Peixes 2020: Sensibilidade. Meditação. Alegria. Chopin. Miguel Ângelo. Mr. Rogers. Weinstein. Sanders. Coronavírus.
Nota-Chave de Peixes
“Eu deixo a casa do Pai e regressando eu salvo.”
(Festival Solar de Peixes: 9 de Março de 2020. 17.47 UT.)
Introdução: Sensibilidade e Medo em 2020
Meditação: Construindo o Santuário da Alma
Peixes: Alegria, Serenidade e Silêncio
Frédéric Chopin e Varsóvia
O Horóscopo é uma Assinatura Musical
Miguel Ângelo: Visionário de Peixes
Fred Rogers: Um Pisciano Clássico
Marte Exaltado em Capricórnio
Saturno: Senhor do Tempo e do Karma
Horóscopo para o Conclave de 2025
Alterações Climáticas e o Grande Ano
O Pisciano Harvey Weinstein Condenado
Bernie Sanders: Democrata Pioneiro
Coronavírus e China: Pânico Pandémico em Peixes?
Peixes: Reflexão de Fim de Ano
Introdução: Sensibilidade e Medo em 2020
Vivemos numa era sensibilidade elevada, particularmente enquanto Neptuno, o regente de Peixes – estiver a passar por este signo durante o seu ciclo extenso, até ao momento importante de 2025 – o ano do Conclave Planetário com os Guias da Raça Humana.
Todos os anos, quando o Sol atravessa Peixes, essa sensibilidade aumenta – mais ainda no caso de nações como os EUA, com o Sol progredido neste signo. Peixes é um signo de água cuja sensibilidade emocional é elevada – a “natureza aquosa” regida pelo deus das águas, Neptuno.
Esta sensibilidade astral estimula atributos humanos de empatia, simpatia, bondade, consideração, consciência psíquica e amor – a expressarem-se através da natureza emocional; o lado sombrio expressa-se através do medo, ódio e desejo de poder.
O medo global está particularmente presente neste momento, com acontecimentos a piorarem em várias frentes, massacres horríveis, resultados desconhecidos e ameaças existenciais – financeiramente – bolsas de valores – politicamente, a nível ambiental e na saúde mundial, como a disseminação do coronavírus, o covid-19.
É aqui que o regente esotérico de Peixes, Plutão o Destruidor, e Senhor do Submundo, deve ser invocado para se revelar implacável – se quisermos efetuar mudanças rápidas e duradouras.
Esta é uma era de busca pela alma sem precedentes para a Humanidade e ninguém que esteja espiritualmente consciente pode dar-se ao luxo de ficar indiferente e não contribuir de alguma forma.
Cada indivíduo deve enfrentar a sua própria sombra, que faz parte da sombra coletiva, assumindo a responsabilidade de implementar mudanças dentro de si e das comunidades à sua volta e resistir ao escapismo ou à apatia em relação aos horrores do mundo.
Se se depara com uma sensação geral de pavor, de desgraça iminente, se está preocupado com a situação mundial e sem conseguir dormir às 3 horas da manhã, não está sozinho. O medo do mundo é contagioso e espalha-se muito mais rápido do que qualquer vírus e deve ser reduzido e contido.
O antídoto para o medo é a coragem, essa qualidade suprema da alma, que reside no coração humano e que aliada a uma natureza mental disciplinada estabelecerá um caminho infalível nestes tempos de incerteza e provação; que nos permitirá permanecer de pé durante esta poderosa e devastadora separação de forças contrárias.
Uma coragem que apoie a cooperação com irmãos e irmãs do grupo, deixando de lado as diferenças no reconhecimento e na solidariedade do grupo – reconhecendo e apoiando o Novo Grupo de Servidores do Mundo na implementação do Plano Planetário emergente para o ciclo Aquariano. O texto a seguir foi escrito pelo Mestre durante a Segunda Guerra Mundial e hoje não é menos pertinente durante esta batalha de opostos:
“Desafio todos os trabalhadores e todos os membros do Novo Grupo de Servidores do Mundo a porem de lado os seus problemas pessoais. Este é um momento de crise e esses problemas devem ser resolvidos através de um total auto-esquecimento. Peço-vos que trabalhem de novo com ardor redobrado em serviço alegre, esquecendo as fraquezas e falhas do passado perante a urgência daquilo que vos peço a todos que façam pelo mundo.
Ultimamente tem havido muita falta de alegria no serviço prestado ao mundo. Quando falo assim, não me refiro à felicidade, que é uma reação da personalidade, mas àquela confiança alegre na lei e na Hierarquia que está por detrás das palavras bíblicas: “A alegria do Senhor é a nossa força.”
“Levanta-te e luta, Arjuna”, mantendo intacta a chama do amor, não permitindo que o fôlego do ódio perturbe a serenidade do amor ou afete aquela postura interior que vos permitirá emitir a nota de clarim de compreensão do mundo, que reunirá todos os homens e mulheres de boa vontade em auxílio da Hierarquia.
Isto trará um fim a todo o ódio, separatismo e agressão, que são os três principais pecados da humanidade. Todos os homens odiaram; todos os homens foram separatistas em pensamento e em ação; todos foram e muitos ainda são materialistas, cheios de orgulho e desejo de conquistar aquilo que não é seu por direito.
Este espírito de ganância não pertence a algum grupo; foi uma falha universal e geral que produziu a atual situação económica desastrosa, precipitando assim o mundo para a guerra, o ódio e a crueldade.”1
Meditação: Construindo um Santuário para a Alma
Peixes é um signo de grande subjetividade, cujo ponto de menor resistência é retirar-se da brutalidade do mundo exterior e explorar o mundo subtil da imaginação, dos sonhos e da meditação.
Peixes tem alguma semelhança com outro signo da cruz mutável, Sagitário – muitas vezes equiparado à longa jornada interior de regresso ao Eu através da meditação.
Num mundo dominado neste ciclo atual pela mente inferior, a meditação é uma ferramenta essencial para transcender essa limitação, para aceder aos mundos interiores e à intuição (conhecimento direto ou “puro”), alcançar literalmente as estrelas e construir conscientemente o antahkarana ou a ponte do arco-íris que acede à alma.
A meditação transcende o “tempo de tique-taque”, o tempo linear sobre o qual o mundo decorre e que mantém a Humanidade presa na ilusão. Aceder ao “sem tempo” ou ao intemporal é habitar o agora, o Eterno Presente, ou nas palavras do instrutor budista Thich Nhat Hanh, “momento presente, momento maravilhoso”.
A meditação regular constrói um santuário dentro do coração, onde reside a verdadeira essência, um retiro reabastecido pelas águas curativas da própria alma. A meditação alcança uma serenidade e silêncio que permitem ouvir a orientação do Eu superior. Meditar corretamente é entrar em contacto com esse espírito indescritível de alegria, que está muito para além da felicidade da personalidade.
No entanto, muitos dos que seguem o caminho da espiritualidade não meditam corretamente ou quase nada, ficando-se pela declaração de intenções, dedicando uns meros dez minutos à sua prática e mesmo assim esporadicamente. Isto deve-se em parte ao estilo de vida ocupado e às distrações resultantes de sobrecarga de informação. A meditação é uma ciência que procura associar a consciência do coração à mente orientadora. Desenvolver capacidade meditativa demora uma vida inteira e todos os verdadeiros meditadores “percebem quão extenso é aquilo que desconhecem”.
Alguns declaram egoistamente que meditam durante longos períodos de tempo, mas na verdade usam isso como uma fuga para “viagens astrais” ou indagações indisciplinadas – o equivalente interno a uma compulsão para assistir a vídeos! Peixes é um signo de astralidade profunda – em que o escapismo e a fantasia são os pontos de menor resistência. A discriminação e o discernimento (Viveka) do pólo oposto, Virgem, são necessários para equilibrar a capacidade Pisciana de visualização.
A visualização é a chave principal para a meditação, chamada Vajrayana, em que qualidades que não estavam presentes num indivíduo (como compaixão, paciência) são “incorporadas” através da visualização a longo prazo. O “Yoga da Deidade” (N.T.: no original “Deity Yoga”) visualiza o Buda no Coração, dissolvendo o mundo mundano o que resulta na identificação com essa realidade divina, que leva por fim a sunyata, ou vazio.
Existem muitos caminhos diferentes para a meditação e a maioria deles é válida – como um passo no caminho para uma realização mais ampla. Não é preciso ler muitos livros sobre o assunto, mas simplesmente “sentar-se”. A primeira etapa da meditação é a mais difícil, ao enfrentar a “mente macaco”, que conversa constantemente.
Este estado mental é um bom exemplo de “kama-manas” ou “mente-desejo” – em que a maioria da Humanidade está polarizada, ao qual estão ligados a maior parte dos que trilham a Senda, porque “vivemos no mundo” – tentando, no entanto, “não ser deste mundo”!
Esta é a etapa de concentração da meditação que é apropriadamente regida por Leão – o fogo da mente, com a Vontade a operar através da mente – o Leão que disciplina os macacos na selva! É preciso cultivar a atitude de observador, que traz constantemente de volta ao centro a mente divagadora.
Uma vez transcendida a mente inferior, e isto pode levar de alguns minutos a meia hora, dependendo da experiência pessoal, então o Peregrino encontrar-se-á num reino “mais ausente de pensamentos” e muito mais silencioso.
Esta é a etapa da meditação propriamente dita, e é regida pelo signo que se segue a Leão, Virgem, complementando a polaridade Pisciana dos processos de visualização que começam agora de forma mais séria e determinada.
Para o aspirante na Senda, há três áreas que precisam de expressão equitativa: Serviço, meditação e estudo. Através do serviço interior ou exterior, aplicam-se de forma prática os frutos do estudo e da meditação. O que estudar? De preferência, um sistema de pensamento completo e rigoroso – sem misturar exageradamente outros sistemas, a menos que se seja um bom sintetizador.
Um bom lugar para começar é o Yoga Sutras de Patanjali – um manual de meditação, uma espécie de “bíblia” e um guia para a libertação. O autor sempre afirmou que, se lhe fosse permitido apenas um livro, seria esta obra – um abridor de universos!
Peixes: Alegria, Serenidade e Silêncio
“A alegria toma o lugar da crítica (essa fonte de miséria) – e é o SILÊNCIO que SOA. Só pode ser entendida através de uma vida dedicada aos ritmos mais recentes e ao serviço ao todo. Então, essa “alegria sonante” e esse “som de alegria” podem fazer sentir o seu verdadeiro significado.
A serenidade baseia-se na compreensão espiritual – não é uma condição astral, mas uma reação da alma. A paz que a humanidade tem pela frente é a paz da serenidade e da alegria – uma serenidade baseada no entendimento espiritual.
Estas duas qualidades da alma – serenidade e alegria – indicam que a alma … Aquela Que permanece – controla a personalidade, as circunstâncias e todas as condições ambientais da vida.”2
Como trazemos alegria e serenidade para as nossas vidas? Invocando a alma – e como é isso alcançado? Através da dedicação à meditação e à reflexão profunda – fazendo contacto regular com o eu superior, que conhece apenas harmonia e equilíbrio, propósito e destino individuais.
Quando há ênfase nos atributos da alegria e serenidade da alma, ocorre uma precipitação do mais elevado para o mais baixo, trazendo resolução para a integração da personalidade e para os problemas da vida. Como a maioria da população na Terra ainda não está consciente da alma (embora esteja a despertar para esse reconhecimento), existe um clamor generalizado de conflito, egoísmo e materialismo.
Devido à sua grande sensibilidade, Peixes é um signo que procura habitar na tranquilidade, imaginando um mundo de ideais espirituais, de unidade universal, perdão e aceitação. Daí a afinidade de Peixes com a alegria e a serenidade, apesar do seu oposto polar, Virgem, poder ser “criador de miséria” através da mente inferior que se entrega a críticas e ao separatismo. A crítica é a sombra da mente finamente discriminadora de Virgem.
É claro que Virgem tem expressões de nutridora e curadora, conhecida pela sua praticabilidade terrena e orientação meticulosa para os detalhes. A este respeito, a Virgem Mãe dá à luz o que Peixes concebe na sua imaginação ou experiência visionária.
É por isso que Peixes é o númeno e Virgem o fenómeno (N.T.: no original, noumenon e phenomenon). Peixes é o “silêncio que soa” e sem se preocupar, muitas vezes, com detalhes práticos. Naturalmente, isto é apenas considerar Peixes por si só, mas o Peixes verdadeiramente integrado invoca o oposto polar, Virgem, para manter o equilíbrio. (Ou todos os quatro braços da cruz mutável que incluem o eixo Gémeos-Sagitário.)
Portanto, Peixes está particularmente adequado à meditação, em que não há limites da mente concreta para condicionar a realização da consciência. Esta é também outra razão pela qual Peixes é o signo de Libertação para professores, como o pisciano Meher Baba – que fez um voto de silêncio e passou a comunicar através de um quadro com o alfabeto.
Através dos regentes ortodoxos de Peixes, Júpiter e Neptuno, tem-se acesso e à expansão do grande oceano de consciência – a intuição é invocada. Através do seu regente esotérico, Plutão, são destruídos e transformados todos os obstáculos ao progresso espiritual, ficando mais claramente definido o caminho para a Libertação.
O som contém em si o padrão arquetípico ou o modelo de uma ideia. “No início era o verbo” – quando o Logos Solar emitiu/e continua a emitir um mantra cósmico que trouxe à Existência todo o sistema solar; quando a vossa alma fez soar a sua nota, ou mais precisamente, um acorde complexo de atributos da alma e karma pessoal – isso provocou a concepção e o renascimento.
Os sons do silêncio – estes sons “inaudíveis” estão por detrás de toda a expressão criativa, reconhecidos pelo músico John Cage no seu trabalho. Cage tinha o Sol em Virgem e no ascendente, em oposição à Terra e Quíron em Peixes.
Da mesma forma, Paul Simon, que compôs “The Sound of Silence“ – tem ascendente Virgem; este não é apenas um ótimo exemplo de um mestre de palavras de Virgem, mas também dos atributos “fundamentados” de Virgem relativamente à natureza abstrata de Peixes.
Artistas, Músicos, Nações e Cidades
As artes e a música sempre foram sinónimo de Peixes criativos. Na música, pessoas com signos solares em Peixes: Quincy Jones, Andrew Lloyd Webber, Lou Reed, Nina Simone, James Taylor, Robin Trower.
Um exemplo notável do “poeta torturado” romântico – dependente da heroína, que se suicidou tragicamente – é Kurt Cobain, um músico e compositor brilhante com cinco posicionamentos em Peixes, em oposição ao seu ascendente Virgem, com uma Lua sensível de Caranguejo para um bom equilíbrio! Interessante notar também que a sua banda se chamava Nirvana.
No reino da música clássica: Ravel, Chopin, Delius, Caruso. Lembre-se de que estes exemplos são apenas relativos ao signo do Sol em Peixes, sem considerar o ascendente ou a Lua em Peixes – ou fortes assinaturas de Neptuno no horóscopo. Nas artes, Miguel Ângelo, Renoir, Mora, Da Vinci (Lua em Peixes), etc.
A França tem uma alma de Peixes que fez soar uma grande nota para a Libertação da Humanidade:
“A combinação do poder de Peixes na Era de Peixes, juntamente com uma natureza potente de Leão, permitiu à França expressar de maneira fenomenal a sua tendência subjetiva e inata para salvar o mundo (pois a França encontra-se essencialmente na Senda de um Salvador do mundo); isto foi auxiliado pela visão clara e brilhante dos 5º e 3º raios com a sua tendência intelectual, bem como com a oportunidade oferecida por Saturno, que rege Paris.
Isto permitiu à França encenar a grande Revolução Francesa e dar um dos maiores passos para a libertação da humanidade do cativeiro … O reconhecimento da importância dos direitos da humanidade como um todo foi trazida ao mundo através da França. Marcou um clímax e um ponto alto na evolução da nação.”3
Frédéric Chopin
Chopin Chopin é um bom exemplo de um Sol em Peixes com uma forte polaridade de Virgem – o seu signo ascendente; foi um compositor polaco e um dos músicos principais da era romântica do século XIX. Chopin era um “génio poético baseado numa técnica profissional sem igual na sua geração.”4
Virgem é um signo de técnica e com este signo no ascendente, Chopin conseguiu usar a sua “técnica profissional” para ancorar a inspiração. “A sua escrita para piano era tecnicamente exigente e expandiu os limites do instrumento: as suas atuações foram notadas pelas suas nuances e sensibilidade.”5
Tal como Mozart e Mendelssohn, Chopin foi um prodígio infantil, indicando aquela encarnação o culminar de várias vidas de trabalho ao longo desta linha musical. Cresceu em Varsóvia, completando aí a sua educação musical e as primeiras composições.
Varsóvia tem Peixes como influência na sua personalidade 6, e é um dos grandes centros da cultura europeia, descrita como a “Paris do Norte” (a França tem uma alma de Peixes). Peixes está relacionado com as sereias e Varsóvia foi uma antiga vila de pescadores:
“A etimologia popular atribui o nome da cidade a um pescador, Wars, e à sua esposa, Sawa. Segundo a lenda, Sawa era uma sereia que vivia no rio Vístula por quem Wars se apaixonou.”7
Varsóvia abriga organismos como a “Academia Polaca de Ciências, a Orquestra Filarmónica Nacional de Varsóvia, a Universidade de Varsóvia, a Universidade de Tecnologia de Varsóvia, o Museu Nacional, o Grande Teatro – Ópera Nacional, a maior do género no mundo, e a Galeria Nacional de Arte Zachęta.”8
Varsóvia era uma das cidades mais bonitas do mundo até à Segunda Guerra Mundial, quando mais de 85% dos edifícios foram totalmente destruídos. Aqui está em ação o regente esotérico de Peixes, Plutão. Durante a sua ocupação, testemunhou algumas das piores atrocidades da Segunda Guerra Mundial (no final da Era de Peixes) – e a crueldade para com os judeus no infame gueto de Varsóvia.
(Curiosamente, o povo judeu tem uma personalidade de Capricórnio e Varsóvia tem uma alma de Capricórnio.) O horóscopo da Polónia de 1916 tem a Lua em Peixes e 1943-44 viu a Lua progredida no auge do seu sofrimento em Varsóvia.
O Horóscopo é uma Assinatura Musical
Um horóscopo contém muitas frequências de signos, planetas, aspetos e raios. Ou, musicalmente falando, notas e acordes. A tarefa em qualquer encarnação é harmonizar os acordes dissonantes da personalidade ou em conflito e produzir o som puro da alma.
Existem muitas associações diferentes de notas com os signos e todas estão corretas à sua maneira. No entanto, cada signo, planeta e raio possui pelo menos 3 harmonias (até 7), refletidas pelos três regentes de cada signo – correspondentes à personalidade, à alma e à mónada.
Tudo tem uma frequência e há uma assinatura musical para cada mapa de nascimento. Há também uma assinatura de cor, porque estas também são frequências mensuráveis. Para os estudantes dos raios, existem algumas associações profundas entre as 7 notas/7 raios:
“Dó=Vermelho=6º Raio. Ré=Laranja=1º Raio. Mi=Amarelo=4º Raio. Fá=Verde=3º Raio. Sol=Azul=6º Raio. Lá=Índigo=2º Raio. Si=Violeta=7º Raio.9
Outras associações zodiacais: Dó=Carneiro. Dó#(Réb)=Touro. Ré=Gémeos. Ré#(Mib)=Caranguejo. Mi=Leão. Fá=Virgem. Fá#(Solb)=Balança. Sol=Escorpião. Sol#(Láb)=Sagitário. Lá=Capricórnio. Lá#(Sib)=Aquário. Si=Peixes.”10
Miguel Ângelo Buonarotti: Visionário de Peixes (1475 – 1564)
“Vejo em cada bloco de mármore uma estátua tão lisa como se estivesse diante de mim, moldada e perfeita em atitude e ação. Eu só tenho que cortar as paredes ásperas que aprisionam a aparição adorável para revelar aos outros olhos o que os meus vêem.”
Miguel Ângelo foi um escultor, pintor, arquiteto e poeta italiano da Alta Renascença italiana. Fazia parte de um grande grupo de almas avançadas que encarnaram no ciclo de 1425 do 3º raio de Inteligência Ativa, impulsionando o período da Renascença na Europa.
Um novo pensamento no espírito do Humanismo encontrou a sua expressão através da arte, arquitetura, política, ciência e literatura. Foi também o ponto alto do ciclo de 6º raio da Era de Peixes, precedendo a saída da encarnação deste raio em 1625 – cerca de 60 anos após a morte de Miguel Ângelo em 1564.
Embora este grupo de almas tenha aparecido durante um ciclo de 3º raio, grande parte delas encontrava-se no 4º raio de Harmonia através do Conflito, também conhecido como o raio da Arte, da Beleza e da Música – pense em Rafael, Donatello, Botticelli, Ticiano, Durer , Giotto, etc. A expressão da personalidade da Itália é de 4º raio, proporcionando um ambiente fértil, ao mesmo tempo o 4º raio domina a humanidade como um todo.
Como alma de 4º raio, Miguel Ângelo era apaixonado pela sua expressão de beleza. Era considerado o maior artista da sua época que devido à sua incrível versatilidade foi considerado por alguns como o maior artista de todos os tempos.
Tal como Leonardo da Vinci, que se seguiu, é considerado o verdadeiro homem da Renascença – um tema mais complementar a Peixes, pois é um signo que “retira um pouco de todos os signos”.11
Peixes é um “homem comum” ou “todas as coisas de todos os homens” (“para que possa por todos os meios salvar alguns”) – não muito diferente da virtude salvadora do Cristo Pisciano. Peixes é o signo derradeiro e consumado do zodíaco, representando conclusão e síntese.
“Miguel Ângelo viveu para a expressão da beleza. As suas peças de escultura incomparáveis, as suas enormes pinturas dramáticas na Capela Sistina, os seus projetos arquitetónicos famosos (incluindo a grande cúpula da Catedral de São Pedro em Roma) e a criação de centenas de poemas, sonetos, madrigais e quadras, atestam um amor apaixonado pela beleza que o levou a expressar-se através de muitos meios.”12
Miguel Ângelo tinha na sua constituição de raios um 6º raio de devoção/idealismo muito forte, bem como talvez a personalidade e o corpo astral/emocional; era profundamente religioso e dedicado e trabalhou em estreita colaboração com a Igreja Católica no Vaticano em Roma. O 6º raio é conhecido como o raio do fanático, enquanto o 4º raio oscila entre os pares de opostos:
“A personalidade de Miguel Ângelo estava frequentemente nas garras de uma energia demónica e obsessiva; trabalhava como ninguém de forma furiosa e agressiva quando o “fogo” descia sobre ele. Mas o seu comportamento impulsivo e compulsivo contrastava fortemente com uma estranha passividade, um sentimento de estar nas mãos de Deus … A individualidade de Miguel Ângelo continha contradições frenéticas, e ele expressava-as sem reservas através da sua arte.
… Miguel Ângelo, mesmo quando mais velho e com saúde frágil, “podia martelar mais lascas de mármore muito duro num quarto de hora do que três jovens escultores o poderiam fazer em três ou quatro, o que só visto dava para acreditar, e ele atirou-se com tanto ímpeto e fúria que pensei que todo o trabalho fosse ficar desfeito, tirando com um golpe lascas de três ou quatro dedos de espessura, tão perto da marca que, se ele tivesse ido um pouco além, correria o risco de estragar tudo.” (Um visitante francês a observar Miguel Ângelo a trabalhar.)13
Miguel Ângelo era um mestre nas suas artes e, de facto, muito próximo de ser um Mestre de Sabedoria – “essa rara eflorescência de uma geração de indagadores.”14 Ele poderia, no entanto, estar numa etapa um pouco anterior, um iniciado avançado de 4º grau, correspondente à análise de Leonardo da Vinci do autor – também com o propósito da alma do ascendente em Sagitário.
Miguel Ângelo tinha a Lua, Marte e Sol em Peixes, conferindo grande imaginação, sensibilidade e identificação com Cristo, o avatar de Peixes. A Lua em Peixes propiciou especialmente uma impressionabilidade, para ser um médium místico para a inspiração elevada.
No entanto, a Lua em Peixes foi também a fonte de muito conflito, representando a Sombra/Morador – vícios psicológicos, medo, paranoia e terror, fanatismo, obsessão, excessivamente devotado – “as suas emoções intensas, os apegos violentos e consumidores àqueles que amava, ansiando pela salvação.”15
Peixes é o signo do mártir e Miguel Ângelo criou representações comoventes de mártires – como na pintura abaixo.
O 2º raio de Amor-Sabedoria e o 6º raio de Devoção são os dois raios que passam por Peixes. Marte é corregente do 6º raio e, a sua estreita conjunção ao Sol em Peixes, representando a personalidade, deve ter reforçado a expressão de uma personalidade de 6º raio – especialmente em relação ao fanatismo, agressividade, competitividade e zelo!
Miguel Ângelo foi abstémio na sua vida pessoal, não muito diferente dos primeiros santos cristãos dos primeiros séculos do primeiro milénio – que se alimentavam de gafanhotos, faziam penitências e viviam no deserto – provavelmente terá sido um deles numa vida anterior!
“Por mais rico que eu tenha sido, sempre vivi como um homem pobre.” Miguel Ângelo … era indiferente à comida e à bebida, comendo “mais por necessidade do que por prazer… muitas vezes costumava dormir com a roupa e as botas…
… A sua natureza era tão áspera e rude que os seus hábitos domésticos eram incrivelmente esquálidos e impediram que ficasse para a posteridade qualquer aluno que pudesse segui-lo … ele era por natureza uma pessoa solitária e melancólica, bizzarro e fantastico, um homem que “se retirava da companhia dos homens.””16
Dado o seu estilo de vida espartano, o 1º raio é um forte candidato para o seu raio de personalidade (e talvez para um corpo físico altamente resistente), embora esse possa ter sido o raio do seu corpo mental:
“Sob a influência do 1º raio, o indivíduo fica marcado pela importância de afirmar a ideia essencial, em vez de trazer a ideia com uma expressão refinada e polida. Miguel Ângelo trabalhava com tremenda velocidade e segurança, levando o seu conceito ao ponto de surgimento e então, com a impaciência típica de 1º raio, disparada, tomada pelo desejo de concretizar a revelação seguinte… as suas esculturas inacabadas passaram a ser altamente valorizadas, porque mostravam a ideia do grande artista em processo de encontrar a forma objetiva.”17
Esta conjunção Sol-Marte em Peixes, em oposição a Plutão em Virgem (e à Terra), permitiu a Miguel Ângelo trazer a sua visão à forma. A sua capacidade técnica extraordinária na execução de obras é a técnica similar de um pianista como Chopin ou de um compositor como Leonard Cohen (Miguel Ângelo escreveu muitos poemas).
Plutão na Virgem terrena representa a libertação do escultor da forma oculta dentro da pedra, auxiliada consideravelmente por Saturno em Caranguejo, moldando e dando à luz o corpo emergente. O 7º e o 1º raio regem a escultura e é possível que Miguel Ângelo tivesse um corpo físico/cérebro de sétimo raio. Miguel Ângelo esculpia como um homem possuído, indicando o 6º e 1º raio a trabalharem em conjunto.
Poema
(Miguel Ângelo)
Devastado por tudo isso que aos olhos é justo,
No entanto, faminto pelas alegrias que realmente abençoam,
Minha alma não encontra escada
Para subir ao céu, salve a beleza da terra.
Pois das estrelas acima
Desce uma luz gloriosa
Que eleva o nosso desejo à sua maior altura
E leva o nome do amor.
Nem há nada que possa mover
Um coração gentil, ou purgar ou torná-lo sábio,
A não ser a beleza e a luz de estrelas dos seus olhos.
(Traduzido para português a partir de uma tradução inglesa de George Santayana (1863-1952))
A Terra, no signo oposto, Virgem, representa a mónada, a fonte essencial de todos os seres humanos que utiliza a alma como o seu veículo, da mesma forma que a alma se expressa através da sua personalidade. Pode afirmar-se que o Sol representa a personalidade, o signo ascendente, o propósito da alma, e o signo oposto ao signo solar, a mónada – em que todos os seres humanos encontram a sua identificação e libertação finais.
Quando a nota-chave de Peixes é examinada sob este prisma – “Eu deixo a casa do pai e regressando eu salvo” – o pai é a mónada, assim como a mãe é a personalidade e o filho é a alma.
A história do filho pródigo que regressa à casa do pai depois de muitos anos é uma bela metáfora para as muitas encarnações da mónada. Tendo-se “alimentado das cascas da existência mortal no país longínquo”, o filho (alma) diz: “Eu levantar-me-ei e regressarei para o meu Pai” – trilhando conscientemente o Caminho de volta para casa, resgatando ou preservando (salvando) o eu inferior até não sobrar nada. Depois disso, o corpo causal da alma é destruído na 4ª iniciação e há uma identificação direta com a mónada – o Pai:
“Ao longo dos séculos, o Filho Pródigo levanta-se e vai ter com o seu Pai, e está sempre latente dentro dele a memória da casa do Pai e a glória que lá é encontrada. Mas a mente humana é constituída de tal forma que a procura da luz e do ideal é necessariamente longa e difícil.
“Vemos agora através de um copo escuro, mas depois face a face”; agora apenas vislumbramos através das janelas ocasionais por que passamos na nossa ascensão da escada, outros Seres maiores do que nós; Eles oferecem-nos ajuda e chamam-nos ao toque de clarim para lutarmos bravamente se aspiramos a estar onde Eles estão agora”19
Voltando agora à dinâmica do Sol, da Terra (ponto oposto) e do signo ascendente de Miguel Ângelo:
“O discípulo concentra-se em si mesmo no Signo Solar [Peixes] e isto condiciona a sua personalidade. Ele procura perceber a potência do Signo Ascendente [Sagitário] e isto produz o conflito que se seguiu na sua vida; ele também aspira à realização do oposto polar [Virgem] do seu Signo Solar [Peixes] (que indica proteção à personalidade) – e, assim, procura demonstrar a fusão das três forças, potências ou energias.
Produzir através deste alinhamento e influxo consequente, uma fusão com as energias do signo [Virgem] oposto ao Signo Solar [Peixes], a fim de que as três energias possam preparar um discípulo para a iniciação. As duas energias precisam ser combinadas para estabelecer uma atração magnética adequada, de modo a que a resposta possa ser dada pelo seu oposto.”20
Não há dúvida de que Miguel Ângelo alcançou esta síntese de opostos. Para alguém com o seu estatuto espiritual, provavelmente encarnado como um iniciado de 3º grau, o seu objetivo para alcançar o 4º grau naquela vida seria a fusão monádica. Portanto, a Terra em Virgem assume uma importância monádica maior do que o habitual enquanto “oposto polar ao signo solar” – e também porque é o regente esotérico do ascendente Sagitário, o propósito da alma.
O regente do 1º raio, Vulcano, é “velado” pela Terra em Virgem – o ferreiro na forja ardente de uma mente de 1º raio que moldou a sua arte na matéria mais profunda – o mármore. As forças de ambos os regentes do 1º raio, Vulcano e Plutão, foram muito proeminentes na vida de Miguel Ângelo.
Como ascendente Sagitário, o propósito da alma de Miguel Ângelo estava profundamente relacionado com a religião, o pensamento elevado e a filosofia – como o novo Humanismo Renascentista Europeu (que realmente não o interessava quando jovem estudante) – mais modernamente as Humanidades: gramática, retórica, história, poesia e filosofia moral.
O humanismo baseou-se fortemente nos filósofos gregos antigos, defendidos pelo colega italiano Marsilio Ficino – um estudioso, padre e astrólogo que se inspirou nas ideias da academia de Platão:
“O 4º raio é o reconciliador de polaridades. A maior e mais desafiadora polaridade a ser reconciliada na vida de Miguel Ângelo surgiu do confronto entre o humanismo pagão e a ortodoxia e autoridade cristãs … As criações artísticas de Miguel Ângelo reconciliaram estas duas correntes culturais conflituantes e contraditórias. Ele era dedicado tanto ao Cristianismo como ao Platonismo.
As suas esculturas e pinturas estão repletas de figuras da mitologia greco-romana, como Cupido, Ganimedes, Baco, Tício e também da teogonia cristã tradicional, como Jesus, a Virgem Mãe, São Paulo, São Mateus, São Pedro, etc.
O exemplo mais conspícuo da maneira como Miguel Ângelo se destacou ao unir as duas visões contrastantes do mundo é a justaposição de profetas do Antigo Testamento e sibilas pagãs na abóbada da Capela Sistina.
A contemplação desta façanha dramática de harmonização lembra imediatamente a palavra de poder de 4º raio, “Os Dois fundem-se num.”21
Júpiter é o regente ortodoxo de Sagitário e está em Aquário, o signo da sua regência esotérica. Miguel Ângelo foi um prenúncio para a Era de Aquário – uma enzima e semente radicais para uma nova cultura.
As realizações de Miguel Ângelo ocorreram durante a expressão mais elevada da Era de Peixes e pouco antes do início do período de 500 anos que medeiam a cúspide das eras. O seu génio residiu em parte na heterodoxia e na inovação Aquarianas, fortalecidas ainda mais por Quíron e Mercúrio em Aquário.
Aqui está apenas um breve vislumbre de um génio da evolução humana – à beira da Libertação. O espaço-tempo não permite uma análise mais aprofundada do horóscopo, uma astrobiografia completa faria justiça a Miguel Ângelo! A excelente análise raio-astrológica de Michael D. Robbins de Miguel Ângelo em Tapestry of the Gods II (N.T.: Tapeçaria dos Deuses II), é altamente recomendada, disponível para download gratuito em PDF.
A N Ú N C I O
A Livraria Esoteric Astrologer oferece um desconto permanente de 15% em todos os títulos + livros gratuitos.
(Apenas para residentes nos EUA, devido aos custos elevados de entrega em países fora dos EUA.)
Falta-lhe o conjunto completo? Ou quer dar um presente atencioso? Os últimos vinte anos de escritos de Phillip Lindsay – Boletins e artigos sobre astrologia esotérica e a sabedoria sem idade, incluindo o vídeo on-line gratuito, legendado em português História Oculta da Humanidade
Para outros países, despesas de envio mais baixas e outros descontos nos títulos de Phillip Lindsay – na Amazon.
Fred Rogers: Um Pisciano Clássico
“A nossa sociedade está muito mais interessada em informação do que naquilo que é maravilhoso, em barulho do que em silêncio … E sinto que precisamos de muito mais maravilha e muito mais silêncio nas nossas vidas … a maior potência está nas pausas … Como incentivamos a reflexão?” (Fred Rogers)
Fred Rogers foi uma “personalidade da televisão americana, músico, marionetista, escritor, produtor e ministro presbiteriano, conhecido sob o nome de Mister Rogers. Ele foi o criador, escritor principal e apresentador da série pré-escolar de televisão Mister Rogers’ Neighborhood, que foi apresentada de 1968 a 2001.”22
O falecido Rogers voltou recentemente à luz da ribalta, retratado por Tom Hanks num filme recente de 2019: A Beautiful Day in the Neighborhood (N.T.: Em português, Um Lindo Dia na Vizinhança. (Veja o trailer.)
Rogers tinha vários posicionamentos em Peixes: o Sol, a Lua, Vénus e Mercúrio. Era um exemplo Pisciano de compreensão e bondade amorosas. Peixes é provavelmente o melhor ouvinte do zodíaco – Rogers enfatizava o ouvir, que também chamou de “receção graciosa”. As qualidades mais elevadas de Peixes são o sacrifício e o perdão – Rogers disse uma vez: “A única coisa que o mal não suporta é o perdão”:
“Perdão é sacrifício, é desistir de si mesmo, mesmo da própria vida, pelo bem dos outros e pelo bem de todo o grupo.” Este espírito de sacrifício está sempre presente quando a força de Shamballa (mesmo que em grau reduzido) é corretamente contactada e o impulso subjacente por detrás da vontade amorosa de Deus é sentido e compreendido, acompanhado, como sempre ocorre, com o desejo de participar dessa vontade e do seu espírito de sacrifício divino.
A manifestação é ela própria o Grande Perdão. As Vidas estupendas – fora da existência manifestada – entraram em manifestação a fim de Se doarem pelas vidas e formas de existência inferiores, a fim de que essas vidas inferiores pudessem prosseguir em direção a uma meta que é conhecida apenas pela Deidade, e assim, finalmente, alcançarem lugares elevados de expressão espiritual.
A conquista é sempre precedida pelo sacrifício e pela dádiva do maior ao menor. Este é um aspeto da Lei de Evolução. Tal é a nota e o tema de todo o processo criativo e é o significado básico da frase “Deus é Amor”, pois amor significa doação e sacrifício, pelo menos neste sistema solar.”23
Rogers pode ter sido uma alma de 6º raio e personalidade de 2º raio com um corpo astral de 2º raio. Também poderá ter sido uma alma de 2º raio, dada a sua ênfase em relação à educação. Participou da Escola de Pós-Graduação em Desenvolvimento Infantil da Universidade de Pittsburgh, onde iniciou a sua colaboração de 30 anos com a psicóloga infantil Margaret McFarland.
Rogers também ajudou a desenvolver os programas infantis The Children’s’s Corner (1955) e Misterogers (1963). Em 1968, criou o Mister Rogers’ Neighborhood, um programa aclamado pela crítica pelo foco nas preocupações emocionais e físicas das crianças, como a morte, a rivalidade entre irmãos, a entrada para a escola e o divórcio.”24
Marte Exaltado em Capricórnio (16 de fevereiro a 30 de março)
Marte encontra-se no signo da sua exaltação, passando por Capricórnio durante seis semanas, estimulando a passagem de outros três planetas neste signo – Júpiter, Saturno e Plutão.
Marte em Capricórnio representa um grande impulso para ter sucesso, alcançar o auge da conquista em qualquer campo. Aqui, Marte invoca Saturno, o regente deste signo, trazendo disciplina mental à natureza emocional – capacitando-o para atingir objetivos. A organização e disciplina de Saturno criam um uso eficiente e prático da energia.
Como deus da guerra, Marte produz conflito e o seu principal campo de batalha é o centro do plexo solar/corpo emocional – o qual rege. Marte em Capricórnio é o ponto de menor resistência da humanidade comum ou do indivíduo não desenvolvido, é a satisfação da ambição pessoal ou do desejo ardente, a expressão pronunciada do ego, a agressão, a militância, a dominação e o uso egoísta do dinheiro.
Assim, o geralmente apaixonado Marte pode ser friamente calculista neste signo, egoísta, ou ter um desejo forte de status e reconhecimento – particularmente os políticos, empresários ou militares. Neste sentido, será interessante observar o ciclo das primárias dos EUA nas próximas semanas.
Para os mais conscientes, o potencial encontra-se na força motriz de Marte para alcançar o topo da montanha em Capricórnio, para alcançar o melhor potencial que está de acordo com os princípios espirituais. Praticar e viver a vida com atenção plena e vigilância constante. Marte, o guerreiro, é totalmente destemido e confiante – onde o medo e a paixão que habitam o plexo solar foram elevados a um coração de coragem. Esotericamente, Marte em Capricórnio é sobre,
“O materialismo, a luta pela satisfação de ambições pessoais e o conflito com as tendências espirituais mais elevadas prosseguem continuamente, e este signo, que é dos mais materiais de todos, representa o campo de batalha da antiga ordem e dos hábitos estabelecidos e das inclinações e tendências renovadas e mais elevadas.”25
Durante o trânsito de Marte por Capricórnio há muitas vezes a revelação do grau de ambição e orgulho espiritual que reside na natureza inferior. Estes testes do ego inferior são geralmente revelados quando Marte faz quadratura ou opõe-se aos planetas “pessoais” num horóscopo, particularmente neste caso – se esses planetas estão nos signos da cruz cardinal: Carneiro-Balança, Caranguejo-Capricórnio.
O poder de Marte persiste nos espiritualmente avançados, através da 2ª Iniciação em particular, até à 3ª Iniciação, onde, juntamente com a Lua, Marte produz um “conflito terrível” entre o ego inferior e o eu superior. Estes são alguns dos objetivos imediatos para a humanidade …
Saturno: Senhor do Tempo e do Karma
O diagrama abaixo dá uma excelente visualização da natureza essencial do tempo como espiral, em vez de linear. É também uma visão do porquê de Saturno ser o Senhor do Tempo e do Karma – a lei de causa e efeito. Saturno rege o 3º raio de Inteligência Ativa, sendo alguns dos seus símbolos o labirinto e a matriz – como o círculo de espirais abaixo.
Horóscopo para o Conclave de 2025
Foram colocadas diversas questões por parte de vários leitores sobre o horóscopo para o Conclave único do século, em 2025, dos Mestres de Sabedoria. Podemos encontrar uma pista na seguinte declaração:
“O ano passado [abril de 1942 – abril de 1943] representou uma das piores experiências do mundo do ponto de vista da agonia e angústia; foi alcançado o ponto de maior sofrimento. Foi, no entanto, o ano em que a maior Aproximação espiritual de todos os tempos se configurou possível – uma Aproximação para a qual os iniciados e Mestres estão há séculos a prepararem-se e para a qual todos os Festivais de Wesak desde a reunião do Grande Conselho em 1925 têm sido preparatórios.”26.
Esta afirmação implica que é no festival de Wesak ou na Lua Cheia de Touro, no 25º ano de cada século, que a reunião ocorre. Isto é lógico, pois, para além de ser o festival em que todos os Mestres se tornam disponíveis para o contacto subjetivo e mais próximo com os discípulos, e em todos os seus ashrams, é o único festival do ano em que Sanat Kumara e Buda estão presentes, ligando-se num triângulo com o chefe da Hierarquia, O Cristo.
“… um processo misterioso que está a acontecer no pensamento… do Logos planetário [via Sanat Kumara]. Ele está a decidir neste momento o modo pelo qual um evento importante ou acontecimento dentro da Hierarquia tomará forma; Ele está a definir o momento do processo da sua exteriorização;
Ele está a decidir quais os Ashrams que devem ser exteriorizados e Quem, dentro desses Ashrams, deve e tem de prosseguir com o trabalho puramente interno e subjetivo, e Quem deve ser escolhido para trabalhar – consciente e abertamente – no mundo exterior dos homens, replicando à Sua dimensão o que Cristo experimentou quando “desceu ao inferno”. Muitas coisas precisam ser consideradas; os objetivos em vista dos Mestres envolvidos, os raios em manifestação e muitas relações astrológicas.
Neste julgamento decisivo, Sanat Kumara está a ser auxiliado por determinados Membros do Grande Conselho de Shamballa, pelo Cristo e pelos sete Mestres Que são responsáveis pelos sete grupos de Ashrams. Ele também está a chegar a certas conclusões quanto aos grupos de discípulos que até então estavam em preparação percorrendo as etapas finais do Caminho do Discipulado.
Esta decisão deve ter em consideração a rapidez com que pode ocorrer a entrada de homens e mulheres nos Ashrams; depende também da progressão dos membros do Ashram de acordo com o seu grau e com o poder dos Ashrams para absorverem e assimilarem quantidades muito maiores, sem prejudicarem a estabilidade ashrâmica. Ele também terá em consideração a capacidade do neófito em preparação para suportar e reter uma tensão muito maior, necessariamente incidente na verdadeira vida ashrâmica na Nova Era.”27
O horóscopo está definido para Londres, um dos cinco principais centros planetários, portanto, um signo ascendente noutras cidades. Neste horóscopo, Balança no ascendente é mais apropriado, pois é um signo relacionado com Shamballa, onde reside o Senhor do Mundo, ou Sanat Kumara: “Balança admite a entrada da alma no centro mundial a que chamamos de Shamballa.”28
O festival solar de Touro é o principal acontecimento anual em que a presença de Sanat Kumara (no trono de Shamballa) é mais enfatizada:
“Esta força de Shamballa é aquela que “ventila ou intensifica a luz pela remoção de obstruções e prossegue de lugares distantes, derramando através do olho da iluminação [olho do Touro] para as esferas de influência do planeta infeliz, a Terra, impulsionando o Touro [Touro] na sua corrida para a frente … e, portanto, os seus efeitos taurinos pronunciados sobre a humanidade.”29
Se o horóscopo estiver definido para Darjeeling, o centro planetário da cabeça para a Quinta Raça-Raíz, e que está próximo dos Mestres e de Shamballa, o signo ascendente é Capricórnio. Para Genebra, o centro cardíaco planetário, o signo ascendente é Escorpião, para Nova Iorque é Leão no ascendente, e para Tóquio – Peixes.
A Mudança Climática e o Grande Ano
A Terra está prestes a completar uma volta da Grande Roda e a iniciar uma nova volta de 25.920 anos no signo de Aquário, coincidindo com o ciclo menor de 2.160 anos de Aquário – a 7ª vez que isto ocorreu na história da Quinta Raça-Raíz. HPB diz-nos:
“No final de cada “grande ano”, [25.920 anos] que Aristóteles – de acordo com Censorino – chamava o maior, e que consiste em seis sars, [NT: de acordo com a tradição Hindu antiga de medição do tempo 1 Sar corresponde a 4.320 anos] o nosso planeta está sujeito a uma revolução física completa.
Os climas polar e equatorial trocam gradualmente de posição; o primeiro avança lentamente em direção à linha equatorial, com a sua vegetação exuberante e vida animal abundante e toma o lugar dos desertos gelados dos pólos. Esta mudança de clima é necessariamente acompanhada por cataclismos, terramotos e outras convulsões cósmicas.
A Groenlândia e até Spitzbergen, os remanescentes do nosso Segundo Continente ou Hiperbóreo, “tinham um clima quase tropical” … os gregos pré-homéricos preservaram uma tradição vívida desta “Terra do Sol Eterno”, para onde o seu Apolo viajava anualmente.
Durante a Idade do Mioceno, a Groenlândia (em N. Lat. 70°) desenvolveu uma abundância de árvores, como o Teixo, o Pau-Brasil, a Sequoia, aliados às espécies californianas, as Faias, Plátanos, Salgueiros, Carvalhos, Choupos e Nogueiras, assim como a Magnólia e a Zamia”, diz a Ciência; em resumo, a Groenlândia possuía plantas do Sul desconhecidas para as regiões do Norte.
Visto que os leitos dos oceanos se deslocam, ao final de cada decamilénio e por volta de um Neros, ocorre um dilúvio semi-universal como o dilúvio legendário de Noé. Os gregos chamavam esse ano de helíaco, mas ninguém, fora do santuário, tinha com detalhes uma ideia exata de sua duração.
O inverno deste ano chamava-se Cataclismo ou Dilúvio – o Verão, ecpyrosis.. As tradições populares ensinavam que nestas estações alternadas o mundo era alternativamente queimado e inundado. É isso que aprendemos pelo menos com os Fragmentos Astronómicos de Censorino e Séneca.
… Berosus, ele próprio um astrólogo caldeu, no Templo de Belus, na Babilónia, dá a duração do sar, ou sarus, de 3.600 anos; um neros, 600; e um sossus, 60.”30
Na passagem acima são referidos dois ciclos diretamente e três indiretamente:
1. O Grande Ano: 25.920 anos. A interpretação mais comumente aceite do Grande Ano – em que o sol precessiona através dos 12 signos do zodíaco: 2.160 x 12.
2. O ano Helíaco: 10.600 anos. Um decamilénio mais um neros: 10.000 + 600.
3. Ciclo de Notação: 21.600. Notação da elíptica, quase o dobro do ano helíaco.
4. Grande Ano: ciclo de 1.080.000 anos. Zonas de mudança polar-equatorial.
5. O Maha Yuga de 4.320.000 anos.31
Harvey Weinstein, Peixes Condenado
O boletim de Escorpião de 2017 apresentou uma análise astrológica abrangente de Harvey Weinstein. Em 24 de fevereiro de 2020, um júri condenou Weinstein por duas das cinco acusações criminais: uma por agressão sexual em primeiro grau e outra por violação em terceiro grau.
Estão pendentes mais acusações em Los Angeles. Embora Weinstein tenha escapado da condenação das acusações mais graves, continuou a ser uma vitória para o movimento MeToo – bem como o início de uma mudança de atitude – na forma como os tribunais criminais lidam com casos de agressão sexual.
Weinstein tem o Sol em Peixes com uma combinação difícil de Escorpião no ascendente, Marte em Escorpião e uma Lua em Capricórnio. Dizer que esta é uma combinação “dura” seria um eufemismo, refletindo a sua astúcia e resistência nas negociações comerciais.
Weinstein foi responsável pela produção de alguns filmes de muito sucesso, como Good Will Hunting (N.T.: Em português, O Bom Rebelde); a sua estrela, Matt Damon, comparou uma vez Weinstein com um escorpião, dizendo que “é da sua natureza” picar as pessoas, ilustrando o antigo conto sobre o escorpião e o sapo.
Damon também fez outra referência à crueldade de Escorpião ao falar sobre Good Will Hunting: “Toda a gente nos avisou. Disseram: ‘Ele vai cortar-vos a cabeça. Ele é o Harvey Mãos de Tesoura.’” (Uma referência ao hábito de Harvey de cortar e/ou recortar filmes.)”32
Weinstein teve alguns trânsitos compatíveis com a data da condenação em 24 de fevereiro de 2020:
1. Saturno em Capricórnio em trígono à Vénus progredida em Touro. Saturno, o senhor do karma, em aspeto à Vénus progredida, no signo do seu regente sensual, Touro. Esta progressão de Vénus saiu da Vénus natal em Peixes, o signo da sua exaltação.
Além da sua sensibilidade artística, esta posição de Vénus em Peixes pode ter sido uma das fontes das aventuras amorosas de Weinstein – conduzidas por Marte em Escorpião em quadratura a Plutão em Leão. O último padrão natal refletia a sua necessidade de dominar as pessoas em geral. Há também o tema de Vénus ou Sol em Peixes, tendo dificuldades em definir os limites pessoais.
2. Lua progredida em Caranguejo oposta à Lua natal em Capricórnio – Quadratura em T de Saturno em Balança. A Lua em Capricórnio representa o frio, o cálculo, a crueldade de Weinstein e a sua perspicácia nos negócios. A Lua progredida que se opõe em Caranguejo simboliza as mulheres e a posição que os seus muitos acusadores tiveram. A quadratura em T a Saturno em Balança (um dos três signos de sexo) representa as suas “galinhas kármicas” a regressar a casa para se empoleirarem!
3. Vénus em trânsito conjunta a Júpiter em Carneiro. O momento aqui é estranhamente preciso, pois Vénus é um planeta com movimento rápido. Na análise de 2017, Júpiter foi descrito assim:
“[Weinstein]… referido como “deus” por Merryl Streep. E, refletindo o seu elevado Júpiter em Carneiro, ele era um deus – Zeus, rei do seu domínio, generoso para com os seus “súbditos”, porém tirânico e ditador, sem qualquer escrúpulo ou consciência quando “se assenhoreava” sexualmente de qualquer atriz. Zeus era conhecido na mitologia antiga como o devasso (“extremamente extravagante, dado à devassa e licenciosidade, despudoradamente imoral”), que “derramou a sua semente” em inúmeras relações extra-conjugais..”33
Lembre-se de que o Marte em Escorpião de Weinstein, como regente de Carneiro, insistiu e obsessivamente “conduziu o seu Júpiter para a distração”, procurando conquista sexual após conquista – sem fim à vista para a saciedade ou satisfação. O vício poderia ter sido mais sobre poder do que sexo – os dois temas estão intimamente relacionados entre o Marte de Weinstein em Escorpião em quadratura ao Plutão natal.
4. Júpiter em trânsito em Capricórnio em quadratura a Júpiter em Carneiro. A posição de Júpiter em Capricórnio lembra-nos novamente esta passagem frequentemente citada:
“Júpiter, no seu aspeto inferior, dá satisfação ao desejo e à procura de satisfação, enquanto no mais elevado é a expressão extrovertida do amor, que atrai magneticamente para si aquilo que é desejado – mas agora para o bem do todo. Portanto, em Capricórnio, Júpiter alcança o seu ponto mais baixo de expressão no aspeto material mais denso e, então – quando o amor e o altruísmo triunfam – este aspeto inferior desvanece-se e desaparece.
É à “queda” do aspeto mais elevado que o simbolismo se refere e, posteriormente, à queda ou desaparecimento de tudo o que é inferior e básico. O amor está em queda e fica cego quando o desejo é desenfreado; o desejo desaparece quando o amor triunfa.”34
Com este trânsito, Weinstein pode finalmente “entender” – até ao momento ele esteve em negação ou está simplesmente a tentar evitar uma acusação – ou ambos. Júpiter em Capricórnio em quadratura ao seu Júpiter extravagante em Carneiro – um “deus” de Hollywood desabou (caiu) de uma grande altura.
Este trânsito também reflete o envolvimento em questões legais e estimula a arrogância ou atitudes auto-justificadas ao lidar com pessoas no poder – como juízes e advogados! Será sem dúvida extremamente frustrante para Weinstein, já que Júpiter em quadratura a Júpiter pode criar um desejo de avançar – em desacordo com todos, mas impedido de exercer qualquer poder, com o qual ele está tão acostumado.
5. Urano em trânsito oposto ao Marte progredido. Este trânsito está na orbe há 18 meses, desde que Urano entrou em Touro. Touro é um signo relacionado com o sexo e Urano rege o centro sacro. Marte está associado tanto com a base do desejo (plexo solar) como com o centro sacro. A ligação entre Urano e Marte deu oportunidade para uma mudança radical em relação a hábitos passados - mas foi uma mudança imposta a Weinstein por circunstâncias externas, não surgiu de dentro.
6. Saturno em trânsito em Aquário em quadratura ao Marte progredido em Escorpião. Há indicações de que Weinstein vá ser preso? É muito possível, principalmente quando o senhor kármico, Saturno, entrar em Aquário durante alguns meses (março a junho) e fizer quadratura a Marte progredido em Escorpião, na casa 12 das prisões. Marte e Plutão regem esta casa e Weinstein tem estado prisioneiro do seu próprio comportamento há muito tempo.
A quadratura mais próxima de Saturno será em abril-maio e, embora não seja exatamente exata, poderá ver proferida uma sentença. Caso contrário, a prisão poderá não ocorrer até 2021, quando Saturno e Júpiter em Aquário fizerem quadratura a Marte em Escorpião – nas duas primeiras semanas de janeiro.
Bernie Sanders: Democrata Pioneiro
Atualmente, Sanders é de longe o principal candidato à nomeação democrata, embora quase não haja outros candidatos democratas que o apoiem; uma situação irónica que é uma repetição das eleições de 2016, quando ele estava a competir com Hillary Clinton.
O enfraquecimento de Sanders naquela eleição foi mais encoberto, desta vez é uma temporada muito mais aberta para o “Bernie crítico” (N.T.: Em inglês, “Bernie bashing”). Os seguintes trânsitos são alguns dos motivos do sucesso de Sanders até agora:
1. Saturno em trânsito em Capricórnio em trígono ao Sol em Virgem. Este trânsito influenciou Sanders durante grande parte de 2019, permitindo que construísse e consolidasse cuidadosamente a sua posição, auxiliado pelos seus Lua-Marte em Carneiro, obstinadamente determinados, e o seu ascendente Escorpião guerreiro regido por Marte.
Sanders teve um ataque cardíaco em 4 de outubro de 2019 – mas voltou praticamente ao seu cavalo de batalha e continuou a avançar – no verdadeiro estilo de Carneiro! Naquela data, Júpiter, que rege o centro do coração, estava em Sagitário, numa oposição próxima a Júpiter em Gémeos – e numa quadratura em T ao Sol em Virgem.
O Sol é o outro corregente do centro do coração e está associado ao coração físico. A tensão das campanhas políticas, ser constantemente criticado e alvo de muitas formas de pensamento desagradáveis é inimaginável. Mas o ascendente Escorpião tem uma carapaça dura e é o ascendente preferido do político!
Os trânsitos de Plutão, Saturno e Júpiter através de Capricórnio ajudaram/irão ajudar Sanders, aspetando harmoniosamente o seu Sol, nódulo e Neptuno em Virgem – o último planeta permitindo-lhe expressar poderosamente os seus ideais políticos de socialismo democrático, como praticado originalmente nas nações do norte da Europa, e conforme incorporado no programa New Deal proposto por Franklin D. Roosevelt de 1935 a 1939.
2. Júpiter em trânsito em Capricórnio em trígono ao Sol em Virgem. Este planeta ajudou Sanders a aumentar as fileiras dos seus partidários e a conquistar as primárias recentes; estará em órbita de influência até às eleições de 3 de novembro – quando se une ao poder do planeta Plutão, ambos em trígono ao seu nódulo norte na casa 10 da carreira.
3. O Meio do Céu progredido em conjunção com o ascendente Escorpião. O meio do céu progredido representa a carreira e a perceção pública – até agora não desenvolvida. Aqui está uma fusão do dharma com o propósito da alma e a conjunção será quase exata nas eleições de 3 de novembro.
4. Sol progredido em Sagitário, em trígono a Plutão em Leão. Esta é uma das progressões mais promissoras de Sanders para a obtenção do poder político, movendo-se para exata nos próximos dois anos, mas já dentro da esfera de influência. Plutão Natal está conjunto a Quíron em Leão, na casa 9 de princípios e ética superiores. Quíron em Leão com Plutão é a “ferida do poder” e a sua cura definitiva ao avançar para a liderança leonina. Também fortalecedor – é o trânsito de Quíron em Carneiro, num trígono exato ao Plutão de Sanders em Leão e ao Sol progredido em Sagitário, criando um grande trígono de fogo no dia das eleições em 3 de novembro de 2020.
5. Urano em trânsito em Touro em quadratura a Plutão e a Quíron em Leão. A ativação contínua de Plutão e Quíron em Leão pelo trânsito de Urano ajudam e favorecem a progressão anterior no ponto anterior. Este trânsito tem influenciado de uma forma poderosa em 2019 e continuará durante todo o ano de 2020. Urano é o reformador e o forasteiro, o trunfo que poderia impulsionar Sanders para a frente como o principal adversário de Trump.
6. A Grande Cruz Virgem-Peixes na Lua Cheia de 9 de março. Dada a potência comprovada de Júpiter para Sanders, este trânsito ativa uma grande cruz com o Júpiter natal em Gémeos, Mercúrio com arco solar em Sagitário, Sol-Neptuno em Peixes, Lua em Virgem. É uma combinação mista de forças, mas muito poderosa e pode criar uma onda de idealismo, expandindo ainda mais a base de Sanders.
E/ou pode representar subterfúgios que procuram miná-lo, tanto a partir de propaganda democrata quanto republicana. A saúde do seu coração também pode estar comprometida devido novamente à estimulação de Júpiter em Gémeos. No entanto, poderia facilmente, também, energizar Sanders fisicamente.
7. Neptuno em trânsito em Peixes, em quadratura a Júpiter em Gémeos. Relacionado com o ponto nº 6, este trânsito é ampliado consideravelmente pela Lua Cheia de Peixes-Virgem em 9 de março. Neptuno em trânsito em quadratura a Júpiter pode resultar em momentos desprotegidos em que o idealismo bem-intencionado pode cegar – na forma como o público pode perceber certas declarações.
Por exemplo, os comentários recentes “inocentes” ou ingénuos de Sanders sobre o aspeto positivo do sistema de saúde de Cuba provocaram uma onda de críticas. Os comentários podem ter sido idealistas e praticamente verdadeiros, mas foram munições utilizadas pelos oponentes classificando-as como “comunas” ou socialistas.
Pode não se ter bom senso com este tipo de trânsito, divulgando ideais utópicos sem qualquer suporte prático. Sobrevalorização das capacidades de alguém, “ter mais olhos que barriga”, aproveitamento de generosidade, etc.
O lado positivo deste trânsito de Neptuno é que Sanders será capaz de injetar as suas políticas pragmáticas com idealismo elevado e inspiração, o que continua a atingir mais eleitores potenciais.
8. No dia das eleições de 3 de novembro, existem vários trânsitos de curto prazo que são vantajosos: O trânsito do Sol conjunto ao Meio do Céu progredido em Escorpião. O trânsito de Marte em Carneiro em conjunção à Lua. A Lua progredida em Peixes oposta ao Sol em Virgem – um verdadeiro ponto culminante/de colheita para o ciclo dos últimos 27 anos.
Apesar de todos estes trânsitos positivos, isso não significa que Sanders vencerá as eleições de 3 de novembro, mas parece que ele tem uma hipótese muito boa, principalmente se o resto do partido democrata o apoiar mais.
Coronavírus e China: Pânico Pandémico em Peixes?
Como afirmado no boletim do mês passado, os vírus semelhantes ao da gripe são o resultado do medo em massa: “O flagelo da gripe (N.T.: No original influenza) tem as suas raízes no medo e na preocupação, e quando se estabelecer a liberdade no mundo … veremos a doença desaparecer”.
Conforme declarado na introdução desta newsletter, esse medo expandiu-se, recentemente agravado por Mercúrio retrógrado durante o período de Peixes – criando flutuações dramáticas no mercado de ações – que historicamente foram sempre motivadas pelo medo. Quando Mercúrio passar a direto e avançar da sua fase pós-retrógrada, no final de março, é possível que os exageros e reações atuais sejam atenuados consideravelmente.
Mercúrio, em movimento retrógrado quatro vezes por ano, representa sempre um período oportuno para rever e regressar a determinados assuntos, fazer mais pesquisa sobre algo, ver como a vida pode ser planeada ou organizada de forma diferente.
Muitas vezes Mercúrio retrógrado pode ser frustrante, devido à interrupção das rotinas normais, mas ajuda-nos sempre a fazer um balanço de qualquer situação. Não menos com o Covid-19. Ao considerar o oposto polar de Peixes, Virgem, o principal signo de saúde e cura – este tem sido nas últimas semanas um tema muito Virginiano.
Quando o vírus foi anunciado pela China em 31 de dezembro de 2019, a Lua em trânsito estava em Peixes, oposta a Saturno em Virgem – uma posição muito pedante para Saturno; que pode tender a ser draconiano ou obcecado por questões de saúde – conhecido na psicologia como pulsão anal! Mas talvez fosse necessário. O trânsito contínuo de Neptuno por Peixes pode também refletir doenças difíceis de diagnosticar ou de natureza subtil que podem ficar ocultas no sistema durante semanas.
Desde 31 de dezembro de 2019, o mundo testemunha uma limpeza Virginiana extraordinária na China, que agora se espalhou juntamente com o vírus – à volta do mundo: máscaras faciais, desinfeções, máquinas de nebulização antigermes, roupas de proteção, etc. O aspeto mais perturbador foi o de milhões de pessoas obrigadas a ficarem em ambientes fechados, prisioneiros nas suas próprias casas.
Houve muitas cenas assustadoras de grandes cidades chinesas com populações de 24 milhões – completamente desertas, como uma cena de um filme de ficção científica, completada com trajes espaciais! Tem sido uma situação muito traumática, quase para além da resistência para muitos; drones a patrulhar as áreas da cidade e do país, pairando sobre os residentes e ordenando através dos alto-falantes para colocarem as máscaras!
As prisões são o território da casa 12 e, em 31 de dezembro de 2019, estavam vários planetas na casa 12 da China em Capricórnio, particularmente Saturno – conjunto a Júpiter em Capricórnio. Júpiter foi mencionado anteriormente no que diz respeito a “… a realização do desejo e a procura de satisfação”.
Júpiter – o princípio de expansão, posicionado em Capricórnio, reflete sem dúvida a poderosa produção industrial da China e as tendências muito materialistas de grande parte da sua população – impulsionada pelo apetite insaciável do Ocidente materialista, é claro!
Saturno, o princípio de restrição, fez praticamente parar a China. Tem havido um efeito sério sobre a sua economia e como resultado disso muitas empresas podem colapsar. Assim como o coronavírus eliminou principalmente os idosos ou pessoas não saudáveis, de forma semelhante os negócios serão afetados.
Talvez esta epidemia de vírus tenha forçado os chineses a fazerem uma pausa para refletirem (Peixes) – sobre a qualidade de vida que desejam. De facto, desacostumados da sua rotina de trabalho habitual (os chineses são muito trabalhadores), muitos viram-se a divertir em casa – a jogar ténis de mesa, a assistir a vídeos, a inventar jogos – férias forçadas!
Plutão em trânsito já estava a passar pelo Júpiter em Capricórnio da China desde fevereiro de 2019, começando a afetar a tendência de cristalização de Capricórnio – mais acentuada neste signo do que em qualquer outro do zodíaco. Plutão continuará a sua influência sobre o Júpiter da China durante a maior parte de 2020 – o que pode ter um efeito muito libertador sobre a população da China em geral.
O lado negativo de Plutão como regente de 1º raio pode alimentar o aspeto inferior da alma de 1º raio da China, insistindo em manter o poder económico, político e militar – para além do necessário. Ou compensar em demasia as recentes perdas.
O sentido geral de controlo do Estado que a população recentemente sentiu tão marcadamente já despertou muito ressentimento e pode ser a semente de uma rebelião maior; particularmente quando Júpiter em trânsito e Saturno entrarem em Aquário e passarem por cima da Lua/ascendente Aquariano da China, em 2021.
Até ao momento em que este artigo foi escrito (29 de fevereiro de 2020), a taxa média global de mortes era de 3%, com médias mais altas de 5% em Itália e extremamente alta no Irão, com 18%. (Veja a tabela aqui completa de estatísticas.) Por enquanto, o vírus está relativamente contido na China, sem se saber se vai surgir novamente. No entanto, a taxa de mortalidade é baixa, em comparação com as mortes por gripe comum em todo o mundo:
“Um estudo publicado no The Lancet, conduzido pelos Centros de Controlo de Doenças, mostra que, em média, uma época severa de gripe resulta em cerca de 650.000 mortes em todo o mundo.
Por comparação, uma leve mata cerca de 300.000. O estudo também relatou que nos últimos anos a gripe matou cerca de 12.000 americanos numa época ligeira e 56.000 numa época severa.”35
Até agora (31 de dezembro de 2019 a 29 de fevereiro de 2020), o número mundial de mortes foi de 2.923 – nada que justifique o pânico generalizado, apenas certamente alguma cautela; no entanto, foi o que aconteceu, alimentado pelos média e pelos mercados de ações mundiais na semana passada – à medida que os investidores e as grandes empresas farmacêuticas capitalizam medos, histeria e propaganda – com a maior queda de ações desde 2008.
Portanto, não apenas o medo de um vírus, mas também o medo de desvalorização da moeda, recessão, etc. Esta possibilidade já está “em jogo” devido aos trânsitos de vários planetas através do signo do dinheiro, Capricórnio, e está agora a ser alimentada por declarações pandémicas.
Voltando agora ao mapa acima de trânsitos da China, existem vários outros fatores que estavam muito acentuados no mapa do anúncio de 31 de dezembro de 2019:
1. Marte em trânsito em conjunção ao Meio do Céu em Escorpião. Esta é uma posição altamente significativa, já que Marte tem um ciclo de dois anos e a conjunção é exata. Escorpião é um signo de cura através da purga. Os dois regentes de Escorpião, Marte e Plutão, estão conjuntos em Leão.
2. Lua progredida conjunta a Marte-Plutão em Leão. O ciclo de 27 anos da Lua progredida está a ativar a conjunção Marte-Plutão, especialmente Plutão, a purga! (Veja o diagrama.)
Nas primeiras quatro semanas da crise, em janeiro de 2020, a Lua progredida entrou numa conjunção exata a Plutão. Além disso, o trânsito de Vénus e do arco solar de Quíron em Aquário (ciência) estavam opostos a Marte-Plutão em Leão.
Plutão é o regente de 1º raio de Vontade-Poder, o raio de alma da China e um dos raios que passam por Leão. A dimensão psicológica desta progressão é enorme – o orgulho chinês (Leão) sofreu um grande golpe à medida que tentava conter o vírus.
3. Júpiter em trânsito em Capricórnio em quadratura ao Sol em Balança. Júpiter natal já foi referido em relação à influência restritiva de Saturno. Júpiter em quadratura ao Sol envolve os dois regentes de 2º raio de Amor-Sabedoria, um raio que está ausente na estrutura de raios 1/3 da China. Este trânsito pode criar uma resposta exagerada e acima dos limites, que pode ter sido necessária.
4. O retorno de Júpiter a Capricórnio. A China está a aproximar-se do seu retorno de Júpiter em 2020 (três ocorrências em março, julho e novembro); portanto, até ao final do ano, terá passado tempo suficiente para que a China faça um balanço de si própria em relação ao aspeto mais inferior de Júpiter em Capricórnio – será apenas o mesmo de sempre, ou a adoção de outros valores mais humanos?
Peixes: A Reflexão de Fim de Ano
Sendo o último signo do zodíaco, Peixes anuncia o fim do ano espiritual antes de um novo início no signo seguinte de Carneiro. Como signo de reflexão profunda (as águas reflexivas), o período de Peixes permite uma revisão retrospetiva do ano que acabou de passar – de como os desafios foram enfrentados, como os trânsitos pessoais foram tratados, se as nossas resoluções anteriores de ano novo foram cumpridas, etc.
Através desse processo de revisão, os assuntos da vida podem ser resolvidos, as pontas soltas arrumadas, preparando-se correções de rumo ou reorientação em Carneiro. O regente esotérico de Peixes, Plutão, pode ajudar no processo de cortar laços antigos ou destruir obstáculos para um progresso adicional, enquanto os corregentes, Júpiter e Neptuno, podem ajudar numa visão expansiva e idealista para o futuro. Tal é a natureza de Peixes!
Phillip Lindsay © 2020.
Subscreva o boletim mensal.
Donativos
Por favor apoiem este trabalho.
Stripe is supported in many countries.
Books by Phillip Lindsay
- The Externalization of the Hierarchy, Alice A. Bailey. 172-3. [↩]
- Paraphrased from Esoteric Psychology II, Alice A. Bailey. pp.133, 200. [↩]
- The Destiny of the Nations, Alice A. Bailey. p.75. [↩]
- https://en.wikipedia.org/wiki/Frederic_Chopin [↩]
- https://en.wikipedia.org/wiki/Frederic_Chopin [↩]
- The Destiny of the Nations, Alice A. Bailey. p.69. [↩]
- https://en.wikipedia.org/wiki/Warsaw [↩]
- https://en.wikipedia.org/wiki/Warsaw [↩]
- From a research paper by Michael D. Robbins. [↩]
- From a research paper by Michael D. Robbins. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.333 [↩]
- Tapestry of the Gods II, Michael D. Robbins. Free PDF download. [↩]
- Tapestry of the Gods II, Michael D. Robbins. Free PDF download. [↩]
- A Treatise on White Magic, Alice A. Bailey. p.203. [↩]
- Tapestry of the Gods II, Michael D. Robbins. Free PDF download. [↩]
- Wikipedia [↩]
- Tapestry of the Gods II, Michael D. Robbins. Free PDF download. [↩]
- Destiny of the Nations, Alice A. Bailey. p.27. [↩]
- Letters on Occult Meditation, Alice A. Bailey. p.257. [↩]
- Zodiacal Meditations, Master Djwhal Khul. Unpublished. Download PDF free. [↩]
- Tapestry of the Gods II, Michael D. Robbins. Free PDF download. [↩]
- https://en.wikipedia.org/wiki/Fred_Rogers [↩]
- The Externalization of the Hierarchy, Alice A. Bailey. pp.165-6. [↩]
- https://en.wikipedia.org/wiki/Fred_Rogers [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.170. [↩]
- The Externalization of the Hierarchy, Alice A. Bailey. p.389. [↩]
- Discipleship in the New Age II, Alice A. Bailey. p.60. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.168. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.375. [↩]
- Isis Unveiled I, H.P. Blavatsky.pp.30-1. [↩]
- See also, Unveiling Genesis: Mysteries of the Rootraces and Cycles. [↩]
- Vanity Fair Magazine. [↩]
- Esoteric Astrologer. [↩]
- Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.171. [↩]
- ActiveBeat [↩]