luz da ressurreição flui quando a pedra na entrada é removida. Da vida na forma à morte da forma – no fundo do lugar rochoso, nas criptas do Templo – prossegue o ser humano. Mas no mesmo lugar, a nova vida flui, trazendo vida e libertação renovadas; as coisas velhas desaparecem e a escuridão transforma-se em luz.”[8]
Horóscopo da Tailândia
A sinastria do mapa do Desaparecimento com o horóscopo da Tailândia é muito forte, com Mercúrio no horóscopo do Desaparecimento em conjunção exata com o Plutão em Caranguejo da Tailândia. E o Plutão em trânsito está em oposição a estes dois pontos no Capricórnio iniciático.
Mercury é o mensageiro e neste caso ele desempenha o papel de Caronte, o barqueiro, que transporta no seu barco as almas através do rio Estige, a fronteira entre a Terra e o submundo, o Hades de Plutão.
Roda interior: Tailândia. Roda exterior: Desaparecimento.
A proeminência de Plutão no mapa da Tailândia não pode ser subestimada,
“Plutão… torna-se ativo na vida do homem que está “está a ganhar vida no sentido mais elevado, a sua natureza inferior atravessa a neblina e escuridão de Plutão, que governa a terra ardente menor, de forma a que o homem possa viver a verdade na terra mais elevada da luz.”[9]
Reparem também que os dois sóis de Caranguejo no mapa de duas rodas apresentado acima têm uma correspondência próxima porque os jovens desapareceram no dia anterior ao do aniversário da Tailândia. Isso diz-nos algo sobre assuntos profundos que têm a ver com a alma da nação.
O outro fator significativo no horóscopo da Tailândia é a presença de Urano – novamente! Está no ponto de uma quadratura em T à oposição de Plutão-Mercúrio a Plutão, portanto a exercer consideravelmente a sua influência sobre o dharma da Tailândia – a necessidade de mudanças profundas, ou talvez mesmo revolucionárias.
Todo este acontecimento representa, de certa forma, a primeira iniciação da Tailândia como um todo – onde o verdadeiro estado Búdico é reconhecido no interior da caverna do coração. Isto pode parecer contraditório numa terra budista – mas tem a ver com a noção de crença e superstição a serem substituídas por um maior conhecimento e compreensão. Leão, o Coração-de-Leão, rege essa primeira iniciação:
“Em Leão – O homem egocêntrico torna-se finalmente a alma na expressão da vida e concentrado na realização do objetivo espiritual do altruísmo. Neste signo, ele prepara-se para a primeira iniciação e recebe-a também neste signo, ou sob a influência deste signo quando é o signo ascendente, tornando-se “o Leão que busca a sua presa”, que é a personalidade que se torna cativa da alma.”[10]
A Tailândia desempenha um papel único como ponte entre o Extremo Oriente/China e o Ocidente; a influência proveniente da Índia é profunda na língua e nos costumes – e a Índia está ligada à primeira subraça da Quinta Raça-Raiz – que deu origem a todas as subraças Ocidentais.
A Tailândia (e outras nações do Sudeste Asiático) também é um centro próspero de “nómadas digitais” e de reformados que podem sobreviver com mais facilidade do que nos seus países de origem – como a Austrália ou o norte da Europa. Milhões de chineses viajam por todas as nações do sudeste asiático, para além de representarem 14% da população tailandesa.
Milhões de ocidentais também viajam regularmente para a Tailândia, enquanto centenas de milhares moram lá como residentes permanentes. Vários mergulhadores ocidentais frequentam as numerosas escolas de mergulho de todo o país. (Veja este perfil dos mergulhadores principais que tiraram os meninos da gruta.)
Em toda a operação de resgate, havia mergulhadores especializados da Tailândia, China, EUA, Grã-Bretanha, Austrália e Europa. O trabalho deles foi perigoso e desgastante, e eles conseguiram tirar todas as pessoas das grutas em apenas alguns minutos:
“Mergulhadores australianos envolvidos no resgate disseram ao jornal The Guardian na quarta-feira que estiveram a poucos minutos de distância de uma tragédia. Horas depois do último javali ter sido libertado, a bomba principal na gruta falhou e os níveis de água começaram a subir, disseram os mergulhadores.
Um deles disse que ouviu gritos que provinham das zonas mais profundas da gruta. “Todos aqueles faróis começaram a subir a colina e a água estava a chegar”, disse ele. “Estava visivelmente em ascensão.” Os 100 trabalhadores que ficaram dentro da gruta correram desesperadamente para a saída e conseguiram sair em segurança em menos de uma hora.”[11]
Somos levados a imaginar que outras forças subjetivas terão estado em ação e que ajudaram a criar um resultado tão milagroso! Milhões de orações e pedidos de intercedência terão feito a diferença. No geral, a operação de resgate foi caracterizada por uma qualidade comum, a coragem – dos meninos, dos mergulhadores, dos socorristas, das famílias.
Este é um tema avassalador de Leão – o desenvolvimento de confiança e coragem. Ao longo de toda a provação, Vénus esteve em trânsito por Leão, emprestando a sua luz e força mental a todos os envolvidos.
Assim que os cinco últimos foram resgatados da gruta, no dia 10 de julho, Vénus deixou Leão e entrou no primeiro grau de Virgem, outro signo associado às grutas terrestres. Tenham em mente que a Lua é o regente exotérico de Caranguejo e o regente esotérico de Virgem:
“A triplicidade terrestre foi designada pelos astrólogos como incorporando a ideia de planícies (Touro), de grutas (Virgem) e de rochas (Capricórnio). Pode-se afirmar que essas grutas existem nas rochas, profundamente sob as planícies. Eu estou a falar de forma figurativa e simbólica.
Fora da gruta rochosa, o Cristo emergiu e caminhou de novo sobre as planícies da Terra … Na gruta da Iniciação, a luz da ressurreição flui quando a pedra na entrada é removida.
Da vida na forma à morte da forma – no fundo do lugar rochoso, nas criptas do Templo – prossegue o ser humano. Mas no mesmo lugar, a nova vida flui, trazendo vida e libertação renovadas; as coisas velhas desaparecem e a escuridão transforma-se em luz.”[12]
Elon Musk: Sol Progredido em Leão
Ao longo de uma encarnação, todos os signos do zodíaco são experienciados pelo constante desfile de progressões e trânsitos através do horóscopo pessoal. Assim, o Sol progredido representa uma expressão sub-tonal da personalidade com que cada um nasce – o seu signo solar.
Por exemplo, Musk tem uma personalidade de Caranguejo, mas nos últimos 21 anos de Sol progredido em Leão, ele desenvolveu muitas qualidades de Leão que o prepararam para estar no palco mundial e ser um líder, um rei do seu domínio. Da mesma forma, a Princessa Diana, Nelson Mandela e o Dalai Lama tiveram/têm todos o Sol em Caranguejo e que se viram na ribalta Leonina durante as suas vidas.
Tenham em mente que, esotericamente, a personalidade é uma descrição do eu inferior triplo – mental, emocional e físico. Grande parte da psicologia moderna e da astrologia humanista são ferramentas curativas que se esforçam para alcançar uma melhor integração da personalidade – principalmente nos níveis emocional e mental.
Elon Musk[13]tem algumas questões de integração de personalidade desafiantes, como o aspecto de quadratura do Sol a Urano discutido mais adiante; durante a missão de resgate dos jovens tailandeses, ele assumiu algum protagonismo ao construir um minisubmarino e entregando-o pessoalmente no local da gruta na Tailândia.
No entanto, o governador local disse que embora estivesse grato pelo apoio, o submarino não era prático para a missão de resgate. Todos os mergulhadores e equipas de resgate confirmaram este facto, uma vez que seria impraticável movimentar o dispositivo de metal rígido através de curvas e reviravoltas complicadas. Essa crítica não foi bem recebida por Musk, que publicou vários tweets questionando a sabedoria do governador. (Foi esta história que levou o autor a examinar Musk com mais profundidade.)
Musk é um ascendente Aquário brilhante com uma personalidade canceriana profundamente emocional, o dia do seu aniversário foi apenas alguns dias depois de os jovens terem desaparecido; a sua resposta foi sem dúvida genuína e sincera, mas muitos observadores não deixarão de se questionar se as suas motivações foram totalmente puras, ou de certa forma maculadas pelo ego pessoal e pela ambição – bem, claro que ele não é perfeito!
O seu Sol em Caranguejo está em quadratura a Urano, dando-lhe algumas peculiaridades e excentricidades que foram notáveis em 2018 – impasses com a imprensa, palavras críticas, ações agressivas. Pessoas brilhantes e com milhões naturalmente assumem que têm um direito concedido por Deus, um sentimento de legitimidade absoluta!
Na verdade, Musk compartilha esta semelhança peculiar com Julian Assange, pois nasceram apenas com cinco dias de diferença em 1971. A quadratura do Sol a Urano expressou-se de forma semelhante por meio do seu amor à tecnologia (Urano rege a ciência) – com uma grande diferença quanto à sua rebeldia relativamente ao que está instituído e residindo principalmente no outro extremo da escala económica.
Musk de muitas maneiras é o que está instituído, tendo tido uma educação relativamente convencional e um dos principais fundadores do PayPal, onde ele fez seus bilhões. Mas ele também criou muitas inovações fora e para além do status quo.
Uma personalidade com Sol em quadratura a Urano está a aperfeiçoar a integração do científico Urano no corpo mental e, por ser um aspecto de quadratura, apresenta alguns problemas de equilíbrio entre pares de opostos no plano mental. Pode-se estar em extrema desvantagem consigo mesmo com este tipo de aspecto, o que pode causar comportamento bizarro, não convencional ou excêntrico; as frequências altamente refinadas de Urano podem certamente ser distorcidas através da personalidade não redimida – é por isso que os aquarianos ou os “tipos” uranianos são assim conhecidos tradicionalmente. Mas este aspecto é também a fonte de genialidade e brilhantismo – especialmente no caso de Musk, com Urano a reger o seu ascendente aquariano.
Musk, sem dúvida, tem o 5º raio da ciência regido por Vénus na sua constituição de raios, provavelmente o da mente e talvez mesmo o da alma; ele tem Vénus em Gémeos, signo que rege esotericamente, auxiliando-o bastante a equilibrar os opostos do plano mental; a tarefa de Vénus é harmonizar a dualidade e criar beleza – uma “mente bela”.
Musk também deve ter o terceiro raio da inteligência ativa, um raio que dá uma capacidade prodigiosa de trabalhar e manipular aquele prana a que chamamos dinheiro. Os seus acordos comerciais e a criação do PayPal proporcionam uma leitura interessante.
Marte está em Aquário em conjunção com o seu ascendente, recordando a posição do Marte de Leonardo da Vinci, que refletia o seu científico espírito inventivo. (Ver esta recente newsletter sobre da Vinci.)
O problema de Musk é que ele parece ser movido por medos irracionais que emanam da sua natureza canceriana. Caranguejo é conhecido como sendo um dos signos mais receosos e o seu regente, a Lua, está colocado numa Virgem preocupada por tudo e por nada! Como um típico ascendente de Aquário (muitas vezes cientistas e engenheiros), Musk devorou muitos livros de ficção científica, de autores como Isaac Asimov (Urano em Aquário). De Asimov, ele retirou a lição que,
“… deves tentar desenvolver um conjunto de ações que provavelmente prolongarão a civilização, minimizarão a probabilidade de uma idade das trevas e que reduzirão a sua duração se tal vier a acontecer.”[14]
É fascinante notar que Asimov está a referir-se à Kali Yuga, a idade na qual a Humanidade se encontra agora. E foi este conselho de Asimov que, sem dúvida, impulsionou Musk a querer mandar um foguetão para Marte. Musk foi também bastante intimidado durante sua infância e pergunta-se se ele agora não se terá tornado o valentão como resultado da sua própria raiva não resolvida/suprimida sobre esses acontecimentos. Musk também cortou todo o contacto com o seu pai, uma medida drástica para um canceriano, por norma, orientado para a família, sem dúvida baseada no trauma do divórcio dos seus pais quando tinha nove anos de idade.
O plano de Musk para enviar um foguetão para Marte e eventualmente proceder à sua colonização parece basear-se no medo de que a Terra se autodestrua – e em linha com a diretriz de Asimov. Não podemos deixar de perguntar porque é que Musk não aplica o seu brilhantismo científico para ajudar a limpar este planeta, antes de pensar em viajar para Marte?
Muito há para ser feito e muitos procuram soluções, mas muitas vezes são dificultados pela falta de dinheiro e por políticas. Musk poderia fazer uma grande diferença aqui e claro que faz, sem dúvida, em várias áreas. Ele pode, no entanto, estar muito correto quanto aos seus avisos sobre a inteligência artificial e da sua utilização indevida para fins militares e outros.
Marte está em Aquário em conjunção com o seu ascendente, e embora esta posição seja geralmente mais desapegada emocionalmente, Marte ainda assim é o regente do chakra do plexo solar, sede do corpo emocional.
Atualmente, o Sol progredido de Musk, em Leão, acabou de se afastar nos últimos meses de uma oposição ao seu Marte em Aquário; no entanto, tem sido proeminente numa orbe de aspecto a Marte nos últimos dois anos. Daí uma grande estimulação de ideias com vagas de atividade, bem como divergências litigiosas e desentendimentos com várias pessoas.
Um exemplo foi quando um dos mergulhadores ocidentais envolvidos no resgate dos jovens tailandeses, insultado pela arrogância de Musk, disse que Musk deveria “enfiar o seu submarino no sítio onde dói”, Musk respondeu com uma piada surpreendente:
“Unsworth [nome do mergulhador], que foi fundamental para o sucesso do resgate, disse mais tarde que o esforço de Musk foi um golpe de propaganda”, o que levou o multimilionário de Silicon Valley a dizer que faria um vídeo para provar que seu “mini-sub” teria funcionado, acrescentando: “Desculpa indivíduo pedófilo, foi aquilo que pediste.” O mergulhador, que ainda estava no local da caverna a ajudar com os trabalhos de limpeza, disse ao Guardian que estava “atónito e muito zangado” e a considerar mover uma ação legal.”[15]
Isto aconteceu no dia 15 de julho quando Mercúrio em trânsito por Leão estava exatamente oposto ao Marte de Musk – além disso, a Lua também estava em trânsito por Leão! De onde parte uma declaração como aquela? Extrema defesa do ego por um lado e profunda ignorância acerca dos outros, por outro, rotulando superficialmente expatriados ocidentais na Tailândia como “pedos” (pedófilos). O seu Marte, aqui, representa os ofendidos e o ofensor! Os acionistas de Musk exigiram que ele pedisse desculpas, o que ele fez alguns dias depois, quando a Lua estava Balança, diplomática e pacificadora:
“As minhas palavras foram ditas sob o efeito de raiva depois do Sr. Unsworth ter dito várias falsidades e de ter sugerido que eu me envolvesse num ato sexual com o mini-sub, que tinha sido construído como um ato de bondade e de acordo com especificações do líder da equipa de mergulho.”[16]
Se isto foi um pedido de desculpas genuíno ou apenas para aplacar os acionistas, talvez nunca saibamos. Foi certamente uma boa fatia de tarte de humilde para aquele Sol progredido em Leão! Mas este não é o único comportamento demonstrado por Musk; a sua recente recusa em reembolsar um artista por usar o seu logo “unicórnio flatulento” (entretanto resolvido) foi no mínimo mesquinho. Um jornal humorista escreveu o seguinte: “O Tesla de Elon Musk cheira mal por causa de unicórnio flatulento” – lol!
“Musk tem enfrentado um escrutínio crescente nos últimos meses devido às suas tiradas bizarras no Twitter e aos seus ataques agressivos contra jornalistas, reguladores e outros críticos. Os escândalos acontecem na sequência de reclamações contínuas sobre segurança no trabalho e da luta para atingir metas de produção.”[17]
A acumulação de todas estas desgraças é indicativa de vários fatores principais:
1. O anteriormente referido Sol progredido em Leão, em oposição a Marte em Aquário.
2. Saturno em trânsito em oposição ao Sol natal de Musk, algo que o colega canceriano (e cujo perfil foi analisado recentemente) Anthony Bourdain estava a passar por um trânsito de Saturno quando se suicidou. Tanto o Sol natal como o progredido representam a personalidade ou o ego em geral, daí a pressão a que Musk tem estado submetido.
Saturno também pode trazer o Morador para fora do seu covil o que pode tornar o indivíduo simplesmente desagradável durante este tipo de trânsito! Muitas responsabilidades podem pesar bastante com um trânsito de Saturno, para não falar dos acontecimentos kármicos. Geralmente, as questões paternais surgem durante o trânsito de Saturno ao Sol, e ele também poderá ter de lidar com algumas oportunidades para lidar com isso. Musk irá suportar este trânsito até ao final de 2018.
3. Musk também teve Júpiter em trânsito em conjunção com seu meio do céu no ano passado, daí a sua notoriedade pública ter estado mais elevada do que o habitual, ainda mais importante devido ao fato de que Júpiter é o regente esotérico do seu ascendente aquariano. A culminação de Júpiter no seu meio do céu reflete as suas conquistas espetaculares.
Júpiter também tem estado a fazer uma quadratura ao seu eixo ascendente/descendente, incluindo o Sol progredido em Leão – agora há um ego inchado, arrogância, excesso de confiança e pretensiosismo! O terceiro e último impacto de Júpiter no MC (carreira) será em setembro, possivelmente mitigando favoravelmente as suas circunstâncias atuais; isto precede o seu retorno de Júpiter em outubro de 2018.
Elon Musk: Reencarnação de Thomas Edison?
Há anos que se especula se Musk é uma reencarnação de Thomas Edison ou de Nikola Tesla. Nikola Tesla trabalhou no laboratório de Edison antes de se tornarem adversários na controvérsia sobre se a corrente alternada era mais ou menos eficaz do que a contínua na transmissão de energia elétrica.
O aquariano Edison foi um inventor creditado com a criação do primeiro laboratório de pesquisa industrial – e claro, foi o inventor da lâmpada. Edison era mais o homem do marketing e Tesla o inventor puro com altos ideais sobre formas de energizar o planeta com energia livre.
Embora Musk tenha dado o nome Tesla ao seu carro, parece que as suas semelhanças são muito mais com Edison. Talvez Musk/Edison estivesse a fazer uma reverência ao seu antigo colaborador tornado inimigo. Musk disse que Edison foi mais eficaz em trazer inovação para o mercado, o que Musk faz bem. Dizem que Musk se vê mais como Steve Jobs ou Thomas Edison do que como Steve Wozniak ou Nikola Tesla.
Nikola Tesla morreu pobre, supostamente despojado das suas patentes de invenção e de dinheiro por pessoas como Westinghouse e Edison. É claro que é possível, mesmo sendo uma fantasia irónica, que ele tenha reencarnado com extrema competência financeira, mas Edison parece ser um candidato mais provável como tendo sido uma encarnação anterior de Musk. Edison e Tesla podem muito bem ser do mesmo ashram, irmãos beligerantes!
Das rodas interiores para as exteriores: Musk, Tesla e Edison.
O horóscopo de Musk tem uma forte sinastria com o de Edison e o de Tesla. Se a roda tripla de seus três horóscopos for consultada, a seguinte sinastria pode ser vista:
1. O Sol de Musk em Caranguejo, em conjunção com o Saturno de Tesla em Caranguejo. Isto representa uma forte ligação kármica com Tesla, que também tinha o Sol em Caranguejo tal como Musk. (Vejam as linhas delineadas na casa 5 da roda tripla acima.) Talvez Musk como Edison tenha reconhecido esta relação ao chamar dar o nome Tesla ao seu carro elétrico?
2. O Marte de Musk e o Ascendente em Aquário estão muito próximos do Sol e do Mercúrio de Edison em Aquário.
É claro que estas ligações não são de forma alguma definitivas, Musk pode ser simplesmente o membro de um ashram de onde Edison e Tesla emanaram. Um ashram do 3º, 5º ou 7º raio. Houve outros candidatos sugeridos como uma reincarnação anterior de Musk – como o suíço Alfred Escher e o fabricante de veículos a motor, Henry Ford.
Para além disso, Edison morreu em outubro de 1931 e não se sabe se esta alma teve outra encarnação antes da vida de Musk que começou em 1971. Portanto, a regra esotérica de que o signo solar no momento do desencarne se torna o signo solar da encarnação seguinte, não pode ser aplicada.
_______________________________________________________________________________________________
Leão é um Signo de Invocação de Sirius
A estrela Sirius tem sido proeminente em muitas civilizações, nitidamente alinhada com templos, monumentos e círculos de pedra, especialmente na antiga tradição egípcia. Sirius é frequentemente mencionado nestas newsletters não apenas pela sua associação com sete signos do zodíaco, mas também por causa de sua grande importância em Leão.
Devido à necessidade de entender a sua influência na evolução humana, a repetição ajuda estas passagens a permearem e penetrarem – à semelhança do que acontece com um terreno duro e poeirento que tem de ser arado várias vezes para permitir que as sementes sejam plantadas e regadas, produzindo finalmente uma colheita de entendimento. O que foi lido no ano passado pode ser visto com olhos completamente diferentes nos anos seguintes. Na verdade, os comentários do autor sobre este assunto tentam sempre fazer considerações sob diferentes perspectivas:
“Agosto, que é regido por Leão, é o mês da estrela Cão Maior, ou de Sirius, o que produz, portanto, uma estreita relação de Sirius com Leão. Leão, no sentido cósmico (e para além de todo o nosso sistema solar) é regido por Sirius. Sirius é o lar da Loja maior através da qual a nossa quinta iniciação [Mestre] admite um homem e para a qual o traz como um discípulo humilde.
Mais tarde, quando a nova religião mundial for estabelecida e a funcionar, descobriremos que o principal festival mensal de agosto, que terá lugar por ocasião da lua cheia, será dedicado à tarefa de estabelecer contacto, por intermédio da Hierarquia, com a força de Sirius.”[18]
A religião mundial única ainda não está estabelecida, mas vai aglutinar-se gradualmente ao longo dos próximos séculos. No entanto, existem muitos indivíduos que já estão a intuir e a invocar essas forças de Sirius, mesmo que não tenham atingido o terceiro exaltado grau, em que, como nos é dito, “Sirius torna-se um fator principal de vida”.
Portanto, este festival de Lua Cheia de Leão é mais uma oportunidade para ponderar sobre o significado destas afirmações; para compreender o facto de que a maioria das almas nesta evolução da Terra – uma vez libertadas, escolherão o caminho de Sirius (o Quarto Caminho Cósmico), para começar outra evolução numa volta mais elevada da espiral.
Nos festivais da lua cheia, a Grande Invocação (G.I.) é pronunciada, frequentemente em meditação grupal, onde é mais eficaz. A GI é na verdade uma invocação de Sirius.
Através da pronunciação dos vários versos da GI, a energia da Hierarquia é invocada, os Mestres de Sabedoria reunidos em torno do Cristo; à semelhança das forças de Shamballa através do Senhor do Mundo, Sanat Kumara. Todos estes grandes Seres susteem nas suas mãos o Plano e o Desígnio Planetário, que é um aspeto do Plano de Sirius, regido pela Lei do Karma de Sirius.
A Terra é parte integrante da entidade colectiva que é o nosso sistema solar/estelar, que por sua vez é considerado como a descendência ou “eu inferior” de Sirius. Ambas as estrelas são parte de uma entidade coletiva maior, o corpo cósmico designado por Aquele Sobre Quem Nada Pode Ser Dito (ASQNPSD). (Ver aqui a newsletter em que se aborda ASQNPSD.)
O nosso Sol é considerado como o centro cardíaco não desperto de ASQNPSD e a Terra é considerada como “retardatária” para outras evoluções planetárias mais avançadas no nosso sistema solar. Assim, o desenvolvimento e a expressão de Amor-Sabedoria neste planeta e na raça humana, não é apenas um objetivo terrestre, mas a peça perdida do maior puzzle do sistema solar.
A Terra e o nosso sistema solar, neste ponto de nossa história estupendamente longa, estão em fases particularmente críticas da evolução maior, com impacto poderoso na nossa vida planetária atual, acrescentando um pouco mais de turbulência à já existente neste período de cúspide das eras.
A invocação bem-sucedida das forças de Sirius durante o período de Leão, em cooperação e moderada pela Hierarquia, ajudará bastante o alinhamento da Terra no interior do sistema solar e com a Lei Maior de Sirius. Para os estudantes mais avançados da Sabedoria sem Idade, a seguinte passagem ocultista tem a ver com essa relação:
“… Temos a grande lei de Sirius, a Lei do Karma, no terceiro subplano do plano mental cósmico, cuja lei na verdade controla o nosso Logos [o Logos Solar, o nosso Sol] e as Suas ações, da mesma forma que o ego – no devido curso evolutivo – controla a personalidade humana.”[19]
A estrela fixa Regulus também está associada a Sirius, cujas influências,
“… são três, estão focalizadas em Regulus, que é, como sabem, uma estrela de primeira magnitude e que é frequentemente chamada “o coração do Leão.””[20]
Regulus, como o próprio nome indica, diz respeito a regência, regulação, realeza (regis=rei) – daí ser bastante apropriado para Leão, o rei. A energia de Sirius alcança a Humanidade através do nosso Sol, que é o regente de Leão. O primeiro raio de vontade-poder flui através de Leão e uma “estrela de primeira magnitude” transporta uma energia similar. As energias são também “triplas”, refletindo a trindade eterna divina de vontade, amor e inteligência.
Para muitos estudantes, é realmente espantoso o facto das forças eletromagnéticas de estrelas que estão a muitas anos-luz de distância afetarem a Terra e o sistema solar. Daí a Ciência do Esoterismo que nos ensina a razão destas forças sutis e como as reconhecer e trabalhar com elas. Para a maioria da Humanidade há uma negação imediata de que essas forças tenham algum efeito ou existência, já para não falar nas influências dos signos do zodíaco, planetas e raios.
A principal razão para isto é que na nossa atual Quinta Raça-Raiz, o desenvolvimento da mente concreta e o reconhecimento apenas daquilo que é fisicamente tangível atingiu o seu auge. Isto afeta até os estudantes esotéricos que principalmente por via do seu condicionamento cultural, não conseguem desligar-se e desapegar-se da matriz do pensamento Ocidental; isto também cria um desenvolvimento lento da intuição. Mas pelo menos há uma aspiração para conhecer, e uma indagação saudável dessas leis não é grave; uma recusa em não simplesmente acreditar, mas realmente conhecer.
________________________________________________________________________________________________Eclipse Lunar Total da “Lua de Sangue” de Leão em 2018
Há algumas potencialidades espetaculares neste período de lua cheia de Leão, que coincide com o facto de ser um eclipse lunar total – o mais longo eclipse de “lua de sangue” do século XXI. Um eclipse lunar acontece apenas na lua cheia quando o Sol e a Lua estão exatamente opostos com a Terra diretamente entre eles, a sua sombra escura projecta-se sobre a face da Lua. Eclipses solares e lunares ocorrem regularmente todos os anos, com quatro a sete eclipses, alguns lunares, outros solares, alguns totais, outros parciais.
O termo “Lua de Sangue” tornou-se muito popular ultimamente por causa das suas imagens evocativas que alimentam medos antigos, superstições e “finais dos tempos” bíblicos. Astronomicamente, uma lua de sangue é assim explicada,
“Lua de Sangue não é um termo científico, embora nos últimos tempos seja amplamente usado para se referir a um eclipse lunar total, porque uma Lua totalmente eclipsada assume frequentemente uma cor avermelhada… Então, e porque é que a Lua fica vermelha? Um eclipse lunar total ocorre quando a Lua viaja através da umbra da Terra que bloqueia totalmente a luz solar direta impedindo-a de iluminar a superfície da Lua. No entanto, ainda há alguma luz solar que atinge a superfície lunar de forma indireta através da atmosfera da Terra, banhando a Lua num brilho avermelhado, amarelado ou alaranjado.
À medida que os raios do Sol atravessam a atmosfera, algumas cores do espetro luminoso – as que se situam mais perto do espetro violeta – são filtradas por um fenómeno chamado dispersão de Rayleigh. Este é o mesmo mecanismo que faz com que o nascer e pôr-do-sol sejam coloridos. Como os comprimentos de onda vermelhos são menos afetados por este efeito, a luz que atinge a superfície da Lua tem um tom avermelhado, o que faz com que a Lua totalmente eclipsada assuma uma cor vermelha.”[21]
O eclipse total é no dia 27 de julho às 20:22. GMT. Observadores do Hemisfério Leste – Europa de Leste, África e Sudeste da Ásia – verão a Lua a bloquear o Sol durante quase duas horas. A fase da penumbra do eclipse (quando a Lua atravessa a parte exterior da sombra provocada pela Terra) começará às 20:14 da hora local na Turquia, tornando-se mais visível às 21:24.
A clássica “lua de sangue”, ou eclipse lunar total, terá início às 19:30 GMT e terminará às 21:13 GMT de 27 de julho; será parcialmente visível a partir da costa leste da América do Sul à medida que a Lua se for elevando – no Rio de Janeiro a Lua já estará profundamente na sombra umbral da Terra quando começar a surgir às 17:27 da hora local.
Na Europa, os londrinos verão a Lua nascer às 20:51 da hora local, quando a Lua já estiver na sombra, com o eclipse máximo a ocorrer às 21:21. A Lua emergirá da umbra às 23:19. As estações meteorológicas em todas as nações transmitirão os tempos exatos de visualização (se houver) próximo do dia 27 de julho.
A Natureza dos Eclipses
Os eclipses lunares e solares geralmente geram acontecimentos poderosos à medida que imprimem profundamente as energias de raio e planetárias predominantes no corpo etérico da Terra. Há também fatores gravitacionais do Sol, da Lua e da Terra – todos a puxar na mesma direção, exercendo pressões enormes sobre as linhas de falha sísmicas, criando terramotos em massa.
Os momentos de tensão máxima das marés são durante as fases de lua nova e de lua cheia, no perigeu quando a Lua se aproxima da Terra na sua órbita e durante um eclipse. Sempre houve superstição e medo em torno dos eclipses porque eles coincidiam ocasionalmente com desastres ou outros grandes acontecimentos planetários.
Os Maias eram grandes astrónomos e tinham inventado muitas tabelas para prever eclipses, acompanhadas de alertas terríveis; eles consideravam os eclipses, prenúncios de calamidades nas suas regiões da América Central propensas a terramotos.
Esta sincronicidade entre eclipses e terramotos é confirmada por Aristóteles, bem como por historiadores gregos clássicos que deixaram relatos de eclipses/terramotos que destruíram partes das suas nações. Estas correlações e medos antigos a elas associados têm sido exagerados por astrólogos, astrónomos e pelos média, ao usarem termos provocativos como “lua de sangue”, “super lua”, “lua azul”, “super lua de sangue azul”, “lua do trovão”, etc.
Assim, a cultura predominante dos média cria muitas vezes um gancho emocional na consciência de muitos – sensacionalismo – em muitos casos, para direcionar mais tráfego para páginas da internet e ganhar dinheiro. Independentemente do objetivo, o tema de grande destaque dos eclipses evoca memórias antigas das profundezas da consciência planetária. Hoje, no entanto, há tentativas mais inteligentes de entender a natureza científica do efeito dos eclipses, que ajudarão a compensar a superstição; tornar-se-á uma questão mais racional de observação científica.
É claro que a população em geral está muito mais interessada nos fenómenos celestes físicos, acompanhada por um toque de mistério de que algo de grande importância pode acontecer! Os eclipses têm efeitos profundos e foram associados a grandes eventos da história, assinalando acelerações de crescimento nas nações ou nos indivíduos. A natureza de um eclipse pode, por vezes, ter efeitos devastadores, dependendo dos aspetos que faz no horóscopo.
Em cada eclipse existe um padrão planetário que terá um efeito. Alguns padrões são fracos ou medíocres, outros como este eclipse de Leão são extremamente poderosos. Muitas vezes um eclipse será ativado 3 a 9 meses depois por outros eclipses, luas cheias ou simplesmente o trânsito de um planeta sobre o grau do eclipse original.
Os eclipses também podem ter um impacto de 2 a 3 dias antes e depois do momento exato. Devido às forças potentes que estão concentradas num eclipse, e porque a Lua está ligada ao inconsciente e aos sentimentos, as emoções podem ser amplificadas, com o potencial de criarem conflitos ou acidentes. Os eclipses lunares são tradicionalmente uma oportunidade para reconhecer e libertar velhos padrões emocionais que já não têm qualquer utilidade.
Daí a necessidade de em qualquer ciclo da lua cheia ou nova, aproveitar, por intermédio do alinhamento meditativo, individualmente ou em grupo, para dirigir as energias corretamente – para que governemos essas forças em vez de sermos governados por elas. “Os astros orientam, não determinam.”
O Horóscopo do Eclipse Lunar
Neste horóscopo há uma quadratura em T extraordinariamente poderosa de uma oposição Sol em Leão e Lua-Marte em Aquário, a Urano em Touro. Uma análise do horóscopo do eclipse é a seguinte:
1. Sol em Leão, em oposição à Lua em Aquário, como acontece sempre em qualquer lua cheia. A Terra também está em Aquário, pois está sempre directamente oposta ao Sol.
2. Marte está em Aquário próximo da Lua, trazendo um elemento de volatilidade emocional. Isto é de certa forma qualificado pelo facto de Marte em Aquário ser muito mais desapegado do que acontece noutros signos, é mais “científico”. (Marte em Aquário foi proeminente no horóscopo do Desaparecimento dos Jovens Tailandeses, bem como nos de Elon Musk e de Leonardo da Vinci.)
Horóscopo da Lua Cheia de Leão
3. Os nodos lunares acompanham sempre os eclipses, com o nodo sul em Aquário e o nodo norte em Leão. A cabeça do dragão (Norte) e a cauda do dragão (Sul).
4. Urano em Touro faz uma quadratura em T ao eixo Leão-Aquário. Urano, que ultimamente tem estado tão proeminente, é o regente exotérico de Aquário e regente hierárquico de Leão. Urano “cai” em Touro, criando aquela “divisão nítida entre corpo e alma” e “cuja tarefa é despertar e evocar a resposta intuitiva a uma luz cada vez mais intensa”. Urano é tradicionalmente conhecido como o “grande despertador”.
Portanto, esta quadratura em T contém muita tensão, o conflito entre o indivíduo e o grupo, ou motivação egoísta versus altruísta; criará mais consciência da autoabsorção pessoal e da necessidade de reorientação para o serviço do coletivo. Não obstante, tendências narcísicas encontrarão aqui o seu ponto de menor resistência, a “era da selfie” para aqueles que estão enterrados na consciência de massa ou emergindo dela; a preocupação de ser único e todas as outras superficialidades aquarianas inferiores.
Os graus deste eclipse a cerca de 5° de Leão-Aquário podem ser encarados no horóscopo pessoal como a ativação de planetas natais ou progredidos. O eclipse vai ampliar as questões relacionadas com aquele planeta, os seus aspectos, oposto polar e a casa onde se encontra.
Nações
Da mesma forma, nos horóscopos das nações, por exemplo, no mapa de 1776 dos EUA, o eclipse cai sobre o seu eixo natal de nodo norte-sul de Leo-Aquário. No horóscopo de Israel, este eclipse cai precisamente na sua Lua leonina e Sol progredido em Leão. Isto terá provavelmente um efeito muito poderoso, no que diz respeito a despertar Israel para o aspecto inconsciente de Leão, o seu sentimento do direito a governar. Portanto, o Médio Oriente será profundamente afetado por este eclipse.
Fogos na Grécia
Os incêndios chocantes na Grécia (23 de julho) fazem parte das escaldantes “canículas” de julho e agosto, e também do eclipse de Leão, onde o fogo de Marte é tão fortemente caracterizado. Os eclipses têm uma influência estranha, mesmo alguns dias antes do evento. O que está a acontecer na Grécia pode ser um símbolo do que poderá acontecer globalmente. O fogo é o grande purgador e purificador. Ontem foi o aniversário da Grécia (usando o horóscopo de 1974) no primeiro grau de Leão, por isso está na órbita do eclipse que se aproxima. O retorno solar da Grécia tem uma Lua de Sagitário na extremidade de uma quadratura em T, o que caracteriza exatamente o que aconteceu.
Dinheiro
Urano rege Aquário, mas também o sétimo raio da Magia Cerimonial ou Ordem, um raio que está rapidamente a entrar em atividade. Urano e o sétimo raio em conjunto são,
“… a encarnação do princípio da aglutinação e da materialização daquilo que tem necessidade de manifestação objetiva, através da união do espírito e da matéria. É aqui que reside todo o mistério do dinheiro e da criação e produção de dinheiro … É através da relação dos três aspectos da terceira manifestação divina – lei, afinidade e energia concretizada – que o dinheiro é criado.”[22]
Portanto, este eclipse pode desencadear uma crise monetária, uma abordagem nova e radical ao dinheiro, ou consolidar o trabalho já desenvolvido por muitos grupos para mudar a forma como o mundo lida com o dinheiro. O tema de Urano e do dinheiro foi discutido este ano numa newsletter anterior, “Urano em Touro: Revolução do Sistema Monetário”.
Uma Importante Divulgação ou Revelação Planetária
Deus sabe como dela estamos a precisar! Os padrões neste horóscopo, com o imprevisível Urano tão proeminente, indicam que tal poderá acontecer.
Um Conflito Militar
Através da guerra perpétua, a perspetiva de agressões contínuas continua latente como pano de fundo. O potencial para Israel ser afetado é elevado, devido ao facto do eclipse cair na sua Lua natal em Leão, combinado com a oposição de Marte em Aquário. É claro que isto também se aplica a outras nações que tenham planetas natais ou progredidos nesses graus.
Trump
Infelizmente, este eclipse ativa o mapa de Donald Trump de maneira bastante perigosa. O seu recente tweet belicoso sobre o Irão em (gritantes) letras maiúsculas: “NUNCA, JAMAIS AMEAÇEM OS ESTADOS UNIDOS NOVAMENTE OU SOFRERÃO AS CONSEQUÊNCIAS” – é um bom exemplo da posição estacionária de Mercúrio prestes a entrar em retrogressão no eclipse da lua cheia – em conjunção com o seu problemático Marte em Leão.
Além disso, o eclipse de Marte da lua cheia de Leão cai sobre o meio do céu (carreira) de Trump, fazendo uma quadratura ao arco solar de Marte em Escorpião. De facto, considerando o Urano em trânsito no signo oposto, Touro, há a formação de uma grande cruz que contém muita tensão quanto ao tema de Marte: 1. O seu Marte natal ativado por Mercúrio. 2. Eclipse de Marte em Aquário. 3. Arco Solar de Marte em Escorpião.
Trump, é claro, está a ser instigado pelos seus conselheiros políticos, todos eles falcões quando se trata da Coreia do Norte, Rússia, China, Irão, etc. Será que escapa algum país? Por isso, a sua arrogância é extremamente perigosa neste momento e estas configurações podem facilmente levá-lo a tomar decisões precipitadas.
Terramotos: Mundo, Califórnia
Urano também está associado a terramotos, facto que tem sido assinalado por muitos astrólogos ao longo dos anos. (Saturno, Vénus e Plutão também.) Como discutido anteriormente, Urano em Touro evoca particularmente as profundezas escondidas da Terra, simbolizadas pelo Tártaro e por cavernas gigantes. A linha Uranus/meio do céu (MC) para o horóscopo do eclipse atravessa o Japão e a Papua Nova Guiné, duas áreas muito propensas a terramotos, e a Austrália. A linha Urano/IC atravessa a costa leste do Brasil e a Gronelândia.
Linhas do eclipse ao longo da Califórnia.
Claro que a linha Urano Asc/Desc atravessa todo o planeta, mas faz uma interessante passagem sobre a Califórnia que é bastante propensa a terramotos – precisamente entre Los Angeles e São Francisco. Ao mesmo tempo, faz uma interseção ao largo da costa de Los Angeles com o Sol em Leão/nodo/MC e as linhas Lua, Marte/nodo, conforme circundado no diagrama abaixo.
Reparem que as linhas verticais MC/IC verticais prosseguem para o vulnerável noroeste do Pacífico que foi referido no eclipse solar de Leão em 2017. Muitas vezes, os eclipses podem desencadear-se mutuamente, embora, é claro, não se saiba se tal acontecerá com estes dois, sendo que o de 2017 estava no último grau de Leão e este está nos primeiros graus de Leão. No entanto, o potencial do terramoto é bastante acentuado para a Califórnia.
A linha de Urano corre em torno do resto do mundo, passando pela Rússia e por muitos pontos críticos na Turquia, Iraque, Síria, Israel, Arábia Saudita, etc. O ponto principal de Urano é que ele é um agente de mudança radical, capaz de provocar terramotos metafísicos nas nações, não necessariamente físicos!
No entanto, tal como referido quando foi abordado o eclipse solar do Leão para 2017, diz-se que esta área está supostamente 71 anos atrasada quanto à probabilidade de ocorrência de um grande terramoto de 8,4 ou mais, devido à zona geologicamente instável conhecida por Junção Tripla de Mendocino, onde três placas tectónicas colidem. E, claro, o vulcão ativo do Monte de Santa Helena está no meio desta área. São Francisco está bastante atrasado quanto à probabilidade de ocorrência de um grande terramoto, devido ao movimento da falha de Santo André. Urano precisamente no meio do céu nos mapas dos terramotos de 1906 e 1989. Há muitos aspectos que indicam alterações na crosta terrestre no velho horóscopo de 1878 para São Francisco, mas nenhum dos grandes terramotos anteriores está refletido de forma significativa naquele mapa.
O Papel dos Cataclismos na História Mundial
Vale a pena ter em mente que muitas mudanças na Terra ficam em fase de espera, à medida que a Humanidade transita de uma era zodiacal para outra, da Quinta para a Sexta Raça-Raiz – à medida que muda igualmente a polaridade magnética da Terra:
“Cataclismos de dimensão mundial ocorrerão nos próximos mil anos; os continentes serão abalados; as terras serão elevadas e submergidas, culminando no profundo desastre material que atingirá o mundo no final do quarto ramo da sexta sub-raça. [Aproximadamente 3.000 dC] Isto dará início à jovem sexta raça-raiz.”[23]
Esta Quinta Raça-Raiz será finalmente destruída pelo fogo através de ação vulcânica, mas haverá muitos desastres materiais provocados por terramotos e tsunamis nos próximos milénios. Os cataclismos foram desencadeados pelos Guias da Raça por diversas vezes na história. O Manu é responsável por este tipo de ações,
“Ele trabalha em … manipulando as forças que movem a crosta terrestre, elevando e submergindo continentes, dirigindo as mentes dos estadistas de todos os lugares para que o governo racial proceda como desejado.”[24]
Os cataclismos são o resultado de medidas drásticas tomadas pela Hierarquia no passado porque a Humanidade ficou presa e incapaz de mudar; eles são uma das quatro opções usadas para “intervenção divina”: 1. Encarnações divinas. 2. Cataclismos Naturais 3. Evocação de Entidades Adormecidas. 4. Aparecimento de liderança inspirada.
Questionamo-nos, se com tantos problemas aparentemente insolúveis neste planeta, falta de liderança inspirada e a incapacidade atual da Humanidade para produzir mudanças, que opções de intervenção divina estão atualmente a ser consideradas por Sanat Kumara ou pelo Manu? O Avatar Cristo está naturalmente preparado para o Seu Reaparecimento e isso será uma grande inspiração, mas daqui a quantas décadas de distância, isso ninguém sabe.
“O uso de cataclismos foi o método empregue nos dias da Atlântida, como bem sabem das histórias do dilúvio; e através do dilúvio houve destruição quase completa da civilização daquele tempo. Espera-se que não seja necessário dar um passo tão drástico hoje [comentando na Segunda Guerra Mundial], embora existam profecias antigas que predizem a possibilidade de destruição deste mundo, neste tempo, através do fogo – em vez de inundação.
Qual dos dois métodos – a encarnação divina e cataclismo natural – será empregue, isso será realmente decidido pela humanidade através do seu uso ou não uso do livre arbítrio e entendimento. Se a humanidade não conseguir unir-se sob a bandeira das Forças de Luz contra as forças da agressão material e do egoísmo, então a “provação do fogo” pode ser inevitável.”[25]
Na Segunda Guerra Mundial, foi o uso da “Evocação de Entidades adormecidas” – os chamados Senhores da Libertação. Agora, setenta anos depois, no meio da Terceira Guerra Mundial no plano mental, deve a Humanidade simplesmente esperar e aguardar o aparecimento do Avatar Cristo – que “alguém nos venha salvar”? Ou há uma exigência para que trabalhemos com mais afinco, enfrentando as forças do materialismo e do egoísmo que estão lentamente a estrangular este belo planeta?
Phillip Lindsay © 2018.
Subscribe to this newsletter.
Donativos
Por favor apoiem este trabalho.
Stripe is supported in many countries.
Books by Phillip Lindsay
[1] https://www.theguardian.com
[2] https://www.stlyrics.com/lyrics/hair/aquarius.htm
[3] https://www.theguardian.com
[5] Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.400.
[6] Theosophical Glossary.
[7] http://www.abc.net.au/news/2018-07-08/thai-cave-rescue
[8] Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.385.
[9] Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.78.
[10] Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.143.
[12] Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.384.
[13] https://en.wikipedia.org/wiki/Elon_Musk
[14] https://en.wikipedia.org/wiki/Elon_Musk
[15] https://www.theguardian.com/technology/2018/jul/17/tesla-elon-musk-thailand-diver-pedo
[16] https://www.thedailybeast.com/elon-musk-calls-british-diver-in-thai-cave-rescue-a-pedo
[17] https://www.theguardian.com/commentisfree/2018/jul/16/the-guardian-view-on-elon-musk-a-billionaire-in-need-of-humility
[18] Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.299.
[19] A Treatise on Cosmic Fire, Alice A. Bailey. p.571.
[20] Esoteric Astrology, Alice A. Bailey.p.300.
[21] https://www.timeanddate.com/eclipse/blood-moon.html
[22] Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.246.
[23] A Treatise on Cosmic Fire, Alice A. Bailey. p.467.
[24] Initiation, Human and Solar. Alice A. Bailey. p.42.
[25] The Externalisation of the Hierarchy, Alice A. Bailey. p.259.