Peixes 2018: Os Problemas Piscianos dos EUA. Armas de Fogo. NRA. Drogas e Depressão. Absorvência Pisciana. Rebelde Divino.
Nota-Chave de Peixes:
“Eu deixo a casa do Pai e regressando eu salvo.”
(Festival Solar de Peixes: 2 de março de 2018. 0:51 GMT)
Uma Nota Pessoal: Apologista dos EUA?
Os Problemas Piscianos dos EUA: Sensibilidade Emocional
O Apego e Obsessão dos EUA pelas Armas de Fogo
Marte em Sagitário Estimula Ativismo Estudantil
Nikolas Cruz: Vítima e Perpetrador
A Doença Mental dos EUA: Drogas e Depressão
Empresas Impiedosas e Grandes Farmacêuticas
NRA (Associação Nacional de Rifles) Revisitada: A Sua Transformação Iminente?
Absorvência Pisciana e Meios de Comunicação
O Ciclo de Nove Anos
Uma Nota Pessoal: Apologista dos EUA?
Recentemente, um querido amigo e co-trabalhador sugeriu que eu odiava os EUA por causa das minhas missivas críticas em várias newsletters ao longo dos anos. Nada poderia estar mais longe da verdade. Pelo meu estudo esotérico da história e da astrologia, sei que o destino dos EUA como alma aquariana é conduzir o mundo para a Era Aquariana; para servir como uma ponte entre as Quinta e Sexta Raças-Raízes e entre as eras de Peixes e Aquário.
O que repudio relativamente à situação dos EUA são as forças egoístas que têm tentado ativamente subverter, perverter, tomar de assalto e minar o seu verdadeiro destino. Como australiano, testemunhei isto de longe desde a guerra do Vietname na década de 60, tornando-me mais consciente disto na década de 80. Essa cultura egoísta gerou um turbilhão para o qual muitos indivíduos e grupos foram arrastados – aqueles com mais integridade que foram forçados a cumprir as regras do jogo que lhes foram impingidas por forças monopolizadoras.
Sendo um visitante regular dos EUA e um viajante mundial/cidadão global, considero os EUA como uma das minhas casas e a origem de algumas amizades profundas e vinculativas. Eu também poderei ter uma perspetiva mais objetiva sobre os EUA, como observador externo que ali vive durante meses cada vez que visito este país. Quando alguém vive permanentemente num lugar como cidadão nativo, isso não significa necessariamente que haja uma compreensão plena do que está a acontecer – devido ao facto da imersão e condicionamento cultural ao longo de toda uma vida. É somente quando se parte para férias ou de forma permanente, que se consegue obter vislumbres e perspetivas mais objetivas.
Estas newsletters ofereceram mais de 70 perspetivas diferentes sobre os EUA na última década ou mais, e o motivo para o fazer não passou por um espírito de crítica separativa ou para procurar continuamente apontar faltas, isso é bastante fácil de fazer; tem sido a preocupação com a grande crise dos EUA que continua a aprofundar-se – e que afeta o planeta inteiro a tantos níveis. Poderias de facto chamar-me um apologista da alma dos EUA, que oferece uma crítica objetiva e construtiva da sua personalidade caprichosa, através da linguagem e da psicologia astrológica mais profundas que temos à nossa disposição. E agora que já te suavizei (ia usar outra palavra um pouco indecorosa) vamos continuar.
Os Problemas Piscianos dos EUA
Os EUA têm uma alma de Aquário e no horóscopo exotérico de 1776, o Sol progredido está em Peixes. O Sol e os planetas progredidos são indicadores subjetivos muito importantes sobre o desenvolvimento do propósito de vida de qualquer entidade. No ciclo astronómico maior, o mundo está a deixar Peixes e a mover-se para o próximo ciclo de precessão de Aquário de 2.160 anos.
Esta nação surgiu nos séculos XVII e XVIII, no início do período de cúspide de 500 anos entre Peixes e Aquário. No entanto, apesar de estar na vanguarda dos desenvolvimentos do homem aquariano, ainda está a lidar com questões da era pisciana – em que uma larga proporção da consciência da população não está a responder à frequência aquariana, ainda regida por valores antigos e ultrapassados. (Claro que isto é universal, em graus variados e em todas as nações.) Os horóscopos do Partido Democrata e do Partido Republicano têm o Sol em Peixes – e ambos ainda defendem cegamente a Segunda Emenda (o direito de porte de armas) que foi aprovada na Declaração dos Direitos dos Cidadãos dos EUA em 15 de dezembro de 1791.
Naquela data, Marte em trânsito estava em Virgem em conjunção com Neptuno, ativando a quadratura exata ao problemático Marte em Gémeos dos EUA. Em termos muito gerais, Neptuno na casa nove representa idealismo elevado no campo da ética e dos princípios, enquanto Marte na casa sete – relações agressivas ou a tomar a iniciativa nas relações. O autor fez muitos comentários sobre Marte em Gémeos em newsletters e publicações anteriores – Marte é o espinho dos EUA, a fonte principal e identificável da sua personalidade imatura e não integrada de Gémeos. Na newsletter de Aquário 2017, houve alguns comentários sobre o problema do Sol progredido em Peixes e do seu regente Neptuno, em trânsito:
Esta tendência é particularmente marcante no horóscopo dos EUA (provavelmente a “capital mundial da propaganda”) em que Neptuno em trânsito tem estado em conjunção com o Sol progredido dos EUA em Peixes – e vai continuar até 2020… Daí que a nação vá ser bastante pressionada a desenvolver a discriminação, personificada por Virgem, o oposto polar de Peixes.
… tem sido a passagem de Neptuno através do seu próprio signo de Peixes. Como Deus das Águas, Neptuno rege a natureza do sentir – no signo aquoso de Peixes. Daí a sensibilidade psíquica do mundo ter sido aumentada … encorajando uma visão e um propósito mais elevados para a humanidade. Mas o reverso da medalha da influência de Neptuno nos pouco desenvolvidos ou não redimidos corpos astrais da humanidade, criou muito fascínio, ilusão e confusão; atingiu o clímax durante o ciclo eleitoral, com tantas propagandas em competição e tantas “notícias falsas” que o público em geral dificilmente conseguiu saber o que era ou não verdade.
A posição do Sol progredido representa uma fase do desenvolvimento da personalidade que usa outros signos do zodíaco para completar o seu desenvolvimento. Peixes é um signo de grande sensibilidade e compaixão, mas a sua expressão mais baixa pode resultar em ficar perdido no reino astral, sujeito a vícios de todos os tipos e ser facilmente enganado.
O mesmo se passa com Neptuno, por isso, quando Neptuno e Peixes ficam juntos a cada 164 anos, a estimulação pode ter um impacto duplo, superior e inferior. Neptuno é também o corregente do sexto raio da personalidade dos EUA, o que estimula os fascínios inerentes ao fanatismo e à ilusão das massas. Num artigo recente, “American Psychosis”, o vencedor do Prémio Pulitzer, Chris Hedges destaca na perfeição a descrição de Neptuno em trânsito em conjunção com o Sol progredido dos EUA em Peixes:
“A realidade está a ser atacada. Reina a confusão verbal. Verdade e ilusão misturaram-se. O caos mental torna difícil entender o que está a acontecer. Sentimo-nos encurralados numa sala de espelhos. As mentiras expostas são justificadas com outras mentiras. O racional é combatido com o irracional. Prevalece a dissonância cognitiva. Suportamos uma vergonha inquietante e até culpa. Dezenas de milhões de Americanos, especialmente mulheres, trabalhadores ilegais, Muçulmanos e Afro-Americanos, sofrem a ansiedade aguda de serem perseguidos por um predador. Tudo isto é arquitetado. Os demagogos acabam sempre por contaminar os governados com as suas próprias psicoses.”
Isto faz parte da natureza de uma infeção astral neptuniana, à qual muitos são suscetíveis devido à sua polarização astral”1
Os EUA estão atualmente perdidos neste miasma astral, no pior sentido do fascínio e de maya pisciano inferior; afirmado pela crise atual de dependência/overdose de opiáceos. Em 2016, houve 64.000 mortes por sobredosagem de opiáceos – incluindo heroína e medicamentos vendidos com receita médica – estes últimos, de longe, os que mais contribuíram para este elevado número.
O Sol progredido dos EUA entrou em Peixes em 2005, há 13 anos atrás.
O Apego e Obsessão dos EUA pelas Armas de Fogo
Peixes e dependência são termos sinónimos – dependência não só de drogas, álcool e outras substâncias, mas de dispositivos digitais, sexo, compras, pornografia, etc. – e armas. A influência inferior da era de Peixes ainda prevalece para as massas – num jogo de “tração da corda” [NT: tug-of-war” no original] com o paradigma aquariano emergente que é reconhecido e abraçado por um número de almas, embora muito menor, mas muito mais conscientes. Os EUA estão dependentes das armas e do dinheiro conseguido com a sua venda; isto também se aplica às armas nucleares, como discutido num artigo recente. Sempre que ocorre um homicídio em massa, isso é apenas um pico mais elevado no gráfico anual de mortes (por homicídio e suicídio), causadas por armas de fogo.
Homicídios com Armas de Fogo | Suicídios com Armas de Fogo | Acidentes não fatais com Armas de Fogo | Mortes por Opiáceos |
11,000/ano. 30/dia. | 22,000/ano. 60/dia | 24,000/ano. 65/dia. | 64,000/ano. 175/dia. |
Estatísticas aproximadas diárias/anuais de homicídios com armas de fogo e opiáceos2
Por outras palavras, todos os dias cerca de 30 pessoas são assassinadas individualmente por armas de fogo, o que dá um somatório do massacre diário nos EUA. Recentemente, na Flórida, 17 pessoas inocentes foram assassinadas de forma trágica por armas de fogo numa escola local, mas no mesmo dia nos EUA, houve aproximadamente 30 outros homicídios com armas de fogo, 60 suicídios com armas de fogo, 65 feridos com armas de fogo e 175 mortes por sobredosagem de opiáceos. Um total de 90 fatalidades diárias causadas por armas de fogo, a que se juntam outros 65 feridos por dia. Ontem, hoje e amanhã, estas estatísticas continuarão a ser terrivelmente recorrentes, a menos que …
Estatísticas mundiais de homicídios com armas de fogo
Marte em Sagitário Estimula Ativismo Estudantil
Este padrão pode ser interrompido em breve por estudantes da Escola Secundária Stoneman Douglas que iniciaram uma marcha nacional. Na verdade, as iniciativas de estudantes por todo o país estão a multiplicar-se ao longo da semana. A iniciativa de Parkland ocorreu quando o trânsito de Marte em Sagitário atravessou o ascendente dos EUA, alguns dias depois do segundo “Massacre do Dia dos Namorados” nos EUA – o último foi na era dos gângsteres em 1929. Os estudantes estão a apontar para os gângsteres que dirigem Washington; o dia proposto para a marcha de 24 de março é um momento excelente, logo após a entrada do Sol em Carneiro, juntando-se a outros três planetas nesse signo – um novo impulso por parte de jovens determinados.
Nos dias que se seguiram ao tiroteio, Marte em trânsito também fez uma quadratura ao Sol progredido dos EUA em Peixes, e a Neptuno em trânsito no mesmo grau que o Sol progredido. Esta é uma oportunidade importante para esta nação com uma personalidade de sexto raio – um raio regido por Marte e Neptuno.
Horóscopo dos EUA: Lua Nova de Aquário (15 de fevereiro de 2018.)
O tiroteio na Escola Secundária de Stoneman Douglas no dia 14 de fevereiro, ocorreu numa “lua escura” ou, na fase lunar balsâmica e muito plutónica, no dia anterior à Lua nova em Aquário – onde o Sol, a Lua e o Mercúrio caíram precisamente no grau da Lua dos EUA em Aquário. A lua representa o morador ou a sombra no horóscopo, e o problema das armas de fogo pessoais dos EUA lança uma sombra longa e escura. Stephen Paddock também teve a Lua em Aquário perto da Lua dos EUA, e era o seu retorno lunar nesse dia trágico em Las Vegas. (Veja astro-análise especial desse evento aqui.) [Em inglês]
No dia 24 de março, o revolucionário Urano fará um sextil harmonioso à Lua dos EUA em Aquário – e a Lua em Balança (a lei) em oposição ao arco solar, pressionando os políticos para que parem de ceder ao lobby das armas de fogo da NRA (NT: Associação Nacional de Rifles), para conseguirem mudanças radicais na lei. Mas será que vão fazer alguma coisa, estes representantes do povo, sobretudo impotentes e bem remunerados/subornados pelas corporações, e aos quais parece faltar coragem moral?
Este recente eclipse solar de Lua nova também caiu em oposição ao Marte em Leão de Donald Trump, forçando-o a lidar com a situação. Tenha em mente também que o Sol em Gémeos, de Trump coincide com o Marte dos EUA também em Gémeos! Então, o que é que ele sugere? – Que os professores passem a andar armados! O líder do mundo ocidental a fazer uma sugestão tão deficiente que só irá agravar o problema.
Um professor está lá para ensinar, não tendo sido recrutado para fazer parte de uma equipa de swat de uma escola secundária militarizada! As escolas não são lugares onde os alunos devam suportar a paranoia diária sobre a possibilidade de ataque. Agora, devido a uma legislação lamentável e ultrapassada sobre armas de fogo, os EUA puseram-se em estado de sítio – desenvolveram uma mentalidade de estado de sítio permanente, não muito diferente da de alguns países recalcitrantes do Médio Oriente.
ANÚNCIO
Books by Phillip Lindsay
Nikolas Cruz: Vítima e Perpetrador
Nikolas Cruz teve uma infância difícil e perturbada, um órfão adotado que perdeu os dois pais adotivos. Cruz representa quase 1/5 da população dos EUA que sofre de doenças mentais, de depressão, bem como de problemas de gestão de raiva. Cruz é aparentemente bastante inteligente, tendo recebido vários prémios por excelente desempenho académico. No entanto a sua dor interior é intensa, refletida pela sua Lua em Escorpião, um signo que pode albergar sentimentos turbulentos de ódio e vingança. Antes do massacre da escola secundária, Cruz expressou esta raiva ao matar animais cruelmente e tinha uma obsessão por armas e facas.
A hora do seu nascimento é desconhecida, mas a Lua em Escorpião faz uma quadratura a Marte em Leão (eu quero ser notado), representando o principal padrão psicológico que foi desencadeado no seu horóscopo. Se a hora de nascimento for avançada até às 23:30, a Lua está numa quadratura ainda mais próxima de Marte – e o mapa aponta para um possível ascendente Gémeos. No dia da sua fúria, Júpiter em trânsito estava em Escorpião, a fazer uma quadratura exata ao seu Marte em Leão, num intervalo de arco de 2′.
Nikolas Cruz (Mapa para as 12:00, hora de nascimento desconhecida.)
Marte é o regente de Escorpião e, no dia fatídico, o Marte em trânsito em Sagitário estava a fazer uma quadratura exata ao seu arco solar de Marte. Para além disso, a sua Vénus natal em Virgem em oposição a Júpiter em Peixes a fazerem uma quadratura em T ao problemático Marte em Gémeos dos EUA, prenunciavam o seu ato desprezível como um catalisador para a reforma da lei das armas de fogo. E até ao momento isto parece promissor, estes homens e mulheres jovens têm a oportunidade de envergonhar os mais velhos e transformar a antiga cultura; mas eles precisam de apoio por parte dos adultos para realmente consolidar sua posição.
A Doença Mental dos EUA: Drogas e Depressão
A estatística realmente silenciosa é o suicídio com armas de fogo – duas vezes a taxa de homicídio com armas de fogo e raramente noticiada. Quando o suicídio com armas de fogo não é considerado, os números na tabela acima duplicam para cerca de 44.000/ano ou 120 suicídios por dia.3 Além disso, não sabemos quantas overdoses de opiáceos não serão na verdade, suicídios? A causa número um do suicídio é a depressão não tratada, provocada por uma variedade de fatores – sendo a pessoa incapaz de lidar com,
- A morte de um ente querido. Um divórcio, separação, ou rutura de um relacionamento. Perder a custódia de crianças, ou sentir que uma decisão sobre a custódia da criança não é justa. Uma perda séria, como a perda de emprego, casa ou dinheiro. Uma doença grave. Uma doença terminal. Um acidente grave. Dor física crónica. Dor emocional intensa. Perda de esperança. Ser vítima (violência doméstica, violação, agressão, etc.).
| - Um ente querido que é ou foi vítima (assassinato infantil, abuso sexual infantil, rapto, assassinato, violação, assalto, etc.). Abuso físico. Abuso verbal. Abuso sexual. Abuso não resolvido (de qualquer tipo) do passado. Sentindo-se “preso” numa uma situação percebida como negativa. Sentindo que as coisas nunca “vão melhorar”.
| - Sentir-se indefeso. Problemas legais sérios, como processos penais ou prisão. Sentir que está a ser “aproveitado”. Incapacidade de lidar com uma situação considerada “humilhante”. Incapacidade de lidar com uma “falha”. Abuso de álcool. Abuso de drogas. Um sentimento de não ser aceite pela família, amigos ou sociedade. Uma deceção horrível. Sentindo-se como se não estivesse à altura das suas altas expectativas ou das de alguém. Bullying. (Adultos, tal como as crianças, podem ser intimidados.) Baixo grau de autoestima.
Dado que Peixes é um dos signos emocionalmente mais sensíveis (ou excessivamente sensíveis), certamente pode ser propenso à depressão, embora isto exista em todos os signos, especialmente, por exemplo em Capricórnio e Escorpião. É preciso ter sempre em consideração todo o horóscopo, com todos os fatores predisponentes que podem apontar para se ter uma perspetiva geral mais ensolarada (ou seja, Leão e Sagitário) ou uma que possa ter tendência a ser um pouco mais sombria. Além disso, por via dos trânsitos e das progressões, uma pessoa que normalmente não é propensa à depressão pode experienciar um ou dois ciclos desta condição debilitante.
A depressão é o resultado da interiorização das experiências acima referidas, enquanto a raiva é o outro lado da moeda, exteriorizando a frustração. Pode-se afirmar que o homicídio é impulsionado pela raiva, enquanto o suicídio é impulsionado pela depressão? A chave é encontrar o meio caminho entre esses extremos. Nos EUA, o total dos suicídios (44.000) é 2,5 vezes o total dos homicídios (18.000) – não considerando outras formas de automutilação/destruição, “suicídios lentos” – como o alcoolismo ou a dependência de drogas, bem como as suas doenças associadas que afetam vários órgãos – fígado, coração, pulmões, etc.
As pessoas sensíveis de Peixes podem ter problemas em estabelecer limites e muitas vezes absorvem a bagagem psíquica de outras pessoas, agravando qualquer pré-disposição para a depressão. Por isso, é bastante provável que enquanto uma nação passa por um período de Sol progredido em Peixes, seja mais suscetível a muitos dos traços característicos de Peixes, como dependência e depressão. No entanto, essas experiências individuais podem ser um catalisador para a transformação, passando de um foco interno para um externo que gera maior compaixão, perdão, escuta e atenção para com os outros – os atributos piscianos mais elevados.
As drogas opiáceas induzem sentimentos de euforia, relaxamento e menor ansiedade. Daí a palavra heroína cujo significado deriva dos “heróis” gregos – sentir-se como um herói – invencível/imune à dor mental, emocional e física – ” Hey man, feelin’ no pain!” Os opiáceos filtram com êxito um mundo duro e pouco compassivo. O “ópio das massas” pode funcionar como uma pomada passageira aplicada à pobreza humana – desde as remotas zonas do Kentucky até um gueto no interior da cidade de Washington.
Neptuno, o regente de Peixes, governa o plexo solar, a sede do desejo e da dependência, o que revela a razão pela qual “Neptuno rege as drogas”; Neptuno na sua expressão mais baixa, o ponto de menor resistência para a maioria da humanidade. Neptuno, no seu registo mais elevado é o anseio pela união com Deus, o místico e o visionário, aspiração e devoção espiritual, a imaginação criativa e a verdadeira intuição, Buddhi ou “razão pura” – “Neptuno é o Deus do raciocínio.”5 Será que não podemos aceitar a ideia de que a dependência, sob todas as suas formas, é um “anseio de união com o divino”?
Ainda sobre o tema das drogas, é de salientar que muitos estados norte-americanos descriminalizaram a canábis e por isso uma enorme indústria legal está em crescimento. Se o uso crónico de opiáceos é para diminuir, então, a muito menos prejudicial canábis pode constituir uma alternativa viável para os dependentes. Mas isto ainda é uma área controversa, pois existem potências variadas de marijuana e o seu consumo está sujeito ao abuso como qualquer outra coisa. Uma tendência mais encorajadora é a diminuição do estigma em torno da canábis medicinal, os canabinoides a tornarem-se um tratamento “respeitável” para uma série de doenças, incluindo o cancro.
Os efeitos das drogas usadas para tratar a depressão mostram como elas fornecem apenas um tratamento temporário que mascara ou modifica o comportamento, dirigindo-se aos sintomas mas não às causas profundas. Este tipo de drogas induz regularmente episódios psicóticos – amplamente documentados nos casos da maioria das pessoas que provocaram massacres com armas de fogo.
Os especialistas médicos observam que os traços característicos dos assassinos em massa incluem depressão e um fascínio pela violência. Muitos assassinos sentem que não são ninguém e veem uma maneira de se tornarem alguém. Outros são como Andreas Lubitz, que fez despenhar um avião da Germanwings cheia de passageiros há alguns anos atrás, ou a autora do artigo que tomava cinco drogas antidepressivas e antipsicóticas!
Os antidepressivos podem salvar vidas, mas fizeram-me querer matar. Agora pergunto-me se alguns assassinos não terão sofrido os mesmos efeitos colaterais que eu
Empresas Impiedosas e a “Big Pharma” ou Grandes Farmacêuticas (NT: o termo “Big Pharma” refere-se ao lobby criado pela indústria farmacêutica)
Um em seis adultos nos EUA (34 milhões) usa fármacos psiquiátricos – dos quais a maioria são antidepressivos. Cerca da mesma quantidade (18%) de adultos na América tem uma doença mental. À medida que a humanidade se torna mentalmente mais desenvolvida e deve lidar com o equilíbrio dos pares de opostos no plano mental, as doenças mentais como a esquizofrenia tornar-se-ão mais comuns. Estas tendências são, naturalmente, universais, e o problema da cura mental e emocional foi agravado pelas Grandes Farmacêuticas que se aproveitam de forma desavergonhada e ultrajante – a profundidade da sua imoralidade e ganância é de verdadeira estupefação.
Tal como acontece com a maioria das grandes corporações que atualmente controlam o planeta, a sua expressão é a sombra do ciclo da Era Aquariana em que a Humanidade está a entrar; muitas empresas aproveitam-se como bestas vorazes da humanidade adormecida, fechando-a num ciclo de consumismo e dívidas. Aquário tem a ver com o trabalho em grupo e uma comunidade cooperativa, motivada egoisticamente ou dirigida de forma altruísta. Esta abordagem egoísta por parte das empresas começou nos últimos séculos durante o acima mencionado período da cúspide de Peixes e Aquário. Há uma citação famosa supostamente por aquele grande iniciado de Aquário, Abraham Lincoln:
“Vejo no futuro próximo uma crise a aproximar-se que me desanima e me faz tremer pela segurança do meu país… as empresas foram entronizadas e uma era de corrupção nos lugares elevados seguir-se-á, e o poder monetário do país vai esforçar-se para prolongar o seu reinado trabalhando a partir do prejuízo do povo até que toda a riqueza esteja agregada em apenas algumas mãos e a República seja destruída.” – Presidente dos EUA Abraham Lincoln, 21 de novembro de 1864. (carta ao Coronel William F. Elkins)”6
Esta expressão empresarial é essencialmente de natureza pisciana com uma pitada de Aquário – embora as empresas verdadeiramente bem motivadas sejam aquarianas. Muitas empresas atuais são piscianas por causa da sua manipulação e engano das massas (Neptuno/Peixes). O décimo segundo signo, Peixes, dá o seu significado à área da experiência de vida da casa 12 – e as instituições são uma dessas expressões. As instituições são grandes corpos de pessoas que servem como várias engrenagens nas rodas menores que conduzem as rodas maiores; a individualidade é integrada pela cultura predominante.
Outros significados da casa 12 tocam em todos os temas discutidos anteriormente – padrões de hábitos subconscientes, doenças mentais, dívidas kármicas, auto-engano, escapismo, realização espiritual, limitações, frustração, hospitais, prisões, gabinetes governamentais, etc.
No que diz respeito à crise dos opiáceos, a Purdue Pharma em particular foi recentemente apontada com críticas – por perpetuar, de forma consciente e impiedosa, o ciclo de dependência de milhões:
“Existe uma exceção notável a este código de honra institucional: a família Sackler. Os Sacklers fizeram fortuna com o OxyContin, o analgésico culpado por acender a crise dos mortais opiáceos. Eles são doadores de renome mundial – apesar de também serem impulsionadores de drogas de classe mundial, responsáveis por quase tantas mortes no ano passado quanto os cartéis de drogas no México.
O nome Sackler está gravado, e é uma vergonha, em dezenas dos maiores museus, universidades e centros de arte e cultura de todo o mundo. Até agora, nenhum deles recusou as suas doações, nenhum deles devolveu o dinheiro já doado. Nós concordamos em proibir agressivamente a venda dos diamantes de sangue, mas permitimos que os Sacklers usem inteligentemente o seu dinheiro de sangue para encobrir o seu escândalo de drogas debaixo da fama filantrópica.”7
Pode-se ver facilmente os interesses egoístas entrelaçados de várias corporações e as relações complexas entre si: a grande indústria farmacêutica, fabricantes de armas, lobies, cartéis, partidos políticos – uma lista interminável que compreende a maioria de como os negócios são conduzidos neste planeta. A seguinte passagem muito citada é um bom alerta, tendo em mente que foi escrita há mais de 70 anos. Em vez de progressivas melhorias desde esse período, o poder desses grupos tornou-se mais refinado e potente:
“A responsabilidade pela miséria generalizada que se encontra hoje em todos os países do mundo deve-se predominantemente a certos grandes grupos inter-relacionados de homens de negócios, banqueiros, executivos de cartéis internacionais, monopólios, fundos e organizações e diretores de grandes empresas que trabalham para ganho pessoal ou corporativo. Eles não estão interessados em beneficiar o público, exceto na medida em que a demanda pública por melhores condições de vida lhes permitirá – de acordo com a Lei da Procura e da Oferta – fornecer os bens, o transporte, a luz e o poder que, a longo prazo, trará maiores retornos financeiros. A exploração do poder do homem, a manipulação dos principais recursos planetários e a promoção da guerra para lucros privados ou empresariais são características dos seus métodos.
Encontram-se em todas as nações tais homens e organizações – responsáveis pelo sistema capitalista. As ramificações dos seus negócios e o seu alcance financeiro a toda a humanidade estiveram, antes da guerra [Segunda Guerra Mundial], ativos em todas as terras e, embora lutassem na clandestinidade durante a guerra, eles ainda existem. Eles formam um grupo internacional, estreitamente inter-relacionado, trabalhando em completa unidade de ideias e intenções e conhecendo-se e compreendendo-se mutuamente. Esses homens pertenciam quer às Nações Aliadas quer ao Poder do Eixo; eles trabalharam juntos antes e durante todo o período da guerra através de diretrizes interligadas, sob nomes falsos e através de organizações enganosas, assistidos por meios neutrais da sua própria maneira de pensar.
Hoje, apesar do desastre que eles trouxeram ao mundo, estão novamente organizados e a renovar os seus métodos; os seus objetivos permanecem inalterados; as suas relações internacionais permanecem intactas; eles constituem a maior ameaça que a humanidade enfrenta hoje; eles controlam a política; eles compram homens proeminentes em todas as nações; eles asseguram o silêncio através da ameaça, do dinheiro e do medo; Eles acumulam riqueza e compram uma popularidade falaciosa através da iniciativa filantrópica; as suas famílias vivem vidas suaves e fáceis e raramente sabem o significado do trabalho ordenado por Deus; eles rodeiam-se de beleza, luxo e bens e fecham os olhos para a pobreza, para a infelicidade total, para a falta de calor e roupas decentes, a fome e a fealdade das vidas dos milhões por quem estão rodeados; eles contribuem para instituições de caridade e organismos da igreja como bálsamo para as suas consciências ou para evitar impostos sobre o rendimento; eles providenciam trabalho para inúmeros milhares, mas asseguram que esses milhares recebam um salário tão pequeno que o verdadeiro conforto, lazer, cultura e viagens são impossíveis.”8
A NRA (“National Riffle Association”) Revisitada: A Sua Transformação Iminente?
A National Rifle Association é justamente identificada como um grupo lóbi egoísta que está a impedir a reforma das armas de fogo nos EUA – faz parte do mosaico descrito acima. Originalmente fundada para desenvolver a capacidade de pontaria dos utilizadores de armas (Mercúrio em Sagitário), a competência e a segurança com armas de fogo – evoluiu para um grupo que promove a estranha venda de armas a qualquer pessoa, coagindo impiedosamente políticos através de grandes “doações” (subornos) para manter a sua base de poder.
A NRA pode ter tido originalmente características redentoras, mas agora é uma entidade que contribui para o mal-estar significativo dentro do corpo da nação, parte da cultura dos EUA, condicionada pelo sexto raio e Marte. (Veja também o passado comentário sobre a NRA no boletim sobre o tiroteio na Sandy Hook School em 2013.)
O Sol da NRA está em Escorpião regido por Marte e opõe-se ao corregente de Escorpião, Plutão, em Touro – existe assim uma combinação para o poder e a influência! Além disso, a Lua está em Capricórnio em trígono a Plutão, criando um extraordinário poder e a capacidade para gerar/manipular grandes somas de dinheiro:
“Desde a década de 1970, a NRA tem sofrido uma série de crises políticas, centradas em assumir o controlo da organização e mudar o foco da caça, conservação e tiro ao alvo para a defesa da Segunda Emenda e mobilização política.”9.
A National Rifle Association (A partir da Wikipédia. Outras fontes dão 17-11-1871)
O argumento da NRA é totalmente falso – usa a Segunda Emenda como uma capa para manter o seu poder e controlo economicamente, tal como apoiar o fabrico de armamento altamente lucrativo. A NRA é o típico exemplo de muitas outras entidades corporativas, manipulando através do medo e da “sedução tecnológica” grandes faixas da população menos exigente, para pensar que precisam de uma arma ou revólver semiautomático de alta potência – impulsionadas pela ilusão do medo para se defenderem contra alguma ameaça existencial. A NRA também se considera uma organização de “beneficência”, mas principalmente que apoia a compra de armas de fogo e perpetua o ciclo de vida – “nas faixas abaixo”. Como a família Sackler, a “caridade” da NRA serve os seus interesses para criar uma aparência de respeitabilidade:
“A NRA de hoje é uma subsidiária virtual da indústria de armamento. Enquanto a NRA se retrata como protegendo a “liberdade” dos proprietários individuais de armas, na verdade está a trabalhar para proteger a liberdade da indústria de armamento para fabricar e vender praticamente qualquer arma ou acessório.”10.
O CEO da NRA, Wayne LaPierre (nascido em 8 de novembro de 1948) – tal como o seu mentor da NRA, tem o Sol em Escorpião, no ponto de uma quadratura em T a Plutão em Leão e à Lua em Aquário! O seu salário é de 972.000 USD por ano e ele é o personagem perfeito para liderar uma organização sociopata e predadora; ele tem um mantra absurdamente de livro de desenhos animados que repetiu recentemente na sequência do massacre da Flórida: “Apenas um bom tipo com uma arma pode parar um mau tipo com uma arma.”
Foi uma declaração deliberada e simplista para servir a agenda da NRA, mas ele também fez uma observação digna, “…a celebração da violência nos meios de comunicação e a glorificação dos assassinos atuam como facilitadores silenciosos. Da mesma forma, os jogos de vídeo permitem que os jogadores simulem o assassinato em massa.” Pierre pode estar aqui a tentar transferir a culpa, mas ele está certo, a cultura das armas e da violência que se desenvolveu dentro da personalidade de sexto raio regida por Marte dos EUA, ou uma subpersonalidade errática – é culpada. A NRA é tanto parte da causa como dos seus sintomas. A próxima seção sobre “Absorção Pisciana” trata do tema dos meios de comunicação. O Astrólogo Paul Saunders faz o comentário sobre este mapa da NRA:
“Saturno em Capricórnio é muito administrativo e ambicioso e Marte representa armas e violência. Esta é uma conjunção muito determinada, sendo séria e tenaz em perseguir os objetivos. A conjunção aqui é muito perigosa, obsessiva e implacável nos seus propósitos, e é assim que a NRA enfrenta a promoção do uso de armas na população dos EUA. A quadratura a Vénus em Libra traz uma vantagem social e uma igualdade também social. Na visão da NRA, sim, o uso de armas deve ser um direito de todos, e se uma pessoa tem uma, para nivelar o equilíbrio, qualquer vítima em potencial deve ter uma também.
O conjunto de trígonos da conjunção de Júpiter e Urano com Mercúrio e o Sol é muito elevado, é ambicioso, livre de restrições e quer transmitir a mensagem e influenciar o máximo possível e é assim que a NRA se infiltrou em todas as partes da sociedade dos EUA. Neptuno neste mapa não está aspetado. A NRA promoverá uma visão de beleza e sonhos para todos, mas, por trás disso, penso estar uma rede de mentira que é baseada materialmente e auto interessada.”11
Os trânsitos e progressões atuais durante este período da lua cheia de Peixes para a NRA – são bastante notáveis, até mesmo positivamente promissores.
Trânsitos e progressões da NRA.
1. Júpiter em trânsito conjunto ao Sol em Escorpião – a primeira de duas passagens até outubro de 2018. Isso é potencialmente tão transformador quanto o trânsito de Júpiter sobre o Sol de Hollywood em Escorpião. A oposição natal do Sol a Plutão será ativada e poderá ampliar a crueldade de Plutão para manter o poder.
2. O regresso de Saturno – este é o quinto retorno de Saturno da vida desta entidade. A quadratura Saturno-Marte a Vénus em Libra vai ser potencialmente ativada, forçando a NRA a correr para as relações públicas corretas.
3. Marte em trânsito oposto ao nódulo norte em Gémeos. O grau do nódulo norte encontra-se no Marte em Gémeos dos EUA e no Sol de Trump em Gémeos.
4. Plutão em trânsito conjunto à Lua em Capricórnio. A hora deste mapa é desconhecida, mas o mapa do meio-dia tem a Lua nos 19 graus, então Plutão fará várias passagens neste grau no próximo um ou dois anos. Os trânsitos de Plutão à Lua são transformadores e podem até provocar a morte. Capricórnio é regido por Saturno, daí o retorno do Saturno da NRA estar relacionado com este trânsito de Plutão.
5. O Sol progredido em Carneiro conjunto a Neptuno – representando o idealismo da NRA, bem como a sua deceção pública.
6. Urano em trânsito conjunto ao meio do céu progredido. Tomado simbolicamente porque os ângulos natais são desconhecidos, isto representa uma mudança radical na direção da carreira – até agora desenvolvida.
Absorção Pisciana e Meios de Comunicação de Massa
(O autor escreveu extensivamente sobre o assunto dos meios de comunicação – os comentários passados podem ser encontrados aqui.)
A qualidade de Peixes é permeável, um nadador na água, um absorvedor de água. Um bom nome para uma marca de lenços de papel pode ser Peixes! A empatia emocional de Peixes leva-os facilmente às lágrimas e este é o reino do aquoso Neptuno.
Peixes é o empático máximo – a capacidade de entender ou sentir o que outra pessoa está a experienciar dentro do seu quadro de referência, ou seja, a capacidade de colocar-se na posição do outro.
A lição para Peixes é saber como absorver corretamente, e depois transmutar o que foi absorvido. O grande Avatar Pisciano, o Cristo, era um absorvedor e transmutador em nome da Humanidade – Ele é conhecido como O Grande Redentor. Daí, a nota-chave de Peixes: “Eu deixo a casa do Pai e, regressando, eu salvo”. (O “pai” aqui como a Mónada ou num nível inferior, a alma reencarnante).
Portanto, Peixes deve evoluir de um “socorrista” motivado cegamente ou de uma forma egoísta, para se tornar um redentor mais consciente. Aqui pode ver-se a diferença entre as abordagens místicas e ocultistas. Eventualmente, toda a humanidade se tornará suficientemente consciente da alma para ser o seu próprio redentor – esse é o caminho do Discipulado. O Cristo é conhecido no Ocidente pelo nome esotérico de Neptuno:
“…Que governa o oceano, cujo tridente e símbolo astrológico significa a Trindade em manifestação e Que é o regente da Era de Peixes. A fórmula é a seguinte, falando esotericamente: “…as deusas dos peixes que se lançaram da Terra (Virgem) para a água (Peixes) dão à luz o Deus dos Peixes (Cristo) que introduz a água da vida no oceano da substância e assim traz luz ao mundo. Assim funciona Neptuno.””12
O Cristo é aquele exemplar elevado do segundo raio de Amor-Sabedoria que derrama através de Peixes, um raio governado por Júpiter – que correge Peixes com Neptuno. A empatia é uma expressão potente deste raio. Cristo seguiu o caminho do perdão e da compaixão abrangente. O governante esotérico de Peixes é Plutão o Destruidor – da dualidade, e de todos os obstáculos no caminho espiritual. Um Pisciano avançado pode utilizar essas forças plutónicas, transmutando o que foi absorvido sacrificialmente – e posteriormente regenera-se a si e aos outros.
No entanto, a maior parte da humanidade ainda está emocionalmente polarizada e não aprendeu as leis da transmutação; eles respondem principalmente às influências de Neptuno na sua expressão mais baixa – daí o vício, o fascínio, a devoção cega e a crença, facilmente conduzidos e manipulados -, mas também alta aspiração e dedicação. Portanto, através da discriminação mental subdesenvolvida da humanidade, é um alvo maduro para os meios de comunicação modernos na forma de filmes, jogos de vídeo, propaganda de notícias e internet; mesmo muitos de nós no Caminho – nos tornamos absorvedores passivos de lixo astral que cria estados emocionais pouco saudáveis, muitas vezes precipitando-se numa condição física igualmente doente.
A taxa de absorção varia de uma ou duas horas por dia de televisão, dispositivo móvel, computador, etc. – para grandes extremos de 12 horas ou mais para os jogadores de vídeo. Para a maioria dos últimos, os jogos são ultra violentos, envolvendo perseguição e matando o maior número possível de pessoas; e são jogados predominantemente pelo sexo masculino que absorve regularmente estes contaminantes, impedindo a sua capacidade de compaixão mas aumentando as suas habilidades para a crueldade e a dominação. Como a observação anterior afirma: “A celebração dos meios de comunicação da violência e a glorificação dos assassinos atuam como facilitadores silenciosos.” Os efeitos soporíferos do novo fenómeno comportamental humano – o zombie digital que navega e percorre sem fim o ecrã – é outra questão!
O cinema e os meios de comunicação dos EUA influenciaram ou infetaram todo o planeta – a indústria da máquina dos sonhos ocorre em “Wholly-weird” e grande inspiração tem emanado daí. Os EUA desenvolveram um grande mito ao redor do cowboy armado, o soldado heroico ou o rebelde renegado. E nós, de facto, vivemos num planeta que é considerado de forma semelhante:
“O grande fluxo de energia viva que se está a manifestar no nosso esquema de evolução da Terra está condicionado por um temperamento, uma atitude e uma orientação que é a de um ”Rebelde Divino”. É apenas a rebelião que produz dor e tristeza, mas esta rebelião é inerente e inata na Deidade do nosso Próprio planeta, “Aquele em Quem vivemos, nos movemos e temos o nosso ser”. É, portanto, uma tendência maior do que a unidade individual.”13
Quando uma nação esteve mergulhada neste tipo de mitos durante tanto tempo, cria dificuldade em apreender-se com precisão, mesmo para os mais inteligentes e espiritualmente avançados; é verdadeiramente o síndrome do “boiling frog” (NT: história do sapo que, ao ser cozido lentamente, não se apercebe de que está a morrer), uma metáfora para a incapacidade ou falta de vontade das pessoas de reagirem ou estarem atentas às ameaças que surgem gradualmente. Estes são os véus de fascínio autocriados nos EUA, nos quais agora está enredado, uma rede de pesca emaranhada a partir da qual se deve livrar.
A projeção do homem macho ideal (cowboy, soldado, rebelde) fez com que milhões de homens jovens caíssem no cerco e imitassem esse ideal – não é incomum para uma personalidade de sexto raio de uma nação regida por Marte-Neptuno. Muitos desses jovens vêem-se como incapazes de viver de acordo com esse padrão e deslizam para um estado de aversão a si mesmos – abrindo feridas de vícios de vários tipos, ou em alguns casos, projetando essa sensação de impotência através do tiroteio em massa. A pistola fálica em particular é um símbolo dessa potência e é digno de nota que nenhuma mulher cometeu massacres, sendo naturalmente a favor da preservação e proteção da vida.
O cinema contínuo e a violência nos meios de comunicação refletem o conflito dos pares na luta dos opostos sobre os planos mental e emocional – para a ainda jovem nação e em amadurecimento dos EUA – e o planeta como um todo em graus variados. (Isso foi examinado em profundidade numa newsletter recente.) A violência dos meios de comunicação é argumentada como “catártica”, por um lado – para aqueles que são marginalizados ou se sentem destituídos de poder, mas também pode ter uma influência mórbida, exemplificada no horror e horrível género de “splatterday” (NT: género de filmes de terror em que é usada uma quantidade excessiva de sangue e vísceras ensanguentadas) um outro sub-plano mais baixo do sofrimento – o “reino do inferno”!
Outras nações estão igualmente expostas aos mesmos meios de comunicação, mas não têm as mesmas estatísticas de homicídios. No entanto, a glorificação e a propaganda da violência, particularmente as variedades isoladas e muito frias ou gratuitas, estão a perturbar os problemas em curso que saturam as massas em todo o mundo. Todos esses meios de comunicação, bonitos ou chocantes, são absorvidos por uma humanidade passiva e emocionalmente polarizada; A essas massas precisam ser oferecidas melhores visões de beleza, ideais mais elevados e mundos possíveis.
Para bem da humanidade, uma visão de beleza …
(Santana, Nicholas Roerich 1937)
O Ciclo de Nove Anos
Esta newsletter representa o fim de outro ciclo do ano astrológico – e também o final de nove anos consecutivos de boletins mensais, chegando em tempo útil em cada um dos festivais de lua cheia – e traduzidos para várias línguas. Nove é um número de iniciação e conclusão e devo confessar que, no final de cada ano zodiacal, pergunto-me se vou poder continuar, dado os meus outros projetos correntes com uma receita muito modesta e que dependem de donativos. No entanto, dá-me grande alegria divulgar a minha perspetiva sobre a Sabedoria Sem Idade que beneficia milhares de assinantes – por isso, peço o seu contributo para apoiar este trabalho.
Phillip Lindsay © 2018.
DONATIVOS
O Autor prefere esta opção: Stripe is supported in many countries. (21)
- https://esotericastrologer.org/newsletters/aquarius-2017/#usa [↩]
- https://www.cdc.gov/nchs/fastats/suicide.htm [↩]
- http://www.drugwarfacts.org/chapter/causes_of_death [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.98. [↩]
- The Secret Doctrine II, H.P. Blavatsky. p.796. [↩]
- https://ratical.org/corporations/Lincoln.html [↩]
- https://www.theguardian.com/commentisfree/2018/feb/16/sackler-family-blood-money-disgrace-museums [↩]
- Problems of Humanity, Alice A. Bailey. pp.71-2. [↩]
- Wikipedia [↩]
- Wikipedia [↩]
- https://paulsaundersastrology.blogspot.com/2014/05/the-astrology-of-national-rifle.html [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.220. [↩]
- Esoteric Psychology II, Alice A. Bailey.pp.97-8. [↩]