Lua Nova Uraniana em Touro e Saturno em Aquário 2020: Uma Revolução de Consciência e Monetária
Urano em Touro
Como descrito numa publicação recente, a fase balsâmica mensal da Lua está a chegar ao fim, anunciando a Lua Nova de Touro no dia 23 de abril – plantando a semente para o período seguinte da Lua Cheia de Touro em 7 de maio. Sendo a “mãe da iluminação” Touro lança luz sobre a nossa situação atual, auxiliada na Lua Nova por uma conjunção com Urano, o revolucionário:
“Urano, portanto, inicia uma nova ordem de vida e de condições e isso – quando é desenvolvido na vida do discípulo – produz uma compreensão das causas das coisas como elas são, e o desejo de mudar a ordem e a orientação antigas para o que é novo.”1
A configuração principal no mapa da Lua Nova são o Sol, a Lua e Urano em Touro, todos em quadratura a Saturno em Aquário – signo que é regido por Urano. Este ponto dinâmico de tensão na Lua Nova promove uma ruptura radical com a tradição (Saturno) – por parte das forças revolucionárias de Urano, utilizando as energias progressivas de Aquário.
Urano e Touro estão ambos relacionados com o dinheiro, portanto, poderá certamente ser provocada uma grande revolução no sistema financeiro enquanto permanecer neste signo até 2025; não apenas do dinheiro, mas também do cultivo de um melhor sistema global de valores humanos.
“O olho dourado de Touro indica o caminho para os que também vêem. O que é ouro também um dia responderá, passando de Oriente para Ocidente, naquele momento terrível em que o desejo de coletar ouro governará a metade inferior (ou seja, o aspecto personalidade dos homens e das nações – A.A.B.). A busca pelo ouro, a busca pela luz dourada divina, dirige o Touro da Vida, o Touro da Forma. Estes dois devem encontrar-se e encontrando-se colidirem. Assim desaparece o ouro…”2
Esta Lua Nova uraniana pode muito bem dar início ao processo, especialmente agora que o preço do petróleo caiu abruptamente nos últimos dias, as transportadoras aéreas e outras grandes empresas estão a falir, milhões estão sem trabalho e a perder os seus negócios, etc
“Urano … o sétimo raio opera através deste planeta personificando o princípio da concretização e a materialização daquilo que precisa de manifestação objetiva reunindo espírito e matéria. É aqui que reside todo o mistério do dinheiro e da sua criação e produção … É através da relação dos três aspectos da terceira manifestação divina – lei, afinidade e energia concretizada – que o dinheiro é criado.”3
Urano, o planeta da mente científica, “cai” em Touro, “a mãe da iluminação”:
“Urano, o planeta do mistério oculto e um dos planetas mais ocultos “cai” neste signo, produzindo a acentuação e a divisão acentuada entre corpo e alma, que é uma característica muito marcada no indivíduo taurino. Prepara o homem interior para a interação e conflito acentuados …
(…) A tarefa de Urano, escondida nas profundezas, é despertar e evocar a resposta intuitiva de Touro a uma luz cada vez mais intensa até que a iluminação total seja alcançada, e também o desenvolvimento da consciência espiritual – substituindo as reações da forma inferior por estes aspectos mais elevados da alma..”4
Vamos analisar esta passagem e explaná-la:
1. “Urano, o planeta do mistério oculto e um dos planetas mais ocultos …”.
Urano é um “mistério oculto” não visível a olho nu, enquanto Saturno, o planeta imediatamente anterior pode ser observado sem a ajuda de um telescópio. Urano rege o ocultismo e o esoterismo, é o Hierofante da iniciação e provavelmente um dos “quatro Senhores do Karma” – dos quais Saturno é o mais conhecido.
2. “… divisão acentuada entre corpo e alma …”.
O corpo físico é regido pela Lua e a Lua está exaltada em Touro, onde a forma é glorificada e a natureza sensual do regente de Touro, Vénus, se evidencia. A “alma” pode ser representada aqui por Urano ou Vulcano, regente da alma de Touro, ambos planetas “sagrados”.
3. “A tarefa de Urano, escondida nas profundezas …”. Essas “profundezas” são o Tártaro, o lugar mais escuro do Hades ou inferno, o domínio de Plutão no signo oposto, Escorpião. No mito, Urano aprisionou as crianças mais novas de Gaia (Terra) no Tártaro, nas profundezas da Terra, onde causaram dor a Gaia:
“Tártaro, um lugar de completa escuridão, era também a região de um sono profundo sem sonhos em Amenti. A julgar pela descrição alegórica das punições infligidas, o local era puramente kármico.”5
Portanto, Urano rege os Ensinamentos Misteriosos ocultos que conduzem a Humanidade através das trevas da ignorância, libertando-a do inferno autocriado. E Touro é a “mãe da iluminação”, onde a natureza aquisitiva de Touro – através do seu regente Vénus (regente do quinto raio da ciência ou da mente), derrama luz sobre as sombras mais profundas; isto é causado pelo conhecimento adquirido e transformado em sabedoria/intuição, através da aplicação desse mesmo conhecimento na experiência da vida quotidiana.
4. “A tarefa de Urano … é despertar e evocar a resposta intuitiva de Touro a uma luz cada vez mais intensa, até que a iluminação total seja alcançada”.
O resultado é um Buda, que alcançou “iluminação plena”. O festival de Wesak é dedicado ao Buda – Aquele que encarnou, tornou-se iluminado e desencarnou – no signo de Touro. Urano também é um planeta associado a terramotos e perturbações súbitas. Urano em Touro evoca particularmente as profundezas ocultas da Terra, simbolizadas pelas cavernas gigantes do Tártaro.
Touro tem muitas características semelhantes às do terceiro raio de inteligência ativa, do qual um dos símbolos é o labirinto, o labirinto do Minotauro, refletindo as reviravoltas tortuosas, retornos e complexidades da mente ramificante. O Minotauro é uma criatura mítica – com corpo de homem e cabeça de touro, refletindo a natureza animal do homem, ainda não totalmente “humana”.
Portanto, o minotauro representa a sombra ou “morador do labirinto”, a mente indomada combinada com o desejo do touro – que se torna num “monstro”. O labirinto do minotauro é um labirinto de circuitos intelectuais e de conhecimento – no qual aqueles que buscam podem-se perder, serem devorados ou dominados pelas suas próprias formas-de-pensamento.
O labirinto do Minotauro também descreve onde a Humanidade está hoje, tentando discernir o estado do mundo, desenvolvendo assim uma consciência expandida, emergindo da “sala da ignorância” para o “sala da aprendizagem” e submetendo-se a uma iniciação em massa.
Saturno rege o primeiro decanato de Aquário
“Durante a era aquariana e durante um terço da sua expressão, ou seja, durante o primeiro decanato, considerado esotericamente, a vitalização do centro humano (considerado espiritualmente) e relativamente ao Plano e ao crescimento contínuo da generalizada actividade criativa, tanto individual como racial, será cada vez mais evidente.
Isto será devido ao trabalho e influência de Saturno, que é regido pelo terceiro raio. Este é o planeta da oportunidade, do discipulado e de teste – e a raça pode procurar uma expressão crescente da atividade saturnina à medida que essa grande Vida divina continua a Sua tarefa benéfica.”6
A Era de Aquário começa em 2.117 (esotérica e astronomicamente), a menos de cem anos de distância – portanto, a sua proximidade é sentida durante este período de cúspide – por aqueles que aspiram aos ideais de Aquário e ao pensamento progressista:
“Outrora, apenas alguns discípulos pioneiros e um punhado de pessoas inteligentes podiam ser considerados como podendo escolher no “ponto de equilíbrio” a maneira como pretendiam “inclinar os pratos da balança”. Hoje, há um número incontável, daí a atividade intensa de Saturno à medida que entramos no primeiro decanato de Aquário e, portanto, a mesma atividade devido ao facto da própria humanidade se encontrar agora no caminho probatório.”7
Esse “número incontável” estão atualmente a ser estimulados e despertados aos milhões, devido a esta pandemia planetária. Está a ocorrer uma “reversão da roda” em massa, que precede de perto a primeira iniciação – o despertar da alma interior. A regência de Saturno no primeiro decanato (subsecção de 10°) de Aquário é profundamente instrutiva relativamente ao desenrolar actual dos acontecimentos mundiais – à medida que o trânsito de Saturno entra neste signo pela primeira vez em trinta anos:
“Saturno é o planeta do discipulado e da oportunidade; hoje é extremamente ativo, apresentando ao mundo as difíceis situações e crises que envolverão livre escolha, pioneirismo discriminativo, resposta sábia e decisão correta, provocando assim a destruição daquilo que obstaculiza – sem renunciar a quaisquer valores verdadeiros de que a humanidade possa ter consciência.
O discípulo individual sempre se confrontou com estas circunstâncias condicionantes e libertadoras e hoje a própria humanidade está na mesma posição. Estamos na porta de entrada do novo mundo, da nova era e de suas novas civilizações, ideais e cultura. Saturno, tendo oferecido a oportunidade e uma possibilidade de escolha para produzirmos as mudanças necessárias e destruir aquilo que impede a livre expressão da alma.”8
A oportunidade é agora, “envolvendo livre escolha, pioneirismo discriminativo, resposta sábia e decisão correta” – especialmente relativamente às liberdades pessoais e aos governos totalitários. Daí, o conflito mental e a dificuldade em discriminar acontecimentos globais e fazer escolhas corretas:
“Como resultado deste desenvolvimento, o conflito sobrevém e Saturno oferece a oportunidade de sofrer e, através do sofrimento, aprender a escolher corretamente, analisar corretamente e decidir de acordo com os valores mais elevados. … pela primeira vez na sua história, a humanidade está a começar a ascender à Cruz Fixa do discípulo, revertendo assim a sua progressão no círculo do Zodíaco. A humanidade – como um todo e devido à grande proporção de aspirantes e de idealistas pensantes – está a entrar em Aquário, pela porta aberta de Saturno.”9
À medida que a Era Aquariana se aproxima, com a Humanidade muito mais consciente do que há trinta anos atrás (1990) – quando Saturno esteve em Aquário pela última vez, este ciclo atual de Saturno é verdadeiramente uma grande oportunidade, que será auxiliada pela entrada de Júpiter neste signo, a par de Saturno em 20 de dezembro de 2020.
“A atividade de Saturno, produzindo uma divisão dos caminhos e uma oferta de oportunidade para aqueles que podem beneficiar disso. Teremos, portanto, um período de disciplina e um ciclo em que as escolhas serão feitas e, por meio dessas decisões discriminatórias, a humanidade terá acesso ao que é seu por direito. Essa influência está agora a ser fortemente sentida.
O trabalho do primeiro decanato [de Aquário] permitirá que muitos façam as escolhas e os esforços que lhes permitirão elevar as energias inferiores para os centros superiores e transferir o foco da sua atenção de baixo para cima do diafragma [precedendo a primeira iniciação].”10
Saturno e Dinheiro
Saturno é o regente do terceiro raio da inteligência ativa – o raio principal do dinheiro e o único raio que flui através de Balança, o signo principal do dinheiro, regido por Urano esotericamente – e onde Saturno está exaltado. Aquário é um distribuidor de energias que fluem livremente e são compartilhadas através do corpo da humanidade.
Portanto, a posição de Saturno em Aquário certamente estimulará esse fluxo, complementando a passagem anterior que descreve a relação de Urano com o dinheiro. E, é claro, todo o conteúdo deste artigo discutindo a conjunção de Lua Nova-Urano em Touro – em quadratura a Saturno em Aquário. O primeiro ashram a exteriorizar-se antes/depois de 2025 será o ashram do terceiro raio – aquelas almas que são especialistas em dinheiro:
“Grupos de financeiros de pendor espiritual que são membros conscientes de um Ashram tomarão conta da situação económica mundial e trarão grandes e necessárias mudanças … O primeiro Ashram a fazer isso será o do terceiro raio; quando os discípulos aparecerem a partir desse Ashram, o mundo estará pronto para um ajuste financeiro total; o “princípio de partilha” será um conceito motivador reconhecido na nova civilização.
Isto não envolverá atitudes bonitas, doces e humanitárias. O mundo ainda estará cheio de pessoas egoístas que procuram apenas a satisfação dos interesses pessoais, mas a opinião pública será tal que certos ideais fundamentais motivarão os negócios, sendo conduzidos por força da opinião pública; o facto das novas ideias gerais virem a ser, em muitos casos, governadas pelo oportunismo da interação, basicamente não será relevante. O mais importante será a partilha.
Quando o “regulador das finanças” (como é chamado um discípulo avançado deste Ashram na Hierarquia), aparecer vai encontrar condições muito diferentes das que prevalecem atualmente.11
Diz-se que pelo menos 50% do dinheiro do mundo deve estar nas mãos das forças da luz antes que a Exteriorização da Hierarquia possa ocorrer. É bem provável que essa meta actualmente ainda não tenha sido alcançada – com o domínio do “1%”, empresas e bancos predadores que obtêm lucros enormes, que não pagam os impostos devidos, etc.
Mas também porque a Humanidade continua a entregar-se à compra de bens de luxo e itens desnecessários nas saturadas lojas de retalho por todo o mundo. A “intervenção” da Covid19 pôs um freio temporário nos gastos, mas quando o bloqueio terminar, voltarão à normalidade os negócios dos 1% e 99%?
Urano em Touro em quadratura a Saturno em Aquário pode finalmente inverter o rumo da corrente – estes dois planetas permanecerão em quadratura, ligados e desligados até ao final de 2022.
34ª Conferência Internacional da Universidade dos Sete Raios (1-10 Maio)
“O Novo Grupo de Servidores do Mundo: Conduzindo a Humanidade para a Harmonia, Beleza e Verdade.”
A conferência decorrerá antes, durante e após o festival de Lua Cheia de Wesak (7 de maio) – um evento de enfoque muito poderoso para todos os participantes. (O autor será um dos apresentadores.)
Esta conferência anual será realizada pela primeira vez online – transmissão em direto.
1-3 de maio: Pré-conferência sobre Astrologia Esotérica. 5-10 de Maio: Conferência principal.
Ver aqui o vídeo da conferência. Ver este link para consultar a programação da conferência.
Phillip Lindsay © 2020.
Subscreva a newsletter Astrólogo Esotérico em Português
Donativos
Por favor apoiem este trabalho.
Stripe is supported in many countries.
Books by Phillip Lindsay
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.378-9. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.246. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.400. [↩]
- Theosophical Glossary. [↩]
- The Destiny of the Nations, Alice A. Bailey. p.138. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.249. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.148. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.283. [↩]
- Esoteric Psychology I, Alice A. Bailey. p.292. [↩]
- The Externalisation of the Hierarchy, Alice A. Bailey. p.573, 580-1. [↩]